EST-CE QUE
POR JOSÉ MANUEL SOARES
José Manuel Soares nasceu no Porto em 1964. É fotógrafo e professor. De 1993 a 1995 leccionou a disciplina de Tecnologia da Comunicação Educativa na Faculdade de Ciências da Educação do Porto e, de 2006 a 2013, é professor de fotografia na EB2/3 de Valongo.
O seu trabalho já foi publicado em várias revistas e jornais a nível nacional, como “O Primeiro de Janeiro”, “Em Foco”, “Tal&Qual”, “Jornal de Notícias”, “Diário de Notícias”, “O Jogo”, “Blitz”, “A Página”, e também a nível internacional, como “Réponses Photo”, “Photo”, “Pois”, Blickpunkt”.
O seu trabalho foi também publicado em vários livros, bem como é notória, também, a sua participação na ilustração gráfica de livros.
Para além disso, já deu várias conferências na área da disciplina da Fotografia, e já participou, também, em muitas exposições a título individual e colectivas.
synopsis
As fotografias da série “Est-ce que” não estão relacionadas entre si.
Cada fotografia fica como uma unidade narrativa, colada apenas a pequenas semelhanças formais que se podem adivinhar na totalidade do projecto.
No olhar assumido, na encenação de alguns personagens, no cenário, na codificação de olhares entre o fotógrafo e o fotografado existem segundos (em alguns casos) ou vidas inteiras (na maioria) que podem ser reinventadas através do exercício simples de olhar e deixar que cada imagem se acomode no imaginário, se constitua como um legado pessoal de quem vê e não uma atitude directiva do autor.
Ficaria completamente satisfeito se estas imagens roubadas ou inventadas num contexto de realidade, fossem, dentro da cabeça de quem as vê, uma escada para lugares, desejos, fragâncias ou até soturnas e ridículas analogias.
No meu enquadramento há uma constante flutuação de pensamentos, embora sempre reinventados a partir do meu passado. Por entre as imagens descubro curiosas influências. Parece lógico que assim seja. Inevitável que assim se analise.
Formulo a hipótese que me leva a usar a fotografia como aconchego para o pensamento: em cada novo olhar uma nova verdade aparece, essa verdade será recondicionada ou alterada na edição.
Sinto-me confortável com este registo cheio de pequenos maneirismos e seduções.
“Est-ce que” confirma esta vontade de voltar à fotografia tal como a conheço. Fica, neste projecto, um conjunto de histórias marcadas por um ritmo aleatório, com um som afrancesado de fundo e uma leve luz de Paris.
editor's note
The presented project was selected from a spontaneous submission made by José Manuel Soares.