GOODBYE PYONGYANG
BY PAULO SIMÃO
Cartaxo, 1973. Reside em Lisboa.
Licenciatura em Publicidade pelo IADE; Designer gráfico; Finalista do Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co.
Exposições/Projecções:
Selecionado para os “Discovery Awards” dos Encontros da Imagem de Braga de 2016, participa em setembro na sessão de projeções com o projeto “Prozac”. Selecionado para os “Discovery Awards” dos Encontros da Imagem de Braga de 2015, participa em setembro na sessão de projeções com o projeto “Goodbye Pyongyang”.
Em abril de 2015, participa na exposição coletiva A Revolução Está na Rua no âmbito das Comemorações do 25 de Abril de 2015 do Arquivo Municipal Fotográfico de Lisboa.
Em setembro de 2014, participa na exposição The Polaroid Show com o projeto In Abandoned na Doomed Gallery no âmbito da Semana da Fotográfica Analógica de Londres.
Em 2012, participa com a instalação fotográfica CasaNostra – Os Sete Pecados Capitais, na exposição coletiva Polaroid Park na Fábrica Braço de Prata, exposição itinerante que, entretanto, esteve patente no Barreiro, Beja e Évora.
Synopsis
Este projeto retrata uma viagem fictícia por um dos países mais isolados do mundo, pela sua estética e estratégias de propaganda (de onde se destaca o culto da personalidade), para refletir sobre o outro lado, o nosso lado, o do mundo globalizado, altamente mediático, do poder, da ilusão, da manipulação e da acção das imagens, dos seus limites e das suas finalidades.
Aqui, tal como num regime totalitário, tudo é controlado, agora, tal como no mundo mediático, tudo é controlado. As imagens deste projeto foram realizadas entre 2014 e 2014 em Portugal, Espanha e Holanda.
Imagens realizadas em formato digital. Recurso a fotomontagem na produção de algumas imagens.
Máquina: Fuji XE1, XE2 e XPro 1 As imagens selecionadas são uma parte das 32 imagens que constituem o corpo de trabalho deste projeto.
Todos os objetos são originais e foram, na sua grande maioria, adquiridos com recurso a meios globais como o ebay.