1º Workshop “Percursos Alternativos: Arquitetura, Fotografia e Dança” | 30 de Março

 

EN / PT

1º Workshop “Percursos Alternativos: Arquitetura, Fotografia e Dança”

30 de março | Caso de estudo Visual Spaces of Change (VSC) | Colaboração entre grupo de investigação CCRE-CEAU-FAUP e Companhia Instável

Realizou-se no passado dia 30 de março a primeira fase do o 1º Workshop “Percursos Alternativos: Arquitetura, Fotografia e Dança”, caso de estudo Visual Spaces of Change (VSC).

O projeto Percursos Alternativos: Arquitetura, Fotografia e Dança é uma iniciativa do grupo de investigação CCRE-CEAU-FAUP e da Companhia Instável (CI), e integra na sua organização o AAI 2 Lab e scopio Editions. Percursos Alternativos nasce da colaboração e entrosamento de dois projetos que, através de diferentes formas, se relacionam, questionam e interpretam o espaço público urbano e as suas transformações: o Espaços Visuais em Mudança (VSC), desenvolvido por CCRE-CEAU-FAUP, e Percursos pela Arquitetura, desenvolvido pela CI.

A primeira fase do workshop integrou (i) duas Master Classes, (ii) uma visita guiada à FAUP e (iii) dois exercícios / projectos exploratórios de fotografia e dança contemporânea. A visita guiada pela faculdade da autoria do arquiteto português Álvaro Siza Vieira (FAUP) teve como responsável Lucas Certo, aluno do 5º ano da FAUP.

Após a visita guiada, Pedro Leão Neto, arquiteto e professor das unidades curriculares de Fotografia na FAUP e coordenador do grupo de investigação Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE), procedeu à primeira Master Class,  apresentando um conjunto de temáticas relacionadas com arquitetura na fotografia. Foram assim abordadas temáticas como Promenade Arquitectural (Le Corbusier) - o modo como o espectador experiência o espaço na arquitectura atravé de um percurso - e como traduzir essa experiência través de uma narrativa visual fotográfica; Walkscapes abordando a ideia explorada por Francesco Careri do andar como uma prática estética e a importância da narrativa na fotografia, dando especial atenção às narrativas visuais que são possíveis alcançar-se com o desenvolvimento de um fotolivro.

Depois da hora de almoço, Ana Figueira, diretora artística da Companhia Instável, procedeu à segunda Master Class e desenvolveu em seguida a parte do workshop que tencionava explorar a relação entre o espaço, movimento, dança contemporânea e arquitetura. 

Os participantes foram convidados a explorar espaços improváveis para a criação e apresentação de pequenos exercícios de dança contemporânea e, através deles, percecionar de forma mais rica a relação entre espaço e corpo, bem como desenvolver um maior pensamento crítico sobre estas temáticas.

A visita guiada e os exercícios de dança foram acompanhado pelos fotógrafos / investigadores do grupo CCRE e AAi 2 Lab - Ana Miriam, Eduardo Silva e Rita Silva - que desenvolveram um primeiro exercício exploratório utilizando uma estratégia de câmaras sincronizadas para construir algumas sequências exemplificativas de diferentes pontos de vista e ampliação da mesma situação, interação e espaço ao longo do workshop.

A primeira fase do workshop serviu assim como uma aproximação às temáticas e exercício que se pretendem desenvolver, constituindo um brainstorm e uma base para desenvolver um projeto mais completo formado por um conjunto de narrativas visuais a serem criadas pelos participantes, devendo ser estes acompanhados através de um sistema de tutoring, sendo o nosso objectivo criar as condições necessárias para que  mais tarde estes trabalhos possam ser publicados quer online como em suporte físico pela scopio Editions.

Fotografias de Eduardo Silva e Rita Silva

companhiainstavel.pt
ler mais