Conferência MAM’19 - MÊS DA ARQUITETURA DA MAIA: PENSAR O TERRITÓRIO DAQUI A 100 ANOS
Na passada sexta-feira, dia 8 de Março, teve lugar no Auditório Venepor um conjunto de debates integrados na conferência principal do MAM´19. O grupo de investigação CCRE, integrado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) marcou presença na conferência, reforçando o espírito de colaboração e apoio entre o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC) e o MAM´19, uma sinergia que se tem vindo a desenvolver através de diversas iniciativas de divulgação relacionadas com seus projectos e programas.
A iniciativa Mês da Arquitetura da Maia conta mais uma vez com a curadoria da arquitecta Andreia Garcia, promovendo pelo segundo ano consecutivo um espaço de comunicação e debate significativo onde são exploradas e discutidas diversas temáticas: território, paisagem, ambiente, arquitetura, tecnologia, mobilidade e sociedade.
O tema deste ano é “Qual o futuro das cidades no próximo século?”, e o MAM´19 num espírito de “Fast Forward” faz um esforço de antevisão do futuro do território e do planeamento urbano, convidando ateliers e críticos de arquitectura a projectar o concelho da Maia em 2119.
A exposição do MAM´19 está patente no Fórum da Maia desde o dia 1 até ao dia 31 de Março, e é fruto do trabalho de oito arquitectos emergentes e quatro críticos consagrados — Ana Aragão, Artéria, Banco Del Rio, Corpo Atelier, Fala, Inês Moreira, Joaquim Moreno, Os Espacialistas, Pedro Bandeira, Skrei, Summary e Susana Ventura — os quais esboçam uma reflexão crítica, mais ou menos profética, sobre o impacto da evolução do urbanismo, mobilidade, tecnologia, gentrificação, alterações sociais e ambientais no território. O resultado deste trabalho assume a forma de textos, maquetas, desenhos rigorosos, ilustrações, colagens, instalações, realidade virtual, numa integração de diferentes visões e abordagens criativas.
Em paralelo com o 2º Ciclo de Debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem: Programa de Aulas Abertas na FAUP para as unidades curriculares relacionadas com o ensino da fotografia, propôs-se aos alunos assistirem às conferências / debates MAM’19, considerando esta iniciativa de muito interesse para as unidades curriculares relacionadas com Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território e o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC).
Link para a página do MAM´19.