OPEN CLASS | WORKSHOP FOR STUDENTS OF THE PHOTOGRAPHY AND COMMUNICATION IN ARCHITECTURAL DESIGN (CAAD II) CURRICULAR UNIT
OPORTUNIDADE | OPPORTUNITY
OPORTUNIDADE | OPPORTUNITY |
DISSERTAÇÃO EM VOLTA DA obra fotográfica de Luis Ferreira Alves
Desenvolvimento da Dissertação Final com um estudo sobre o universo da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves.
MIARQ | AAI-CEAU-FAUP
U.Porto
O grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) oferece a oportunidade a finalistas do curso do MIARQ ou finalistas Erasmus na FAUP que queiram desenvolver a sua tese de dissertação final com base num caso de estudo em volta do universo da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves.
O finalista selecionado irá desenvolver uma dissertação em torno da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves. que será integrado no projeto de investigação Mapeamento Fotográfico da Arquitetura em Portugal: a influência da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves para a disseminação e compreensão da arquitetura portuguesa a partir dos anos 80.
A realização de uma dissertação inserida neste projeto tem como objetivo despertar o interesse e conhecimento sobre a obra de Luis Ferreira Alves, bem como estimular o desenvolvimento de sentido crítico, criatividade e autonomia na investigação em Arquitetura, Arte e Imagem, com ênfase na fotografia e sua interseção com arquitetura.
O trabalho de dissertação será orientado pelo Prof. Doutor Pedro Leão Neto, coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem, e em colaboração com a Cityscopio – Associação Cultural / Edições scopio. No final do período do estágio, o finalista terá de elaborar um relatório, a validar pelo supervisor.
Os candidatos serão selecionados em função do mérito do Curriculum apresentado (formação académica e experiência internacional) e afinidade relativamente à área temática do trabalho proposto. Pretende-se que o candidato seja organizado e dinâmico, capaz de trabalhar em equipas interdisciplinares e cumprir responsabilidades em tempo útil.
Oferece-se:
- Integração e colaboração com o grupo de investigação AAI, pertencente ao centro de I&D da FAUP;
- Possibilidade de colaborar com Equipa ligada ao legado de Luis Ferreira Alves;
- Possibilidade de apoio e suporte da Casa da Arquitetura, nomeadamente através da possibilidade de consulta do Acervo de Luis Ferreira Alves que está no seu Arquivo;
- Possibilidade de concorrer a diversos programas de apoio: Apoios e Bolsas Gulbenkian, Apoio às Artes DGArtes e programa de apoio a jovens – Bolsas de Estágio Santander – e Bolsas de Mérito – Apoio à Dissertação – SASUP – U.Porto.
Consulta de mais informação em formato PDF e no SIGARRA FAUP.
Envio de CV e portefólio para:
Proposta de colaboração para projeto Atlas
Proposta de colaboração para projeto Atlas
O projeto Atlas (desenho.org) foi desenvolvido por Pedro Maia a partir de 2021 e serviu, através da página com o mesmo nome, para dar apoio às disciplinas de desenho na altura da pandemia.
Posteriormente já em 2023 e tendo contado com a colaboração de alguns colegas na FBAUP e FAUP, os atlas de imagens, o número de páginas, os menus, foram crescendo e, neste momento, foi a altura de criar uma equipa editorial que pudesse contribuir para o projeto com uma visão mais heterogénea do desenho, tendo sido integrados muito recentemente os(as) artistas, docentes e investigadores Cláudia Amandi, Emílio Remelhe, Jorge Marques e José Manuel Barbosa.
Neste momento, que estamos a preparar a apresentação pública do Atlas à Universidade do Porto, no âmbito do Prémio Prática Pedagógica Inovadora, resolvemos alargar ainda mais o projeto ao nível dos seus colaboradores, sejam eles docentes, artistas, investigadores ou entidades diversas relacionadas com o desenho.
Nesse sentido, vimos convidar a todos, numa primeira fase, para participarem na edificação da página Vocabulário que de momento já tem para cima de 400 entradas definidas, desde palavras ou expressões mais simples e correntes até termos mais especializados, direta ou indiretamente relacionados com o desenho.
A proposta que fazemos a cada um, é que escolha os termos mais próximos da sua área de especialização, e/ou que proponha outros que não encontre na listagem já definida, e que crie um parágrafo ou um pequeno texto relativamente à sua definição. Todas as entradas que recebermos serão justa e individualmente identificadas em termos de autores(as) na página do Vocabulário e, caso diferentes autores(as) escrevam sobre a mesma palavra ou expressão, publicaremos e colocaremos em diálogo essas diferentes perspetivas. Numa fase mais avançada, admitimos vir a reduzir o número de entradas no Vocabulário, de forma a eliminar os termos mais conhecidos e banais, para apostar mais naqueles potencialmente mais complexos e especializados.
Para além desta colaboração, e sabendo que a página Atlas tem vindo a ser visitada cada vez por mais pessoas, estamos desde já abertos para divulgar, nos diferentes menus disponíveis, toda e qualquer atividade ou evento relacionado direta ou indiretamente com o desenho, desde que se adapte ao perfil do projeto.
Pedro Maia
School of Fine Arts, University of Porto
School of Architecture, Lusófona University of Porto
Integrated Member ARQ-ID: http://arq-id.ulusofona.pt
1ª edição do Project Rooms - Nuno Filipe Ferreira - Bienal'23 Fotografia do Porto
Participação da FAUP no Project Rooms - Ci.CLO - Bienal'23 Fotografia do Porto
Nuno Filipe Ferreira - Artista seleccionado pelo docente Pedro Leão Neto da Faculdade de Arquitetura do Porto da Universidade do Porto para integrar os Project Rooms da Bienal Fotografia do Porto em 2023
Nuno Ferreira em representação da FAUP fala sobre o seu projeto centrado num exercício de reflexão a partir da fotografia sobre as preocupações relacionadas com a transformação do território, do espaço público e do meio ambiente a partir do Metro do Porto.
Fragmentos Metro OPO "A cidade é um ser em constante mutação e agrega em si de uma malha de realidades que, habitando o mesmo espaço físico, fluem e se cruzam num permanente jogo de oposições ou complementaridades interdependentes. É algo que se torna aparente através dos sistemas de transporte urbano tal como é o caso do sistema de metropolitano do Porto que funciona como um importante instrumento de transformação dos espaços urbanos ao mesmo tempo que é um organismo catalisador de novas dinâmicas e vivências."
Project Rooms é um projecto da Bienal’23 Fotografia do Porto que apoia a criação de portefólios e promove encontros e oportunidades de networking entre artistas emergentes e profissionais das artes.A Bienal Fotografia do Porto é organizada e produzida pela Ci.CLO e financiada pela Câmara Municipal do Porto e pela Direção-Geral das Artes, com o apoio mecenático do Banco BPI da Fundação "la Caixa", com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e uma rede de vários parceiros estratégicos a nível nacional e internacional.
Foram 6 os artistas emergentes seleccionados pelas 6 escolas de arte parceiras da Bienal'23 Fotografia do Porto para integrar os Project Rooms.
Project Rooms têm como intenção apoiar a produção de um portefólio sobre os projectos de final de curso, para ser apresentado a profissionais das artes — Pablo Berástegui, diretor da Galeria Salut au monde!, e os diretores artísticos da Bienal Fotografia do Porto, Jayne Dyer e Virgílio Ferreira - e público geral.
Artistas emergentes
Catarina Braga (FBAUP)
Mário Santos (ESAP)
Nuno Ferreira (FAUP)
Paulo Malafaya (FBAUL)
Rita Queiroz (Escola das Artes UCP)
Rita Silva (ESMAD)
Os professores responsáveis por acolher os projetos em cada instituição de ensino também participaram no evento, nomeadamente José Carneiro da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, o professor Carlos Lobo da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, o professor João Leal da Escola Superior de Media Artes e Design, o professor Pedro Leão Neto da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o professor Rogério Taveira da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e o professor Rui Lourosa da Escola Superior Artística do Porto.
ANUÁRIA 2022/2023 | FACT, CAAD I E CAAD II
18 de outubro 2023 - 31 de janeiro 2024, 2.ª - 6.ª feira (encerra aos feriados), 9h00-20h00, FAUP
Exposição | Anuária 22.23 Pluralidade
A Anuária 22.23 - Pluralidade - decorrerá na galeria de exposições da FAUP de 18 de outubro de 2023 a 31 de janeiro de 2024.
Apresenta uma seleção, efectuada pelos docentes da FAUP, de trabalhos realizados pelos estudantes no âmbito das várias Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Arquitectura, no decurso do ano letivo de 2022.2023.
Mais do que demonstração da intrínseca qualidade individual de cada trabalho, a Anuária desempenha uma função, anualmente renovada, de partilha, de divulgação retrospectiva e prospectiva de conhecimento.
Mostra actividades pedagógico-didáticas desenvolvidas em múltiplos domínios e expressões, afirmando e corporizando simultaneamente a identidade, o desígnio e a pluralidade do projecto de ensino que a FAUP realiza.
A Anuária 22.23, pela abrangência, multiplicidade de resultados, hipóteses e formatos que apresenta, constitui testemunho tangível da diversidade dos temas, das práticas, das abordagens, dos processos criativos e de reflexão, bem como das possibilidades e contributos da experimentação projectual e da investigação multidisciplinar sobre arquitectura, para a arquitectura e em arquitectura.
VÍDEO ANUÁRIA SOBRE UNIDADES CURRICULARES FACT, CAAD I E CAAD II
FACT (2º Ciclo / 4º e 5º Ano)
O objetivo de FACT (2º Ciclo / 4º e 5º Ano) do 1º semestre é, por um lado, aprofundar o estudo e prática adquiridos em CAAD I e II (1ºCiclo / 3º Ano) sobre a utilização da fotografia e do seu potencial para questionar e problematizar o universo da Arquitetura, Cidade e Território. Por outro lado, levar os alunos a desenvolver uma narrativa visual fotográfica com maior maturidade, capaz de comunicar novas perspetivas sobre o espaço e a realidade urbana e que possa constituir uma base para a sua dissertação final do MIARQ.
CAAD I no 1º Semestre (1º Ciclo)
O objectivo de CAAD I no 1º Semestre (1º Ciclo) é o de desenvolver bases teórico-práticas, no universo das estratégias de comunicação de projecto de arquitectura numa fase inicial do seu desenvolvimento (análise do território de intervenção, comunicação, conceitos, modelos, organogramas, representações esquemáticas, implantação e volumetria), com enfoque nos programas informáticos de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura (PA), com especial incidência para os momentos de síntese e apresentação com especial incidência para os momentos de síntese e apresentação das fases iniciais do processo de PA.
CAAD II no 2º Semestre (1ºCiclo)
O objectivo da unidade curricular de CAAD II no 2º Semestre (1ºCiclo) é o de aprofundar o desenvolvimento de bases teórico-práticas no universo dos programas informáticos de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura (PA), iniciada em CAAD I. É introduzida uma componente de fotografia, articulada com a componente de fotomontagem e concepção produção de um fotolivro.
SOBRE CITYZINES
A criação da colecção Cityzines pretende fortalecer e promover a divulgação e estudo de edições de autor e outras publicações ligadas à temática de arquitectura, cidade e território, onde a imagem e a fotografia estão presentes de forma significativa, existindo um especial interesse e enfoque sobre a riqueza multi-facetada da cultura urbana, arquitectónica e visual que caracteriza os aglomerados urbanos e as suas vivências.
A colecção iniciou com um levantamento mais focalizado no contexto português, mas também integra publicações de outros países com vista à internacionalização do projecto.
Pretendemos, com esta colecção, promover a consciencialização e a reflexão sobre a arte e a fotografia documental, relativamente à sua concepção como instrumento para questionar o universo da Arquitectura, da Cidade e do Território. Isto significa entender a Arquitectura como uma disciplina e uma prática extensivas, com interesse, por um lado, pelo espaço real e suas experiências, explorando novas formas espaciais e códigos arquitectónicos e, por outro, pelo modo como a arquitectura opera no âmbito de sistemas mais vastos: socio- culturais, técnicos e históricos.
A colecção física debruçar-se-á predominantemente sobre objectos impressos portugueses, mas também integra publicações de outros países e constituirá uma mostra/ exposição que irá viajar por vários locais, em Portugal e no estrangeiro. Este catálogo de Edições de Autor e outras Publicações apoiará a divulgação do universo destas publicações, funcionando também como uma referência para localizar publicações com carácter de investigação/estudo e/ou não-tradicionais relevantes e independentes relacionadas com a Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território.
Project rooms
Fotografia / Photography © Pedro Sardinha
Participação da FAUP no Project Rooms - Ci.CLO - Bienal'23 Fotografia do Porto
Teve lugar no passado dia 21 de junho pelas 19 horas, no Batalha Centro de Cinema, a apresentação dos 6 artistas emergentes seleccionados pelas 6 escolas de arte parceiras da Bienal'23 Fotografia do Porto para integrar os Project Rooms — no Batalha Centro de Cinema, às 19h.
A apresentação por parte dos artistas emergente assinalou o início da primeira edição dos Project Rooms, que têm como intenção apoiar a produção de um portefólio sobre os projectos de final de curso, para ser apresentado a profissionais das artes — Pablo Berástegui, diretor da Galeria Salut au monde!, e os diretores artísticos da Bienal Fotografia do Porto, Jayne Dyer e Virgílio Ferreira - e público geral.
Artistas emergentes
Catarina Braga (FBAUP)
Mário Santos (ESAP)
Nuno Ferreira (FAUP)
Paulo Malafaya (FBAUL)
Rita Queiroz (Escola das Artes UCP)
Rita Silva (ESMAD)
Nuno Ferreira em representação da FAUP falou sobre o seu projeto centrado num exercício de reflexão a partir da fotografia sobre as preocupações relacionadas com a transformação do território, do espaço público e do meio ambiente a partir do Metro do Porto.
Os professores responsáveis por acolher os projetos em cada instituição de ensino também participaram no evento, nomeadamente José Carneiro da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, o professor Carlos Lobo da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, o professor João Leal da Escola Superior de Media Artes e Design, o professor Pedro Leão Neto da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o professor Rogério Taveira da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e o professor Rui Lourosa da Escola Superior Artística do Porto.
Online release [Open Access] | Volume 8 Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage
Online release [Open Access] | Volume 8 Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage
Volume 8 Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage is available online with free access at https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/issue/view/75
Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage addresses contemporary photographic and visual practices that focus on how architecture understood in a wide sense can help to heal a broken planet. The concept of “Landscapes of Care” has increasingly been adopted by diverse areas of study, from health geography to the arts, architecture and heritage preservation. It is used here in order to understand and document modern architecture, building, city and territory as living and inclusive organisms, as well as heritage resources for global sustainability. Modern architecture is a ‘heritage at risk’ as it belongs to a recent past that has not yet been sufficiently recognised by the authorities, scholars and general public. Our aim is to explore the ways in which photography and film can be used as meaningful instruments of research into the socioeconomic, political, historical, technical and ecological dimensions of modern architecture, city and territory.
Created in 2016, Sophia Journal publishes theoretical articles and visual essays that investigate and think critically the intersections between the image and architecture. An open access, peer-reviewed and indexed journal, published by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) - Research group Architecture, Art, and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal (FAUP), in collaboration with the publishing imprint scopio Editions.
The current third Sophia Journal thematic cycle "Landscapes of Care" aims to discuss and publish works by several photographers and researchers whose projects use image, with a special focus on photography, as a form of artistic expression and as a significant tool for research on architecture and how this practice and discipline can help a broken planet.
About the concept “landscapes of care”
The concept “landscapes of care” has increasingly been adopted by diverse areas of study coming from health geography to the arts and architecture. Taking this notion to the universe of architecture we would like to understand architecture, city and territory as living and inclusive organisms, constituted by multifaceted landscapes with complex social and organisational spatialities which embody the difference and the other, the strange, the unfamiliar, the indigenous, the human and the non-human.
More information in:
Sophia Journal platform: www.up.pt/revistas/index.php/sophia
Sophia Journal Facebook: https://www.facebook.com/sophia.journal0/
Sophia jornal instagram: https://www.instagram.com/sophia_journal_/
Research group: Architecture, Arte and Image — AAI CEAU.FAUP
Lançamento online [acesso Livre] | Volume 8, No. 1 | Landscapes of Care: photography, film, modern architecture and landscape heritage
Lançamento online [acesso Livre] | Volume 8, No. 1 | Landscapes of Care: photography, film, modern architecture and landscape heritage
O Volume 8 da publicação Sophia Journal | Landscapes of Care: photography, film, modern architecture and landscape heritage encontra-se disponível online com acesso livre em https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/issue/view/75
Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage aborda as práticas fotográficas e visuais contemporâneas que se centram na forma como a arquitetura, entendida num sentido lato, pode ajudar a curar um planeta destruído. O conceito de "Landscapes of Care" tem sido cada vez mais adotado por diversas áreas de estudo, desde a geografia da saúde às artes, à arquitetura e à preservação do património. É aqui utilizado para compreender e documentar a arquitetura moderna, o edifício, a cidade e o território como organismos vivos e inclusivos, bem como recursos patrimoniais para a sustentabilidade global. A arquitetura moderna é um "património em risco", uma vez que pertence a um passado recente que ainda não foi suficientemente reconhecido pelas autoridades, pelos estudiosos e pelo público em geral. O nosso objetivo é explorar as formas como a fotografia e o filme podem ser utilizados como instrumentos significativos de investigação sobre as dimensões socioeconómicas, políticas, históricas, técnicas e ecológicas da arquitetura moderna, da cidade e do território.
Criada em 2016 e editada pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, a revista Sophia Journal é uma publicação académica anual indexada com revisão por pares dedicada à divulgação de artigos críticos e ensaios visuais exploratórios sobre o universo da Arquitetura, Arte e Imagem. Todas as edições da Sophia Journal, bem como os artigos e ensaios visuais publicados, são de acesso livre.
O atual terceiro ciclo temático de Sophia Journal “Landscapes of Care” tem como objetivo debater e publicar trabalhos de diversos fotógrafos e investigadores cujos projetos utilizam a imagem, com especial enfoque na fotografia, enquanto forma de expressão artística e instrumento significativo de investigação sobre a arquitectura e de como esta prática e disciplina pode ajudar a cuidar de um planeta em vias de destruição.
Sobre o conceito de “landscapes of care”
O conceito de "landscapes of care" tem sido progressivamente adoptado em várias áreas do conhecimento, desde a geografia da saúde até às artes e à arquitectura. Permite-nos entender a arquitectura, e os temas conexos da cidade e do território, enquanto organismos vivos e inclusivos, constituídos por paisagens multifacetadas com espacialidades sociais e organizacionais complexas, que incorporam a diferença e o/a outro/a, tudo o que é estranho, desconhecido, indígena, humano e não humano.
Mais informação em:
Sophia Journal platform: www.up.pt/revistas/index.php/sophia
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Sophia jornal instagram: https://www.instagram.com/sophia_journal_/
Research group: Architecture, Arte and Image — AAI CEAU.FAUP
CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO E FOTOGRAFIA (DPIC) | ESPAÇO E IDENTIDADE DAS UNIVERSIDADES
CHAMADA ABERTA - CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO E FOTOGRAFIA (DPIC) 2024
NOVO Prazo para a apresentação de projectos: 1 de Outubro, 2024
UTOPIA 500 | ESPAÇO E IDENTIDADE DAS UNIVERSIDADE
Prémios do júri
O júri atribuiu os seguintes prémios e menções honrosas:
1º Prémio
"Apropriação do Tempo" de Ana de Sousa, Carla Almeida, José Pedro Mendonça, Sofia Gameiro, Tatiana Monteiro e Tatiana Mota
Menções Honrosas
"Uma Chamada para Acordar" de Inês Nascimento
"Oásis de Educação" de Jerónimo Pérez Salazar Ruano, Imara Lidgett e Daniel Fernando Chica Estrella
O Júri do DPIc para 2023:
O júri foi composto por 5 pessoas, 3 das quais são Editores da scopio Magazine AAI, um estudante em representação do AEFAUP & COLETIVO PARTE, e o Júri Convidado que é um Professor, Investigador, bem como um Artista / Curador especialista no domínio das artes.
- Fátima Viera (Editora / FLUP / CETAPS)
- Maria Neto (Editor / CEAU / FAUP - UBI)
- José Carneiro (Editor / FBAUP / ID+ / i2ADS)
- Pedro Maia (Júri Convidado / ULP / FCAATI / Arq.ID)
- AEFAUP & COLETIVO PARTE
Sobre a avaliação do júri (Ler imagem no sentido dos ponteiros do relógio a partir do canto superior esquerdo)
A decisão colectiva do Júri, após votação de todas as candidaturas, foi atribuir o primeiro prémio a "Appropriation of Time" e duas menções honrosas a "A Wake-Up Call" e "Oasis of Education". Em termos gerais, pode observar-se que as candidaturas que obtiveram as pontuações mais elevadas partilham um equilíbrio harmonioso entre três dimensões-chave: a originalidade do conceito do projeto (ideia), a coerência da sua fundamentação (explicação escrita) e a eficácia da sua apresentação visual (imagens).
Todos os envios pré-seleccionados (Ler imagem no sentido dos ponteiros do relógio a partir do canto superior esquerdo)
“Appropriation of Time” de Ana de Sousa, Carla Almeida, José Pedro Mendonça, Sofia Gameiro, Tatiana Monteiro, and Tatiana Mota
“A Wake-Up Call” de Inês Nascimento
“Oasis of Education” de Jerónimo Pérez Salazar Ruano, Imara Lidgett and Daniel Fernando Chica Estrella
“Verdant Future” de Carolina Cunha, Duarte Amaral, Guilherme Ferreira, Matilde Oliveira, Mariana Afonso, Pedro Martins
“The Towers of Madness” de Ana Beatriz Oliveira, Inês Juliana Moura, Ivan Santos Ferreira, Matilde Vinagre, Océane Ribeiro, Augusto Savioli
“Per.me.á.vel” de Ana Lima Torres Matos Andrade, Jéssica Filipa Pinto Teixeira, Rui Alexandre de Mendonça Rodrigues Salgado Ramos, Sofia Monteiro Santos
“Underground Architecture” de Afonso Mendes, Barbara Nunes, Catarina Reis, Catarina Reis, Laura Nunes
“Hirade” Ana Pontes, de Ana Sofia Miranda, Bruna Pires, Daniel Figueiras, Maria Eduarda Hirade and Rodrigo Ferreira
“Cages” António Leite, de Carolina Andrade, Duarte Sousa, Luís Bouça e Raquel Guedes
“Towers over the Douro de ” António Freitas, Camila Silva, Maria Barbosa, Sara Mesquita e Tiago Correia
“Playground” de António Ramalho, Rodrigo Encarnação, Simão Alves
CHAMADA ABERTA | CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO E FOTOGRAFIA (DPIc) UTOPIA 500 | ESPAÇO E IDENTIDADE
DAS UNIVERSIDADES
Estamos atualmente na terceira edição (2024) do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc), um concurso integrado na scopio Magazine Architecture, Art and Image direcionada para a Identidade dos espaços das Universidades e da experiência e trabalho docente abertos a todas as comunidades académicas, tanto em Portugal como no estrangeiro.
O concurso tem a coordenação conjunta do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), o Centro de I&D da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), bem como do Centro de Estudos Anglo-Português, de Tradução e Inglês da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP), i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, unidade de I&D com sede na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+] e o Instituto Arquitetura e Desenvolvimento (Arq.ID), sediado na Universidade Lusófona do Porto, . Conta também com o apoio institucional da Reitoria da Universidade do Porto, existindo uma parceria com a AEFAUP, sendo espectável o apoio de outras Associações de Estudantes da U.Porto.
As principais ideias presentes no Concurso de Desenho e Fotografia (DPIc) integrado na scopio Arquitectura, Arte e Imagem - UTOPIA é abrir as Universidades à Sociedade Civil através de projectos de Desenho e Fotografia, mostrando a riqueza multifacetada de actividades, experiências e arquitecturas relacionadas com as Instituições de Ensino e os seus diversos espaços de experiência e trabalho.
Prazo para a apresentação de projectos: 1 de Outubro, 2024
CONCURSO: REGRAS E PRÉMIOS
As principais ideias presentes no concurso internacional Concurso de Desenho e Fotografia (DPIc) integrado na scopio Magazine Architecture, Art and Image são as de abrir as Universidades à Sociedade Civil através de projetos de Desenho e Fotografia, mostrando a riqueza multifacetada de atividades, experiências e arquiteturas relacionadas às instituições de ensino e seus diversos espaços de experiência e trabalho.
Assim, o tema central do concurso é a ideia de Utopia e Espaços Visuais de Mudança, com foco nos espaços e identidades das Universidades, sendo Espaços Visuais de Mudança, a secção da revista Scopio Arquitetura, Arte e Imagem focada no uso da fotografia e outras mídias visuais para pesquisar, documentar e analisar diferentes aspectos da arquitetura, cidade e transformações do território.
Os candidatos, individualmente ou em equipa, devem explorar criativamente o universo do Desenho e da Fotografia comunicando, por um lado, uma compreensão acrescida e abrangente sobre cada Faculdade e a forma como se relaciona com a Cidade através de um olhar crítico e poético sobre os espaços e experiências que as caracterizam e identificam, revelando facetas que antes eram invisíveis ou esquecidas. Por outro lado, oferecer um olhar prospectivo e utópico sobre esses espaços de trabalho de pesquisa e ensino, o que significa um projeto onde o desenho e a fotografia estão presentes e informam o design do criador como instrumentos de pensamento e imaginação permitindo amplificar uma ideia de Arquitetura e da Cidade, bem como a apropriação e experiência dos seus espaços.
CAPÍTULO I - OBJECTIVOS
O objetivo geral desta iniciativa é criar novos canais de comunicação e divulgação entre as Universidades (e respetivas comunidades académicas) e a Sociedade Civil, abrindo estas instituições à sociedade através de diferentes interações, socializações, estudos e projetos de pesquisa, e promovendo uma troca interdisciplinar de conhecimentos e experiências entre diferentes campos do conhecimento e estratos sociais.
Objectivos específicos do concurso:
- Sensibilizar as novas gerações para o potencial transformador da Arquitectura e a sua relação com o conceito de Cidade, incentivando-as a explorar as ideias de Utopia e Espaços Visuais de Mudança, utilizando-as nos seus processos artísticos;
- Aumentar a sensibilização dos estudantes e dos cidadãos para a necessidade de pensarem em alternativas para os espaços educativos que frequentam, quer tenham ou não já sido criados;
- Promover uma melhor compreensão da imagem e das suas utilizações como método e meio de representação que abra novas vias de transformação e interacção com a arquitectura e os espaços urbanos;
- Realçar o potencial da Imagem como meio para atravessar fronteiras e deslocar fronteiras entre diferentes problemas e aplicações de Arquitectura e Arte, com foco nos espaços universitários.
CHAPTER II – THEME, MEDIA OF REPRESENTATION AND PARTICIPANTS
Os temas centrais do concurso são as ideias de Utopia e Espaços Visuais de Mudança. O desafio é apresentar um díptico visual (duas imagens) que pode, ou não, combinar fotografia e desenho. A primeira imagem, em formato A3, deve representar um espaço da Universidade (uma sala de aula, um auditório, uma área comum externa ou interna, etc) assim como é hoje. A segunda imagem, também em formato A3, deve oferecer uma visão voltada para o futuro e utópica que represente o potencial de mudança do mesmo espaço e as maneiras pelas quais ele pode ser experimentado. Ambas as imagens devem ser acompanhadas por um texto explicando as ideias expressas pelo díptico visual, com um mínimo de 200 e um máximo de 500 palavras.
Aceitamos candidaturas individuais e coletivas, mas incentivamos a formação de equipas multidisciplinares. As equipas podem ser constituídas por membros com diferentes perfis académicos; no entanto, pelo menos um dos membros deve estar ligado ao mundo da Arquitetura, Artes Plásticas ou Imagem, estar inscrito no ensino superior ou fazer parte de um centro de investigação. Cada indivíduo ou equipe pode enviar apenas um trabalho.
Esta iniciativa é dirigida especificamente a estudantes universitários nacionais e internacionais de qualquer área de estudo. A participação dos Conselhos de Estudantes é bem-vinda, pois facilita a formação de equipes multidisciplinares. Os parceiros institucionais do Concurso, os Conselhos de Estudantes da U.Porto e a Reitoria da U.Porto, serão responsáveis por receber os trabalhos submetidos, debater ideias e gerir a comunicação.
CAPÍTULO III - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Os concorrentes devem usar, pelo menos, uma das duas formas de representação propostas - Desenho e/ou Fotografia - sem limitações em termos de manipulação, incluindo colagem e fotomontagem, ou em relação à combinação de ambas as formas de representação. As imagens submetidas ao concurso não devem conter qualquer assinatura ou marca d'água. Todas as imagens que contenham fotografias devem ter uma qualidade de impressão elevada, caso contrário, não poderão ser publicadas no catálogo da U. Porto Press and scopio Editions.
É objetivo deste concurso que cada narrativa visual - díptico - comunique um espaço real e idealizado capaz de florescer uma nova consciência sobre o lugar retratado, estimulando as pessoas a vivenciar esses espaços a partir de novas perspectivas.
Pretende-se também encorajar dípticos que correspondem a uma apropriação estética onde a fotografia arquitetônica e o desenho estão presentes de forma significativa e que são capazes de constituir pontos de partida para uma nova compreensão e percepção desses lugares de ensino. Visões capazes de documentar e registrar arquiteturas, experiências e lugares em permanente mudança, além de constituir uma forma de conhecimento do real em confronto com visões prospectivas e utópicas desses espaços.
CAPÍTULO IV - CANDIDATURAS, JÚRI E SELECÇÃO
Os trabalhos devem ser enviados por e-mail para dpic.vsc@arq. up.pt.
Para serem considerados completos, os pedidos devem incluir:
1) A ficha de inscrição devidamente preenchida;
2) Dois ficheiros separados, em formato JPEG ou TIFF (com um máximo de 5 MB cada), correspondentes à primeira e à segunda imagens do díptico visual (descritas no CAPÍTULO II do presente regulamento); os arquivos devem ser identificados com o nome abreviado do projeto seguido pelos números 1 e 2, respectivamente.
3) Na ficha de inscrição texto explicativo do díptico visual, com um mínimo de 200 e um máximo de 500 palavras.
O júri será composto por 5 pessoas, 3 das quais serão Editores da Scopio Magazine AAI, 1 estudante representando a AEFAUP e 1 Júri Convidado que pode ser curador, arquiteto, artista ou especialista do campo das artes. O vencedor selecionado pelo júri não pode ser contestado. Os membros dos órgãos de administração das instituições promotoras ou parceiras não podem participar no concurso.
Este concurso tem uma componente importante de rede e internet que são entendidos como instrumentos capazes de criar sinergias e estabelecer pontes comunicativas e permitir uma maior cobertura da mensagem, bem como criar sinergias com as diversas exposições relacionadas aos temas abordados com base nos conteúdos produzidos.
CAPÍTULO V - PRÉMIOS
Os trabalhos selecionados serão expostos e publicados no catálogo da U. Porto Press e da Scopio Editions. Todos os autores das obras selecionadas receberão um certificado. O júri selecionará um vencedor e, possivelmente, distinguirá um ou dois trabalhos com menções honrosas; os trabalhos premiados receberão um documento certificando a decisão do júri.
Os trabalhos serão ainda apresentados nos sites da U.Porto Press e da scopio Network, bem como na plataforma Sigarra da U.Porto. O vencedor do concurso receberá 3 (três) exemplares do catálogo da U.Porto Press e da Scopio Edition, e os autores das menções honrosas receberão 2 (dois) exemplares. O Comitê Organizador fará seus melhores esforços com os patrocinadores do Concurso para oferecer prêmios atraentes ao vencedor e aos autores distinguidos com menções honrosas.
CAPÍTULO VI - DISPOSIÇÕES GERAIS
Só serão aceites as obras que estejam em conformidade com o presente regulamento. Todas as outras candidaturas serão desclassificadas. A comissão organizadora só aceitará projectos de desenho e/ou fotografia que correspondam ao tema proposto e às normas mínimas de qualidade. A comissão organizadora não se responsabiliza por eventuais cópias digitais das fotografias apresentadas. Qualquer situação omissa será resolvida pelo Júri do Concurso. A comissão organizadora reserva-se o direito de publicar os trabalhos submetidos a concurso, nos termos da Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro.
CAPÍTULO VII - COMISSÃO TÉCNICA E ORGANIZADORA
Grupo de investigação AAI (FAUP) integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU) e no Centro de Estudos de Inglês, Tradução e Anglo-Portugueses da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP), i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade é uma unidade de I&D sediada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+] e no Instituto Arquitetura e Desenvolvimento (Arq.ID), sediado na Universidade Lusófona do Porto, contando com o apoio institucional da Reitoria da U.Porto e em parceria com a AEFAUP, contando com o apoio de outras Associações de Estudantes da U.Porto.
Organização
Fátima Vieira (coordenação)
José Carneiro
Luís Espinheira
Maria Neto
Pedro Maia
Pedro Leão Neto (coordenação)
Rede de Faculdades / Centros de Investiagçãos Associados
Pedro Maia (coordenação)
Luís Espinheira
Parcerias: UTOPIA 500, e AEFAUP, com o apoio institucional da Reitoria da U.Porto.
Contactos: AAI / CEAU / FAUP
Universidade do Porto
Via Panorâmica s/n 4150-564 Porto
dpic.vsc@arq.up.pt
+inf | institutional partners
scopiomagazine AAI
https://www.up.pt/revistas/index.php/scopio/announcement/view/24
FAUP
https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=81063
FBAUP
https://sigarra.up.pt/fbaup/en/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=33102
ULP
https://arquitetura.ulp.pt/noticias/dpic-224/
U.PORTO PRESS
https://www.up.pt/press/concurso-internacional-de-desenho-e-fotografia-dpic-da-o-mote-para-nova-publicacao-da-u-porto-press-e-scopio-editions
Atlas
https://desenho.org/
INTERNATIONAL DRAWING AND PHOTOGRAPHY CONTEST (DPIC) | SPACE AND IDENTITY OF THE UNIVERSITIES
OPEN CALL - INTERNATIONAL DRAWING AND PHOTOGRAPHY CONTEST (DPIC) 2024
NEW Deadline for the submission of projects: 1 of October, 2024
UTOPIA 500 | SPACE AND IDENTITY OF THE UNIVERSITIES
Jury awards
The jury awarded the following prizes and honourable mentions:
1st Prize
"Appropriation of Time" by Ana de Sousa, Carla Almeida, José Pedro Mendonça, Sofia Gameiro, Tatiana Monteiro, and Tatiana Mota
Honourable Mentions
“A Wake-Up Call” by Inês Nascimento
“Oasis of Education” by Jerónimo Pérez Salazar Ruano, Imara Lidgett and Daniel Fernando Chica Estrella
The Jury of DPIc for 2023:
The jury was composed by 5 people, 3 of whom are Editors of scopio Magazine AAI, a student representing AEFAUP & COLETIVO PARTE, and the Guest Jury who is a Professor, Researcher, as well as an Artist and Curator expert in the field of arts.
· Fátima Viera (Editor / FLUP / CETAPS)
· Maria Neto (Editor / CEAU / FAUP - UBI)
· José Carneiro (Editor / FBAUP / ID+ / i2ADS)
· Pedro Maia (Guest Jury / ULP / FCAATI / Arq.ID)
· AEFAUP & COLETIVO PARTE
About the jury’s evaluation
The collective decision of the Jury, after voting all the submissions, was to give the first prize to “Appropriation of Time” and two honourable mentions to “A Wake-Up Call” and “Oasis of Education”. In overall terms, it can be observed that the submissions that obtained the highest scores share a harmonious equilibrium among three key dimensions: the originality of the project's concept (idea), the cogency of its rationale (written explanation), and the effectiveness of its visual presentation (imagery).
All preselected submissions (Read image clockwise starting from top left)
“Appropriation of Time” by Ana de Sousa, Carla Almeida, José Pedro Mendonça, Sofia Gameiro, Tatiana Monteiro, and Tatiana Mota
“A Wake-Up Call” by Inês Nascimento
“Oasis of Education” by Jerónimo Pérez Salazar Ruano, Imara Lidgett and Daniel Fernando Chica Estrella
“Verdant Future” by Carolina Cunha, Duarte Amaral, Guilherme Ferreira, Matilde Oliveira, Mariana Afonso, Pedro Martins
“The Towers of Madness” by Ana Beatriz Oliveira, Inês Juliana Moura, Ivan Santos Ferreira, Matilde Vinagre, Océane Ribeiro, Augusto Savioli
“Per.me.á.vel” by Ana Lima Torres Matos Andrade, Jéssica Filipa Pinto Teixeira, Rui Alexandre de Mendonça Rodrigues Salgado Ramos, Sofia Monteiro Santos
“Underground Architecture” by Afonso Mendes, Barbara Nunes, Catarina Reis, Catarina Reis, Laura Nunes
“Hirade” Ana Pontes, by Ana Sofia Miranda, Bruna Pires, Daniel Figueiras, Maria Eduarda Hirade and Rodrigo Ferreira
“Cages” António Leite, by Carolina Andrade, Duarte Sousa, Luís Bouça e Raquel Guedes
“Towers over the Douro by ” António Freitas, Camila Silva, Maria Barbosa, Sara Mesquita e Tiago Correia
“Playground” by António Ramalho, Rodrigo Encarnação, Simão Alves
OPEN CALL | INTERNATIONAL DRAWING AND PHOTOGRAPHY CONTEST (DPIc) UTOPIA 500 | SPACE AND IDENTITY OF THE UNIVERSITIES 2024
We are currently in the third edition (2024) of the International Drawing and Photography Contest (DPIc), a competition integrated in scopio Magazine Architecture, Art and Image publication being directed towards the Identity of Universities spaces of teaching experience and work and open to all academic communities, both in Portugal and abroad.
The contest has the joint coordination of the Center for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU), the R&D Center of Architecture School of the University of Porto (FAUP), the Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies of the Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP), i2ADS – Institute of Research in Art, Design and Society is a R&D unit based at the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP) and Research Institute for Design, Media and Culture [ID+] and the Institute Arquitecture and Development (Arq.ID) based at University Lusófona of Porto. It also has he institutional support of U.Porto’s Rectorate and in partnership with AEFAUP, counting with the support of other Student Associations of U.Porto.
The main ideas present in the contest Drawing and Photography Contest (DPIc) integrated in- Architecture, Art and Image – UTOPIA is to open the Universities to the Civil Society through Drawing and Photography projects, showcasing the multifaceted richness of activities, experiences and architectures related to the Learning institutions and its diverse spaces of experience and work.
Deadline for the submission of projects: 1 of October, 2024
CONTEST: RULES AND PRIZES
The main ideas present in the international contest Drawing and Photography Contest (DPIc) integrated in scopio Architecture, Art and Image - UTOPIA is to open the Universities to the Civil Society through Drawing and Photography projects, showcasing the multifaceted richness of activities, experiences and architectures related to the Learning institutions and its diverse spaces of experience and work.
Thus, the core theme of the contest is the idea of Utopia and Visual Spaces of Change, focusing on the spaces and identities of the Universities, being Visual Spaces of Change the scopio Architecture, Art and Image Journal section focused in the use of photography and other visual media for researching, documenting and analysing different aspects of architecture, city and territory transformations.
The candidates, individually or as a team, should creatively explore the universe of Drawing and Photography communicating, on the one hand, an added and comprehensive understanding about each Faculty and the way it relates to the City through a critical and poetic gaze about the spaces and experiences that characterize and identify them, revealing facets that before were invisible or forgotten. On the other hand, offer a prospective and utopian gaze about these spaces of research work and teaching, which means a project where drawing and the photography are present and inform the design of the creator as instruments of thought and imagination allowing to amplify an idea of Architecture and the City, as well as the appropriation and experience of its spaces.
CHAPTER I - OBJECTIVES
The overall goal of this initiative is to create new communication and dissemination channels between Universities (and respective academic communities) and the Civil Society, by opening up these institutions to society through different interactions, socialisations, studies and research projects, and by promoting an interdisciplinary exchange of knowledge and experiences between different fields of knowledge and social strata.
Specific goals of the contest:
- Raise the awareness of the new generations towards the transforming potential of Architecture, and its relationship with the concept of City, encouraging them to explore the ideas of Utopia and Visual Spaces of Change, using them in their artistic processes;
- Increase the awareness of students and citizens towards the need to think of alternatives for the education spaces they attend, whether they have, or haven’t already been created;
- Promote a better understanding of Image and its uses as a method and a medium of representation that opens up new ways of transforming and interacting with Architecture and Urban spaces;
- Highlight the potential of Image as a medium to cross borders and dislocate boundaries between different Architecture and Art problems and applications, with a focus on University spaces.
CHAPTER II – THEME, MEDIA OF REPRESENTATION AND PARTICIPANTS
The core themes of the contest are the ideas of Utopia and Visual Spaces of Change. The challenge is to present a visual diptic (two images) that may, or may not, combine photography and drawing. The first image, in A3 format, must represent a University space (a classroom, an auditorium, an outdoor or indoor communal area, etc.) just like it is today. The second image, also in A3 format, must offer a forward-looking and utopian vision that represents the potential of change of the same space, and the ways in which it can be experienced. Both images must be accompanied by a text explaining the ideas expressed by the visual diptic, with a minimum of 200 and a maximum of 500 words.
We accept individual and collective applications, but we encourage the formation of multidisciplinary teams. The teams can consist of members with different academic profiles; however, at least one of the members must be connected to the world of Architecture, Fine Arts or Image, be enrolled in higher education or be part of a research centre. Each individual or team may only submit one work.
This initiative is specifically directed at national and international university students from any area of study. The participation of the Students’ Councils is welcome, as it facilitates the formation of multidisciplinary teams. The institutional partners of the Contest, U.Porto’s Students’ Councils and the Rectorate of U.Porto, will be responsible for receiving the submitted works, debating ideas and managing communication.
CHAPTER III - TECHNICAL SPECIFICATIONS
Contestants must use, at least, one of the two proposed forms of representation – Drawing and/or Photography – without limitations in terms of manipulation, including collage and photomontage, or regarding the combination of both forms of representation. The images submitted to the contest must not bear any signature or watermark. All images containing photographs must have a high printing quality; otherwise, they may not be published in U. Porto Press and scopio Editions’ catalogue.
Is it the objective of this contest that each visual narrative – diptic – communicates a real space and an idealized one capable of flourishing a new conscience about the portrayed place, stimulating people to experience these spaces from new perspectives.
Diptics that correspond to an aesthetic appropriation where architectural photography and drawing are present in a significant way and that are capable of constituting points of departure to a new understanding and perception of these places of teaching. Visions capable of documenting and registering architectures, experiences and places in permanent change, as well as constituting a way of knowledge of the real in confrontation with foresight and utopian visions of those spaces.
CHAPTER IV - APPLICATIONS, JURY AND SELECTION
The works must be submitted by e-mail at dpic.vsc@arq. up.pt.
In order to be considered complete, applications must include:
1) The application form, duly completed;
2) Two separate files, in JPEG or TIFF format (with a maximum of 5 MB each), corresponding to the first and the second imagens of the visual diptic (described in CHAPTER II of this Regulation); the files must be identi ed with the abbreviated name of the project followed by the numbers 1 and 2, respectively.
3) Word document with a text explaining the visual diptic, with a minimum of 200 and a maximum of 500 words.
The jury will be composed by 5 people, 3 of whom will be Editors of scopio Magazine AAI, 1 a student representing AEFAUP, and 1 Guest Jury who can be a curator, architect, artist or expert from the field of arts. The winner selected by the jury cannot be contested. The members of the management bodies of the promoting or partner institutions cannot participate in the contest.
This contest has an important component of network and internet that are understood as instruments capable of creating synergies and establishing communicative bridges and allowing a larger coverage of the message, as well as creating synergies with the diverse exhibitions related to the approached themes based on the produced contents.
CHAPTER V - PRIZES
The selected works will be on exhibition and published in U. Porto Press and scopio Editions’ catalogue. All authors of the selected works will receive a certificate. The jury will select one winner and, possibly, distinguish one or two works with honourable mentions; the awarded works will receive a document certifying the jury’s decision.
The works will also be featured in U.Porto Press and scopio Network’s web sites, as well as in U.Porto’s platform Sigarra. The winner of the contest will receive 3 (three) copies of U.Porto Press and scopio Edition’s catalogue, and the authors of the honourable mentions will receive 2 (two) copies. The Organising Committee will make its best efforts with the sponsors of the Contest to provide attractive prizes to the winner and the authors distinguished with honourable mentions.
CHAPTER VI - GENERAL PROVISIONS
Only the works that comply with this Regulation will be accepted. All other applications will be disqualified. The organising committee will only admit drawing and/or photography - based projects that meet the proposed theme and minimum standards of quality. The organising committee shall not be liable for any digital copies of the submitted photographs. Any omitted situation will be settled by the Jury of the Contest. The organising committee reserves the right to publish the works submitted to the contest, according to the Portuguese Law No. 2/99 of 13 January.
CHAPTER VII - TECHNICAL AND ORGANIZING COMMITTEE
ORGANIZING COMMITTEE:
Research group AAI (FAUP) integrated in the I&D centre of FAUP (CEAU) and the Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies of the Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP), i2ADS – Institute of Research in Art, Design and Society is a R&D unit based at the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP), Research Institute for Design, Media and Culture [ID+] and the Institute Arquitecture and Development (Arq.ID) based at University Lusófona of Porto, counting with the institutional support of U.Porto’s Rectorate and in partnership with AEFAUP, counting with the support of other Student Associations of U.Porto.
Partnerships: UTOPIA 500, and AEFAUP, with the institutional support of U.Porto’s Rectorate.
Organization
Fátima Vieira (coordinator)
José Carneiro
Luís Espinheira
Maria Neto
Pedro Maia
Pedro Leão Neto (coordinator)
Associated Schools / Research Centres Network
Pedro Maia (coordinator)
Luís Espinheira
Contacts: AAI / CEAU / FAUP
Universidade do Porto
Via Panorâmica s/n 4150-564 Porto
dpic.vsc@arq.up.pt
Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas "Retrato e Auto-representação: intersecções entre o Desenho e a Fotografia” com Ricardo Leite
Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas
”Retrato e Auto-representação: intersecções entre o Desenho e a Fotografia”
Convidados: RICARDO LEITE
10 de JANEIRO | 14h30 - 16h00 | (QUARTA-feira) - SALA DO JANELÃO - FAUP
Irá realizar-se no dia 10 de Janeiro de 2024, 4.ª feira, 14h30, na Sala do Janelão da FAUP mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas Abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto,, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP, contando com a presença do Professor Doutor Ricardo Leite, que leciona nas disciplinas de Desenho 1, 2 na FAUP (FAUP).
A aula aberta consistirá numa exposição informal e discussão alargada sobre o significado do exercício de retrato e as possíveis interseções entre o desenho e a fotografia, tendo como mote um conjunto de projetos de Retrato de Estudantes da unidade curricular de FACT.
A aula aberta consistirá numa exposição informal e discussão alargada sobre o significado do exercício de retrato e as possíveis interseções entre o desenho e a fotografia, tendo como mote um conjunto de projetos de Retrato de Estudantes da unidade curricular de FACT.
Equacionando o retrato como algo mais abrangente do que a materialização da "geografia de um rosto" (ultrapassar o que é meramente ótico), esta aula aberta procura refletir sobre o processo de construção do retrato (tempo e espaço) e a sua experiencia (interação, intuição, sentidos), tendo como pano de fundo um conjunto de projetos fotográficos de Retrato.
Neste contexto, o do Retrato, as possíveis intersecções entre desenho e fotografia serão tema a desenvolver na nossa intervenção. O facto de o tema aqui abordado cruzar o desenho e a fotografia possibilita discorrer em conjunto sobre alguns aspectos que parecem ser pertinentes neste contexto. Comecemos pela técnica e tempo implícitos na execução de cada uma destas formas de representação. Entre a realidade óptica da fotossensibilidade da cãmara e as suas metodologias práticas e a realidade perceptiva de quem faz uso dos materiais de desenho, entre o disparo da câmara fotográfica e o movimento e pressão da mão que conduz o lápis para fazer um retrato, parece, a um primeiro olhar, não haver lugar a muitos pontos de contacto. Desde logo, os tempos de cada uma destas abordagens distinguem-se claramente. Contudo, o interesse em torno desta questão poderá passar por tentarmos aprofundar não somente o que de comum terão, mas também o que as suas diferenças poderão trazer de partilhável.
Partindo do princípio de que ambas as técnicas de representação procuram a fixação das particularidades fisionómicas de um ou mais indivíduos chegamos de imediato a um ponto comum: o modelo. Este será o nosso alvo, com o seu inconfundível e complexo elemento de destaque: a cara.
Através da realização destas aulas abertas pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação.
Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.
Notícia no Sigarra / FAUP
Enquadramento
A organização destas conferências / debates / aulas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP).
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências.
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da imagem e fotografia como instrumentos de reflexão sobre a transformação do espaço público.
Biografias
Ricardo Leite (FAUP)
Nasce no Porto em 1970. Licenciado em Artes Plásticas Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) em 1999 com a média final de 14 valores. De Outubro de 1998 a Abril de 1999 estuda na Universidade de Salford (Reino Unido) ao abrigo do programa Erasmus.
De 2000 a 2010 desempenha funções de docente como assistente convidado na ESAP (Escola Superior Artística do Porto). De 2010 a 2016 tem desempenhado as mesmas funções como docente nas Faculdades de Belas Artes (FBAUP) e de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).
Em 2016 finaliza o doutoramento em Arte e Design na FBAUP com o título Ao espelho o Eu é outros – o auto-retrato nu, pintura e desenho. É formador nos cursos livres de desenho de figura humana da FBAUP desde 2006. Em 2000 participa, com um retrato, na Exposição do BP/Amoco Award na National Portrait Gallery, Londres (de 21 de Junho a 1 de Setembro) e Aberdeen Gallery, Aberdeen (de 28 de Outubro a 9 de Dezembro). Nesse ano vence o Prémio da I Bienal de Pintura Arte Jovem de Penafiel. Em 2006 é-lhe atribuído o Prémio Revelação de Pintura Caixa Geral de Depósitos / Centro Nacional de Cultura. Em 2014 realizou o retrato oficial do Professor José-Augusto França que agora é propriedade da Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa. Tem desenhado personalidades da vida cultural nacional: O arquiteto Álvaro Siza, o filósofo Eduardo Lourenço, os escritores Richard Zimler e Mário Cláudio, os pintores Júlio Pomar, Nikias Skapinakis e Jorge Pinheiro, o pianista António Rosado entre outros.
Pedro Leão Neto (AAI / CEAU / FAUP)
Pedro Leão Neto é investigador e professor na FAUP desde 2007 na área de Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo o regente dos cursos “Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia” (CAAD) e “Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território” (FACT). É coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no centro de I&D da FAUP, diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions e da sua plataforma aberta scopionetwork. É autor e editor de mais de 40 publicações, entre os quais se destacam Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Fotografia Documental Contemporânea sobre Arquitetura Portuguesa, Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli (2018) e CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior (2022); Investigador Responsável (IR) de vários projetos nacionais e internacionais financiados por fundações públicas como a DGartes e FCT, sendo atualmente um investigador ligado ao projeto SizaATLAS. Filling the Gaps for World Heritage e editor-inb-chief da revista científica indexada Sophia Journal AAI.
On Trial
on trial
BY CRISTIAN ORDÓÑEZ
Although only residing in the USA for a short period, Toronto-based Chilean Photographer Cristian Ordóñez has spent a large-period of the previous decade revisiting the lower states creating works that explore the notion of memory, personal relationship, and encounters with the territory.
On Trial observes and plays witness to these encounters, a body of work that presents the social, economic, and geographic survey of the landscape traveled by Ordóñez. A survey, engaging with all things natural and foreign on even ground, seeking to question not only the observer but the role of the object within the frame.
Forthcoming previous published works, Notes 01, 02, and 03, the new chapter continues to visualise his approach and interest in the photographic process as a medium to explore the territory, own cultural diversity, and the connection between place and ethnicity.
Text by Rohan Hutchinson. Editor, acb press
SHORT BIOGRAPHY
Cristian Ordóñez is a Chilean photographer based in Toronto. Ordóñez has exhibited his work in multiple group and solo exhibitions in Canada, Chile, the United Kingdom, Russia, Greece, the United States, and Netherlands. He has also participated in various art fairs in Santiago, Toronto, and Vancouver. Using the medium of photography he collects impressions of the world, gravitating towards the parallels between ideas, memory, and belonging. He observes time and space through human absence and presence, captures natural and urban vestiges, explores the vastness and intimacy of landscape, and focuses on blurring the lines between nature, urban structures, and portraiture. His work has been collected by the National Gallery of Canada, Library & Archives, the National Library of Australia, the State Library of Victoria in Australia, and the San Telmo Museum in Spain.
Website
https://cristianordonez.com/works/on-trial/
Book
https://www.acb-press.com/publications/cristian-ordonez-on-trial-forth-coming
KOL
KOL
by Alexander Binder
What excites me is to use the medium of photography to explore the otherworldly and surreal. I'm not interested in conceptual work or depicting a specific situation, but in emotions and the often dreamlike quality of our memories.
By using optical toys, self-made lenses and vintage camera objectives I am trying to switch off the analytical part of the mind and create a situation that brings these abstract ideas to life.
Like inkblot images, the photographs initially have no narrative. Only through experiences and emotions does a finely branched interplay develop. And thus a personal reading - as it hopefully also arises individually within each viewer of my photography. There is no rational »understanding« for my photo series. The photographs should be felt rather than understood.
Bio
Alexander, who cites the art of French symbolist Odilon Redon and the aesthetics of the 60s progressive rock movement as inspiration, merges digital and analog photography by combining modern SLR cameras with old and self-made lenses.
His photographs are characterized by blurs, aperture spots, vibrant colors and random reflections. In this way, his works escape the high-tech world of modern camera systems and smartphones that strive for perfection.
He currently lives, works and meditates in Southwest Germany.
Website: https://alexanderbinder.org/
Instagram: https://www.instagram.com/zauberey/
'Vozes da Paisagem' / 'Início da conferência (A Paisagem que Fala)
conferência ´A Paisagem que Fala´(El Paisage que Habla /The Speaking Landscape) + Inauguração da exposição ´Vozes da Paisagem´ (Voces del Paisage / Voices of the Landscape) | 06 de Dezembro
No dia 6 de dezembro às 15h, Pedro Leão Neto, docente, investigador na FAUP e coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no Centro de Estudo de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) e responsável pelo projeto editorial da scopio que dirige desde a sua fundação, deu início à sua apresentação Scopio e Paisagens de Cuidado.
A sua intervenção começou por explicar de forma breve a história da scopio Editions, dando nota das circunstâncias inéditas que estão na origem deste projeto editorial muito ligado às primeiras conferências em volta da intersecção da fotografia com arquitetura (ON THE SURFACE), cuja integração de figuras internacionais de renome enriqueceu fortemente o desenvolvimento de um pensamento crítico em torno da Arquitetura, Arte e Imagem, com especial incidência na relação entre a fotografia e a arquitetura. A parte final da intervenção chamou a atenção para a importância do projeto da revista académica Sophia Journal como um receptáculo fundamental de disseminação e comunicação de projetos de investigação quer nacionais quer internacionais em torno da arquitetura, arte e da imagem fotográfica e fílmica (publicação em suporte de papel e online). Foi também realçada a importância das conferências internacionais (SOPHIA JOURNAL) como importantes fóruns de debate (nomeadamente presencial) em volta das temáticas nucleares de cada chamada para artigos e ensaios visuais, nomeadamente a atual temática do 3º ciclo Paisagens de Cuidado. Isto significa um espaço de debate onde é possível (re)pensar a relação complexa do ser humano com uma paisagem que permanece em constante mutação, bem como explorar práticas fotográficas e visuais contemporâneas capazes de ajudar a arquitetura, no seu sentido mais lato, a contribuir para dar resposta e cuidar de um planeta em crise.
Por volta das 17.30 deu-se a inauguração da exposição Vozes da Paisagem que integrou artistas convidados para representarem a scopio Editions nesta iniciativa, tais como Sérgio Rolando, Ana Miriam Rebelo e Artur Leão. Os seus projetos dialogam por um lado com configurações das paisagens urbanas muito presentes no imaginário coletivo português e a valorização dos seus espaços informais, como também com os resquícios de uma arquitetura e território condicionado por uma herança soviética ou mesmo com paisagens rurais em que a inclusão de espaços de ritual pré-histórico alimenta um retrato ficcional das tradições e costumes dos antepassados na Península Ibérica.
Outros autores publicados outrora na plataforma online da editora e em formato físico incluíram esta mostra, sendo estes: Náhir Capêlo; Bruno Silva; Maria Oliveira. Com a organização de Pedro Maia - Professor Associado e docente da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, Faculdade de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias de Informação | Investigador Integrado e Membro da Comissão Científica do Arq.ID (UL) - e Joan Carles Oliver - investigador e professor na Universidad de las Islas Baleares - a “exposição, pensada como uma Kunstkammer, integra artefactos de carácter objetual, científico, artístico e híbrido estabelecendo diálogos multiculturais e interdisciplinares em torno da ideia de paisagem.”
Rain Continues to Fall
Rain Continues to Fall
by Dom Ashton
This body of work is an acknowledgment of our innate connection to the earth. A reminder of our need to love the natural world as an extension of ourselves. An invitation to de-centre ourselves from our illusory perspective of the world. The images also search for how we can accept and embrace mortality, and the ephemeral nature of our own consciousness, as part of our role as living beings. Perhaps we can find solace in knowing that long after we have returned to the earth, something continues - the birds sing, the wind moves through the trees, and the rain will continue to fall.
Bio
Dom Ashton is a photographer from the north west of England, currently living in the midlands. Using a combination of digital and analogue techniques, their quiet images evoke environmentalist and existential themes such as entropy, transience, and humanity's place within nature.
Website: https://www.domashton.co.uk/
Instagram: https://www.instagram.com/domashton_/
Beneath Mercia
Beneath Mercia
by Joe Charrington
...a lot of the time, my work is concerned with human interaction with the landscape of Sussex.
Beneath Mercia most notably takes this interaction and places a bookend some time back, a time when we fully relied on the land to live, and takes another bookend and places it in the present...Within these boundaries I wanted to depict a county, or country even, that was longing to step back into these traditions and ways of living that echoed down family trees, faint memories still alive in the synapses of our psyches...
Beneath Mercia is in no way an answer to the dissonance in our relationship to The British Isles. To me it asks: Where are we? Where were we? And how does that fit into our lives today?
Bio
Joe Charrington (b. 1999) is a British photographer working mainly in and around East Sussex. The British isles are woven with stories, tales and secrets that have been passed down through cascading lines of generations. Charrington's photographs explore the dissonance, connections and bindings that underpin our relationship to the past and the landscape it blankets.
Website: https://www.joecharrington.co.uk/
Instagram: https://www.instagram.com/joecharrington/
Book: https://unit33shop.bigcartel.com/product/beneath-mercia-by-joe-charrington
'Vozes da Paisagem' / 'Voces del Paisage' / 'The Landscape Voices' | PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES FBAUP
'Vozes da Paisagem' / 'Voces del Paisage' / 'The Landscape Voices' | PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES FBAUP
06 de DEZ 2023 (QUARTA-FEIRA), INAUGURAÇÃO 17h30 | FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO (FBAUP)
Vozes da Paisagem é uma exposição enquadrada no projeto de investigação El paisaje que habla que tem como objetivo o desenvolvimento de estudos em torno do território, em universidades do México, Portugal e Espanha. A exposição, pensada como uma Kunstkammer, integra artefactos de carácter objetual, científico, artístico e híbrido estabelecendo diálogos multiculturais e interdisciplinares em torno da ideia de paisagem.
Voces del Paisaje es una exposición enmarcada en el proyecto de investigación El Paisaje que Habla que tiene como objetivo el desarrollo de estudios alrededor del territorio, en universidades de México, Portugal y España. La exposición, pensada como una Kunstkammer, integra intervenciones de carácter objetual, científico, artístico e híbrido estableciendo diálogos multiculturales e interdisciplinarios en torno a la idea de paisaje.
The exhibition Voices of the Landscape is part of the research project El paisaje que habla which aims to promote multidisciplinary studies about the territory in universities from Mexico, Portugal, and Spain. Following the model of the Kunstkammer, the exhibition includes scientific, artistic, and hybrid artifacts in one single space allowing for multicultural and interdisciplinary exchanges around the idea of the landscape.
Atividade enquadrada no projeto de Investigação El paisaje que habla. Marco teórico y referencias culturales interdisciplinares. México, Portugal y España como escenarios (PID2020-120553GB-I00), financiado por MCIN/AEI/10.13039/501100011033
ORGANIZAÇÃO
Pedro Maia e Joan Carles Oliver
CO-ORGANIZAÇÃO
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – Museu e Gabinete de Exposições
Universitat de les Illes Balears
Universidad de Granada
Universidade de Guanajuato
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Exposição Vozes da Paisagem / Voces del Paisage / The Landscape Voices
Inauguração: quarta-feira, dia 06 de dezembro 2023, às 17h30
Patente até dia 03 de fevereiro 2024
Ter. – Sáb. | 14h00 - 18h00
Visita por marcação para grupos: museu@fba.up.pt
Pavilhão de Exposições, FBAUP
Start of the conference (A Paisagem que Fala – El Paisage que Habla – The Speaking Landscape
conference ´the Speaking Landscape´(A Paisagem que Fala / El Paisage que Habla) + Opening of the exhibition ´Voices of the Landscape´ (Vozes da Paisagem / Voces del Paisage) | 6th December
On 6 December at 3pm, Pedro Leão Neto, lecturer, researcher at FAUP and coordinator of the Architecture, Art and Image (AAI) research group within the Centre for the Study of Architecture and Urbanism (CEAU) and responsible for the scopio publishing project, which he has directed since its foundation, began his presentation Scopio and Landscapes of Care.
His speech began by briefly explaining the history of scopio Editions, noting the unprecedented circumstances at the origin of this publishing project, which was closely linked to the first conferences on the intersection of photography and architecture (ON THE SURFACE), whose inclusion of renowned international figures greatly enriched the development of critical thinking on Architecture, Art and Image, with a special focus on the relationship between photography and architecture. The final part of the speech drew attention to the importance of the Sophia Journal academic journal project as a fundamental receptacle for the dissemination and communication of both national and international research projects on architecture, art and the photographic and filmic image (published in print and online). The importance of international conferences (SOPHIA JOURNAL) was also emphasised as important forums for debate (particularly in person) around the core themes of each call for papers and visual essays, particularly the current theme of the 3rd cycle, Landscapes of Care. This means a space for debate where it is possible to (re)think the complex relationship between human beings and a landscape that is constantly changing, as well as to explore contemporary photographic and visual practices that can help architecture, in its broadest sense, contribute to responding to and caring for a planet in crisis.
At around 5.30pm, the Voices of the Landscape exhibition was inaugurated, featuring artists invited to represent scopio Editions in this initiative, such as Sérgio Rolando, Ana Miriam Rebelo and Artur Leão. Their projects dialogue on the one hand with configurations of urban landscapes that are very present in the Portuguese collective imagination and the valorisation of their informal spaces, but also with the remnants of an architecture and territory conditioned by a Soviet heritage or even with rural landscapes in which the inclusion of prehistoric ritual spaces feeds a fictional portrait of the traditions and customs of the ancestors in the Iberian Peninsula.
Other authors previously published on the publisher's online platform and in physical format have been included in this exhibition: Náhir Capêlo; Bruno Silva; Maria Oliveira. Organised by Pedro Maia - University Centre of Porto, Faculty of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies | Integrated Researcher and Member of the Scientific Committee of Arq.ID (UL) - and Joan Carles Oliver - researcher and professor at the Universidad de las Islas Baleares - the "exhibition, conceived as a Kunstkammer, includes artefacts of an objectual, scientific, artistic and hybrid nature, establishing multicultural and interdisciplinary dialogues around the idea of landscape."
Aula Aberta | Fotografia e experiência espacial nas cidades
Aula Aberta | ”Fotografia e experiência espacial nas cidades” com LUCIANO BERNARDINO DA COSTA (IAU-USP)
29 de novembro de 2023, 4.ª feira, 14h30, na Sala do Janelão da FAUP
Irá realizar-se no dia 29 de novembro de 2023, 4.ª feira, 14h30, na Sala do Janelão da FAUP mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP, contando com a presença do Prof. Dr. Luciano Bernardino da Costa (IAU-USP).
A aula aberta consistirá numa exposição informal e discussão alargada sobre as interseções entre o fenômeno urbano e a fotografia implicam, muitas vezes, na exploração das fronteiras entre o corpo situado e a representação. Como uma trama que se faz de ação, pensamento e visualidade, a rica tradição fotográfica e as práticas da deriva e do caminhar possibilitam desdobramentos em séries, inventários, constelações de imagens ou mesmo textos escritos em diálogo com processos artísticos ou com saberes diversos. Neste campo transversal de produção de conhecimento, o qual perpassa muitas das pesquisas sobre as espacialidades urbanas, situa-se esta aula aberta ao trazer reflexões sobre projetos em andamento no Brasil sob três perspectivas: i) tecnologias do ver, estética fotográfica e urbanidade; ii) paisagem: o “ver de perto”, o “ver de longe” em um conjunto habitacional; iii) fotografia, escrita e experimentações visuais.
Através da realização destas aulas abertas pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação.
Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.
Enquadramento
A organização destas conferências / debates / aulas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI / CEAU / FAUP) e scopio Editions.
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências.
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo AAI – Arquitectura, Arte e Imagem - está muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público.
Biografias
Luciano Bernardino da Costa (IAU-USP)
Professor-Doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos. Co-coordenador do Núcleo de Espacialidades Contemporâneas, NEC. Atua em ensino e pesquisa na graduação e pós graduação na área de ‘Representação e Linguagem da Arquitetura e da Cidade’ em suas interlocuções com a produção artística, a imagem e a percepção do urbano, tendo artigos e ensaios teóricos-fotográficos publicados sobre o tema em revistas nacionais e internacionais e em Anais de Congressos. Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo_FAU-USP, 2010, na área de Projeto, Espaço e Cultura. Mestrado em Educação pela UNICAMP, 2001. Graduação em Ciências Sociais, UNICAMP. Tem a fotografia como companheira em reflexões e experimentações visuais voltadas ao espaço urbano.
Pedro Leão Neto (AAI / CEAU / FAUP)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.
Aula aberta 3º Ciclo | UBI - Ideias e discursos em volta da Arquitetura: Projeto Editorial scopio
Aula aberta 3º Ciclo | UBI - Ideias e discursos em volta da Arquitetura: Projeto Editorial scopio
AULA ABERTA | PEDRO LEÃO NETO 17 de Novembro de 2023, 10h - 13h – Seminário da unidade curricular de Projecto e Edificação I 3º Ciclo - UBI
No dia 17 de Novembro de 2023, 6ª Feira (10h -13h) Pedro Leão Neto (AAI / CEAU / FAUP) participou no Seminário da unidade curricular de Projecto e Edificação I 3º Ciclo - UBI através da Aula Aberta subordinada ao título "Ideias e discursos em volta da Arquitetura: Projeto Editorial scopio".
O objectivo da Aula Aberta foi o de dar a conhecer o projeto editorial scopio a uma audiência composta por estudantes de doutoramento em arquitetura na UBI, explicando o "porquê" e o "como" o projeto editorial scopio, cujo principal interesse é o da Fotografia Contemporânea relacionada com Arquitetura, Cidade e Território, tem tido um papel fundamental para estimular debates e fomentar ideias no campo disciplinar da arquitetura através da fotografia.
A apresentação destacou também o impacto significativo que este projeto editorial tem alcançado, manifestando-se através de uma notável série de publicações, tanto em formato de revista quanto de livro. Adicionalmente, foi revelada a criação de duas revistas académicas em suporte físico e online através da plataforma U.Porto OJS - Sophia Journal e scopio Magazine AAI - que interligam os mundos da fotografia, arquitetura e arte.
scopio Editions é uma editora independente fortemente ligada à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e ao seu Centro de Arquitetura e Estudos Urbanos (CEAU) em termos de investigação e desenvolvimento. O universo de interesse da scopio é genericamente o da Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), com um especial enfoque sobre a Fotografia Documental Artística relacionada com Arquitetura, Cidade e Território.
A scopio Editions tem uma estrutura dinâmica que integra publicações periódicas e não periódicas, com o objetivo de divulgar várias obras e autores que utilizam ou investigam o universo da AAI com uma abordagem crítica, exploratória e inovadora, focando-se na Fotografia relacionada com Arquitetura, Cidade e Território.