AR.CO

A Escola

A exploração artística é o eixo pedagógico do ensino da fotografia no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual desde 1973, data dos primeiros cursos de iniciação. Esta exploração sempre assentou numa concepção abrangente da fotografia, em processos dinâmicos e personalizados de ensino e aprendizagem, que privigiliam a experiência prática da fotografia e os seus constantes processos de reformulação.

Os programas pedagógicos têm, contudo, este duplo eixo operativo que se desloca entre a experiência do aprender fazendo e uma constante reflexividade estética, e nunca é demais referir que são estas duas operações em conjunto que põem em marcha o processo de invenção — digamos, a arte do aluno se inventar.

Hoje em dia, falar-se das direcções pedagógicas do ensino artístico ou mesmo das suas tarefas pedagógicas é um lugar comum. O pensamento da escola, sempre adiado e dissuadido, esperado pelo desastre de infinitas experiências curriculares, não se encontra fundado no pensamento artístico, precisamente aquilo que parecia inspirá-lo. A batalha perdeu-se dentro da própria escola, muito em virtude do ensino artístico (e o da fotografia em particular) ser cada vez mais prescritivo e programático. A arte e a escola têm um destino comum que não deve estar instalado (ou pacificado) mas que deve preservar a sua condição de sensível instabilidade.

Pedro Tropa