VISUAL SPACES OF CHAGE IN AMP: THE INTENTIONAL MANIPULATION OF IMAGE

 
 
Jo%C3%A3o+Pedro+Silva.jpg
 
 

VISUAL SPACES OF CHAGE IN AMP: THE INTENTIONAL MANIPULATION OF IMAGE

EN / PT

Os Projectos de Fotografia Contemporâneos (CPP) que integram esta galeria - imagens construídas e manipuladas intencionalmente - devem funcionar como narrativas visuais que sugerem uma nova leitura ou criam novos cenários idealizados de espaços arquitetônicos e púbicos já existentes. 

Assim, estes trabalhos têm como referência autores que manipulam a imagem propositadamente, abandonando o compromisso de expressar literalmente a realidade percepcionada pelo olhar. Por um lado, estes podem ser autores que deliberadamente criam os seus projetos fotográficos (CPP) a partir de uma estratégia ou de um evento orquestrado com o objetivo de criar uma imagem ou série fotográfica. Alguns exemplos desses trabalhos são Erwin Wurm’s Outdoor Sculpture (1999), George Rousse’s Mairet (2000), Philip-Lorca diCorcia’s Head (2000) ou Jeff Wall's Passerby (1996).

Por outro lado, poderão ser autores que refletem as possibilidades atuais de criação de imagens com ferramentas digitais, que ampliam e potencializam significativamente a prática da fotografia, devendo estes CPP devem ser focados em cenários imaginários da atual Arquitetura e Espaços Públicos na AMP.
Indo além das tradicionais abordagens objetivas, explorando o universo ficcional e criando cenários alternativos ou leituras críticas dos espaços existentes, o objectivo é o de ir contra o consumo saturado de imagens de arquitectura nos mass media que é acrítico. Alguns exemplos dessas obras são os trabalhos de Idris Khan, Olivo Barbieri, Filip Dujardin, Beate Gütschow, Emilio Pemjean ou Isabel Brison.

Photograph by João Pedro Silva