THE TRIP

 

THE TRIP

[Non-Periodical Publication]

Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território


Sobre este Livro


The Trip


publicação não-periódica


Autor: Soares, José Manuel

Data de publicação: 2009
Local de publicação: Porto

Editor: Edições Portáteis

Número de páginas: 62

Dimensões: 12 x 12 cm

Ilustrado: Fotografia, texto
Tiragem: 500

Instituição: -

Idioma: Inglês, português

Palavras-Chave: Fotolivro; não periódico
Notas: Fotografias do autor, texto e três desenhos de Benedita Kendall
ISBN 978-972-96037-6-1
Cota: A1.nPaP.1015


"Quando viajamos percorremos o mundo, ou o mundo é que nos percorre a nós?
Passar pela experiência de uma viagem é predispor-se a vivenciar o mundo de outra forma. Percorrer lugares com um olhar atento, sem vícios, livre do ritmo a que nos impomos.
Nas viagens formatamos marcas de memórias e de situações. Somos inconscientemente condicionados a registar momentos através de imagens, de sensações e de percepções que não controlamos. Deixamo-nos levar pelo momento, pela importância daquela luz, pelo registo de tonalidades, pelo contorno daquele rosto a sobressair num fundo, pela expressão do porteiro do hotel, pelos rostos dos utentes do metro que despreocupadamente passa e nos olham de soslaio.
Viajar é cumprir rupturas com o quotidiano. Não me refiro apenas à pausa entre os dias de trabalho, mas à ruptura que vem provocar em nós mesmos, com as vivências anteriores, através do que acrescentamos com a viagem. Não é por acaso que as peregrinações religiosas correspondem a uma viagem, uma viagem física e imaterial, pois todas as viagens encerram as duas experiências.
Por isso a viagem representa um tão forte argumento para a criação artística. São célebres os registos de viagens dos artistas, pois todas as viagens servem o pretexto de interiorizarmos a realidade, de aprender, de intervir na nossa vida com liberdade, com disponibilidade, deixando-nos percorrer pelo mundo."

Benedita Kendall
Maio de 2009


Sobre este arquivo:

A criação da colecção Cityzines pretende fortalecer e promover a divulgação e estudo de edições de autor e outras publicações ligadas à temática de arquitectura, cidade e território, onde a imagem e a fotografia estão presentes de forma significativa, existindo um especial interesse e enfoque sobre a riqueza multifacetada da cultura urbana, arquitectónica e visual que caracteriza os aglomerados urbanos e as suas vivências.
A colecção iniciou com um levantamento mais focalizado no contexto português, mas também  integra publicações de outros países com vista à internacionalização do projecto.
As publicações que vão constituir esta colecção do projecto Cityzines serão catalogadas a partir do seguinte tema geral:
 
Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território
 
Decidiu-se iniciar esta colecção pelo tema Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território, por razões que se prendem apenas com dois factores: primeiro o de existir, neste momento, um maior número de publicações alternativas associados a este tema, segundo, por estas terem sido há mais tempo objecto de estudo específico do trabalho desenvolvido pela linha de investigação Espaços de Cidade e Cultura do grupo CCRE.
 
Como veremos de seguida, adoptámos uma estrutura de sub-categorias de forma a organizar o campo das publicações, cobrindo diversas áreas e formatos. Ainda que algumas sub-categorias apresentem diferenças entre si, todos eles encaixam no tema geral e têm em comum a importância e foco na imagem/fotografia, assim como um carácter de investigação e/ou a postura inovadora.
 
Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território

Edições de Autor e outras Publicações periódicas (A1.PaP)

 
- em termos gerais, publicações periódicas que reflectem e investigam, através da imagem e/ou fotografia, e de forma critica, exploratória e inovadora as temáticas da arquitectura, cidade e território;
 
- Fanzines, little magazines de fotografia: publicações independentes e não-tradicionais onde a fotografia é particularmente usada como o principal instrumento visual e meio para perceber, compreender e analisar não só a arquitetura mas também o modo como as pessoas vivem e se apropriam de diversos lugares; 

- publicações periódicas de contracultura ou não-tradicionais dedicadas à fotografia social e documental ou contemporânea e outras publicações relacionadas.
 
Edições de Autor e outras Publicações não periódicas (A1.nPaP)
 
- em termos gerais, publicações que reflectem e investigam ,através da imagem e / ou fotografia, e de forma critica, exploratória e inovadora as temáticas da arquitectura, cidade e território;
 
- foto-livros e/ou livros de artista especificamente relacionados com o universo da arquitectura: publicações independentes e não-tradicionais onde a fotografia é particularmente usada como o principal instrumento visual e meio para perceber, compreender e analisar não só a arquitetura mas também o modo como as pessoas vivem e se apropriam de diversos lugares;
 
- foto-livros ou/e livros de artista mais relacionados com fotografia documental.
 
 
Pretendemos, com esta colecção, promover a consciencialização e a reflexão sobre a arte e a fotografia documental, relativamente à sua concepção como instrumento para questionar o universo da Arquitectura, da Cidade e do Território. Isto significa entender a Arquitectura como uma disciplina e uma prática extensivas, com interesse, por um lado, pelo espaço real e suas experiências, explorando novas formas espaciais e códigos arquitectónicos e, por outro, pelo modo como a arquitectura opera no âmbito de sistemas mais vastos: socio-culturais, técnicos e históricos.
 
A colecção física debruçar-se-á predominantemente sobre objectos impressos portugueses, mas também integra publicações de outros países e constituirá uma mostra/ exposição que irá viajar por vários locais, em Portugal e no estrangeiro. Este catálogo de Edições de Autor e outras Publicações apoiará a divulgação do universo destas publicações, funcionando também como uma referência para localizar publicações com carácter de investigação/estudo e/ou não-tradicionais relevantes e independentes relacionadas com a Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território.