scopio Magazine Addendum

Crossing Boarders, Shifting Boundaries: City

NYNHÃ ABA

Ângela Ferreira

“Coração de Índio” ou em tupi, linguagem indígena, “Nynhã Aba”é um livro de artista baseado no meu processo de investigação sobre as comunidades indígenas e caboclas do Nordeste do Brasil. Este livroobjeto ambiciona criar uma experiência artística visual, através de um percurso poético de investigação, reforçado pela intenção de valorizar uma estética afetiva perante a Fotografia. Esta história é contada através de representações simbólicas, dos acontecimentos, das lendas e cenas da história indígena, imaginada e re-inventada, expressa nos contos e fábulas, que permeiam o universo indígena que é afinal uma cultura cabocla, infinitamente rica e reinventada. “Coração de Índio” foi elaborado para sentirmos o redimensionar do tempo, pelo que o seu ritmo e linguagem tornam-no um objeto único em que o passado convive a par com o futuro, sendo por isso um objeto tão infinito, quanto inacabado.

DOWNLOAD ADDENDUM

ISSN 2184-1381 | PRINTED VERSION |

ISSN 2184-142X  | ONLINE VERSION |

 

Sobre scopio addendum

Tendo em conta a boa recepção por parte de diversos públicos que a scopio Magazine tem obtido até ao momento, bem como o corpo significativo de trabalho que os seus Editores e Colaboradores têm desenvolvido, o Conselho Editorial desta publicação decidiu adotar uma nova estrutura de revista composta por quatro volumes separados: Scopio Magazine, scopio Magazine Curator, scopio Magazine Project e Scopio Magazine Addendum, estando todos os volumes também disponíveis no formato digital on-line.

Oferecemos, desta forma, uma maior autonomia e espaço de publicação para os seus conteúdos, reconhecendo que eles foram capazes de captar significativamente o interesse de muitos leitores, com especial incidências num público especializado, querendo também alcançar com esta mudança uma acrescida dinâmica de divulgação da scopio Magazine e incentivar a uma maior iniciativa por parte dos editores responsáveis por cada um dos volumes.

Assim, Scopio Magazine Addendum é agora uma publicação autônoma que é publicada anualmente e vinculada ao tema global da Scopio Magazine que governa cada ciclo por três anos, bem como a classe de cada ano: Arquitectura, Cidade e Território. No entanto, o Addendum é publicado separadamente, com um ISSN próprio e numa data do ano que pode ser diferente das datas das outras publicações da scopio Magazine pertencente ao mesmo ciclo e classe.

Crossing Borders, Shifting Boundaries é o tema global do presente ciclo que pretende contribuir para redefinir as fronteiras entre os mundos que pensam e utilizam diferentes meios de expressão artística, como acontece com os mundos das artes visuais, performáticas e literárias, direccionando os leitores para diversos universos disciplinares e artísticos: da arquitetura ao filosofia, pintura ao desempenho, de fotografia a vídeo ou filme.

Scopio Magazine Addendum, Crossing Boarders, Shifting Boundaries: City já surge neste novo modelo autónomo com um formato de livro de artista: “Coração de Índio” ou em tupi, linguagem indígena, “Nynhã Aba”. Com um formato novo e distinto do original, este é um livro baseado no processo de investigação sobre as comunidades indígenas e caboclas do Nordeste do Brasil que Ângela Ferreira desenvolveu integrado no seu trabalho de doutoramento subordinado ao título O Espelho do Índio: A estética da afetividade no auto-retrato da criança indígena na Fotopintura.

Pedro Leão Neto

scopio Editions

The universe of interest of scopio editions is, generically, that of Architectue, Art and Image (AAI) and, specifically, that of Documental and Artistic Photography related with Architecture, City and Territory. SCOPIO Editions has a dynamic structure integrating periodical and non-periodical publications, with the aim of divulging the several works and authors who use or research the universe of Architecture, Art and Image, with special focus on Documentary and Artistic photography, related with Architecture, City and Territory, in a critical, exploratory and innovative approach.