IRI - LANÇAMENTO E APRESENTAÇÃO DO 5º NÚMERO DA PUBLICAÇÃO SCOPIO MAGAZINE

 

LANÇAMENTO E APRESENTAÇÃO DO 5º NÚMERO DA PUBLICAÇÃO SCOPIO MAGAZINE " CROSSING BORDERS, SHIFTING BOUNDARIES: CITY ”


Dia 31 de outubro às 11h30 no IMAGENS DO REAL IMAGINADO (IRI) na Biblioteca Almeida M. Garrett, Porto.
Entrada livre (sujeita à lotação da sala).

A apresentação da sessão estará a cargo de Olívia Da Silva que falará nos dois novos projectos editoriais  - CONTRAST e VIEWFINDER - em volta dos universos da Fotografia e Arquitectura envolvendo uma parceria entre ouniMAD - ESMAD e  CCRE - CEAUFAUP e scopio Editions. A moderação será assegurada por Pedro Leão Neto(Coord. Edições scopio) que que mediará uma conversa em torno do tema Fotografia, Arquitectura e Arte, contando com a presença de Paulo Catrica (Fotógrafo e autor convidado scopio Magazine) José Maças de Carvalho (Fotógrafo e autor convidado scopio Magazine).

SOBRE A PUBLICAÇÃO

A scopio Magazine, uma publicação periódica anual cuja responsabilidade editorial é do grupo de investigação CCRE pertencente ao Centro de Estudos de Arquitecura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, é o suporte de divulgação e investigação ligado em termos gerais à Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) e, em termos específicos, à Fotografia Documental e Artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território. A publicação desenvolve-se através de ciclos temáticos e tem como propósito divulgar diversos autores e trabalhos na área da Fotografia Documental e Artística que de alguma forma promovam uma reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.  O universo da Arquitectura é, assim, entendido de uma forma abrangente como uma prática e disciplina capaz de integrar os domínios sócio - económico, político, histórico e técnico. Por outro lado, interessam-nos trabalhos onde a imagem fotográfica é principalmente utilizada como um instrumento de investigação que permite descobrir novas perspectivas sobre a arquitectura e suas vivências.   A scopio Magazine serve também para o envolvimento de sectores académicos, culturais e sociais em concepções e práticas dotadas de poder de inovação relativas à cidade, nas suas múltiplas vertentes, com especial destaque para as que utilizam a fotografia e a imagem como instrumentos críticos do território. Crossing Borders e Shifting Boundaries, Cidade é o tema principal e categoria do ciclo atual da scopio Magazine que focaliza o seu interesse em países diversos, questionando como é que a arquitetura se transforma, como reflete diferentes identidades culturais híbridas em muitos países e como tudo isso interage e afeta as nossas cidades e paisagem, considerando as categorias mencionadas: Arquitetura , Cidade e Território.

 

SCOPIO EDITIONS

O universo de interesse da scopio Editons é, em termos gerais, o da Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) e, em termos específicos, o da Fotografia Documental e Artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.  Neste contexto, a Arquitectura é entendida de uma forma abrangente como uma prática e disciplina capaz de integrar os domínios social, económico, político, histórico e técnico.  A scopio Editions tem uma linha editorial com uma estrutura dinâmica constituída por publicações periódicas e não periódicas com o objectivo de difundir diversos trabalhos e autores que utilizam ou investigam o universo da Arquitectura, Arte e Imagem de uma forma critica, exploratória e inovadora, com especial incidência na Fotografia Documental e Artística, relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

CONTRAST

Através da colaboração alargada a diversos editores, autores e docentes ligados ao universo de ensino e pesquisa da Fotografia no ensino superior, a nova publicação CONSTRAST tem a capacidade de publicar um conjunto alargado de textos críticos escritos por Educadores e Investigadores focados em projetos fotográficos de estudantes considerado de especial interesse. Acreditamos que esta publicação vem preencher uma importante lacuna no universo do ensino da Fotografia no superior em Portugal que é a inexistência de uma publicação que reúna um conjunto diversificado de textos de análise crítica e reflexão sobre projectos fotográficos realizados em contexto de ensino e investigação e representativos das principais instituições portuguesas ligadas ao ensino da Fotografia. 

 

SOBRE OS AUTORES


Olívia Marques da Silva

Nascida em 1962, Olívia Marques da Silva, vive e trabalha no Porto. Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto e doutorada em Fotografia pela Escola de Arte & Design de Derby, Reino Unido (Ph.d.,Mphil/Ph.d./MA).

Olívia da Silva associa a atividade académica à expressão artística enquanto fotógrafa, participando em diversas exposições individuais e coletivas. "A natureza documental do meu trabalho obriga a um extenso trabalho com as pessoas e os lugares que são o tema da minha fotografia. Parte desta abordagem é sobre a relação do sujeito e o fotógrafo e não existem atalhos para o tipo de negociação e diálogo que deve ter lugar ao longo do projeto". (in ScopioNetwork)
A ligação ao Politécnico do Porto começou em 1992. Foi diretora do Departamento de Artes da Imagem da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). É atualmente presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P.PORTO. Entre uma coisa e a outra foi presidente do Conselho Técnico-Científico da ESMAE. Colabora com os seguintes centros de investigação: CCRE, FAUP e eCPR/South Wales University.

Paulo Catrica

Paulo Catrica nasceu em Lisboa, Portugal. Estudou Fotografia na Escola do Ar.Co em Lisboa (1985) e História na Universidade Lusíada, também em Lisboa (1992). Catrica completou o Mestrado em Imagem e Comunicação do Goldsmith's College em Londres (1997) e o doutoramento na Escola de Arte e Mídia da Universidade de Westminster. Ganhou bolsas de pesquisa do Centro Português de Fotografia (1999), da Fundação Calouste Gulbenkian, Londres (2001) e Fundação da Ciência e Tecnologia (2006/2010 e 2014/2017). Desde 1997 que o seu trabalho é exibido internacionalmente. Locais recentes incluem a Galeria de Presença (Porto, 2016), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães, 2015), o Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, 2015), o C.A.A.A. (Guimarães, 2014), o Centro de Arte Moderna, a Fundação Gulbenkian (Lisboa, 2013), a FruitMarket Gallery (Edimburgo, 2012), The Bluecoat (Liverpool, 2012), Milton Keynes Art Gallery (2011), EDP Museum (Lisboa, 2011), Galeria de Arte Contemporânea Carlos Carvalho (Lisboa, 2011), Circuit Gallery (Toronto, 2010), The Mews Project (Londres, 2011), Fundacio Foto Colectania (Barcelona, 2010) e Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, 2010). Juntamente com Luísa Costa Dias organizou o projeto Uma Cidade de Futebol, exibido na Cordoaria Nacional, em Lisboa (2004). Com Pedro Bandeira, participou na exposição Missão Fotográfica Paisagem Transgénica, mostrada no Centro Cultural Vila Flôr, em Guimarães (2012), como parte ao Capital Europeia da Cultura de 2012. Tem como principais publicações, monografias, Memorador (2015), Mode d'emploi (2014), TNSC (2011), Liceus (2005), Você está aqui (2003) e Periferias (1998). O seu trabalho está em numerosas coleções públicas e privadas em Portugal, Espanha, Finlândia, França, Reino Unido, Alemanha, Índia, Brasil e Canadá. O documentário de televisão Entre Imagens da RTP2 (episódio 7, 2014), um projeto coordenado por Sergio Mah e dirigido por Pedro Macedo, é dedicado ao seu trabalho.

 

Pedro Leão Neto

Pedro Leão Neto é licenciado em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – (FAUP, 1992) onde actualmente é o responsável pelas disciplinas de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo (CFM) e CAAD 1º ciclo. É coordenador do grupo de investigação CCRE integrado no centro de I&D da FAUP e possui um Mestrado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano (U. Porto, 1997) e um PhD em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002). É director da Associação cultura Cityscopio, e coordenador do projecto editorial scopio Editions que é responsável, entre outras publicações, pela revista sobre fotografia e arquitectura SCOPIO International Photography Magazine e Sophia Journal, uma publicação académica anual com revisão por pares focalizada em publicar artigos críticos e exploratórios sobre o universo da imagem e arquitectura.

 

José Maças de Carvalho

José Maçãs de Carvalho (Anadia, 1960) é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1984). 
Concluiu Pós-Graduação em Gestão de Artes, no Instituto de Estudos Europeus de Macau (1998). No período em que viveu em Macau (de 1994 a 1998) foi Assistente Convidado no Instituto Politécnico de Macau e Coordenador Pedagógico da Televisão Educativa. 
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1994), Fundação Oriente (1999-2003), Instituto Camões (2001) e Centro Português de Fotografia (2003). 
Em 2002 comissariou o projeto "Topografias da Vinha e do Vinho", missão fotográfica sobre a Região da Bairrada, (Cordoaria Nacional, Lisboa e Kunstlerhaus Bethanien , Berlim). 
Em 2003 comissaria e projeta as exposições temporárias e permanente do Museu do Vinho da Bairrada, Anadia. 
Em 2005 comissaria "My Own Private Pictures", na Plataforma Revólver, no âmbito da LisboaPhoto. Nomeado para o prémio BESPhoto 2005 (Janeiro a Março de 2006, CCB, Lisboa).no