“NYNHÃ ABA, CORAÇÃO de ÍNDIO” de ÂNGELA FERREIRA

Conferência e lançamento Scopio Magazine Addendum 4 de Fevereiro de 2018, 11h | Clube Recreativo Avintense | Rua 5 de outubro, Avintes | Portugal.

NYNHÃ ABA de Ângela Ferreira, uma edição limitadíssima de 50 exemplares assinados da scopioeditions / adendum, já prestes a esgotar e disponível no @Museu da Fotografia de Fortaleza.

Pela primeira vez em Portugal a artista curadora Ângela Ferreira apresenta no âmbito  do Festival internacional de Fotografia de Avintes  o projeto de investigação “Nynhã Aba” em tupi, linguagem indígena, “Coração de Índio. O projeto teve com o missão transcrever as representações visuais das tribos indígenas do Nordeste do Brasil, através das lendas fábulas que permeiam o universo indígena que é afinal uma cultura cabocla, infinitamente rica e reinventada. No contexto da conferência será lançada a Scopio Magazine Addendum que teve por base o livro de artista e celebrará uma nova versão do projeto marcando a alegoria contemporânea em torno dos fotolivros. A conferência e lançamento contará com a presença do arquitecto e editor Pedro Leão Neto, responsável pelo projecto editorial scopio Editions, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com arquitectura, cidade e território.

Ângela Ferreira (a.k.a, Berlinde) é artista, curadora, com Doutoramento em Comunicação Visual e Expressão Plástica. É professora na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto e atua no domínio de investigação sobre as formas híbridas da fotografia. É co-Fundadora do Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem de Braga tendo sido sua diretora e curadora. Integra desde 2017 o Conselho de Curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza, no Brasil. Vive entre Portugal e Brasil. www.angelaberlinde.com http://scopionetwork.com

|www.angelaberlinde.com 

 

scopio Magazine Addendum

Scopio Magazine Addendum é agora uma publicação que embora vinculada à Scopio Magazine é autônoma, ou seja, é publicada separadamente, com um ISSN próprio e numa data do ano que pode ser diferente das datas das outras publicações da scopio Magazine pertencente ao mesmo ciclo e classe.

Scopio Magazine Addendum, neste novo modelo autónomo com um formato de livro de artista: “Coração de Índio” ou em tupi, linguagem indígena, “Nynhã Aba”. Com um formato novo e distinto do original, este é um livro baseado no processo de investigação sobre as comunidades indígenas e caboclas do Nordeste do Brasil que Ângela Ferreira desenvolveu integrado no seu trabalho de doutoramento subordinado ao título O Espelho do Índio: A estética da afetividade no auto-retrato da criança indígena na Fotopintura.

ISSN 2184-1381 | PRINTED VERSION |

ISSN 2184-142X  | ONLINE VERSION

SHANGHAI

by Tiago Casanova

MADEIRA

by Tiago Casanova

ITERATIVE PLACES

by Duarte Belo

in scopio Magazine, Aboveground: territory

PLANALTO BARROSÃO

by Sérgio Rolando

in Topografias a Norte