RICARDO JORGE MENDES COSTA RUÍZ: TORRE DE GLASGOW
scopio aboveground: city
Este trabalho nasceu da vontade de retratar um aspecto da realidade urbana da cidade de Glasgow, condenada ao esquecimento.
Começarei por assinalar a importância da Tipologia na fotografia como ferramenta social e histórica. A tipologia é um método valioso para quem procura uma abordagem séria, consistente e objectiva, sendo aplicável a virtualmente todo o objecto de estudo, desde que seja passível de sistematização.
Este projecto, apesar da sua orientação estética que lhe confere uma forte carga de subjectividade, pretende no fundo ter um papel de registo histórico e documental, ajudando na preservação da memória de uma realidade urbana em extinção. Estes edifícios aqui retratados estão já a dar lugar a um tecido urbano renovado e mais sustentável.
Foi esta vertente documental que me levou a procurar uma linguagem tipológica, de coerência na forma e composição das imagens, limitando a imaginação do observador, sugerindo antes que se concentre na forma e contexto espacial dos edifícios.
A linguagem formal desta série de imagens é uma reverbação daquela presente na obra dos Bechers, Frank Breuer e Henry Wessel – a posição da objectiva é absolutamente premeditada e metódica, favorecendo a estrutura em detrimento do estilo. Trata-se portanto de um projecto “hibrido”, onde se mistura tipologia fotográfica com manipulação digital da imagem. Toda a paisagem urbana tem uma história para contar. Histórias que nascem das aspirações, das estratégias e das necessidades de um povo. Ora, muitas vezes, quando as histórias nascem de uma necessidade, necessidade essa premente, a obra final pode não ser algo de que um povo se orgulhe. Quando assim acontece, condena-se a história ao esquecimento.A paisagem urbana de Glasgow, Escócia, abunda em histórias que o seu povo prefere esquecer, histórias de um povo em crise.Após a Segunda Guerra Mundial, Glasgow, era uma cidade destroçada com dezenas de milhares de pessoas sem casa e uma economia paralisada. É neste contexto que nasce a história das torres camarárias (schemes) de Glasgow. Um legado urbano de quatro décadas de crise ecómica, crime e marginalização.
Hoje Glasgow é uma cidade renovada e as suas torres condenadas ao abandono e à demolição.
Tehnical notes
Máquina: Sinar grande formatoLente: 90 mm
Filme: 5x4” ILFORD HP5 PLUS 400
Captura:
Foto 1 – f/11;1/250
Foto 2 – f/11;1/250
Foto 3 – f/11;1/125
Foto 4 – f/11;1/125
Foto 5 – f/11;1/125
Contact
ricardojorgeruiz@gmail.com