ALUMNI LITTLE BOOKS: Fragmentos de Cidade | Imagens de Arquitetura by Raquel Lagoa

Captura de ecrã 2022-09-08, às 10.34.50 cópia.jpg
1.jpg
2.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg
Captura de ecrã 2022-09-08, às 10.34.50 cópia.jpg
1.jpg
2.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg
sale

ALUMNI LITTLE BOOKS: Fragmentos de Cidade | Imagens de Arquitetura by Raquel Lagoa

Sale Price:€15.00 Original Price:€15.00

Com base nas dissertações dos estudantes finalistas, foi criada uma nova colecção de pequenos livros de Arquitectura, Arte e Utopia - U. PORTO Alumni Little Books - que tem o apoio da U.Porto Press associada à Scopio Editions. O objectivo é o de publicar pequenos livros (book zines) provenientes do trabalho de dissertação dos alunos finalistas das Faculdades da U. Porto, seleccionados pela qualidade desse trabalho e proximidade dos temas abordados em relação às áreas de Arquitectura, Arte e Utopia.

A colecção é uma iniciativa conjunta do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) integrado no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP). Constituída por publicações Little Books com um formato especificamente concebido para o efeito, a coleção está estruturada através dos temas de interesse de cada uma das obras relacionadas com Arquitectura, Arte e Utopia, tendo como base a selecção dos trabalhos finais do Mestrado escolhidas anualmente e editadas de acordo com o novo layout da colecção.

Raquel Lagoa
FRAGMENTOS DE CIDADE | IMAGENS DE ARQUITETURA

RESUMO
O título “Fragmentos de cidade, imagens de arquitetura, do espaço e da memória” anuncia uma investigação que, ancorada à abstração e a um conjunto de pensamentos disruptivos e insondáveis, tem em vista descodificar o enigma do real, onde arquitetura e cidade convergem.
Um abandono momentâneo do mundo físico (sob a promessa de lá voltar) promove a tangência com a arte e imagem, respetivos autores e obras que conservam o melhor dos dois mundos, material e imaterial.
Fragmentos dispersos e imagens com vontade própria dominam a camada da inconsciência como vestígios e nuances da arquitetura e cidade que nunca nos permitem abandoná-las, física e espiritualmente.
Concebida enquanto arquivo do presente, esta dissertação abre um espaço invisível entre o real e a ficção, denunciando que o seu fim não é sinónimo de conclusão mas de pausa, como um ponto de situação que antecede uma futura prática de arquitetura.
A dissertação aspira a uma “obra feita de fragmentos” (idêntica à ambição de Walter Benjamin). Fragmentos que se alastram da forma ao conteúdo, da estrutura ao método e intenção, provisoriamente divididos em quatro momentos materializados em quatro caixas ou boîtes, numa analogia à organização de um arquivo.
Da casa para o mundo, do papel para o espaço público, exibem-se experiências fragmentárias, entre a teia de contradições do real, que refletem a exigência multidisciplinar de um projeto de arquitetura. A intenção de produzir um movimento contra o real estático e imóvel concretiza-se no deambular entre capítulos, através de imagens e obras que enriquecem o estudo crítico e inovador sobre a arquitetura e a sua circunstância atual.

Limited Availability
Add To Cart

À VENDA NAS LIVRARIAS: REITORIA / U.PORTO PRESS E AEFAUP