SELVA URBANA

por Daniel Carvalho, Lara Hass e Mercês Oliveira

 

“For me, making a photograph is mostly an intellectual process of understanding people or cities and their historical and phenomenological connections. At that point the photo is almost made, and all that remains is the mechanical process.” [Thomas Struth]

Tendo como objecto de estudo o Jardim Botânico do Porto, criamos uma narrativa que pretende ser um outro olhar sobre a cidade, e provocar o observador fazendo‐o questionar: o que é a cidade? Terá um lado selvagem? Como principal inspiração, e linha orientadora, escolhemos o trabalho de Thomas Struth, em particular as suas “New Pictures from Paradise”. Deste modo, pretendemos revelar a reali- dade selvagem patente na nossa cidade, recorrendo a questões de contraste como a luz‐superfície, e a cor‐textura. A narrativa explana uma multiplicidade de camadas, e revela uma enorme densidade de detalhes. Os lugares documentados são “lugares inconscientes”, como diria o próprio Thomas Struth, que nos mostram uma riqueza de informações sobre a cidade. As imagens representam um espaço vazio que contrapõem com a confusão que rodeia o espaço do jardim. Revelam um momento de quietude, uma calma exuberante, que faz fronteira com a “selva urbana”.
 

 

CFM_2014/2015

CALL FOR INTERN: CITYSCOPIO/SCOPIO EDITIONS

Internship on Architecture, Photography and Edition

APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE LUIS FERREIRA ALVES

FOTOGRAFIAS EM OBRAS DE EDUARDO SOUTO MOURA

conta com assinatura da obra pelo autor

9 de Setembro, pelas 18:30 na Feira do Livro do Porto

 

O fotógrafo e autor Luis Ferreira Alves convida VªExªs a estarem presentes na apresentação do livro "Fotografias em Obras de Eduardo Souto Moura" publicado pela scopio Editions.

A sessão terá lugar no póximo dia 9 de Setembro, pelas 18:30 na Feira do Livro do Porto, Jardins Palacio Cristal,Pavilhão 123 Afrontamento - Teodolito e contará com a presença do autor  do livro Luis Ferreira Alves e do editor  Pedro Leão Neto, docente investigador da FAUP que fará uma breve contextualização deste livro ao público no que se refere ao processo e corpo de trabalho do mesmo.

Sobre o livro 
Publicado pela scopio EDITIONS, uma editora que teve origem no grupo de investigação CCRE-CEAU-FAUP, esta obra dá início a uma colecção mais centrada na Fotografia de Arquitectura, promovendo uma análise crítica global entre estes dois mundos, procurando estabelecer diversas intersecções entre estes, bem como explorar a singularidade e significado das relações que são estabelecidas entre o fotógrafo e o arquitecto, os seus processos artísticos, as suas memórias colectivas, histórias e outros aspectos relacionados com o trabalho e percursos de vida de ambos. O objectivo é marcar a diferença face a outras publicações, promovendo uma compreensão profunda da prática e disciplina da arquitectura que como sabemos opera integrada em sistemas mais amplos socioculturais, técnicos, políticos e históricos, bem como mostrar como pode existir uma comunicação importante e singular na relação que o fotógrafo pode estabelecer com o arquitecto e com o seu trabalho.

MA´s + FINALISTS + ERASMUS STUDENTS U. PORTO: JOIN OUR TEAM!

Curricular Internship Opportunity: Architecture, Art, Image and Innovation Laboratory (AAI2 Lab)

*Oportunidade de estágio curricular ou estágio profisisonal consoante perfil candidato / Possibilidade de beneficiar de programa de apoio a jovens – bolsas de estágio

APRESENTAÇÃO DOS LABORATÓRIOS U.PORTO MEDIA INNOVATION LABS

Apresentação dos Laboratórios U.Porto Media Innovation Labs

21 Julho 2017, 14h00 / Entrada livre

Pages