LISBOA, DO RIO AOS SEUS LIMITES

por João Pedro Machado

 

João Pedro Machado nasce em 1987, em Portugal.
Em 2011, quando o seu interesse por fotografia começa a surgir, frequenta o Curso de Introdução à Fotografia na APAF (Associação Portuguesa de Arte Fotográfica). Em 2012 conclui a Licenciatura em Gestão no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão). De 2012 a 2014 frequenta o Curso Completo de Fotografia no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual).
Actualmente vive e trabalha em Lisboa, Portugal.

 

synopsis

Lisboa é a cidade onde cresci e essa é a principal razão da realização deste projecto e inspirando-me na descrição de Stephen Shore relativa ao seu próprio trabalho “showing people what they were not seeing”, convido o espectador para também ele caminhar neste percurso, para que ele próprio se interrogue sobre o território, como o vê e como interpreta algo que lhe é familiar, questionando a sua própria memória e o modo de ver o que está constantemente em mutação desafiando deste modo a relação entre o Homem e a Natureza na cidade contemporânea.

“Lisboa, do rio aos seus limites” pretende mostrar o resultado do crescimento desenfreado que Lisboa sofreu nas últimas décadas, como se construiu ao longo de vias de comunicação como estradas, viadutos, linhas de comboio, casas e prédios, como todas estas infra-estruturas se adaptaram à própria cidade em termos físicos e qual a sua envolvência e relacionamento num meio onde o insólito da simbiose entre a natureza topográfica e a intervenção do homem está sempre presente. Tomando como conceito o ir de dentro para fora, ou seja, assumindo uma postura virada para o exterior que acompanha o crescimento urbanístico do território, esta série de imagens vai-nos apresentando fragmentos de paisagem constituídos por vários elementos em conflito e que se podem caracterizar por uma certa desumanização mas onde o homem ficará sempre presente através da sua acção inconsequente.

LISBOA, DO RIO AOS SEUS LIMITES

por João Pedro Machado

SCOPIO DEBATES: DUELOS/DUETOS (AAI)

with Valerio Olgiati and Bas Princen

FOTOGRAFIA DE ARQUITECTURA: OS OLHARES COMPLEMENTARES DE UM FOTÓGRAFO EM CONVERSA COM UM CURADOR

with the Portuguese curator Pedro Gadanho and the Italian photographer Paolo Rosselli

SCOPIO DEBATES: DUELS/DUETS (AAI)

with Fernanda Fragateiro and Manuel Aires Mateus

Pages