imagemanipulation_1589551121.png
 
 

MANIPULAção intencional da imagem
submissão de projetos

PT | EN

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS

De maneira a promover a fotografia, a busca por novos talentos e fomentar a consciência da fotografia tanto em Portugal como no estrangeiro, estamos a aceitar propostas de projetos fotográficos para publicação online na scopionetwork.com, com potencial para inclusão numa vindoura edição impressa da linha editorial da scopio, muito provavelmente na scopio Magazine. Estamos interessado em narrativas visuais criativas e impactantes que pertençam aos universos da fotografia Artística e Documental.

Nesta chamada aberta, pedimos projetos fotográficos que manipulam ou construam intencionalmente imagens, que devem funcionar como narrativas visuais e propor novas leituras para espaços arquitectónicos e espaços públicos existentes. Estes projetos invocam o trabalho de autores que intencionalmente manipulam a imagem, abandonando o compromisso de expressar deliberadamente a realidade percebida pelo seu olhar.

Pode ser autores que intencionalmente criem os seus projetos a partir de uma estratégia ou de um evento orquestrado para criar uma imagem ou uma série fotográfica. Alguns exemplos são Erwin Wurm - Outdoor Sculpture (1999), George Rousse - Mairet (2000), Philip-Lorca diCorcia - Head (2000) or Jeff Wall - Passerby (1996). Em alternativa, estes podem ser autores que reflitam sobre as possibilidades contemporâneas oferecidas pela criação de imagens com ferramentas digitais, o que amplifica e potencia significativamente a prática fotográfica. Os novos projetos devem focar-se em cenários imaginários de arquitecturas contemporâneas e espaços públicos na Área Metropolitana do Porto.

Indo além das abordagens objectivas tradicionais, explorando o universo ficcional e criando cenários alternativos ou leituras críticas de espaços existentes, o objetivo é ir contra o consumo saturado de imagens arquitectónicas nos media. Alguns exemplos dessas propostas são os trabalhos de dris Khan, Olivo Barbieri, Filip Dujardin, Beate Gütschow, Emilio Pemjean ou Isabel Brison. As narrativas visuais submetidas devem fazer uso da imagem fotográfica de uma forma exploratória, como um média capaz de comunicar espaços e pessoas através de diversos imaginários, culturas, arquitecturas e formas de apropriação espacial.

Se aceitarmos a tua série, as tuas fotos serão exibidas no layout editorial da scopio especificamente criado para o teu projeto fotográfico. Uma pequena biografia com links para o teu portfólio/website e páginas das redes sociais será incluída no texto.

As Regras

Utilizando o formulário na nossa página, faz o upload de 5-10 imagens de baixa resolução que são de natureza editorial e representativas do tema da tua série. Estas não são as imagens finais, as quais devem ser providenciadas ou como JPGs / PNGs, ou compiladas num PDF, ou comprimidas num único arquivo ZIP.
Se o projeto for aceito, iremos pedir-te versões de alta resolução de todos os ficheiros para publicação em várias resoluções de ecrã (especificações exactas e detalhes de uso serão providenciados aquando da aceitação das submissões).

Para submeter os projetos, clica aqui.