Estas entrevistas oferecem-nos um espaço de exploração e reflexão sobre o nosso tempo e sobre o mundo da arquitetura e da fotografia, vista como documento ou como arte. Constituem uma série única, com a presença de treze autores que concordaram falar sobre si mesmos e sobre o seu trabalho partilhando as suas ideias e experiências.

 
 
Paulo Catrica (nascido em 1965, Lisboa; com morada em Lisboa) estudou Fotografia (Ar.Co., Lisboa, 1985) e História (Universidade Lusíada, 1992). Fez um mestrado em Imagem e Comunicação no Departamento de Fotografia do Goldsmith's College e um Doutoramento em Estudos Audiovisuais na Escola de Arte e Mídia (University of Westminster), onde desenvolveu pesquisa no programa New Towns / UK 1946-1970s. Expôs no Centro Português de Fotografia, na Finnish Photography Triennal e na Fundação Calouste Gulbenkian em Londres, entre outros locais. Publicou o seu trabalho em livros e revistas nacionais e internacionais, participou em diversas exposições individuais e coletivas, e colaborou diversas vezes com Scopio editions: foi autor convidado na secção 'Projetos' da SCOPIO MAGAZINE above ground: city; foi palestrante no congresso SOBRE A SUPERFÍCIE : Espaço público e imagens arquitectónicas; foi orador convidado para a segunda sessão do Ciclo de Conferências CFM + DTW, com "A realização de fotografias urbanas e arquitectónicas, Fotografias do século XIX e os discursos de arquitectura e urbanismo".
 
O trabalho de Paulo Catrica em paisagens urbanas e arquitetura é uma síntese original que oferece uma perspectiva nova e perspicaz das realidades passadas e  recentes da cidade híbrida. As diversas séries que publicou em 1 2/3 SCOPIO MAGAZINE above ground: city mostram claramente como Paulo Catrica está focado no tema do espaço público e da vida na cidade, entendendo criticamente o mundo multifacetado que existe nas cidades. Está claro o seu entendimento perspicaz dos espaços arquitetônicos e dos seus usos ao longo do tempo. Catrica tem um grande interesse em história, e o seu trabalho sobre paisagem urbana e arquitetura têm uma vertente pós-modernista muito própria.
 
 

Este Clip foi editado a partir da entrevista original. 2018
 

Mais informações em http://nasuperficie.ccre-online.com e nas publicações Scopio Editons

 

Coordenação

Pedro Leão Neto  (CCRE - CEAU – FAUP / scopio Editions)

Entrevistador: Sandra Teixeira 

Video e Edição da entrevista original: Sandra Teixeira

Clip da Entrevista e Edição online para scopio Network: Sandra Teixeira (scopio Editions)

 

 

Conversas Utópicas - Ana Aragão

Vertical reclamations of individual spaces

 

A TALK ON ARCHITECTURE IN PHOTOGRAPHY

por Pedro Gadanho & Paolo Rosselli
 

ENTREVISTA: José Pedro Cortes

Entrevista realizadas durante a 4ª EDIÇÃO da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL NA SUPERFÍCIE FAUP | Setembro de 2016

INTERVIEW: José Pedro Cortes

Interview conducted during the 4TH EDITION INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE SURFACE - FAUP | September 2016

Pages