O destino das sombras
POR RAQUEL LAGOA
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A narrativa visual ‘O destino das sombras’ traduz na fotografia um discurso resultante da sobreposição de significados - quando o mundo espiritual intersecta o mundo físico. A sequência fotográfica torna visível um percurso pelo espaço doméstico que é imperceptível na vida real, e, ao mesmo tempo, tem o papel de filtrar o olhar contemporâneo, cada vez mais superficial e acrítico. Desta dinâmica, surge a pertinência deste projeto como uma conversa (autor/observador) que estimula uma atitude crítica e reflexiva perante o que, atualmente, nos confina no espaço - a casa.
Os objetos que habitam fisicamente o espaço interior (real) surgem nas fotografias decalcados na projeção das respetivas sombras, a sua materialidade nunca é revelada e estes permanecem indefinidos acentuando a misticidade do próprio espaço onde permanecem. A monotonia do quotidiano, acentuada neste período de isolamento, propicia, consciente ou inconscientemente, a reflexão através dessas quatro paredes que (nos) limitam o espaço. Posto isto, surge a intenção em descodificar e imobilizar nas imagens, os sinais da passagem do tempo no espaço íntimo, que vai desvendando, em silêncio, um exterior cada vez mais próximo e distante ao mesmo tempo.
Cada fotografia é uma perspetiva do interior que revela uma invasão da luz no espaço íntimo, ilumina as superfícies e obscurece os objetos, denunciando uma clara sobreposição do mundo imaterial sobre o mundo material. Os objetos perdem-se na sua insignificância e as imagens reflectem uma terceira dimensão que prescinde destes para existir.
Igualmente projetada - a cidade - que, antagonicamente, pinta a cores as superfícies neutras da casa e acrescenta-lhes um padrão complexo sem esconder o que sobrepõe, como um papel de parede translúcido diluído entre o negro carimbo das sombras. A narrativa fotográfica compreende um jogo de colagens que destacam o confronto inevitável entre a casa e a cidade, o interior e o exterior, o individual e o colectivo, a sombra e a luz - a ficção e o real. No fundo, se a pandemia forçou o isolamento, este último reforçou a importância do (saber) habitar, com o corpo e com o olhar, o visível e o invisível.
“... A building is like a soap bubble. is bubble is perfect and harmonious if the breath has been evenly distributed from the inside. e exterior is the result of an interior.”
Le Corbusier, 1927 apud Colin Rowe e Fred Koetter, Collage city (Cambridge, Mass: MIT Press, 1978).
Bio
Raquel Lagoa (Figueira da Foz, 1996), estudante na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2014 - 2020) com um percurso escolar dividido entre a arte, ciência, literatura e fotografia, a arquitetura surge como a síntese desses mundos. A inquietação é o estado de espírito em permanente confronto com a imprevisibilidade do mundo atual.