SCOPIO NEWSPAPER Nº3

 

Here is my secret. It is very simple. It is only with the heart that one can see rightly; What is essential is invisible to the eye.
Antoine de Saint-Exupery

Nesta 3ª edição da scopio Newspaper temos como capa o lançamento do 1º número da publicação científica Sophia “Crossing Borders, Shifting Boundaries: The Aura of the Image”. Esta publicação periódica tem como chancela a scopio Editions e o grupo de investigação CCRE integrado no CEAU, centro de I&D da FAUP. Sophia é especificamente dirigida para trabalhos de reflexão teórica, e pretende ser o suporte de divulgação para um conjunto de textos críticos e exploratórios sobre Arquitectura, Arte e Imagem em sentido lato, isto é, incluindo os universos do desenho, fotografia, cinema, vídeo, televisão e novos media. A imagem de cartaz é uma fotografia pertencente ao projecto artístico “Flor de Sal” de Diana Carvalho (Exposição individual, 14 de Outubro de 2016, Sismógrafo, Porto ). Uma série fotográfica que nos leva a questionar a fotografia para além do que ela nos dá a ver, ou seja, a entender a fotografia como objecto físico per si e como um índice e não apenas como um símbolo. Diana torna assim a fotografia um objecto mais visível e tenta responder a Roland Barthes quando este diz que a fotografia é inclassificável porque é sempre invisível, nós nunca vemos a fotografia em si mesma, mas sim o que ela nos dá a ver. Damos também a conhecer os projectos dos fotógrafos finalistas do Prémio “Future Memories”, uma acção organizada em parceria pelos Encontros da Imagem e a scopio Editions, que visa destacar os melhores projetos de Fotografia de autor, sobre as Memórias de Portugal. Com esta selecção revelamos que o país se tem transformado em múltiplas camadas e que os autores aqui eleitos procuram revelar os contrastes e traços que caracterizam Portugal e as histórias por si inventadas: André Castanho Correia, Carlos Barradas, Claúdio Reis, Marco António Filho, Rita Castro Neves, Rogério Martins e Rui Diogo Castela.


Por fim mostramos o caso de estudo “Fictional Life in Taxidarmy” de Tommaso Rada que está integrado no projecto (Re)Descobrir os Espaços Museológicos Na Universidade Do Porto: Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) cujas ideias chave são as de abrir a U. Porto à sociedade civil e a de mostrar a riqueza do espólio museológico disperso por todo o campus universitário, bem como
da sua história arquitectónica, memória e processo de transformação e apropriação ao longo do tempo até ao presente.
 

scopio Newspaper Nº3 – Dezembro 2016

Authors and Editors:

Pedro Leão Neto (ed.), André Castanho Correia, Carlos Barradas, Cláudio Reis, Diana Carvalho, Marco António Filho, Óscar Faria, Rita Castro Neves, Rogério Martins, Rui Diogo Castela, Tommaso Rada.