Apresentação Olim | Feira do Livro 2020

 

APRESENTAÇÃO OLIM | LANÇAMENTO DO LIVRO
E CONVERSA COM O AUTOR | FEIRA DO LIVRO 2020


No passado dia 5 de setembro, teve lugar no Salão Independente da Feira do Livro do Porto a apresentação da publicação OLIM, um evento inserido na programação da edição de 2020 do certame. A apresentação contou com a presença do autor, Camilo Rebelo, do coordenador editorial das scopio Editions Pedro Leão Neto e do artista Rui Chafes, que promoveram um diálogo e debate em volta do universo da Arte e Arquitectura, tendo como mote a publicação OLIM e os panoramas da arquitectura e da fotografia no plano das publicações impressas.

Sobre o livro OLIM:

“O que foi recolhido nestas “Fichas”1, são “Flashes”2, instantâneos que fixam objectos, geografias, estados de espírito, que podem durar, ficando disponíveis para ultrapassar situações de impasse, inseguranças e até desfocagens visuais. Estas Fichas são um conforto, um aconchego nas horas duras do “métier”, na solidão do desenho quando temos mesmo que decidir.

Eduardo Souto de Moura

1. L. Wittgenstein – Fichas (Zettel), Edições 70.
2. Flash, Herberto Helder, Published by the author.

“Feito de pequenos acontecimentos que se sucedem sem cronologia nem hierarquia, OLIM descende directamente da linhagem do livro-atlas, o livro como caixa de ressonância, que opera circulações entre mundos, que não se encerra em si mesmo, que não se fixa em nenhum tempo histórico.“ 

“Fundando-se numa lógica de migração das imagens e dos corpos, OLIM é um livro que procura a beleza, no sentido mais profundo (enquanto mistério) e humilde (enquanto dádiva) do termo.”

Nuno Faria


“É também significativo o esforço de condensação de ideias-emoções-chave em muitos dos aforismos de OLIM que combinados com imagens criam uma poética muito própria, muitos deles surgem como se fossem um haiku visual onde a força e significado deve muito à relação da “forma” - o que a imagem deixa re-imaginar – com a “palavra” – e o que juntos podem representar.”

“Através de uma significativa colaboração com o autor e em estreita colaboração com o editor, o potencial específico do livro físico foi explorado de forma a oferecer uma leitura inovadora e um entendimento mais profundo quer do autor como pessoa, quer da sua obra.”

Né Santelmo 


“OLIM interpela os leitores a procurar um significado nos fragmentos de viagens e projetos que nos mostra através de imagens combinadas com diversos pensamentos, algo que o aproxima do conceito de opera aperta1 de Umberto Eco porque possibilita várias interpretações.”

“O livro interrelaciona assim a imagem, especialmente a fotografia, com o texto criando um discurso visual onde há lugar para a coerência, mas também para o paradoxo e brincadeira, o oximoro.”

1.  Umberto Eco, Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2005. 

Pedro Leão Neto

OLIM corresponde a uma reflexão pessoal que Camilo Rebelo desenvolve sobre a sua experiência de vida e trabalho. Este livro é uma narrativa não linear, onde a memória, identidade e lugares se interrelacionam de forma rizomática através de diversas histórias da vida pessoal e profissional do autor. O livro interpela os leitores a procurar um significado nos fragmentos de viagens e projetos que nos mostra através de imagens combinadas com diversos pensamentos criando um discurso visual onde há lugar para a coerência, mas também para o paradoxo e brincadeira, o oximoro. OLIM é assim em tudo diferente de um livro tradicional, como se pode subentender pelas palavras de Eduardo Souto de Moura quando diz que "... não é bem um livro, mas talvez um ficheiro, e é por isso que se chama “Fichas”, tal como Wittgenstein colocou numa caixa cerca de 700 fragmentos, que não ficaram “guardados para sempre, mas trabalhados, alterados e aperfeiçoados, enquanto recortes."

A publicação OLIM será lançada no dia 5 de setembro de 2020, às 17h00, no Salão Independente, um evento inserido na programação da Feira do Livro do Porto 2020. Esta sessão irá contar com a participação do autor do livro, Camilo Rebelo, bem como de Pedro Leão Neto, Nuno Faria e de Rui Chafes. A publicação Olim já se encontra disponível na bookstore da scopio pelo preço de 34€.

O livro estará também disponível para venda no momento do seu lançamento.
Para descarregar uma amostra do livro, clique AQUI

SCOPIO EDITIONS AUTHOR’S BOOK COLLECTION é o meio de publicação para projetos fotográficos especialmente designado para ser desenvolvido como um livro de artista e ligado à fotografia documental e artística de arquitectura, cidade e território e o meio de publicação para vários projetos artísticos, especialmente trabalhos criativos, de investigação e de expressão plástica no campo da arte contemporânea, e relacionados com os tópicos da arquitectura, cidade e território.

O nosso objetivo é promover tanto trabalhos notáveis e novos autores, mostrando o potencial do livro de autor como um meio único para comunicar múltiplas perspectivas e combinar diversas formas de expressão artísticas, de maneira a veicular, de uma forma poética e documental, as múltiplas questões relacionadas com a arquitectura e os espaços onde as pessoas vivem e trabalham. Queremos publicar projetos fotográficos que combinam o universo artístico e documental de forma a que possam criar sinergias e permitir uma leitura inovadora e um entendimento do território e de como as pessoas apropriam os espaços onde vivem e trabalham no nosso mundo contemporâneo.

 

International Conference: Visual Spaces of Change: Sophia Journal Exhibition and Mobile Projector Awards

 
 

PT | EN

On the 14th of october 2020, the International Conference: Visual Spaces of Change: Sophia Journal Exhibition and Mobile Projector Awards will take place in Auditorium Fernando Távora, FAUP. The live conference and the videoconferences program is organized within the framework of the Architecture, Art and Image (AAI) Conference and Debate cycle in FAUP, in partnership with UNIZAR, U. Aveiro and DECA / ID. This event will be broadcasted live online, encompassing: (i) a series of videoconferences; (ii) the roundtable launch and presentation of the 4th number of the Peer Review journal Sophia: Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image; (iii) the presentations of articles of the 5th number of Sophia Journal: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere; (iv) the launch of the open call for papers for the 6h issue of Sophia Journal: Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations; (v) the annoucement of the awards of the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector and the Visual Spaces of Change exhibition, developed for this conference and for the spaces of FAUP, where new Contemporary Photography Projects will be communicated, as well as a new Exhibition Structure that was awarded with the first prize in the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector.

In the first part of the event, Pedro Leão Neto (AAI / CEAU-FAUP) will open the roundtable discussion by announcing the awards for VSC International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector - 1º Prize Sérgio Magalhães (studium.creative studio) and then pass the word to Wilfried Wang (UTSoA) O'Neil Ford Centennial Professor in Architecture at the University of Texas at Austin and Guest Editor of Issue #6 of Sophia journal: "Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations" who will announce the open call for this 6th issue of Sophia.

Fátima Pombo (Department of Communication and Art - U. Aveiro) Guest Editor of the 5th number of Sophia - Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere - will introduce this publication and give the stage for the selected authors to present their articles. The following debate - Visual Spaces of Change through Photography and Image - will count with the participation of Inaki Bergera (Escuela de Ingeniería y Arquitectura Universidad de Zaragoza), Pedro Gadanho, who co-organised the conference Visual Spaces of Change that took place at the Museum of Art Architecture and Technology (MAAT) in 2018 and was at the time Director of the Museum, Paolo Rosselli and Marco Iuliano who were both keynote speakers in the MAAT conference and Fátima Pombo, guest Editor of Sophia 5th number.

The objective of this event that will take place both in Auditorium Fernando Távora and online through the form of videoconference,is to promote the reflection and debate on the universes of Architecture, Art and Image, addressing various issues transversal to the worlds of Photography and Architecture, exploring how the image can be a means to cross borders and shift boundaries between different disciplinary areas. The focus is on the contemporary transformations of public space and designing interiority, having as its motto, on the one hand, the published works and authors that reflect the debate and analysis of the conference ON THE SURFACE that took place in May 2019 at the Museum of Art Architecture and Technology (MAAT), focusing on the potential of Photography as a significant instrument to investigate, reflect and make visible the emergence of new collective experiences in social space. And, on the other hand, present the articles selected for the 5th number of Sophia - Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere.

Finally, it will be possible to visit the exhibition of the Visual Spaces of Change Projects developed for this conference, featuring new projects in the new exhibition modular structure that was awarded the first prize in the International Conference: Visual Spaces of Change: Sophia Journal Exhibition and Mobile Projector Awards.

The Visual Spaces of Change research project proposes a visual communication strategy based on the development of contemporary photography projects that reflect upon different dynamics of urban change to open new horizons of public intervention in the public space. These projects are conceived as “visual narratives” of these dynamics, intentionally interfering with the metropolitan territory in a self-reflexive representation of its own process of change, reducing the distance between the objects of investigation (landscapes, places, public and collective spaces) and their representations. The VSC exhibition contents will also be available online in the VSC platform. The encounters between individuals and the photography projects being exhibited will be registered for research purposes, constituting significant research content for further analysis in the context of the Visual Spaces of Change research project.

The conference will be conducted in English.

Due to the circumstances arising from the current post-Pandemic situation, the conference will be held simultaneously in person and online. You can join this online session by accessing the following link:

Hiperlink to the Conferencia by Zoom meeting
https://us02web.zoom.us/j/87624067201?pwd=cmpadHU3Y05PQUdlWEhrZmVNT0dtdz09 
Meeting ID: 876 2406 7201
Passcode: 4gjzKL

Support for dissemination: 
U. Porto - Common House. Marques da Silva Foundation and Northern Regional Section of the Order of Architects (OASRN).


ORGANIZATION

EXECUTIVE COMMITTEE
Pedro Leão Neto (FAUP)

PROGRAMMING
Fátima Pombo (UA / DECA / ID+)
Inaki Bergera (UNIZAR)
Jorge Marum (UBI - AAI / FAUP)
João Carlos Ferreira (UFP - AAI / CEAU / FAUP)
João Varajão (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
José Carneiro (FBAUP / i2ADS)
Luís Gonzaga (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
Marco Iuliano (LSA-CAVA)

ORGANIZATION AND PRODUCTION
Miguel Santos (AAI / FAUP / VSC)
Eduardo Silva (AAI / FAUP / VSC)
Miguel Fonseca (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
Ana Miriam (AAI / CEAU / FAUP)
David Viana (ISCTE - AAI / CEAU / FAUP)
Isa Clara Neves (CEAU / FAUP)
Maria Neto (AAI / CEAU / FAUP – UBI)

COMMUNICATION
Departamento de Comunicação e Imagem / FAUP
AAI / FAUP

OPENING SESSION
Pedro Leão Neto (FAUP)

OPENING KEYNOTE SPEAKER
Volume 6 of Sophia: Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations
Wilfried Wang - (UTSoA)

PANEL MODERATOR
Volume 5 of Sophia: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere
Fátima Pombo – (DECA, UA)

SPEAKERS / ARTICLES
Pedro Bandeira Maia, Raul Pinto: Preserving Heritage Through New Narratives: designing a guesthouse within a multidisciplinary team | Speaker: Raul Pinto

Bárbara dos Santos Coutinho, Ana Tostões: The Role of Architecture for an Exhibition Engaging and Meaningful Aesthetic Experience
| Speaker: Bárbara dos Santos Coutinho

José António Bandeirinha, Rui Aristides: The modern Shelter: Laugier or Ledoux, metaphormosis or ex-novo, architecture for modern subjects and powers | Speaker: Rui Aristides

ROUNDTABLE MODERATORS
Visual Spaces of Change through Photography and Image

Inaki Bergera - (UNIZAR)
Fátima Pombo – (DECA, UA)
Pedro Leão Neto (FAUP)

INVITED SPEAKERS
Marco Iuliano (LSA-CAVA)
Paolo Rosselli (Photographer, writer)
Pedro Gadanho – (Curator, Loeb Fellow, Harvard university)

SCIENTIFIC COMMITTEE – SOPHIA JOURNAL
Álvaro Domingues (FAUP/ CEAU) 
Ana Francisca de Azevedo (DeGeoUM/Lab2PT) 
Andrew Higgot (AA Grad Dipl PhD) 
David Viana (ISCTE - AAI / CEAU / FAUP) 
Fátima Pombo (UA / DECA / ID+)
Francisco Ferreira (EAUM)
Gabriela Vaz-Pinheiro (FBAUP / i2ADS)
Isa Clara Neves (CES / CEAU / FAUP)
Iñaki Bergera (Arquitectura / UNIZAR) 
João Carlos Ferreira (UFP - AAI / CEAU / FAUP)
Jorge Marum (UBI - AAI / CEAU)
José Carneiro (FBAUP / i2ADS) 
José Miguel Rodrigues (FAUP / CEAU) 
Marco Iuliano (LSA/CAVA) 
Margarida Medeiros (FCSH)
Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS)
Marta Cruz (FAUP/ CEAU) 
Miguel Leal (FBAUP / i2ADS) 
Miguel Santos (FAUP / CEAU)
Olívia da Silva (P.PORTO / ESMAD)
Paulo Catrica (UNL) 
Susana Lourenço Marques (FBAUP / i2ADS) 
Susana Ventura (FAUP / CEAU) 
Teresa Ferreira (FAUP/ CEAU) 
Wilfried Wang (UTSoA)

CONFERENCE TEAM
Ana Miriam (AAI / CEAU / FAUP)
Eduardo Silva (AAI / CEAU / FAUP)
Maria Neto (AAI / CEAU / FAUP – UBI)
Miguel Santos (AAI / CEAU / FAUP)
Sara Lino (scopio Editions)

ARTISTIC DIRECTOR
Né Santelmo (scopio Editions)

PRINT AND WEBDESIGN
Eduardo Silva (AAI / CEAU / FAUP)
Sara Lino (scopio Editions)

VISUAL SPACES OF CHANGE PHOTOGRAPHIC PROJECTS  
Ana Miriam
Edu Silva 
Hélder Sousa
Jiôn Kiim & Artur Leão
Marta Ferreira 
Sérgio Rolando 
Sofia F. Augusto

Volume 4 of Sophia: Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image 

The theoretical aims of the 4th number of Sophia and the 5th International Conference On the Surface, “Visual Spaces of Change: Unveiling the Transformation of Publicness” were for an interdisciplinary debate on photography and architecture, with a strong editorial component devoted to the publication of original works and ideas at the intersection of these two fields.  The theme chosen for this edition On the Surface was focused in contemporary transformations of the public space: “Visual Spaces of Change: unveiling the publicness of urban space” proposing to debate and explore the potential of Image and Photography as resourceful tools to research, reflect upon and render visible the emergence of new collective experiences in the social space.

In Volume 4 of Sophia the following authors are published

Editorial
About the 4th number of Sophia, Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image
Iñaki Bergera

About the 5th International Conference On the Surface
Pedro Leão Neto
Pedro Gadanho

HC (hortus conclusus)
Beate Gütschow - Invited Author

Contemporary discurses on Architecture, City and Territory: Visual Spaces of Change 
Pedro Leão Neto

Visually reinventing architecture in the pre-cinematic scenario of Idris Khan’s photograph
Katarina Andjelkovic

Photocreation as a propeller to upcoming new urban and spatial utopias 
Klauss Borges

Ringroad (Houston), 2005: The Construction of an Image 
Bas Princen - Invited Author

Re-framing the Public Space: Relations between Architecture and Photography
Iñaki Bergera

Clareira: Towards a phenomenological perspective in the representation of architectural space 
Ana Miriam, Fátima Pombo, José Carneiro

A Bridge
Sebastiano Raimondo

Behavioral mapping of Abu Dhabi’s public spaces: Urban research photography and cultural clashes
Apostolos Kyriazis, Ayesha Zahid, Clemence Montagne, Clio Chaveneau, Hadrien Dubucs, Hanu Dilip, Shafaq Qamar

Atlas Interactive. Visual register of urban architecture in Latin America. A work in progress
Cristina Gastón Guirao

Image-Making After Photoshop: Architecture, Public Space and their Visual Discontents
Pedro Gadanho

The invisible villages. Up-to-date Images of Settlement in Spain
Ana Amado, Andrés Patiño

Peter Scheier and Marcel Gautherot: Brasília Lyric and Epic
Mariana W. von Hartenthal

Visual technological enthusiasm: an industrial urban spectacle in the “Tenth Anniversary” commemorative albums of China 
Haode Sun

Photography on Architecture - Visual Spaces of Change: Unveiling the Transformation of Publicness
Paolo Rosselli - Invited Author

This 4th Sophia number had as Editors:

Pedro Leão Neto (AAI / CEAU-FAUP) and Inaki Bergera (Escuela de Ingeniería y Arquitectura Universidad de Zaragoza)

Volume 5 of Sophia: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere

The interest of the 5th number of Sophia, which will be called Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere, is in original articles that discuss the core of Interiority in Architecture as a matter open to diverse ideas and practices in the realm of built space to be experienced by its inhabitants. Interiority differentiates a place of a non-place. The non-places are spots with which the individual does not create any relation; they are transit-places without memory, identity, history, personal construction, references, emotions of which solace is not a minor one. Interiority calls that kind of space that accommodates thoughts, dreams, nightmares, intimacy, changes, silence, noise, neurosis...life. Shelter, shape, place, atmosphere portray scenarios that enhance experiences, events, occurrences beyond the functionalistic rhetoric enveloping them.  Our journal is now accepting papers within this framework, which may contribute to voice critically and poetically a broader understanding of designing interiority in architecture.

 

In Volume 5 of Sophia the following papers have been selected

Guest Editors
Fátima Pombo (UA / DECA | ID+)
Silvina Félix (UA / ESAN | ID+)

Topic Papers 
Pedro Bandeira Maia, Raul Pinto: Preserving Heritage Through New Narratives: designing a guesthouse within a multidisciplinary team | Speaker: Raul Pinto

Bárbara dos Santos Coutinho, Ana Tostões: The Role of Architecture for an Exhibition Engaging and Meaningful Aesthetic Experience | Speaker: Bárbara dos Santos Coutinho

José António Bandeirinha, Rui Aristides: The modern Shelter: Laugier or Ledoux, metaphormosis or ex-novo, architecture for modern subjects and powers | Speaker: Rui Aristides

Featured Texts 
Interview
The Power of Imagination - an interview to designer Hans Thyge by Fátima Pombo

Miscellany Critical essay: The Compliment of Light by Nuno Grande about photography series The Idea of Álvaro Siza of Mark Durden and João Leal 

Reviews About the book OLIM of Camilo Rebelo: Texts by Nuno Faria and Eduardo Souto de Moura

Volume 6 of Sophia: Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations 

Open call

Volume 6 of Sophia will be dedicated to Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations 

How do we all become aware of the gradual, but inescapable changes in the environment? How does photography raise public awareness of the pressing environmental changes implicit in our anthropocentric epoch? How can photography contribute to these complex debates? These issues can be addressed from several perspectives: from confronting our memories and understandings of a place to reactivating ‘what is no longer there’ or proposing ‘what could be there’.

This volume of Sophia will bring together photographers and researchers who make significant contributions to these discussions, including the material processes of creating, managing and interpreting sets of documents. We are interested in material processes where photography is explored as a significant research tool for critical and innovative views on architecture and urban transformation in their expanded fields and contextualized by larger systems: cultural, political, artistic, technical, and historical dimensions. 

We will be publishing long-term photographic work of environmental changes, innovative documentation or archival projects exploring discursive forms of presentation and visual constructs, articles and research papers discussing the rich spectrum of techniques and visual strategies employed in environmental discussions. 

The spectrum of transformational processes is broad: deforestation, soil erosion, suburban sprawl, wastelands, decaying shopping malls, neglected social housing, postindustrial ruins, gentrification and privatization of public space, or demonstration movements from “Occupy” to “Fridays for Future”. In this context, we will be especially interested in proposals that are able to question how the different dimensions of architecture and urban transformation may be meaningfully understood or reframed through the different lenses and perspectives of visual processes.

The journal is now accepting photographic work and critical papers within the above framework that will allow the interested public to reflect on the diverse transformational processes affecting our present cities and territories.

Guest Editors
Wilfried Wang (UA / DECA | ID+)

ABOUT PEER REVIEW JOURNAL SOPHIASophia collection is specifically designed to address theoretical work, and it aims to be the publishing medium for a set of exploratory and critical texts on image in the broad sense, i.e. comprehending the worlds of design, photography, film, video, television and new media. 

The etymology of the word “sophia” is closely linked to the concepts of sapience and wisdom: (Greek , “sofía”) it is what the “wise person” has, and this word is also derived from philo+sophia (“love of wisdom”). We are interested in making Sophia journal a mentis instrumenta capable of extending our critical knowledge and questioning the universe of image in an innovative way.

The collection, which welcomes several academic works, will also be an important publishing medium for some theoretical papers coming from the FAUP R & D center – CEAU. The purpose of Sophia journal collection is to publish a set of theoretical and critical texts on image in book format; these texts can either be taken from sections of scopio magazine or submitted by new authors and other R & D national and international centers, through a call for papers. The aim is to challenge different artists and creators to publish original articles, reviews, book reviews and other texts of interest and value to this collection.

More information about Sophia Peer Review Journal

 

OLIM : LANÇAMENTO E CONVERSA COM O AUTOR CAMILO REBELO

 
ANÚNCIO OLIM - FEIRA DO LIVRO PT.jpg

OLIM : LANÇAMENTO DO LIVRO
E CONVERSA COM O AUTOR | FEIRA DO LIVRO 2020

PT / ENG

Sobre o livro OLIM:

“O que foi recolhido nestas “Fichas”1, são “Flashes”2, instantâneos que fixam objectos, geografias, estados de espírito, que podem durar, ficando disponíveis para ultrapassar situações de impasse, inseguranças e até desfocagens visuais. Estas Fichas são um conforto, um aconchego nas horas duras do “métier”, na solidão do desenho quando temos mesmo que decidir.

Eduardo Souto de Moura

1. L. Wittgenstein – Fichas (Zettel), Edições 70.
2. Flash, Herberto Helder, Published by the author.

“Feito de pequenos acontecimentos que se sucedem sem cronologia nem hierarquia, OLIM descende directamente da linhagem do livro-atlas, o livro como caixa de ressonância, que opera circulações entre mundos, que não se encerra em si mesmo, que não se fixa em nenhum tempo histórico.“ 

“Fundando-se numa lógica de migração das imagens e dos corpos, OLIM é um livro que procura a beleza, no sentido mais profundo (enquanto mistério) e humilde (enquanto dádiva) do termo.”

Nuno Faria


“É também significativo o esforço de condensação de ideias-emoções-chave em muitos dos aforismos de OLIM que combinados com imagens criam uma poética muito própria, muitos deles surgem como se fossem um haiku visual onde a força e significado deve muito à relação da “forma” - o que a imagem deixa re-imaginar – com a “palavra” – e o que juntos podem representar.”

“Através de uma significativa colaboração com o autor e em estreita colaboração com o editor, o potencial específico do livro físico foi explorado de forma a oferecer uma leitura inovadora e um entendimento mais profundo quer do autor como pessoa, quer da sua obra.”

Né Santelmo 


“OLIM interpela os leitores a procurar um significado nos fragmentos de viagens e projetos que nos mostra através de imagens combinadas com diversos pensamentos, algo que o aproxima do conceito de opera aperta1 de Umberto Eco porque possibilita várias interpretações.”

“O livro interrelaciona assim a imagem, especialmente a fotografia, com o texto criando um discurso visual onde há lugar para a coerência, mas também para o paradoxo e brincadeira, o oximoro.”

1.  Umberto Eco, Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2005. 

Pedro Leão Neto

OLIM corresponde a uma reflexão pessoal que Camilo Rebelo desenvolve sobre a sua experiência de vida e trabalho. Este livro é uma narrativa não linear, onde a memória, identidade e lugares se interrelacionam de forma rizomática através de diversas histórias da vida pessoal e profissional do autor. O livro interpela os leitores a procurar um significado nos fragmentos de viagens e projetos que nos mostra através de imagens combinadas com diversos pensamentos criando um discurso visual onde há lugar para a coerência, mas também para o paradoxo e brincadeira, o oximoro. OLIM é assim em tudo diferente de um livro tradicional, como se pode subentender pelas palavras de Eduardo Souto de Moura quando diz que "... não é bem um livro, mas talvez um ficheiro, e é por isso que se chama “Fichas”, tal como Wittgenstein colocou numa caixa cerca de 700 fragmentos, que não ficaram “guardados para sempre, mas trabalhados, alterados e aperfeiçoados, enquanto recortes."

A publicação OLIM será lançada no dia 5 de setembro de 2020, às 17h00, no Salão Independente, um evento inserido na programação da Feira do Livro do Porto 2020. Esta sessão irá contar com a participação do autor do livro, Camilo Rebelo, bem como de Pedro Leão Neto, Nuno Faria e de Rui Chafes. A publicação Olim já se encontra disponível na bookstore da scopio pelo preço de 34€.

O livro estará também disponível para venda no momento do seu lançamento.
Para descarregar uma amostra do livro, clique AQUI

SCOPIO EDITIONS AUTHOR’S BOOK COLLECTION é o meio de publicação para projetos fotográficos especialmente designado para ser desenvolvido como um livro de artista e ligado à fotografia documental e artística de arquitectura, cidade e território e o meio de publicação para vários projetos artísticos, especialmente trabalhos criativos, de investigação e de expressão plástica no campo da arte contemporânea, e relacionados com os tópicos da arquitectura, cidade e território.

O nosso objetivo é promover tanto trabalhos notáveis e novos autores, mostrando o potencial do livro de autor como um meio único para comunicar múltiplas perspectivas e combinar diversas formas de expressão artísticas, de maneira a veicular, de uma forma poética e documental, as múltiplas questões relacionadas com a arquitectura e os espaços onde as pessoas vivem e trabalham. Queremos publicar projetos fotográficos que combinam o universo artístico e documental de forma a que possam criar sinergias e permitir uma leitura inovadora e um entendimento do território e de como as pessoas apropriam os espaços onde vivem e trabalham no nosso mundo contemporâneo.

 

OLIM : BOOK LAUNCH AND TALK WITH THE AUTHOR | FEIRA DO LIVRO 2020

 
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OLIM : BOOK LAUNCH AND TALK
WITH THE AUTHOR | FEIRA DO LIVRO 2020

PT / ENG

About the book OLIM:

“What has been collected in these “Fichas”1 are “Flashes”2, snapshots that fix objects, geographies, states of mind, that can last, available to overcome situations of impasse, insecurities and even visual blurring. These Fichas are a comfort, a refuge in the hard times of the profession, in the loneliness of design, when we really have to decide.”

Eduardo Souto de Moura 

1.     L. Wittgenstein – Fichas (Zettel), Edições 70.
2.     Flash, Herberto Helder, Published by the author.

“Made up of small events that occur in a succession without chronology or hierarchy, OLIM is directly descended from the lineage of the atlas, the book as a resonance box, which produces circulation between worlds, which is not self-contained, which is not set in any historic time.“ 

“Based on a rationale of migration of images and bodies, OLIM is a book that seeks beauty, in the deepest (as a mystery) and most humble (as a gift) sense of the term.”

Nuno Faria


“Equally significant is the effort to condense key ideas/emotions into many of the OLIM aphorisms which, combined with images, create a very specific poetics; many of them appear as if they were a visual haiku where the power and meaning owe a great deal to the relationship of the “form” - that the image allows to be re-imagined - with the “word” - and what together they can represent.”

“Thanks to the significant collaboration between the author, publisher and designer the specific potential of the physical book was explored in order to offer an innovative reading and a deeper understanding of both the author as a person and of his work.”

Né Santelmo

“OLIM by Camilo Rebelo challenges readers to search for a meaning in the fragments of journeys and projects that shows us, through images combined with sundry thoughts, something that brings it closer to Umberto Eco’s concept of opera aperta1 because it allows a range of interpretations.”

“The book thus links the image, especially photography, with the text to create a visual discourse where there is room for coherence, and for paradox and play, too, the oxymoron.”

1.  Umberto Eco, Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2005. 

Pedro Leão Neto


OLIM by Camilo Rebelo
SCOPIO EDITIONS AUTHOR’S BOOK COLLECTION
Porto, 2020
ISBN 978-989-330102
218 pages


OLIM will be launched on the 5th of September 2020, 17h00, at the Salão Independente during Feira do Livro do Porto 2020, Porto. This session will feature the author of the book Camilo Rebelo, as well as Pedro Leão Neto, Nuno Faria and Rui Chafes. Olim is now available for purchase at scopio’s bookstore for 34€.


To download a sample of the book, click HERE

SCOPIO EDITIONS AUTHOR’S BOOK COLLECTION is the publishing medium for photographic projects specially de- signed to be developed as an artist’s book and linked to Artistic and Documentary Photography on Architecture, City and Territory and the publishing medium for various artistic projects, especially creative, research and plastic expression works in the eld of contemporary art, and related to the topics of Architecture, City and Territory.

Our goal is to promote both notable works and new authors, showing the potential of the authoŕs book as a unique medium for communicating multiple perspectives and combining diverse art expressions, in order to convey, in a poetic and documental way, the multiple issues related to architecture and the spaces where people live and work.
We want to publish photo projects combining documentary and artistic universe in such a way that they may create synergies and allow for an innovative reading and understanding of territory and of how people appropriate the spaces where they live and work in our contemporary world.

 

Realidades InConcretas por Fadia Mufarrej

 
 
 

Realidades InConcretas

POR FADIA MUFARREJ

PT | EN

Como vive-se a quarentena no Brasil?

O isolamento social no Brasil não é uma regra é um privilégio, faz quem pode e não quem quer, diz-se por aqui, que estamos em um auto isolamento por escolha. O governo brasileiro não fez da quarentena algo necessário ou essencial, ao contrário, o Presidente eleito faz apologias a quebra das medidas de saúde sugeridas pelas organizações mundiais especialistas no tema, ridiculariza o afastamento físico, e faz chacotas públicas como “é só uma gripezinha” e “e daí”para referir-se a pandemia que assola o mundo.O cenário político, social e sanitário no país é o mais cruel desde o período da ditadura militar na década de 70. Presenciamos dentro de nossas casas através dos noticiários transmitidos pela televisão e internet a queda do nosso sistema democrático, escândalos envol- vendo o chefe de estado e seus familiares, ministros pedindo exoneração de seus cargos, Juízes sendo desrespeitados por alcunhas de baixo calão proferidas por membros do governo, imprensa perseguida e vetada por tentar exercer seu papel, neste cenário de caos encontro-me em uma cidade de médio porte do Brasil, Belém na Amazônia, com milha- res de mortos pelo Covid-19, as autoridades locais envolvidas em escandalos de corrupção, o sistema de saúde e funerário estadual colapsado.De dentro da minha ilha de previlégio observo a tudo isso impotente, a angustia por não saber o que o futuro reserva é uma constante, a espera eterna, e a vida como conhecíamos antes virou uma utopia. A série fotográ ca a seguir retrata um pouco do dia-a-dia da casa de uma família de classe média no Brasil em 2020 durante os meses de auto isolamento devido a pandemia mundial do Covid-19.


Bio

Artista e produtora audiovisual paraense, graduada em comunicação pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em São Paulo, Brasil, em 2015. Iniciei minha carreira a partir da documentação de foto e video.

Em 2013 tive o meu primeiro contacto com fotogra a pro ssional através de um estágio realizado no festival de fotogra a Paraty em Foco (RJ-BR) após esta experiencia, atuei como produtora em programas brasileiros de televisão. Os primeiros projetos autorais começaram após viver em Londres em 2016 onde estudei cinema documental na Met Film School, finalizei meu curso com um mini documentário sobre uma mãe libanesa chamado Learning to Fly, ao regressar ao Brasil fiz um curso na associação Fotoativa, com tutoria da artista visual Ana Lira, que mudou minha visão sobre produção artística e formas de produzir um objeto de arte. Finalizamos este curso com uma mostra coletiva de processos de criação na associação, onde trabalhei a memória afetiva a partir de uma série fotográfica e instalação com tijolos sobre o mais antigo armazém ainda em funcionamento de minha cidade natal, a Casa Salomão.

Em 2017, ingressei no mestrado em Arte Design para o espaço público na faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e durante o curso desenvolvi o projeto Em tradução, narrativas entre os dois lados do atlântico, que consiste em uma pesquisa fotográfica sobre o espaço público de cidades homônimas entre Brasil e Portugal. As similaridades e dissonâncias assimiladas neste projeto foram apresentadas através da construção de um fotolivro onde a experiência narrativa convida o observador a imergir no imaginário de seis cidades, Óbidos, Santarém e Salvaterra, tanto do Brasil como em Portugal, e perder-se entre elas sem saber em que país está, convidando a refletir sobre a experiência proporcionada pela observação do espaço público e também sobre o passado e o presente.

Além do fotolivro, participei de uma mostra coletiva dos finalistas do mestrado em Arte e Design para o espaço público (2017/2019) na galeria da faculdade de Belas Artes da U.Porto, onde apresentei o mesmo projeto através de fotografias, serigrafia em tecido e uma pequena instalação. Em 2020 participei de uma mostra individual para novos artistas promovida pelo Canto Coworking (Belém/PA-BR) com o mesmo projeto. Temas como memória, colonialismo, uxos urbanos e mapas geográficos os quais são frequentemente abordados em meus projetos.

 

InConcret Realities by Fadia Mufarrej

 
 
 

InConcret Realities

BY FADIA MUFARREJ

PT | EN

How one lives during quarantine in Brazil?

The social isolation in Brazil is not a rule, it is a privilege. Unfortunately because not everyone has the same social conditions, self isolation is not taken as serious. The Brazilian government has not made quarantine an essential, actually the President elected create excuses about breaking health measures, suggested by the World Helth Organization, and mocks social isolation together with the pandemic e ects in the world. Excuses such as “it’s just a little flu” and “so what?” are used by the President when referring to the pandemic.e social-political and health scenario in the country is the most cruel since the period of the military dictatorship in the 70s. From home we have been experiencing the fall of our democratic system simply by keeping up with the news. Scandals such as ministers asking for resignation, judges being disrespected by members of the government, the head of state being involveld in nepotism, press being persecuted, and so on.In such a chaotic situation I find myself in a relatively medium- -sized city located in Amazon, Belém. The city has been negatively a ected in many ways, reported with thousands of deaths due to Covid-19, local authorities involved in corruption scandals and the health and funeral state systems collapsed. From the inside of my “privilege island” I observe all this helplessly, the agony of not knowing what the future holds is a constant, and the wait is timeless, life as we knew it, now became an utopia.e following photographic series portrays a little bit of a middle class family daily life in Brazil, who has the privilege to properly exercise self-isolation due to Covid-19 world pandemic.


Bio

Female artist and producer from Pará, who graduated in medias and communication at Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), São Paulo Brazil, in 2015. I started my career with photo and video documentation.

In 2013 I had my first contact with professional photography through an inter- nship at the International Photography Festival Paraty em Foco (RJ-BR) a er this experience, I’ve worked as a television producer in Brazil. My first authorial art project initiated when I was living in London in 2016 where I studied documentary lmmaking at the Met Film School, I nished my course with a short documentary about a Lebanese mother, the Learning to Fly, when I returned to Brazil I took a workshop at the Fotoativa association (PA-BR), with the visual artist as a tutor Ana Lira, who changed my perspective as an artist in many ways, the tools of producing an art object had expanded. We ended this course with a collective exhi- bition of the students creative processes in the association, my result was a project about a ective memory by a photographic series and an installation about the oldest warehouse still in operation in my hometown, Casa Salomão.

In 2017, I joined at a Master in Art and Design for the public space at Porto Fine Art faculty, during the course I developed the project In translation, narratives between the two sides of the Atlantic, which consists in a photographic research about public space by the analysis of homonymous cities between Brazil and Portugal. The similarities and dissonances assimilated in this project were presented through the construction of a photobook which the narrative invites the observer to immerse himself in the imaginary of these six cities, Óbidos, Santarém and Salvaterra, both in Brazil and Portugal, and to get lost among them without knowing in which country they are by the observation of the images, inviting to re ect on these experience by the observation of public space and also on the past and the present.

In addition to the photobook, I’ve participated in a collective exhibition of the finalists on the Master degree in Art and Design for the public space (2017/2019) on the Fine Arts faculty gallery of the U.Porto, where I presented the same project by photographs, screen printing on fabric and a small installation. In 2020 I participated of an individual exhibition for new artists promoted by Canto Co-working (Belém / PA-BR) with the same project. Themes such as memory, colonialism, urban flows and geographic maps are frequently addressed in my projects.

 

Zona de Respiração por Gionatan Tecle

 
 
 

Zona de Respiração

POR GIONATAN TECLE

PT | EN

"Zona de Respiração" inicialmente, partiu de uma curiosidade: a maneira em que a minha namorada e eu ocupávamos nosso apartamento de um quarto. Este trabalho explora o conceito de distanciamento social em relação à situação actual. Fiquei comovido com a regra de 3 a 6 pés, que afirma que se eu ficar a uma distância de 3 a 6 pés de alguém, essa pessoa pode inspirar um pouco do que exalo. A regra fez-me pensar no espaço em que habitamos como uma bolha. Uma bolha usada como uma medida de cautela em ambientes públicos e como ela pode ser subconscientemente transportada para um espaço doméstico privado. A prática do distanciamento social como uma necessidade em espaços públicos e privados. A falta de troca entre pessoas forçada pela possibilidade de inalar parte do que exalo.


Bio

Nascido em Ostia Antica, Roma, Gionatan Tecle é um artista visual de origem eritreia que mora em Los Angeles. O seu trabalho explora os limites dentro dos quais uma imagem pode evocar emoções e, ao mesmo tempo, afirmar o seu sentido dentro do material em que ela é apresentada. Os seus métodos intelectuais de criar uma imagem procuram explorar o conteúdo e desenterrar uma expressão cinematográfica incorporada nas palavras escritas

Os seus últimos trabalhos, Fixed Water and World foram recentemente escolhidos para a selecção oficial do Palm Springs International Film Festival. Ele recebeu vários prémios por mérito artístico, incluindo a bolsa Myrl Schreibman, o Motion Picture Association American Award e a bolsa Steve Lawrence and Eddie Gorme.

Em 2012, ele completou o seu BFA em Arte Cinematográfica da University of Maryland Baltimore County. Ele também tem um mestrado em Cinematografia da UCLA School of Theater, Film & Television.

https://www.gionatantecle.com/
Instagram @gionatan.tecle

 

Breathing Zone by Gionatan Tecle

 
 
 

Breathing Zone

BY GIONATAN TECLE

PT | EN

“Breathing Zone” Initially started from a curiosity into the way in which my partner and I occupied our one-bedroom apartment, this body of work explores the idea of social distancing amidst today's situation. I was moved by the 3 to 6 feet rule which states that if I stand within 3 to 6 feet of someone, you may inhale some of what I exhale. The rule made me think of the space we inhabit as a bubble that is used as a measure of caution in public settings and how this thought is and can be subconsciously carried in a private domestic space. The practice of distancing as a necessity in both private and public spaces. The lack of exchange between people forced by the possibility of inhaling some of what I exhale.


Bio

Born in Ostia Antica, Rome, Gionatan Tecle is an Italian Eritrean visual artist currently based in Los Angeles. His work explores the limits in which an image can evoke emotion while asserting it's sense seamlessly within the material being presented. His cerebral methods of creating an image involve exploring the content and unearthing a cinematic expression embedded within the written words.

His latest works, Fixed Water and World were recently chosen for Official Selection at Palm Springs International Film Festival. He has received several awards for artistic merit including the Myrl Schreibman Fellowship, Motion Picture Association American Award, and the Steve Lawrence and Eddie Gorme Scholarship.

In 2012, he completed his BFA from the University of Maryland Baltimore County undergraduate program in Cinematic Art. He also holds a Master in Fine Arts from UCLA’s School of Theater, Film & Television in Cinematography.

https://www.gionatantecle.com/
Instagram @gionatan.tecle

 

Isolation With Dementia by Amber Franks

 
 
 

Isolation With Dementia

BY AMBER FRANKS

I am an artist based in Sussex, UK - during Lockdown in the UK, I cared for my 89 year old Grandmother who has Vascular Dementia. For the first 40 days, I documented her daily life throughout being isolated in my home.

Bio

In her practice the artist Amber Franks investigates personal trauma and loss in relation to “casual” sexism and its causes and contexts.Her work poses challenging questions that push and question conventional boundaries between artist and viewer. Franks considers the spectators’ space and progression within her exhibits, devising a narrative that invokes the viewer to reflect upon the self. This consideration exemplifies how various experiences of trauma can be dissected into separate narratives, but inherently still coincide with one another.

https://www.amberfranks.co.uk
Instagram @amberrfranks

 

LANÇAMENTO OLIM | CASA DA ARQUITECTURA

 

LANÇAMENTO OLIM | CASA DA ARQUITECTURA

PT / ENG

A apresentação da publicação OLIM teve lugar no passado dia 11 de julho, no Pavilhão Central da Casa da Arquitectura, Matosinhos. Tendo sido salvaguardado o distanciamento social adequado pela organização da apresentação, a publicação OLIM foi apresentada perante uma audiência significativa com intervenções do director da Casa da Arquitectura, Arq. Nuno Sampaio, o autor Camilo Rebelo, o editor Pedro Leão Neto e a designer Né Santelmo. Após a apresentação, teve lugar uma sessão de questões e respostas.

A publicação OLIM encontra-se disponível na scopio Bookstore e em livrarias seleccionadas por 34€.

Para comprar o livro, clique no botão abaixo.
Para descarregar um preview do livro, clique AQUI

 

OLIM BOOK LAUNCH | CASA DA ARQUITECTURA

 

OLIM BOOK LAUNCH | CASA DA ARQUITECTURA

PT / ENG

The presentation of OLIM took place on the past 11th of July in the Pavilhão Central of the Casa da Arquitectura, Matosinhos. With the adequate social distancing being safeguarded by the organizing committee of the presentation, OLIM was presented before a substancial audience with interventions by director of Casa da Arquitectura, Arq. Nuno Sampaio, the author Camilo Rebelo, the editor Pedro Leão Neto and the designer Né Santelmo. After the presentation, a Q&A session took place.

OLIM is now available for purchase at scopio Bookstore and select libraries for 34€.

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To download a sample of the book, click HERE

 

OLIM : LANÇAMENTO E CONVERSA COM O AUTOR CAMILO REBELO

 
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OLIM : LANÇAMENTO E CONVERSA
COM O AUTOR CAMILO REBELO

PT / ENG

Sobre o livro OLIM:

“O que foi recolhido nestas “Fichas”1, são “Flashes”2, instantâneos que fixam objectos, geografias, estados de espírito, que podem durar, ficando disponíveis para ultrapassar situações de impasse, inseguranças e até desfocagens visuais. Estas Fichas são um conforto, um aconchego nas horas duras do “métier”, na solidão do desenho quando temos mesmo que decidir.

Eduardo Souto de Moura

1. L. Wittgenstein – Fichas (Zettel), Edições 70.
2. Flash, Herberto Helder, Published by the author.

“Feito de pequenos acontecimentos que se sucedem sem cronologia nem hierarquia, OLIM descende directamente da linhagem do livro-atlas, o livro como caixa de ressonância, que opera circulações entre mundos, que não se encerra em si mesmo, que não se fixa em nenhum tempo histórico.“ 

“Fundando-se numa lógica de migração das imagens e dos corpos, OLIM é um livro que procura a beleza, no sentido mais profundo (enquanto mistério) e humilde (enquanto dádiva) do termo.”

Nuno Faria


“É também significativo o esforço de condensação de ideias-emoções-chave em muitos dos aforismos de OLIM que combinados com imagens criam uma poética muito própria, muitos deles surgem como se fossem um haiku visual onde a força e significado deve muito à relação da “forma” - o que a imagem deixa re-imaginar – com a “palavra” – e o que juntos podem representar.”

“Através de uma significativa colaboração com o autor e em estreita colaboração com o editor, o potencial específico do livro físico foi explorado de forma a oferecer uma leitura inovadora e um entendimento mais profundo quer do autor como pessoa, quer da sua obra.”

Né Santelmo 


“OLIM interpela os leitores a procurar um significado nos fragmentos de viagens e projetos que nos mostra através de imagens combinadas com diversos pensamentos, algo que o aproxima do conceito de opera aperta1 de Umberto Eco porque possibilita várias interpretações.”

“O livro interrelaciona assim a imagem, especialmente a fotografia, com o texto criando um discurso visual onde há lugar para a coerência, mas também para o paradoxo e brincadeira, o oximoro.”

1.  Umberto Eco, Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2005. 

Pedro Leão Neto

Casa da Arquitectura promove o lançamento do livro OLIM, da autoria de Camilo Rebelo, publicado pela scopio Editions, editora independente com um enfoque na área da fotografia contemporânea relacionada com o mundo da arquitectura e coordenada pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem  (AAI) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU - FAUP).

O lançamento acontece às 15h00 e a abertura da mesa estará a cargo do arquitecto Nuno Sampaio que fará uma breve apresentação do livro OLIM, seguindo-se uma conversa entre o autor arquitecto Camilo Rebelo e o editor arquitecto Pedro Leão Neto e a designer Né Santelmo que irão encetar um diálogo sobre a experiência e o processo de criação do livro onde se procurou explorar o potencial específico deste suporte físico como meio único de comunicação da vida e obra de um autor. 

OLIM corresponde a uma reflexão pessoal que Camilo Rebelo desenvolve sobre a sua experiência de vida e trabalho. Este livro é uma narrativa não linear, onde a memória, identidade e lugares se interrelacionam de forma rizomática através de diversas histórias da vida pessoal e profissional do autor. O livro interpela os leitores a procurar um significado nos fragmentos de viagens e projetos que nos mostra através de imagens combinadas com diversos pensamentos criando um discurso visual onde há lugar para a coerência, mas também para o paradoxo e brincadeira, o oximoro. OLIM é assim em tudo diferente de um livro tradicional, como se pode subentender pelas palavras de Eduardo Souto de Moura quando diz que "... não é bem um livro, mas talvez um ficheiro, e é por isso que se chama “Fichas”, tal como Wittgenstein colocou numa caixa cerca de 700 fragmentos, que não ficaram “guardados para sempre, mas trabalhados, alterados e aperfeiçoados, enquanto recortes."

O livro estará disponível para venda no momento do seu lançamento.

Data: 11 de julho, sábado
Horário: 15h00
Local: Casa da Arquitectura
Endereço: Rua Roberto Ivens, 582, Matosinhos, Portugal


OLIM de Camilo Rebelo
SCOPIO EDITIONS AUTHOR’S BOOK COLLECTION
Porto, 2020
ISBN 978-989-330102
218 páginas

O livro está desde já disponível para pré-encomenda até ao final de junho por um preço muito especial na bookstore da scopio.
Preço de pré-encomenda: 29€
Preço normal: 34€

Para efectuar a pré-encomenda, clique no botão abaixo.
Para descarregar uma amostra do livro, clique AQUI

SCOPIO EDITIONS AUTHOR’S BOOK COLLECTION é o meio de publicação para projetos fotográficos especialmente designado para ser desenvolvido como um livro de artista e ligado à fotografia documental e artística de arquitectura, cidade e território e o meio de publicação para vários projetos artísticos, especialmente trabalhos criativos, de investigação e de expressão plástica no campo da arte contemporânea, e relacionados com os tópicos da arquitectura, cidade e território.

O nosso objetivo é promover tanto trabalhos notáveis e novos autores, mostrando o potencial do livro de autor como um meio único para comunicar múltiplas perspectivas e combinar diversas formas de expressão artísticas, de maneira a veicular, de uma forma poética e documental, as múltiplas questões relacionadas com a arquitectura e os espaços onde as pessoas vivem e trabalham. Queremos publicar projetos fotográficos que combinam o universo artístico e documental de forma a que possam criar sinergias e permitir uma leitura inovadora e um entendimento do território e de como as pessoas apropriam os espaços onde vivem e trabalham no nosso mundo contemporâneo.

 

OLIM : BOOK LAUNCH AND TALK WITH THE AUTHOR CAMILO REBELO

 
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OLIM : BOOK LAUNCH AND TALK
WITH THE AUTHOR CAMILO REBELO

PT / ENG

About the book OLIM:

“What has been collected in these “Fichas”1 are “Flashes”2, snapshots that fix objects, geographies, states of mind, that can last, available to overcome situations of impasse, insecurities and even visual blurring. These Fichas are a comfort, a refuge in the hard times of the profession, in the loneliness of design, when we really have to decide.”

Eduardo Souto de Moura 

1.     L. Wittgenstein – Fichas (Zettel), Edições 70.
2.     Flash, Herberto Helder, Published by the author.

“Made up of small events that occur in a succession without chronology or hierarchy, OLIM is directly descended from the lineage of the atlas, the book as a resonance box, which produces circulation between worlds, which is not self-contained, which is not set in any historic time.“ 

“Based on a rationale of migration of images and bodies, OLIM is a book that seeks beauty, in the deepest (as a mystery) and most humble (as a gift) sense of the term.”

Nuno Faria


“Equally significant is the effort to condense key ideas/emotions into many of the OLIM aphorisms which, combined with images, create a very specific poetics; many of them appear as if they were a visual haiku where the power and meaning owe a great deal to the relationship of the “form” - that the image allows to be re-imagined - with the “word” - and what together they can represent.”

“Thanks to the significant collaboration between the author, publisher and designer the specific potential of the physical book was explored in order to offer an innovative reading and a deeper understanding of both the author as a person and of his work.”

Né Santelmo

“OLIM by Camilo Rebelo challenges readers to search for a meaning in the fragments of journeys and projects that shows us, through images combined with sundry thoughts, something that brings it closer to Umberto Eco’s concept of opera aperta1 because it allows a range of interpretations.”

“The book thus links the image, especially photography, with the text to create a visual discourse where there is room for coherence, and for paradox and play, too, the oxymoron.”

1.  Umberto Eco, Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2005. 

Pedro Leão Neto


OLIM by Camilo Rebelo
SCOPIO EDITIONS AUTHOR’S BOOK COLLECTION
Porto, 2020
ISBN 978-989-330102
218 pages


OLIM will be launched on the 11th of july 2020, 15h00, on the Pavilhão Central of the Casa da Arquitectura, Matosinhos. It is now available for pre-order until the end of june for a very special price at scopio’s bookstore

Pre-order price: 29€
Normal price: 34€

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SCOPIO EDITIONS AUTHOR’S BOOK COLLECTION is the publishing medium for photographic projects specially de- signed to be developed as an artist’s book and linked to Artistic and Documentary Photography on Architecture, City and Territory and the publishing medium for various artistic projects, especially creative, research and plastic expression works in the eld of contemporary art, and related to the topics of Architecture, City and Territory.

Our goal is to promote both notable works and new authors, showing the potential of the authoŕs book as a unique medium for communicating multiple perspectives and combining diverse art expressions, in order to convey, in a poetic and documental way, the multiple issues related to architecture and the spaces where people live and work.
We want to publish photo projects combining documentary and artistic universe in such a way that they may create synergies and allow for an innovative reading and understanding of territory and of how people appropriate the spaces where they live and work in our contemporary world.

 

Embroidery Photography - Organicism por Marta Dias

 

Embroidery Photography - Organicism por Marta Dias


Organicismo é um nome e pode ser:
1. a doutrina em que tudo na natureza tem uma base orgânica ou faz parte de um todo orgânico.
2. o uso ou defesa de formas literárias ou artísticas nas quais as partes estão conectadas ou coordenadas no todo.
No entanto, o Organicismo na fotografia com técnica de bordado são conexões sobre essa organicidade entre fotografia e a técnica do bordado.


Bio
Marta Dias nasceu a 27 de setembro de 1988, em Lisboa. Oriunda de uma família albicastrense, cedo demonstrou interesse pelas artes visuais, motivada pelos diversos tios e primos com apetência para as artes plásticas.

Concluiu o curso de Arquitetura em Lisboa com a tese final de curso, Paisagem Urbana e Ribeirinha – Estudo da Praça do Comércio através do olhar fotográfico onde frequentou diversos cursos no Instituto Português de Fotografia; apresentada em 2014, foi classificada por muitos como “atrevida”, mas conseguindo aliar os seus conhecimentos de arquitetura ao gosto pela fotografia.

Fez estágio de arquitectura em Utrecht, Holanda e participou em várias exposições incluindo exposições a solo sobre a viagem humanitária que fez em 2015.

Nos últimos dois anos encontra-se em Copenhaga, Dinamarca à procura de novas oportunidades e descobertas.

 

Exploración y construcción de conhecimento sobre patrimóniocultural mediante formalismos gráficos

 
 
 

Exploración y construcción de conhecimento sobre património
cultural mediante formalismos gráficos

Participação de Pedro Leão Neto no júri de Doutoramento

No passado dia 12 de Junho, Pedro Leão Neto foi arguente (vogal) em tribunal de prova pública do Doutoramento de Encarnación Ruth Varela Rodríguez, que defendeu a tese Exploración y construcción de conhecimento sobre património cultural mediante formalismos gráficos, no âmbito do programa doutoral em Arquitectura da Escola Técnica Superior de Arquitectura da Coruña.

Júri de Doutoramento
PRESIDENTE -------- MARÍA OCÓN FERNÁNDEZ || UNIVERSIDADE DE HEILDELBERG (ALEMANHA)
VOGAL ----------- PEDRO LEAO RAMOS FERREIRA NETO || UNIVERSIDADE DE PORTO (PORTUGAL)
SECRETÁRIO ------ ENRIQUE MANUEL BLANCO LORENZO || UNIVERSIDADE DA CORUÑA
SUPLENTE ------ ÓSCAR PASTOR LÓPEZ || UNIVERSIDADE DE VALÊNCIA
SUPLENTE ------ JEAN VANDERDONCKT || UNIVERSIDAE CATÓLICA DE LOUVAIN (BÉLXICA)

http://etsa.udc.es/web/?p=28782
https://dpauc.udc.es/defensa-de-tese-de-doutoramento-2/