APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A TALK ON ARCHITECTURE IN PHOTOGRAPHY: PHOTOGRAPHS BY PAOLO ROSSELLI" / APRESENTAÇÃO DO CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO (DPIc)
O Auditório Fernando Távora da FAUP acolheu no passado dia 29 de Março a conferência subjacente aos temas "CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO (DPIc) - APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A TALK ON ARCHITECTURE IN PHOTOGRAPHY: PHOTOGRAPHS BY PAOLO ROSSELLI" / CONVERSA EM VOLTA DO TEMA "ARCHITECTURE AND FICTION IN PHOTOGRAPHY"".
A abertura da sessão deu-se por volta das 18h30 e esteve a cargo de Pedro Leão Neto e Camilo Rebelo (os organizadores das conferências scopio Debates: Duelo / Dueto (AAI)). A apresentação do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) - Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC) foi assegurada por Fátima Vieira (Vice-Reitora para a Cultura, Museus e Edições da U.P.) e José Miguel Rodrigues (Director do CEAU) fez a apresentação do livro Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli, dando de seguida a palavra aos autores – Pedro Gadanho e Paolo Rosselli – que iniciaram uma conversa em volta do tema “Arquitectura e Ficção na Fotografia”, uma discussão na qual a audiência também pode participar.
A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli
O livro Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli é a primeira de quatro publicações focadas em cada umas das sessões Dueto/Duelo, as quais encorajaram um debate crítico entre arquitectos e fotógrafos relacionado com a Arquitectura, Arte e Imagem, que tiveram lugar na Casa das Artes do Porto, em 2016. Os curadores deste evento — a série de Conferências Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) Duelo/Dueto – foram Camilo Rebelo e Pedro Leão Neto. Tendo por base a conversa entre Pedro Gadanho e Paolo Rosselli e a enriquecedora troca de ideias entre estes dois autores, o livro compreende uma narrativa visual na qual a soma é maior que as suas partes, permitindo uma leitura inovadora e um entendimento mais alargado acerca dos pensamentos, da obra e das estratégias artísticas patentes na fotografia de Rosselli.
Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) - Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto
O tema nuclear deste concurso é a ideia de Utopia e de Espaços Visuais de Mudança (VSC), tendo como enfoque os espaços e identidade das 14 Faculdades da U. Porto. O concurso é organizado pelo grupo de investigação CCRE (FAUP) integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU) e a AEFAUP, em parceria com as Associações de Estudantes de todas as outras Faculdades da U. Porto, sendo promotores o consórcio do projecto de investigação VSC, conjuntamente com o laboratório AAi2 Lab, contando com o apoio institucional da Reitoria da U. Porto e da FAUP.
O Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) - Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC) é dirigido a todos os estudantes e investigadores da U. Porto. A coordenação do concurso é da responsabilidade do CCRE-CEAU/FAUP principal responsável do projeto VSC, em parceria com o Centro ALGORITMI-Lab2PT/UMINHO pelo projecto VSC.
Visual Spaces of Change (VSC)
Visual Spaces of Change (VSC) é a primeira etapa de um projeto de Arquitetura, Arte, Imagem e Inovação (AAI2) com uma componente significativa da Fotografia Contemporânea, combinada com pesquisa complementar em Sintaxe Espacial e Tecnologias da Informação. Com base em pesquisas anteriores do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE/CEAU), este projeto irá investigar as condições para a criação de uma rede de espaços públicos e coletivos capazes de catalisar dinâmicas emergentes de mudança na Área Metropolitana do Porto (AMP). O território em estudo é utilizado simultaneamente como laboratório para experimentação empírica e palco de representação visual dos agentes e processos de mudança urbana que se pretendem analisar. Este projeto produzirá sínteses visuais dessas dinâmicas para dar visibilidade a aspectos específicos da sua natureza interconectada e singularidade histórica que são difíceis de perceber sem o uso propositivo da imagem e da fotografia. Este projeto abre novos caminhos de investigação ao propor uma combinação original de métodos de investigação visual e análise espacial a partir da identificação de um conjunto de espaços e percursos estratégicos na cidade, conectados por pontos de conexão identificados na rede urbana. Estes pontos são calculados através de métricas sintáticas que permitem otimizar a interação entre espaços públicos e coletivos. Projetos de Fotografia Contemporânea (CPP) serão desenvolvidos e implementados em locais específicos, concebidos como "narrativas visuais" que interferem intencionalmente com o território metropolitano num exercício de representação auto-reflexiva de seu próprio processo de mudança urbana.