VISÃO E OBJETIVOS
O VSC baseia-se em amplas concepções de criatividade e inovação como forças motrizes dos processos sociais e institucionais de co-evolução, explorando o potencial da fotografia para questionar imaginativamente e abordar questões que são transversais ao debate interdisciplinar sobre Arquitetura, Cidade e Território. Nesta perspectiva, este projecto pretende desenvolver ferramentas para uma maior integração entre dinâmicas socioculturais emergentes em espaços alternativos de participação pública, espaços artísticos institucionalizados e património cultural, arquitectónico e ambiental da Região Metropolitana do Porto (AMP). Ao documentar processos de transformação territorial em pontos específicos, este projeto propõe a utilização da infraestrutura do Metro do Porto como suporte de exposição para um museu aberto em interação com outros espaços da cidade.
Este projeto visa articular o potencial mobilizador da Arquitetura e Arte para identificar e dar visibilidade a novos espaços de ação e intervenção urbana. Através destas acções onde a investigação se realiza no território, interferindo com este, pretende-se alavancar novos fluxos de pessoas, recursos e ideias na AMP através do uso de imagem e fotografia, contribuindo para um crescente reconhecimento do seu património cultural. ativos. Por meio do desenvolvimento de estratégias de comunicação e exercícios críticos de autorreflexão inseridos em uma ampla discussão sobre o espaço público, este projeto busca articular aspectos objetivos e subjetivos de observação, análise, interpretação e expressão das múltiplas realidades sobrepostas que compõem o espaço público. Atravessando fronteiras e desafiando fronteiras disciplinares, o VSC promove sinergias entre diversas sensibilidades e competências de pesquisa-ação capazes de fortalecer espaços emergentes de participação e cidadania.
Este projeto propõe destacar o potencial da Arquitetura, Cidade e Fotografia do Território para dar visibilidade a novos espaços de interesse público e coletivo. A plataforma online do VSC reforça esse potencial, proporcionando um suporte digital para uma maior interação entre uma ampla gama de públicos, constituindo uma rede horizontal de comunicação entre as instituições artísticas e o público em geral. Tudo isso fornece uma base para a informação visual que deve ser expandida além do escopo restrito deste projeto, e cujo conteúdo pode servir para descobrir novas rotas e visões da cidade, oferecendo diferentes níveis de informação cultural sobre o espaço público e o território.