"Hard Engineering: Proposals for Future Ruins: Lisbon"
com Miguel Santos
28 de Feveiro | 14h30 | (Sexta-feira) - Sala do Janelão, FAUP
Irá realizar-se na Sala do Janelão da FAUP no dia 28 de fevereiro, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.
Esta sessão terá como convidado Miguel Santos que irá apresentar o projecto Hard Engineering: Proposals for Future Ruins: Lisbon, titulo de um projecto de investigação desenvolvido entre 2016 e 2019 que envolveu o Royal College of Arts, Sheffield Hallam University, Durham University, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência sobre a cidade de Lisboa. Este projecto explora a forma como o espaço urbano é produzido por actos do quotidiano e como a cidade é construída de estruturas materiais e imateriais de organização cívica, representações, poder e controlo. Seis guias especulativos de Lisboa reimaginam o espaço urbano contemporâneo através da investigação de experiências negligenciadas, traços da profunda mudança social, cicatrizes de passados desastres naturais, crises económicas e conflitos humanos. Estas interpretações e proposições da cidade de Lisboa foram o resultado de uma colaboração interdisciplinar entre diversas disciplinas: arte, arquitectura, engenharia civil, geografia humano e física, e antropologia social.
Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitectura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.
Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).
A entrada é gratuita.
Biografias
Miguel Santos (AAI)
Artista e investigador transdisciplinar, cruza na sua prática – instalação, escultura, vídeo e fotografia –perspectivas colaborativas entre arte e ciência para explorar a noção de subjectividade e a sua relação com a natureza. Depois da sua formação base em Artes Visuais – Maumaus, Lisboa, London Guildhall University, Reino Unido – conclui o mestrado em investigação em arte em 2006 e obteve em 2011 o doutoramento em Belas Artes pela Universidade de Sheffield Hallam (Reino Unido) com o projeto “Poetics of the Interface: Creating Works of Art that Engage in Self-Reflection”, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2013 participou numa residência artística em biologia sintética no Centro Alemão de Investigação em Cancro (Heidelberg, Alemanha) e em 2015 foi bolseiro do Leverhulme Trust numa residência artística no Departamento de Geografia, da Universidade de Durham (Reino Unido).
Os seus interesses foram ainda aprofundados num laboratório de campo Arte & Ciência promovido pela Sociedade Finlandesa de Bioarte na estação biológica de Kilpisjärvi (Lapónia, Finlândia). O seu trabalho artístico tem sido exposto nacional e internacionalmente. Actualmente é investigador no grupo Arquitectura, Arte e Imagem (AAI-CEAU-FAUP).
Pedro Leão Neto (AAI, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.