TESTEMUNHO OU CHACADO

 

TESTEMUNHO OU CHACADO

POR ADRIANO PIMENTA

 

"Chacado - ap.m.ant., de (Xahâda) "Testemunho (da fé islâmica)"  

Adalberto Alves, Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa - Imprensa Nacional, Casa da Moeda, Instituto Camões  

Vivi 4 anos na Arábia Saudita. Estas 14 imagens testemunham alguns dos elementos fundamentais da cultura, história e território saudita. Os seus erros e suas mudanças.     

Não são um julgamento fotográfico, mas sim um relato duma fé que esconde as suas contradições. O deslizar e levantar do véu é reclamado por uma nova abordagem na elevação da cultura saudita, livre das restrições interpretadas no livro sagrado.    

Estas imagens simbolizam uma vivência de alguém que aprendeu a observar através da sua máquina fotográfica a singularidade de uma nação, através dos elementos visíveis e invisíveis, que marcam a sua cultura, história e território.    

Nestas 14 imagens o testemunho da solidão é tão presente como a fé para uma nova abordagem.        

Adriano Pimenta                      

Porto, 26 de Fevereiro de 2018

 

About the author

Adriano Pimenta nasce no Porto em 1968. Estuda Arquitetura na Universidade do Porto tendo-se graduado em 1994. Trabalha entre 1992 / 2007 no gabinete do Arquiteto Souto de Moura. Em 2007 funda o seu escritório Adriano Pimenta Arquitetos Lda. Entre 2013 e 2017 vive em Riade, Arábia Saudita, onde trabalha como consultor para a Linha 1/2 & 3 no desenvolvimento do projeto e construção do Metro de Riade.

Em Maio de 2011 é convidado a integrar a revista multimédia Flânerie no 2, editado pela fotografa Susana Paiva, com o trabalho em telemóvel intitulado “IntantI” para o capitulo “Lomoville | Life throught Plastic Lenses”. Em Dezembro de 2015 ganha o 1.º prémio na 6ª edição do Art Jameel Photography Award (AJPA), uma competição fotográfica envolvendo os países parte do Médio Oriente e com a orientação de descobrir fotógrafos emergentes. Em 21 de Março de 2017 publica na revista multimédia norte americana Bosco Magazine. Em Maio de 2017 é escolhido para ser parte integrante da revista “Not For Print, Issue 2” sob o tema “Resist” integrante na plataforma digital ELLO e patrocinado pela empresa Holandesa WeTransfer. Em Janeiro de 2018 é parte de uma exposição coletiva no Dubai “Saudi Seen”, uma nova geração de fotógrafos presentes no Reino da Arabia Saudita pelo Project Space Art Jameel. Em Janeiro de 2018 recebe a Menção Honrosa no Prémio FNAC, Novos Talentos 2017.