MELTING (WITH THE) SNOW IN TEMPELHOFER FELD
BY JOÃO PEDRO AMORIM
Tempelhofer Feld é o antigo aeroporto alemão, emblemático pelo enorme terminal Nazi, que foi o único ponto de entrada na Alemanha Ocidental, durante os anos do Muro. Depois de ter sido desativado em 2008, e apesar de planos de empresas de construção para intervir no terreno, a população envolveu-se em protestos para o manter tal qual era. Em maio de 2010 reabriu como um enorme parque de 300 hectares, o maior parque de Berlim e apesar das várias investidas imobiliárias, conseguiu-se manter um parque gerido de forma comunitária.
Este trabalho fotográfico procurou documentar a imensidão do espaço de respiro e liberdade que se abre numa cidade com uma elevada pressão imobiliária. Por cima das cicatrizes das suas várias histórias, esta comunidade define o espaço público em reconhecimento do passado no desenho de um futuro. É a história que derrete, deixando à população a responsabilidade de reinterpretar a cidade, aqui reivindicada como propriedade de todos, onde o silêncio é a maior das afirmações.
Fotos de 2015 em 35 mm scanizadas
Sobre o autor:
João Pedro Amorim é um artista visual que vive e trabalha no Porto. O cerne do seu trabalho está algures entre o vídeo, o cinema, a fotografia e a instalação. Entre 2014 e 2015 colaborou como assistente do realizador italiano Enrico Masi em A Trilogia Brasileira. Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas e licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, JPA já mostrou o seu trabalho em Locano, Berlin, Dresden, Seoul, Maia, Porto e Espinho.