MALPAÍS
BY INÊS MARINHO
Inês Marinho é uma fotógrafa de Vila do Conde, Portugal. Estudou design de comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto e fotografia profissional no IED de Madrid.
Desde pequena que as histórias a fascinam, tanto nos livros como em filmes. Actualmente usa a fotografia como base para as suas narrativas. Através da fotografia, tenta descobrir, explorar e expressar a realidade que a envolve. Foca o seu trabalho na fotografia editorial e documental e tem sido publicada nas revistas Fotoroom, i-D, Ignant, entre outros.
sinopsys
A palavra “Malpaís” significa terra pobre, má e caracteriza uma superfície extremamente áspera, difícil de atravessar e imprópria para a agricultura.
Malpaís é o termo usado nas regiões de língua espanhola, para uma paisagem estéril e irregular com campos de lava visíveis, cones e outras formações vulcânicas.
Este cenário é característico de um ambiente árido visto que os campos de lava são rapidamente destruídos pelo efeito climatérico e erosivo em regiões sujeitas a climas mais húmidos.
Lanzarote atrai pelos tons predominantemente quentes, paisagens de rocha e areia, áreas montanhosas áridas e jardins onde imperam os cactos. É um lugar onde é possível sentir-se a solidão do espaço, a natureza vulcânica desoladora e nua.
A ilha de Lanzarote nas Canárias é um exemplo deste tipo de terra de paisagens solitárias de cores quentes, contrastando com os turistas, as praias e o mar envolvente.