FENDAS INTEMPORAIS
POR JIÔN KIIM & ARTUR LEÃO
Este espaço de ruína emanava uma sensação muito forte, tinha algo de sagrada que nos levou a explorar com especial interesse os seus elementos construídos abandonados que conjugados com a luz e as marcas do tempo definiam um genius loci particular.
Todos os vãos do edifício são elementos com muita força e servem como significativo foco para o olhar do espectador, despertando nele ainda mais o mistério por detrás do local onde aqueles adensamentos de luz nos levam. Esses vãos - buracos ou aberturas - são na verdade “buracos negros” através dos quais nos podemos projetar para uma espaço muito maior do que a dimensão que o pequeno orifício representa na imagem, ficamos quase que comprimidos e sugados pela sua imensidão. Os buracos claros e escuros transmitem uma energia muito poderosa, que nos faz parar no tempo para os observar e refletir.
O espaço já perdeu a sua função original e a sua arquitetura em ruína comunica um desleixo de algo que já deixou de ser e, por isso, é agora um espaço esquecido em busca de uma nova identidade e programa que lhes confira uma história e os transforme de forma significativa. E é esta busca por uma nova função e o potencial destes espaços em ruína que os torna elementos muito importantes para o universo da arquitectura e da cidade. Refiro-me especificamente a autores como: Sola-Morales que explica e defende um novo olhar sobre a cidade consolidada a partir destes espaços abandonados e em ruínas - Terrain Vague - que não “encaixam” numa determinada ideia de urbanidade ou arquitetura. Este novo olhar significa, acima de tudo, perceber que se pode intervir nestes espaços marginais da cidade existente através de programas, que nem sempre exigem construir novas formas de arquiteturas, que oferecem a estes espaços um novo significado e a preservação e registo da sua memória. Exemplos disso são apropriações e programas ligados a diversas manifestações artísticas que transformam e dão uma nova vida a estes espaços.
Bio - Jiôn Kiim
Nasceu em Busan na Coreia do Sul. Frequentou o BFA em Design Industrial, especialização em Espaço e Produto na Hongik Univ. em Seul. Trabalhou como investigadora para o desenvolvimento de produto no laboratório da LG Electronics na Coreia. Depois de deixar a empresa, começou a sua própria pesquisa artística. A um semestre de estudos na ABK Stuttgart como aluna convidada, seguiram-se cinco anos na HfBK Dresden, tendo concluído o Diploma, especialização em Conceitos Expandidos de Arte. Em 2015, foi bolseira do DAAD Erasmus para a prática artística contemporânea no curso de mestrado da FBAUP. Recentemente colaborou com a Cityscopio Cultural Association no campo da fotografia como instrumento crítico, poético e de pesquisa para arquitetura, cidade e território. Expôs em várias exposições coletivas em espaços como o Salon Sophie Charlotte em Berlim, Motorenhalle em Dresden, Centro de Memória em Vila do Conde, GNRation em Braga, Espacio ZAWP em Bilbao, Maus Hábitos no Porto e Artspace O em Seul. A sua tese foi apresentada no Oktogon em Dresden. Durante 2018 desenvolveu uma pesquisa fotográfica em torno de ruínas e espaços industriais abandonados que resultou nos projetos 'Terrain Vague: Post forist Society' e 'Fendas intemporais'. Atualmente vive e trabalha no Porto.
Bio - Artur Leão
Frequentou a Escola Artística de Soares dos Reis no Curso de Comunicação Audiovisual - Especialização em Fotografia. Licenciado em Artes Visuais e Fotografia pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). O seu trabalho Teedoff está publicado na plataforma digital da scopio Editions (2017). Integrou as exposições coletivas “6 - Exposição de Artes Visuais” (2017) na Torre B do Edifício de Belmonte; “Do Not Touch Fresh Paint!” (2018) no Espaço MIRA; e “Playlist #25” (2018), projecto curatorial de Nuno Ramalho no Café Candelabro. O seu projecto “Fendas Intemporais” (2018) foi selecionado para expôr na espaço da livraria da Associação dos estudantes na FAUP durante o ano de 2018. Co-fundador do projeto musical Benthik Zone.
Vive e trabalha na área metropolitana do Porto.