Aula Aberta | As possibilidades interpretativas e expressivas da fotografia no ensino da Arquitetura, Arte e Design: o projeto Contrast

 

Aula Aberta | “As possibilidades interpretativas e expressivas da fotografia no ensino da Arquitetura, Arte e Design: o projeto Contrast”

28 de AGOSTO de 2024, 4.ª feira, 14h30(PT)
Instituto de Arquitetura e Urbanismo -UNIV. DE São Paulo -IAU-USP

Acesso online: https://meet.google.com/ofc-frne-hmv

Irá realizar-se no dia 28 de agosto de 2024, 4.ª feira, 14h30 (PT), via online, mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI). A aula aberta com o título “As possibilidades Interpretativas e Expressivas da Fotografia no Ensino da Arquitetura, Arte e Design: o projeto Contrast” é especialmente dirigida para a unidade curricular coordenada pelo Prof. Dr. Luciano Bernardino da Costa (IAU-USP) apelidada de "Disciplina Tópicos" que estuda o tema Fotografia, Experiência e Espaço urbano. 

A aula aberta consistirá numa exposição e discussão alargada em volta do universo da Fotografia, tendo como objetivo oferecer uma visão crítica sobre as possibilidades interpretativas e expressivas da fotografia no ensino da Arquitetura, Arte e Design e possibilitar o debate sobre o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos.

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição é desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal realizadas no contexto do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

Enquadramento

A organização destas conferências / debates / aulas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI / CEAU / FAUP) e scopio Editions.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo AAI – Arquitectura, Arte e Imagem - está muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 

Através da realização destas aulas abertas pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 


Biografias

Pedro Leão Neto (AAI / CEAU / FAUP)
Arquitecto pela FAUP (1992) é investigador e professor auxiliar na FAUP desde 2007 na área da Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial das Edições scopio. Neto foi curador de várias exposições de fotografia de arquitetura em Portugal e no estrangeiro, bem como de diversos cursos, debates e seminários internacionais em torno do universo da Arquitetura, Arte e Imagem, sendo autor e editor de mais de 40 livros sobre estes temas. É o Diretor da revista científica Sophia Journal, uma publicação indexada com revisão por pares que integra uma conferência internacional, agora com uma chamada aberta centrada na habitação pública em múltiplas geografias. Concluiu o pós-doutoramento "Mapeamento de Fotografia Documental e Artística: Um olhar Contemporâneo sobre Arquitectura e Espaços de Referência no Porto" (2018) que integrou diversos projetos de fotografia contemporânea centrados na obra de Álvaro Siza e foi publicado em livro, tendo sido reeditado numa versão bilingue ampliada em 2022. Foi coordenador e Investigador Responsável (IR) de vários projetos de investigação nacionais e internacionais financiados por fundos públicos, como por exemplo, "Espaços Visuais de Mudança" financiado pela FCT (2019-2023).

A investigação de Neto, profundamente enraizada na sinergia entre inovação pedagógica e atividades de extensão universitária, exemplifica uma abordagem multidisciplinar que abrange a Arquitetura, a Arte, o Design e a Fotografia. Um trabalho significativo que se alinha com os objetivos pedagógicos de Neto é o projeto Contraste, que estabelece uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares que melhoram o panorama educativo da fotografia em diversas áreas artísticas e disciplinares. Ao promover colaborações entre onze instituições de ensino superior, o projeto amplia o impacto pedagógico e interdisciplinar da fotografia na Arquitetura, Arte, Design e Fotografia, apresentando resultados significativos como as publicações "Contraste I e II: Fotografia no Ensino Superior".

Luciano Bernardino da Costa (IAU-USP)
Professor-Doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos. Co-coordenador do Núcleo de Espacialidades Contemporâneas, NEC. Atua em ensino e pesquisa na graduação e pós graduação na área de ‘Representação e Linguagem da Arquitetura e da Cidade’ em suas interlocuções com a produção artística, a imagem e a percepção do urbano, tendo artigos e ensaios teóricos-fotográficos publicados sobre o tema em revistas nacionais e internacionais e em Anais de Congressos. Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo_FAU-USP, 2010, na área de Projeto, Espaço e Cultura. Mestrado em Educação pela UNICAMP, 2001. Graduação em Ciências Sociais, UNICAMP. Tem a fotografia como companheira em reflexões e experimentações visuais voltadas ao espaço urbano.