ESMAD
O Ensino da Fotografia na ESMAD
A Escola Superior de Media Artes e Design, ESMAD, é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico do Porto, P.PORTO.
Localizada na linha fronteiriça da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, no Campus 2, do Politécnico do Porto, a ESMAD surge assim no universo do P.PORTO como a escola que associa a tecnologia às artes, com infraestruturas modernas e inovadoras, com laboratórios, estúdios de fotografia e televisão, vários anfiteatros e um auditório, bem como instalações destinadas a grupos de investigação e uma ampla biblioteca.
A oferta formativa na área de conhecimento de Fotografia no 1º ciclo do ensino Público Superior é reduzida a nível nacional e a proposta de criação de uma Licenciatura em Fotografia da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) veio aumentar essa oferta formativa no Ensino Superior Público na zona Norte de Portugal. Não havendo uma oferta similar no ensino público nacional e eixo atlântico, incluindo a Galiza, este ciclo de estudos em Fotografia apresenta-se como uma aposta inovadora, que veio preencher uma lacuna nesta área de estudos.
Nos cursos de Tecnologia da Comunicação Audiovisual já se lecionava a Fotografia e é por isso que se pode afirmar que, na ESMAD, já existia o seu ensino desde 1992. Através de uma prática de protocolos e parcerias com o Cinanima, o Curtas de Vila do Conde, o Centro Português de Fotografia, o Arquivo Municipal de Lisboa, a Bienal de Cerveira, o Arquivo Municipal do Porto na Casa do Infante, os trabalhos finais dos estudantes alcançam a visibilidade exterior. A ESMAD ao organizar o IRI- Imagens do Real Imaginado, cuja programação contempla um Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia, sustenta um espaço de confronto de ideias inovadoras, no qual diferentes experiências e múltiplas perspetivas se cruzam e os estudantes reforçam os seus conhecimentos.
A ESMAD realiza também uma ação formativa que se designa por Residência Artística, projeto que coloca os estudantes em diferentes regiões de Portugal, onde desenvolvem os seus projetos finais como documentários, ficção e fotografia, no sentido de aproximar o universo académico ao meio que o rodeia e com o objetivo de desenvolver a investigação da prática artística integrada na Unidade de Investigação da ESMAD (Unimad) e nos Centros de Investigação partilhados por vários dos investigadores da ESMAD como CCRE/FAUP, i2ADS/FBAUP, IF/FLUP, eCPR/South Wales University, entre outros.
A Porto Design Factory (PDF), da Porto Global Hub, unidade de extensão do P.PORTO, é um laboratório de ideias com base no trabalho interdisciplinar, na investigação aplicada e na colaboração industrial. Neste âmbito e enquadramento, os estudantes da ESMAD das mais diferentes áreas cooperam no desenvolvimento de projetos inovadores e na troca e partilha de conhecimentos, em que a imagem se afirma como a linha nuclear. Assim, através da Porto Design Factory, vários projetos são desenvolvidos com universidades no Japão, China, EUA, Finlândia, entre outras partes do mundo.
Acresce ainda os projetos de Erasmus e Erasmus + com países como a Turquia, Polónia, Reino Unido e Bélgica, desenvolvidos com escolas de Fotografia.
Organizada pela ESMAD, a MAD Summer School, uma experiência de ensino/ aprendizagem com workshops e master classes, tem permitido um contacto privilegiado com fotógrafos de todo o mundo: Karen Knorr, Anna Fox, Rosângela Rennó, Eric Kessels, Paul Seawright, Mark Durden, entre muitos outros.
Por todas estas razões, o trabalho desenvolvido pela ESMAD tem, ao longo dos anos, conquistado o reconhecimento do público, nomeadamente, com a obtenção de múltiplos prémios no cinema e no design, tais como o Prémio Sophia, o Prémio Fantasporto, a Identidade Visual da Câmara Municipal de Vila do Conde, Prémios nos Encontros de Fotografia de Braga, na Bienal de Vila Franca de Xira, Prémio BES e Novo Banco, entre muitas menções honrosas, quer em termos nacionais, quer internacionais.
O ciclo de estudos em Fotografia da ESMAD visa a formação qualificada de artistas e fotógrafos dotados de competências e capacidade crítica para desenvolver o discurso fotográfico nas suas diversas vertentes, tanto profissionais como autorais. Nesse sentido, aposta-se numa forte componente prática, que possibilita a aquisição de competências técnicas, incentiva a experimentação, a autoria e o desenvolvimento profissional.
A componente teórica visa desenvolver as capacidades discursivas e críticas, bem como uma consciência histórica e política, que incentiva nos estudantes uma prática inovadora e desafiante. Face às rápidas e sucessivas transformações no domínio da imagem e, por conseguinte, nos paradigmas da fotografia, o curso apresenta um leque alargado de unidades curriculares que possibilita a transdisciplinaridade entre a fotografia e áreas que permitam a exploração de outros media e formatos que são imprescindíveis para um discurso fotográfico contemporâneo, suportado pelo fundamental apoio técnico e por infraestruturas e equipamentos de elevada qualidade. Tendo em conta o plano de estudos, será possível potenciar a interdisciplinaridade entre os vários departamentos da escola, nas áreas de design e multimédia.
A Fotografia é assim acolhida num projeto educativo inovador, que tem desenvolvido ao longo de duas décadas uma formação artística e profissional de referência nacional e internacional, o que permitirá a valorização deste tipo de formação no ensino superior público.
Olívia da Silva