ATTILIO FIUMARELLA: SPOT ARCHITECTURE
scopio aboveground: territory
O arquitecto italiano Cino Zucchi quando fala da cidade contemporânea e do território que vamos construindo fala de uma "cittá vista" e de uma "cittá vissuta".
Por uma parte temos um território que é fruto de mapas, redes, diagramas funcionais; da outra parte temos uma cidade como obra de arte ou como um conjunto (continuo ou menos) de cenografias urbanas.
O território em continua transformação é hoje o fruto do que foi deixado por quem nos antecedeu. Isso acontece também em uma memoria muito bem recente. A beira do post-industrial, são varias as cidades já marcadas pelas cicatrizes que a época da forte industrialização deixou.
È fácil, ao sair da cidade cruzar-se com autênticos monólitos abandonados. Signos do tempo passado mas que de qualquer forma ainda conseguem atrair a nossa atenção.
Objectos fora de escala espalhados por um território que as vezes só torna-se reconhecível pela presença destes marcadores.
O objecto dessa pesquisa então são os landmarks do post-industrial.
Peças de arqueologia industrial, objectos que já perderam a própria função original, mas que podem tornar a viver sob outra luz.
As imagens apresentadas são um conjunto de quatro obras retratadas em toda a própria beleza estética. Vem apresentadas com uma profundidade de campo reduzida.
Um efeito de desfoque do entorno procura ressaltar estes marcadores como objectos que habitam o território em uma nova escala. A escala destas peças já não é a mesma de 50 anos atrás. Hoje o mesmo território é percorrido de forma muito mais rápida, assim tudo torna-se relativamente mais pequeno, mesmo as torres e as grandes chaminés.
Contact
attiliofiumarella.pht@gmail.com