1 PHOTO(GRAPHER): PEDRO PEGENAUTE
POR HUGO OLIVEIRA
HO: Onde foi a fotografia tirada?
PP: Em Cornellá (Barcelona, Espanha). O edifício é o novo campo do RCD Español.
HO: Quando foi a fotografia tirada?
PP: Domingo, 2 de Agosto de 2009. Às 20:50h e 32 segundos.
HO: Quais eram as condições do espaço?
PP: A temperatura, como se pode ver pelas roupas das pessoas fotografadas, era quente, ainda que estivesse a anoitecer, estávamos no Verão. A luz é a dos focos que iluminam o terreno de jogo e o som é o de qualquer estádio de futebol, pessoas que naquele momento ainda estavam tranquilas. Nesse dia, estava a fazer fotografias do novo campo de futebol do RCD Español, ao encargo dos arquitectos (Reid FenwickAsociados e Gasulla Arquitectura) e com o motivo da inauguração do espaço. Posteriormente realizei outra sessão com o estádio vazio. A fotografia está tirada desde uma passarela suspensa na cobertura, para a manutenção do edifício e está em cima das bancadas onde se sentam as pessoas. Uma posição privilegiada.
HO: Existem aspectos técnicos acerca da captura desta fotografia que gostaria de apontar?
PP: Poucos aspectos técnicos, na verdade. Câmara na mão, ISO alto mas não muito (800), diafragma 5.6, ao contrário do que deve ser para se conseguir um “grão” fino e uma boa definição, mas do local onde estava a ser tirada a fotografia, não se podia colocar um tripé e interessava-me ter uma velocidade de obturação suficiente para que as pessoas não fossem registadas na imagem em movimento. Estava obrigado a que assim fosse.
HO: O que acha mais interessante nesta imagem?
PP: Agrada-me a composição, o ponto de vista. Sobretudo o facto de que nesta fotografia as pessoas são as protagonistas, as que dão sentido à arquitectura e à fotografia.
HO: Existe algum acontecimento peculiar acerca da captura desta imagem que queira partilhar?
PP: Curiosamente, durante esse fim-de-semana (na verdade, no dia anterior), conheci a mulher com quem me casei, a mãe do meu filho.
HO: Existe algo que estava a tentar comunicar através desta fotografia?
PP: No geral, espero que quando as pessoas vejam as minhas fotografias, sintam algo, se sintam emocionadas, com sugestões, ou seja, que desfrutem ao apreciá-las.
Pedro Pegenaute é fotógrafo de arquitectura e vive em Espanha.
A imagem e entrevista seleccionadas fazem parte do projecto editorial “1 Photo(grapher)”.