APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A TALK ON ARCHITECTURE IN PHOTOGRAPHY: PHOTOGRAPHS BY PAOLO ROSSELLI" / CONVERSA EM VOLTA DO TEMA "ARCHITECTURE AND FICTION IN PHOTOGRAPHY"

 
Banner FAUP.jpg
 
 
 

EN / PT

CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO (DPIc) - APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A TALK ON ARCHITECTURE IN PHOTOGRAPHY: PHOTOGRAPHS BY PAOLO ROSSELLI" / CONVERSA EM VOLTA DO TEMA "ARCHITECTURE AND FICTION IN PHOTOGRAPHY"


29 de Março 2019 (sexta-feira), 18h30 / Auditório Fernando Távora - FAUP

A FAUP vai receber no próximo dia 29 de Março, pelas 18h30 a conferência "CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO (DPIc) - APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A TALK ON ARCHITECTURE IN PHOTOGRAPHY: PHOTOGRAPHS BY PAOLO ROSSELLI" / CONVERSA EM VOLTA DO TEMA "ARCHITECTURE AND FICTION IN PHOTOGRAPHY"".

A abertura da sessão estará a cargo de Pedro Leão Neto e Camilo Rebelo (organizadores das conferências scopio Debates: Duelo / Dueto (AAI) e a apresentação do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) - Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC) será assegurada por Fátima Vieira (Vice-Reitora para a Cultura, Museus e Edições da U.P). José Miguel Rodrigues (Director do CEAU) fará a apresentação do livro Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli e dará a palavra aos autores que iniciaram uma conversa em volta do tema Arquitectura e Ficção na Fotografia onde todos poderam participar.

Biografias

Pedro Leão Neto
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

Camilo Rebelo
Camilo Rebelo nasceu no Porto em 1972. Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 1996. Foi colaborador de Eduardo Souto de Moura entre 1994 e 1998, também de Herzog & de Meuron entre 1998 e 1999. Inicia atividade liberal em 2000. 
É professor assistente na FAUP de 1999 a 2013 e professor convidado na EPFLausanne em 2008 e 2009, na EPFLausanne e Accademia di architettura di Mendrisio, com Souto Moura, de 1010 a 2012, e na Escuela Técnica Superior de Arquitectura/Universidad de Navarra em 2012. Desde 2015, é professor convidado no Politecnico di Milano.
Autor galardoado, destaca-se o primeiro prémio no Concurso Internacional para a Concepção do Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, em coautoria com Tiago Pimentel (2004–2009), que é também distinguido, em 2013, com o Prémio Bauwelt e Prémio Baku UIA International e, em 2014, com o Prémio Douro. Recebe, em 2007, uma menção honrosa no Concurso Internacional para o Museu de Arte Moderna de Varsóvia, em coautoria com Susana Martins. Em 2008 é nomeado para o Star Tracking – Global Portuguese Talent. Em 2009 é selecionado para o Europe 40 under 40. Em 2010, recebe uma menção honrosa no Concurso para o Museu do Carro Elétrico do Porto.

Fátima Vieira
Fátima Vieira é Vice-Reitora para a Cultura da Universidade do Porto. 
Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona desde 1986, defendeu a sua dissertação de doutoramento em 1998 sobre a obra de William Morris e a tradição de literatura utópica inglesa, tendo-se especializado na área dos Estudos sobre a Utopia. Foi Presidente da associação Utopian Studies Society / Europe entre 2006 e 2016.
É Coordenadora do Pólo do Porto do CETAPS– Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde dirige uma linha de investigação sobre o utopismo britânico e norte-americano, e colaboradora do ILC – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, onde tem coordenado projetos de investigação sobre o utopismo português. É atualmente coordenadora do projeto de investigação financiado pela FCT "Utopia, Alimentação e Futuro: O Modo de Pensar Utópico e a Construção da Sociedades Inclusivas - Um Contributo das Humanidades", promovido conjuntamente pelo ILC e pelo CETAP

José Miguel Rodrigues
José Miguel Rodrigues nasceu no Porto em 1970. Formou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 1994. É Mestre e Doutor pela mesma escola (1998 e 2000). É co-autor do projecto da Nova Aldeia da Luz (1995-2002) e, desde 1998, professor na FAUP. Em 2013 publicou a tese de doutoramento “O Mundo Ordenado e Acessível das Formas da Arquitectura” e, desde 2011, desenvolve um projecto de pós-doutoramento intitulado «A relação entre a teoria e a prática em Giorgio Grassi: afinidades e oposições», um projecto de tradução para português da obra escrita do autor. Traduziu, no âmbito do projecto editorial Giorgio Grassi, opera omnia, sic: “Leon Batista Alberti e a Arquitectura Romana” e “Escritos Escolhidos 1965-2015”. Foi membro do Conselho de Administração da FIMS e Director do curso de Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP (2009-2018). Actualmente é Director do centro de investigação da FAUP (o CEAU-FAUP) e Professor Associado na mesma escola, leccionando: História da Arquitectura Moderna (no Mestrado) e Métodos de Investigação em Arquitectura e Urbanismo (no PDA).

Pedro Gadanho
edro Gadanho (1968) é arquitecto. Tem feito um percurso diversificado pela cultura contemporânea - arquitectura, design, artes visuais -, e tem desenvolvido um conjunto de actividades que vão do projecto de arquitectura, ao comissariado de exposições, à edição e à actividade docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Vive entre Lisboa e o Porto, os seus projectos acontecem, cada vez mais, com ligações a outros países europeus, tal como a recente mesa redonda na Bienal de Arquitectura de Veneza 08, no passado mês de Setembro, e a série de livros que vai editar para a SUN Publishers em Amesterdão: BEYOND, Short-stories on architecture & city after the contemporary


Paolo Rosselli
Paolo Rosselli was introduced to photography by Ugo Mulas at the age of 20. After the degree in Architecture he begins a series of long journeys in India with Arturo Schwarz. During these long stays dedicated to the architecture of the Hindu temple, he begins assembling photographic profiles of Indian cities. Since then, his approach to architecture through photography evolves in other directions to contemporary architecture in Europe; towards masters of modern architecture as Giuseppe Terragni, and in the direction of the past, the Renaissance architecture in Italy. 
Besides this activity he has pursued specific researches on contemporary urban landscape and on the interiors of the home, seen as a place where people leave traces of their living. He was invited to the Venice Biennial in three editions: in 1993 he exhibited groups of works on signs and messages found in the cities; in 2004 he shows an exploration on the interior of the home; lastly, in 2006, he showed a group of images of contemporary cities as Mexico, Shanghai, L.A., Istanbul, London. 
Recently, with the book Sandwich digitale and Scena Mobile published in 2009 and 2012 by Quodlibet, he has started to write on photography and about the changes in the perception of the real world in the digital age. In all, he is author of around twenty books. Paolo Rosselli was teacher of photography at the Milan Polytechnic for a brief period. He lives and works in Milano.