Exposição 'Manuel Marques de Aguiar, 1927-2015: Construir lugares'

Visita Guiada pela arquitecta Marta Aguiar (curadora) - 20 Abril de 2018 às 14:30 - Museu de Serralves (Porto)

 
A Visita guiada pela a arquitecta Marta Aguiar, a curadora da exposição, é uma grande oportunidade para uma conversa entre alunos da FAUP e docentes e a curadora sobre a ideia, a concepção e a montagem da exposição, que está aberta até o dia 27 de Maio. A visita é dirigida especialmente aos alunos que frequentam as unidades curriculares do 1º e 2º ciclo relacionadas com Fotografia e Arquitectura, mas está aberta a todos os alunos e docentes da FAUP com interesse nestas temáticas.

“Manuel Marques de Aguiar, 1927—2015: Construir lugares” é uma exposição dedicada a este arquiteto e urbanista, cujo desejo era transformar a cidade e a paisagem construindo lugares que possibilitassem novas vivências. Álvaro Siza testemunha nesta mostra: “Muito aprendi com ele, nesse primeiro contacto com o desenho do território. Guardo na memória esses dias de aprendizagem e de convívio marcados pelo seu inexcedível trato e paciente sabedoria.”
(…)
ler mais em FAUP

 

Manuel Marques de Aguiar (1927—2015), pertence a uma geração de arquitetos do Porto para quem o desenho constitui uma ferramenta privilegiada de pensamento.
De origem transmontana, foi arquiteto, urbanista, gestor urbano e desenhador de paisagens, e desenvolveu a sua formação e ação em várias geografias, entre França, o Norte de Portugal e o arquipélago dos Açores.
É através dos seus desenhos, assim como dos seus planos e projetos, que esta exposição revela o seu desejo de transformar a cidade e a paisagem, "construindo lugares” que possibilitem novas vivências.
Nos seus planos, projetos, obras e pareceres técnicos, Marques de Aguiar procurou passar "Da intenção ao acontecer”, recorrendo a diferentes instrumentos, alargando oportunidades e "semeando a longo prazo”, como gostava de dizer.
Ao longo de seis núcleos — ou de seis "lugares” — a exposição apresenta diferentes testemunhos de personalidades da sua geração (Luiz Cunha, Carlos Carvalho Dias e Álvaro Siza, entre outros), memórias de quem acompanhou a persistência de Marques de Aguiar na integração entre trabalho e vida.
(…)
ler mais em SERRALVES
ler notícia em SIGARRA FAUP

Curadoria: Marta Aguiar
Consultor curatorial: Nuno Grande ,

Organização: Fundação de Serralves em parceria com a Família Marques de Aguiar.
The Things We carry

by Esther Ruth Mbabazi

Exposição | "Estudos de Arquivo" de José Maçãs de Carvalho

Opening : 6.09, at 21h30, Mupi Gallery

6.09 — 21h30 until 10.10  Cycle

The politic of images

Curated by João Baeta

Namikake

by Arito Nishiki

Jingyeong Sansu 진경산수

by Seunggu Kim 김승구

Pages