AULA ABERTA “CULTURA DA DESINTEGRAÇÃO " ANDRÉ CASTANHO + ÁLVARO DOMINGUES – APRESENTAÇÃO DE SOPHIA JOURNAL: PHOTOGRAPHY AND ARCHITECTURE
5 de Abril | 14h30 - 16:00 | (Sexta-feira) - Casa Cor de Rosa, sala CCR 0.1 e CCR 0.2 - FAUP
Aula aberta "Cultura da Desintegração" com André Castanho
Apresentação de Sophia Journal: Photography and Architecture
Exposição de trabalhos alunos e conversa com editorial.aefaup
Irá realizar-se na sala CCR 0.1 da Casa Cor de Rosa da FAUP, dia 5 de abril, próxima sexta-feira, pelas 14:30, mais uma sessão de ciclo Debates AAI, integrado na unidade curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (CFM) do 4º e 5º ano e CAAD do 3ºano da FAUP, contando com a presença de André Castanho (Arquiteto e Fotógrafo) e Álvaro Domingues (Geógrafo, Autor e Investigador – FAUP).
A aula aberta tem primeiro uma apresentação que tem como base o projecto desenvolvido por André Castanho “Cultura da Desintegração” que foi realizado entre os anos de 2011 e 2013 no âmbito da tese final de mestrado na Escola da Arquitetura da Universidade do Minho. O projeto propõe uma metodologia de representação e interpretação de uma amostra do Litoral Norte de Viana do Castelo ancorando-se na realização fotográfica sistematizada. Em seguida, será feita uma breve apresentação por parte de Álvaro Domingues do 2º número da revista Sophia Journal: Photography and Architecture e será iniciado um debate discussão com os alunos e participantes em volta da temática da Arquitectura na Fotografia.
Através da realização destes debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação.
Estas temáticas, inseridas nos debates AAI, são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).
Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.
Enquadramento
A organização destes debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC.
O grupo de investigação CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando Arquitectura e Arte.
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.
Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências.
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público.
Biografias
Álvaro Domingues
Álvaro Domingues (Melgaço, 1959) é geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1994. Desde 1999 é docente do mestrado integrado e do curso de doutoramento. É também membro do Conselho Científico. Como investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, tem desenvolvido uma actividade regular de investigação e publicação no âmbito de projectos com a Fundação Calouste Gulbenkian, com a Fundação Ciência e Tecnologia, com a CCDR-N, CCDR-C, com a Xunta da Galiza, com a Escola Técnica Superior de Arquitectura da Coruña, com a Erasmus Iniversity of Rotterdam-EURICUR, com o Club Ville Aménagement – Paris; com o CCCB, Barcelona, com a Universidade Tècnica de Barcelona-Arquitectura, com a Universidade de Granada – Planeamento e Urbanismo, com as Universidade Federal de S. Paulo e do Rio de Janeiro-Brasil, com as Universidades do Minho e Coimbra, com os municípios de Guimarães e Porto, com a Ordem dos Arquitectos, com a Fundação de Serralves e a Fundação da Juventude, entre outros. No CEAU-FAUP a sua actividade centra-se na Geografia Humana, Paisagem, Urbanismo e Políticas Urbanas, quer em termos de investigação, quer em termos de assessoria externa e formação.
André Castanho
André Castanho (Viana do Castelo, 1988) arquiteto, formado na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (2013), vive e trabalha na cidade de Braga. É colaborador dos Serviços Técnicos da Universidade do Minho, atividade que lhe dá o sustento para a sua vida e para as suas paixões, como a atividade liberal de arquiteto e a de fotógrafo. É enquanto estudante de arquitetura que descobre a fotografia, como forma de registo mas, sobretudo, como uma ferramenta útil para a representação e interpretação da paisagem. Entre 2010 e 2011 estuda do IUAV, em Veneza, onde é aluno de Guido Guidi, experiência que o leva a sedimentar a atividade de fotógrafo, como amador. Fotografa sistematicamente desde então contando com alguns projetos apresentados em várias exposições individuais e coletivas, assim como diversas apresentações públicas do seu trabalho:Encontros da Imagem “Postcards from Portugal” (Braga, 2016), Museu Nogueira da Silva “Cultura da Desintegração” (Braga, 2017), Zet Gallery “Be a Photographer” (2018). É autor do projeto doSkatepark de Guimarães e frequenta, atualmente, o Mestrado de Fotografia da Escola das Artes da UCP, no Porto.
Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.