Aula aberta 3º Ciclo - UBI: A fotografia como uma forma de expressão e instrumento de análise crítica no universo da arquitectura, cidade e território
AULA ABERTA | PEDRO LEÃO NETO 5 de Novembro de 2021, 10h - 13h – Seminário da unidade curricular de Projecto e Edificação I 3º Ciclo - UBI
No dia 5 de Novembro de 2021, 6ª Feira (10h -13h) Pedro Leão Neto (AAI / CEAU / FAUP) participou no
Seminário da unidade curricular de Projecto e Edificação I 3º Ciclo - UBI através da Aula Aberta subordinada ao título "A fotografia como uma forma de expressão e instrumento de análise crítica no universo da arquitectura, cidade e território".
O objectivo da Aula Aberta é o de realizar uma análise substantiva de um conjunto de projectos de fotografia contemporânea capazes de explorar e questionar as realidades urbanas e as arquiteturas de diversos territórios, permitindo assim um estudo visual de análise crítica e poética.
A imagem fotográfica é muitas vezes utilizada apenas para ilustrar o carácter de um espaço e das pessoas que o habitam com o objectivo de provar um certo ponto de vista ou opinião. Contudo, a fotografia pode também ser um instrumento de pesquisa que permite descobrir novas perspectivas sobre a arquitectura e o espaço público.
As problemáticas e os objetos de estudo dos projectos fotográficos objeto de estudo e análise nesta aula reflectem as perspectivas e interpretações diversas, comunicando de uma forma não convencional a história, as vivências, a riqueza e a diversidade das arquiteturas, espaços públicos e territórios urbanos selecionados. Pretende-se oferecer novas perspectivas sobre esses espaços e arquiteturas, procurando formas e materiais que informem sobre as suas origens, detalhes e pontos de vista que possam dar relevância a características que de outra forma não seriam reconhecidas ou captar a identidade e a alma dos edifícios e lugares selecionados. Pretende-se ir além do óbvio, tentando comunicar o que é mais subtil ou complexo, tendo em conta a riqueza das várias experiências que diferentes lugares propiciam.
Pretende-se analisar o processo de construção da narrativa visual fotográfica que seja um dispositivo de pesquisa e memória crítica e alegórica dos espaços e arquiteturas, uma fotografia que possa pertencer simultaneamente aos universos documental e artístico, explorando diversas estratégias visuais que permitem diversos níveis de contaminação entre estes dois universos.