GALERIas

EN / PT

CONTRAST: REDE DE INICIATIVAS ARTÍSTICAS MULTIDISCIPLINAR NA ARTE, ARQUITECTURA, DESIGN E FOTOGRAFIA

O plano de atividades proposto, que pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design será desenvolvido com base no trabalho e sinergias já desenvolvidas através da publicação CONTRAST, que reuniu o trabalho de nove escolas de ensino da fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP e o IPT. CONTRAST AADF pretende continuar e atualizar esse trabalho anterior, através de uma nova publicação – CONTRAST II – agora em versão bilingue para potenciar a sua disseminação criando sinergias com a plataforma online, consolidando o potencial desta rede de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento e divulgação da fotografia enquanto área do conhecimento e forma de expressão artística e documental, bem como área de investigação e ferramenta fundamental na exploração e valorização de diversos territórios. CONTRAST AADF propõe reforçar a oferta artística e editorial, o acesso e participação nas artes através dum conjunto de iniciativas artísticas em rede, juntando diversas instituições e grupos de distintas comunidades.

As iniciativas artísticas propostas incluem a criação de obras artísticas, a programação de obras preexistentes e ações específicas de desenvolvimento de públicos, envolvendo as instituições parceiras e comunidades locais, proporcionando a participação ativa na criação e fruição das artes de diversos públicos, servindo as iniciativas propostas como territórios documentais e artísticos para diversos projetos.

PUBLICAÇÃO CONTRAST

Um dos principais intuitos da publicação CONTRAST é o de reunir um conjunto diversificado de textos de reflexão e análise crítica, sobre projectos fotográficos realizados em contexto de ensino e investigação, representativos das principais instituições do ensino superior português ligadas à docência da fotografia e integrando também unidades curriculares em que a fotografia surge no âmbito de outras áreas disciplinares como, por exemplo Arquitectura, Arte, Design e Fotografia, entre outras. Contrast oferece assim um conjunto alargado de textos escritos por professores e investigadores, sobre as suas estratégias pedagógicas e sobre uma seleção de projetos fotográficos desenvolvidos por estudantes, que é da responsabilidade de cada instituição ou unidade curricular. Perante a inexistência de uma publicação com estas caraterísticas, acreditamos que este projecto editorial vem preencher uma importante lacuna no universo do ensino da fotografia em Portugal. Contrast pretende assim contribuir para o desenvolvimento e divulgação da fotografia enquanto área do conhecimento. Acreditamos que esta publicação irá possibilitar uma melhor perceção sobre os diferentes sistemas e objetivos educacionais em torno da fotografia, no contexto do ensino superior em Portugal, bem como dos seus resultados. Por todas estas razões, acreditamos que a Contrast ajudará a criar sinergias entre diversss escolas de fotografia e a trazer maior visibilidade a estas instituições, bem como aos projetos dos seus alunos finalistas, divulgando-os a nível nacional e internacional.