Visual Spaces of Change (VSC) in 21st Conference of the Utopian Studies Society Europe
Nos dias 10 a 12 de dezembro, o projeto Visual Spaces of Change (VSC) teve espaço na “21st Conference of the Utopian Studies Society Europe: Utopian Possibilities: Knowledge, Happiness and Wellbeing”. Esta Conferência parte da convicção de que este é um ponto de viragem para os Estudos Utópicos: O seu formato online é um sinal dos tempos, bem como uma oportunidade para aumentar a consciência global e estimular o pensamento colectivo sobre problemáticas. A pandemia da COVID-19 dizimou milhões de vidas, causou a ruptura económica e social de sociedades já em crise, e teve um impacto global na subsistência e bem-estar das pessoas. Este é o momento para mostrar que o único futuro que vamos ter é aquele que somos capazes de imaginar.
No contexto da Conferência, o projeto Visual Spaces of Change (VSC) visa explorar como a fotografia é um meio que pode alinhar a prática artística e a investigação académica, ao mesmo tempo que se posiciona de forma crítica perante os universos em questão. A estratégia proposta para promover esta abordagem pretende explorar o potencial da imagem fotográfica como um instrumento crítico e inquisitivo utilizado para reforçar e expandir as capacidades de comunicação e interacção entre agentes envolvidos em processos criativos, culturais e artísticos.
Assim, as actividades propostas através das exposições do VSC estão orientadas para uma compreensão dos processos de inter-relações entre Arquitectura, Arte e Imagem, identificando os pontos de articulação das dimensões éticas e estéticas destes universos. O objectivo é alargar o debate em torno dos temas transversais do VSC.
O debate na presente Conferência teve lugar a partir de diversos painéis em que participaram docentes, investigadores e estudantes de diferentes países e instituições, permeando por diversas disciplinas e problemáticas, tendo como fio condutor o tema central Utopia. Foi proposta uma mesa para o Visual Spaces of Change mediada pelo professor dr. Pedro Leão Neto, e representada por três projetos:
Visual Spaces of Change: Utopia (Closed Panel).
Chair: Pedro Leão Neto
Diana Senra
Visual Heterotopias: The Revealing of the Urban Rhizome
Pedro Gonçalves
Memory, Territory, Drawing: The Idea of Utopia around the Transformation of Landscape
Raquel Lagoa
The Sky Reflects the City So the Utopia is Born