Lançamento e apresentação da publicação “CONTRAST III: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR”

 
 
 

MESA REDONDA E apresentação da publicação “CONTRAST III: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR”

11 de DEZEMBRO de 2024 (QUARTA-feira), 18h00 | Casa Comum – Reitoria da U. Porto

A Casa Comum – Reitoria U. Porto – vai receber, no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 18h00, a sessão de mesa redonda e apresentação do livro CONTRAST III: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR. 

Esta será a primeira mesa redonda da programação do projeto CONTRAST após a inauguração da sua Exposição Contrast – Alteridade, Ausência e Origem, em exibição no Centro Português de Fotografia (CPF) até 27 de abril de 2025.

O objetivo é debater o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos, proporcionando um entendimento mais aprofundado do universo da fotografia.

Pretende-se, em particular, analisar estratégias diversas de ensino da fotografia, procurando-se perceber de que forma poderão gerar pontes entre as várias áreas disciplinares onde a fotografia está presente, e ainda ajudar a repensar o real.

O evento contará com a presença de Fátima Vieira, Vice-Reitora da U. Porto (Cultura, Museus e U.Porto Edições) que irá fazer a apresentação seguindo-se uma breve intervenção de Joaquim Moreno (Diretor do MIArq FAUP) salientando a oportunidade da publicação e o lugar da fotografia na formação em Arquitetura.

Entraremos então no período do conversa que conta com a presença de Pedro Leão Neto (FAUP) e Olívia Marques da Silva (uniMAD/ESMAD /IPP), coordenadores editoriais do livro, bem como como com a presença dos Editores que representam as dez instituições de Ensino que integram este livro: DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT. 

O debate em torno dos textos do volume será alargado aos Colegas das instituições participantes para que possam partilhar as suas estratégias de ensino da fotografia e comentar os trabalhos dos estudantes.

Depois das intervenções dos autores convidados, o debate em torno dos textos do volume será alargado aos Colegas das instituições participantes para que possam partilhar as suas estratégias de ensino da fotografia e comentar os trabalhos dos estudantes. 

O objetivo do evento é debater o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos, proporcionando um entendimento mais aprofundado do universo da fotografia. Pretende-se, em particular, que a partir da publicação se analisem estratégias diversas de ensino da fotografia, procurando-se perceber de que forma poderão gerar pontes entre as várias áreas disciplinares onde a fotografia está presente, e ainda ajudar a repensar o real 

Disponibilizamos AQUI, em suporte de vídeo, uma versão da publicação para visualização. 

 

SOBRE O PROJETO 

O projeto CONTRAST conta com a experiência consolidada de dez escolas do ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP e IPT. Através de diversos projetos, investigação e iniciativas, bem como da experiência editorial da Cityscopio, assegura uma forte estratégia integrada e complementar de ensino, investigação e comunicação sobre fotografia, nomeadamente através da organização de conferências, debates, exposições, projetos, cursos /workshops e publicações em livro que expandem a fotografia a outras áreas disciplinares. 

O projeto foi seleccionado para financiamento no concurso de apoio a projectos criação e edição da DGARTES. 

COORDENAÇÃO 

O projeto tem uma coordenação conjunta em parceria com a Associação Cultural Cityscopio, a ESMAD-uniMAD e a FBAUP – i2ADS, sendo liderada pela FAUP através do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado do Centro de Estudo de Arquitetura e Urbanismo (CEAU). 

 

INSTITUIÇÕES DE ENSINO E CENTROS DE INVESTIGAÇÃO 

 

APOIOS 

O projeto foi seleccionado para financiamento no concurso de apoio a projectos criação e edição da DGARTES, através da Associação Cultural Cityscopio, com coordenação conjunta entre a ESMAD-uniMAD e a FBAUP – i2ADS, e liderada pela FAUP. 

A publicação “CONTRAST II: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR” é o resultado  

O objetivo deste evento é o de debater o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos, assim como possibilitar um entendimento mais aprofundado sobre o universo da fotografia. Neste momento, está uma versão da publicação para visualização, disponível online em suporte de vídeo AQUI. 

O projeto Contrast corresponde à criação de uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de dez escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP e IPT. 

 

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “CONTRAST III” NO CPF: VISITA E LANÇAMENTO DO LIVRO DA EXPOSIÇÃO (Copy)

 
 
 

Inauguração da Exposição e Lançamento do Livro do Projeto Contrast III no Centro Português de Fotografia (CPF) PORTO

tempo de permanência da exposição ATÉ 27 de Abril de 2025

No dia 9 de Novembro, sábado, pelas 16h00, realizou-se no Centro Português de Fotografia (CPF), nas Enxovias de Santa Teresa e Santo António, a sessão de inauguração da exposição e o lançamento do livro do projeto Contrast: Ensino da Fotografia na sua Interação com a Arte, Arquitetura e Design.

A cerimónia de abertura ficou a cargo do Diretor do CPF, Doutor Bernardino Castro, que, após as suas palavras iniciais, passou a palavra aos coordenadores do projeto: o Prof. Pedro Leão Neto (FAUP), a Prof. Olívia Marques da Silva (ESMAD) e o Prof. José Carneiro (FBAUP).

Pedro Leão Neto, diretor da iniciativa, sublinhou o caráter colaborativo do evento, agradecendo ao Centro Português de Fotografia, representado pelo Dr. Bernardino Castro, às instituições ESMAD e FBAUP, representadas por Olívia da Silva e José Carneiro que partilham a coordenação do projeto Contrast com a FAUP, líder do projeto bem como a todas as outras instituições de ensino envolvidas, nomeadamente DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, FBAUL, FEUP, IPT.

Destacou ainda a abordagem site-specific da exposição, que propõe um olhar inovador sobre as imagens, dialogando com as características do espaço, algo que permitiu às imagens distanciarem-se do layout das narrativas da publicação, proporcionando uma nova leitura e experiência ao público.

Também foi reconhecido o importante trabalho da equipa da scopio Editions, nomeadamente de Né Santelmo e Artur Leão, responsáveis pela conceção e produção do livro e pela curadoria da exposição. Este trabalho colaborativo, desenvolvido em estreita parceria com a equipa de coordenação do projeto e representantes das instituições envolvidas, enriqueceu e valorizou as diversas contribuições, um princípio central para a scopio Editions e o projeto Contrast.

No seu discurso, Pedro Leão Neto enfatizou a força autoral das obras expostas e publicadas, realçando a fotografia como ponto de interseção entre saberes e uma ferramenta para explorar os desafios e as incertezas contemporâneas no ensino da arte.

A Prof. Olívia Marques da Silva salientou o impacto do projeto Contrast na promoção de um diálogo contínuo entre as instituições de ensino superior, a sociedade e as instituições culturais, fortalecendo a fotografia enquanto campo de investigação e criação artística, e ligando-a à Arte, Arquitetura e Design. O projeto não só contribui para a formação de novos artistas e investigadores, mas também para a criação de novos públicos e para uma visão mais abrangente e inclusiva sobre os desafios da contemporaneidade.

Olívia Marques da Silva destacou ainda a importância das diferentes iniciativas e projetos das instituições parceiras do projeto Contrast, que se complementam mutuamente. A exposição CONTRAST – ALTERIDADE, AUSÊNCIA E ORIGEM integra-se desta forma como programa paralelo do Imagens do Real Imaginado (IRI), podendo ser assim considerado também como uma extensão deste ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia, fazendo parte da programação IRI20anos, que decorre entre 11 e 15 de novembro. Foi também mencionado que o projeto CONTRAST marca presença no átrio do Auditório Municipal de Vila do Conde, onde é exibido um vídeo com som que apresenta depoimentos, entrevistas e projetos de fotografia dos estudantes, bem como uma mostra das suas publicações.

O Prof. José Carneiro centrou a sua intervenção na importância da abordagem interdisciplinar do projeto Contrast, um dos seus pilares fundamentais. Realçou que esta abordagem não só enriquece o ensino da fotografia nas instituições participantes, mas também amplia a reflexão sobre a imagem fotográfica como meio para compreender e transformar a realidade, reunindo diversas estratégias visuais que atravessam fronteiras tradicionais entre disciplinas. O projeto estimula o debate sobre o papel da fotografia na construção de novos imaginários, unindo disciplinas e promovendo sinergias entre universidades, cursos e comunidades locais.

Por fim, o Professor, Curador e Ensaísta Delfim Sardo, ao apresentar o livro CONTRAST III, para o qual escreveu a introdução “A Melancolia das Imagens: Reavaliar o valor da fotografia”, sublinhou a necessidade de explorar a fotografia na sua essência material, como objeto que se confronta diretamente com o espectador através da escala, da paginação precisa e do rigor editorial.

Delfim Sardo destacou ainda que o ensino da fotografia é essencial, não só como inquirição histórica dos processos que geram imagens, mas como educação para a economia de possibilidades de cada imagem. Enfatizou que cada fotografia representa um processo de escolhas e subtilezas, mais do que uma simples representação do que é visível.

A inauguração contou com a presença de um público diverso, com destaque para jovens estudantes e para professores e artistas integrados no projeto Contrast, responsáveis pela seleção dos trabalhos dos alunos representando as suas instituições.

Programa da Exposição CONTRAST

Enquadrado na programação do projeto CONTRAST que pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design, o Centro Português de Fotografia (CPF) vai acolher entre 9 de Novembro de 2024 e 27 de abril de 2025 a exposição CONTRAST – ALTERIDADE, AUSÊNCIA E ORIGEM um programa que contempla a mostra de fotografia dos estudantes das instituições envolvidas, bem como diversas mesas redondas, conversas e visitas guiadas.

A exposição do projeto CONTRAST teve como responsáveis pela sua curadoria a equipa de design gráfico do projeto, com o envolvimento e colaboração estreita da equipa de coordenação do projeto, bem como de representantes das diversas instituições que o integram.

A mostra estará patente no CPF até ao dia 27 de Abril de 2025 e é constituída por uma seleção de projetos fotográficos dos estudantes que representam dez instituições de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT.

A exposição integra também um vídeo com conteúdos diversos que comunica os trabalhos fotográficos de estudantes e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas neste projeto.

Durante o tempo de permanência da exposição no CPF, entre 9 de Novembro de 2024 e 27 de Abril de 2025, serão organizadas diversas conversas e visitas guiadas dirigidas quer aos estudantes de arte, arquitetura, design e fotografia quer a um público mais geral interessado nestas temáticas. Acreditamos que a programação da exposição “CONTRAST” contribui de forma significativas para uma aproximação do público ao trabalho realizado por todos os estudantes das diversas instituições envolvidas no projeto s e que as visitas guiadas irão permitir e permitir diferentess leituras das obras, artistas e exposições.
CONTRAST Website

 

SCOPIO MAGAZINE AAI & CONTRAST | Conversa em volta das secções 'Research' e 'Visual Spaces of change' e apresentação de chamada aberta

 
 
 

SCOPIO MAGAZINE AAI & CONTRAST | Conversa em volta das secções 'Research' e 'Visual Spaces of change' e apresentação de chamada aberta

[NOVA DATA] 19 de novembro 2024, às 18h, Sala 13B, no Pavilhão Sul da FBAUP

No dia 19 de Novembro de 2024 (terça-feira), às 18h00, Sala 13B no Pavilhão Sul da FBAUP, vai ter lugar a apresentação e conversa em volta das secções Research — Gabriela Vaz-PinheiroFrom address to outcome, uma proposta para discutir a investigação em artes no domínio académico numa perspetiva crítica e Visual Spaces of Change — Pedro Leão Neto e José Carneiro — Temporal Dislocation de James Smith.

Apresentação da chamada aberta Exploring Contemporary Realities SCOPIO MAGAZINE AAI & CONTRAST - Pedro Leão Neto, bem como do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc).

SOBRE A REVISTA

scopio Architecture, Art and Image é uma publicação científica internacional de acesso aberto, anual e com revisão por pares, publicada pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) - Grupo de Investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Portugal, em colaboração com  o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) e o Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS) com a chancela dupla da U. Porto Press e scopio Editions.

Constituída por uma equipa interdisciplinar que integra o Conselho Editorial e Científico, a publicação periódica encarna um espaço dinâmico de informação centrado na divulgação das áreas de estudo relacionadas com Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), sendo estas temáticas compreendidas de uma forma abrangente e interdisciplinar, integrando diversos centros de investigação.

A publicação física e online visa oferecer um texto crítico, exploratório e informativo capaz de atingir um público interdisciplinar, tornando-o acessível à análise e ao debate, nomeadamente para  (re)pensar Arquitectura, Arte e Imagem na contemporaneidade.

A revista scopio Magazine será regida anualmente por uma temática geral e está estruturada em diferentes secções, permitindo aos leitores viajar entre os mundos da Arquitectura, da Arte e da Imagem através de múltiplas perspectivas e focos temáticos.

Volume 1 - SCOPIO MAGAZINE ARCHITECTURE, ART AND IMAGE | UTOPIA

A Revista scopio Arquitetura, Arte e Imagem convidou à apresentação de propostas para este Volume 1 do seu ciclo temático "Utopia" inspirada pela ideia de que a transformação da nossa sociedade só será possível se tivermos visões ambiciosas para o futuro e propusermos caminhos operacionais, idealizados de forma criativa e colaborativa. Como defendeu Ernst Bloch há já oito décadas, em O Princípio Esperança, as utopias oferecem visões de um futuro melhor, devendo, por isso, ser vistas como parte de nossa realidade e não pensadas fora dela. As utopias são, nesse sentido, imagens ilusórias que nos direcionam para possibilidades reais e nos ajudam a construir um caminho de transformação social.

CHAMADA ABERTA | "EXPLORAR REALIDADES CONTEMPORÂNEAS”

Com esta Chamada Aberta "Explorar Realidades Contemporâneas", lançamos o grande tema de interesse anual da scopio Magazine AAI - Exploring Contemporary Realities, Volume 2, e iniciamos uma nova colaboração com o projeto Contrast: Rede multidisciplinar de iniciativas artísticas em Arte, Arquitetura, Design e Fotografia através da Conferência Internacional SCOPIO & CONTRAST.

A chamada terá como editores responsáveis académicos/artistas provenientes tanto da revista scopio AAI, bem como do projeto Contrast. Esta equipa editorial assegurará o necessário trabalho de peer review através da plataforma OJS da U. Porto.

A scopio Magazine AAI será, desta forma, o periódico académico oficial da Conferência Internacional SCOPIO & CONTRAST e as submissões são tanto para a Conferência como para o seu 2º volume em parceria com o Contrast, abordando o tema Explorando Realidades Contemporâneas.

Guia de ajuda para a Submissão
Link para submissões

Para qualquer consulta:

Por favor contacte os nossos Editores em scopiomagazine@arq.up.pt

 

INSTITUIÇÕES DE ENSINO E CENTROS DE INVESTIGAÇÃO


 

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “CONTRAST III” NO CPF: VISITA E LANÇAMENTO DO LIVRO DA EXPOSIÇÃO

 
 
 

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “CONTRAST III” NO CPF: VISITA E LANÇAMENTO DO LIVRO DA EXPOSIÇÃO

9 de Novembro de 2024 (sábado), 16h00 | Centro Português de Fotografia (CPF) - Porto

No dia 9 de Novembro – sábado - pelas 16h00 terá lugar a sessão de inauguração da exposição e lançamento do livro do projeto Contrast: Ensino da Fotografia na sua interação com a Arte, Arquitetura e Design no espaço do Centro Português de Fotografia (CPF) - Enxovias de Santa Teresa e Santo António.

A sessão de abertura da exposição será da responsabilidade do Diretor do CPF, Doutor Bernardino Castro, que após a sua intervenção, passará a palavra aos coordenadores do projeto, Prof. Pedro Leão Neto, Prof. Olívia Marques da Silva (ESMAD), Prof. José Carneiro (FBAUP) e Prof. Susana Lourenço Marques (FBAUP), que farão uma breve introdução à exposição. Antes de iniciar a visita, Pedro Leão Neto convidará o Prof. Delfim Sardo (Curador e Ensaísta) a apresentar o livro “CONTRAST III”, para o qual escreveu uma introdução.

A visita contará também com a participação de diversos Professores e Artistas  que integram o projeto Contrast e que são responsáveis pela seleção dos projetos dos estudantes que representam as suas instituições, bem como da equipa curatorial da exposição.

 

A exposição CONTRAST – ALTERIDADE, AUSÊNCIA E ORIGEM faz também parte, como programa paralelo, do Imagens do Real Imaginado (IRI) – Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia – constituindo uma das extensões da Programação do IRI20anos que decorre entre 11 e 15 de novembro.

 

CONTRAST estará igualmente presente no átrio do Auditório Municipal de Vila do Conde através de um vídeo com som e conteúdos diversos do projeto incluindo depoimentos, entrevistas e projetos de fotografia dos estudantes, bem como uma mostra das suas publicações.

 

Programa da Exposição CONTRAST

Enquadrado na programação do projeto CONTRAST que pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design, o Centro Português de Fotografia (CPF) vai acolher entre 9 de Novembro de 2024 e 27 de abril de 2025 a exposição CONTRAST – ALTERIDADE, AUSÊNCIA E ORIGEM um programa que contempla a mostra de fotografia dos estudantes das instituições envolvidas, bem como diversas mesas redondas, conversas e visitas guiadas.

A exposição do projeto CONTRAST teve como responsáveis pela sua curadoria a equipa de design gráfico do projeto, com o envolvimento e colaboração estreita da equipa de coordenação do projeto, bem como de representantes das diversas instituições que o integram.

A mostra estará patente no CPF até ao dia 27 de Abril de 2025 e é constituída por uma seleção de projetos fotográficos dos estudantes que representam dez instituições de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT.

A exposição integra também um vídeo com som e conteúdos diversos que comunica os trabalhos fotográficos de estudantes e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas neste projeto, permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online.

Durante o tempo de permanência da exposição no CPF, entre 9 de Novembro de 2024 e 27 de Abril de 2025, serão organizadas diversas conversas e visitas guiadas dirigidas quer aos estudantes de arte, arquitetura, design e fotografia quer a um público mais geral interessado nestas temáticas. Acreditamos que a programação da exposição “CONTRAST” contribui de forma significativas para uma aproximação do público ao trabalho realizado por todos os estudantes das diversas instituições envolvidas no projeto s e que as visitas guiadas irão permitir e permitir diferentess leituras das obras, artistas e exposições.
CONTRAST Website

 

2ª edição do Project Rooms 2024 - Rodrigo Machado Encarnação - apresentações de portefólios

 

Participação da FAUP no Project Rooms 2024 - Ci.CLO - BienaL Fotografia do Porto


apresentações de portefólios dos artistas emergentes | Rodrigo Machado Encarnação - Artista seleccionado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto para integrar os Project Rooms 2024 da Bienal Fotografia do Porto

Rodrigo Machado Encarnação em representação da FAUP está na Bienal Fotografia do Porto, entre os 6 artistas emergentes selecionados pelas 6 escolas de arte parceiras da Bienal Fotografia do Porto para integrar os Project Rooms em 2024.

As apresentações de portefólios dos artistas emergentes Ânia Pais, Rodrigo Machado da Encarnação e Elisa Vieira, no dia 24 de Outubro, e Felícia Pinho Oliveira, Luísa Fernandes e Willian Ferreira, no dia 31 de Outubro.

As apresentações decorrem na Ci.CLO (Rua de Santo Ildefonso, 354, R/C Traseiras), pelas 16h30. A entrada é gratuita e no final será servido um aperitivo.

Estas apresentações são o culminar da segunda edição do Project Rooms, um projecto da Bienal Fotografia do Porto, que apoia a criação de portefólios e promove encontros e oportunidades de networking entre artistas emergentes e profissionais das artes.

Os artistas emergentes seleccionados tiverão a oportunidade de discutir a produção e a apresentação do seu portefólio com 3 profissionais no campo das artes visuais — Vera Carmo, curadora independente, e os diretores artísticos da Bienal’23 Fotografia do Porto, Jayne Dyer e Virgílio Ferreira.

O professor responsável por acolher o projeto na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto foi o professor Pedro Leão Neto.

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Os artistas foram nomeados pelos docentes de fotografia das faculdades parceiras da Bienal Fotografia do Porto: Susana Lourenço Marques e José Carneiro — Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto; Carlos Lobo, Nuno Crespo e Sónia Neves — Escola das Artes da Universidade Católica; João Leal e Olívia Marques da Silva — Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto; Pedro Leão Neto — Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Rogério Taveira — Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; Rui Lourosa e Eduarda Neves — Escola Superior Artística do Porto.

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Organização e Produção: Ci.CLO Plataforma de Fotografia

Apoio Financeiro: República Portuguesa – Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal do Porto

Mecenas: Banco BPI, Fundação “la Caixa”

Instituições de ensino parceiras: Escola Superior Artística do Porto, Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Media Artes e Design, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Escola das Artes Católica Porto

Parceiros: Batalha Centro de Cinema

 

Ciclo de Conversas no CPF” acolhem o ciclo “Porto: Territórios da Invisibilidade”

 
 
 

Conversas no CPF : "CONSTRUÍDO"

Ciclo de conversas sobre " Porto: Territórios da Invisibilidade"

24 Fev Centro Português de Fotografia

No corrente ano de 2024, as “Conversas no CPF” acolhem o ciclo “Porto: Territórios da Invisibilidade” com a proposta de envolver a sociedade na consideração sobre a importância de esbater a banalização do “ver”, tendo como focos de debate “gente”, “espaço”, “construído” e “paisagem” e como campo a pedagogia e a didática do “olhar”.

As conversas têm como âncora imagens pertencentes a uma grande reportagem fotográfica realizada pelo Arquiteto Mário Mesquita.

No dia 28 de setembro, teve lugar a 3.ª conversa deste ciclo de quatro com a temática "Construído”.

À conversa com Mário Mesquita estiveram Miguel Leal, artista plástico e Professor na FBAUP, Anni Gunther Nonell, arquiteta e Professora Aposentada da FAUP e Pedro Leão Neto, arquiteto e Professor na FAUP.

#centroportuguesdefotografia #fotografia #conversasnocpf #portoportugal

Mário Mesquita

Anni Günther

Pedro Leão Neto

Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Universidade do Porto

Plataforma online e redes sociais CPF

CPF

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Capturing Álvaro Siza´s Ocean Swimming Pool over time Pedro Leão Neto (FAUP) - Conference | SizaAtlas. Filling the gaps for World Heritage

 
 
 

Conference | SizaAtlas. Filling the gaps for World Heritage

Capturing Álvaro Siza´s Ocean Swimming Pool over time
Pedro Leão Neto (FAUP)

12th September 2024, Thursday, 9h00-18h00, Auditório Fernando Távora + videoconference

                                                                                                                                                                                                                              
A apresentação do artigo Capturing Álvaro Siza´s Ocean Swimming Pool over time por Pedro Leão Neto (FAUP) teve lugar no dia 12 de setembro - 15h10, 2024, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. 

Ver notícia em:

https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=83982

Program

  • Opening

    9h00 | João Pedro Xavier (FAUP Dean)
    9h05 | Soraya Genin (Project Leader, ISCTE)

  • Session I - The project SizaAtlas

    09h10 | SizaAtlas project framework and methodology. The collaborative platform for inventorying and documenting Álvaro Siza's architectural works
    Soraya Genin (ISCTE, coord. T1-T2)

    09h30 | Methodology for the documentation and analysis of Álvaro Siza's Works in the World Heritage Tentative List
    Teresa Cunha Ferreira (FAUP, Co-Project Leader, coord. T3)

    09h50 | Recommendations for the World Heritage List Nomination 
    Mariana Correia (UPT, coord. T4)

  • Session II - World Heritage and Social Housing (Moderation - Teresa Cunha Ferreira)

    10h10 | The Tentative List for World Heritage: Ensemble of Álvaro Siza's Architecture Works in Portugal
    Ana Paula Amendoeira (ICOMOS-Portugal) - Keynote Speaker

    10h30 | Álvaro Siza's Malagueira and its heritage recognition
    Pedro Guilherme, Sofia Salema (UÉvora)

    10h40 | The Álvaro Siza's Malagueira and Le Corbusier's Frugès neighborhood. A comparison in the scope of the World Heritage List
    Soraya Genin, Alan Krassavtsev (ISCTE)

    10h50 | A reflection towards 20th Century Social Housing as World Heritage
    Uriel Perles Garcia, Telma Ribeiro, Mariana Correia (UPT)

    11h00 | Questions

    11h20 | Coffee-break (30")

  • Session III - World Heritage Serial Nominations (Moderation - Mariana Correia)

    11h50 | Álvaro Siza’s Architecture: A Modern Contextualism Legacy: Comparative Analysis of World Heritage Serial Nominations
    Teresa Cunha Ferreira, Pedro Murilo Freitas, Tiago Cruz, Mariana Correia, Soraya Genin (FAUP, UPT, ISCTE)

    12h00 | Bairro da Bouça
    Carlos Machado (FAUP)

    12h10 | Álvaro Siza and the Contemporary Heritage Values of University Architecture
    Rui Florentino, Bruno Andrade (UPT)

    12h20 | Questions

    12h40 | Lunch (1:30")

  • Session IV - Design principles in Álvaro Siza's architectural works (Moderation - Soraya Genin)

    14h30 | Creating roots: from Alvar Aalto to Álvaro Siza
    Eduardo Fernandes - Keynote Speaker (UMinho)

    14h50 | Iberian Parallels: Siza's ‘Place’ and Portela´s ‘Time’ in the Revisionist Processes
    Gilberto Duarte Carlos, Paulo Guerreiro, Alejandro Lopez (UPT)

    15h00 | Key Strategies in the Siza’s Plan for the reconstruction of Chiado
    Lorenzo Stefano Iannizzotto (ISCTE)

    15h10 | Capturing Álvaro Siza´s Ocean Swimming Pool over time
    Pedro Leão Neto (FAUP)

    15h20 | Continuity and Transformation: Álvaro Siza in Leça da Palmeira
    Pedro Pinto (ISCTE)

    15h30 | Questions

    15h50 | Coffee-break (30")

  • Session V - Inventory, Documentation and Conservation (Clara Vale)

    16h10 | Documentation, construction and digital tools - Biblioteca de Viana
    Tiago Cruz, Teresa Cunha Ferreira, Joaquim Teixeira, Rui Póvoas (FAUP)

    16h20 | The Technological Challenges of SizaAtlas: CIDOC-CRM and Arches as Standardization Tools for Heritage Data Management
    Luisa Domingues, Guido Cimadomo, Tomás Mesquita, Soraya Genin (ISCTE, UMalaga)

    16h30 | Álvaro Siza's works at risk facing the impact of climate change on coastal and river banks
    Yosra Maatallah, Soraya Genin (ISCTE)

    16h40 | Architectural Conservation at the Water’s Edge: Protecting 20th Century Heritage
    Telma Ribeiro, Susana Milão, Isabel Clara Neves, Ana Lima, Luis Paulo Pacheco (UPT)

    16h50 | Questions

  • Closing session

    17h10 | Soraya Genin (ISCTE), Teresa Cunha Ferreira (FAUP), Mariana Correia (UPT)

 

Visita guiada / aula aberta: Exposição Anuária 2023 - 2024 | FAUP

 

Reportagem do evento: Rodrigo Encarnação

Visitas guiadaS / aula aberta
Inauguração da Exposição Anuária 2023 - 2024 - Liberdades | FAUP


Fotografia e Comunicação de Projeto de Arquitetura 1º Ciclo (CPA I&II) e Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território do 2º Ciclo (FACT)

Teve lugar no passado 24 de Setembro na galeria de exposições da FAUP uma visita / aula aberta conduzida por Pedro Leão Neto dirigida para os alunos das unidades curriculares de Fotografia e Comunicação de Projeto de Arquitetura 1º Ciclo (CPA I&II) e Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território do 2º Ciclo (FACT), nas instalações da FAUP onde está neste momento a Exposição da Anuária com trabalhos do ano letivo de 2023 / 2024, cuja temática se relaciona com o projeto de investigação e práticas pedagógicas CONTRAST: rede de iniciativas  artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia.

No dia 2 de Outubro teve lugar a abertura oficail da Exposição | Anuária 23.24 - Liberdades através de uma seleção, efetuada pelos docentes da FAUP, de trabalhos realizados pelos estudantes no âmbito das Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Arquitectura, no decurso do ano letivo de 2023-2024, que coincidiu com a efeméride dos 50 anos do 25 de abril.

Objetivos e Conteúdos Programáticos de Fotografia e Comunicação de Projeto de Arquitetura (FCPA I) – 1º Semestre (1º Ciclo / 3º Ano / Opcional)

O objectivo da unidade curricular de FCPA I no 1º Semestre (1ºCiclo) é o de desenvolver as bases teórico-práticas no universo da Fotografia e dos programas informáticos de síntese de Imagem e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Pro- jecto de Arquitectura (PA). É introduzida uma forte componente de fotografia, articulada com a concepção produção de um fotolivro.

O intuito é o de transmitir os conhecimentos necessários para que os mundos do analógico e do digital sejam combinados e utilizados como veículos de comunicação de projecto, ambos complementares e capazes de promover a comunicação de ideias e aspectos formais e estruturais do projecto. Pretende-se incentivar e explorar a utilização dos diversos suportes, imagens e instrumentos de representação aquando do processo de análise do território, concepção e representação do exercício de projecto de arquitec- tura, com especial incidência na fotografia e concepção, produção de um fotolivro.

A estratégia de trabalho adoptada nas aulas práticas orienta os alunos a desenvolverem, paralelamente, exercícios de comunicação de projecto e de fotografia de arquitectura

de autoria individual e colectiva, podendo o objecto de estudo o território/programa ser coincidente com o da disciplina de Projecto 3.

Desenvolver a experiência relativa ao uso de ferramentas informáticas de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico para a Comunicação e Representação do Projecto de Arquitectura (PA) concepção e representação de projecto.

Ao longo do 1º semestre são convidados docentes de outras instituições de ensino e diversos autores ligados às temáticas da concepção, comunicação, fotografia e repre- sentação de arquitectura. Essas sessões serão enquadradas através do Ciclo de Con- ferencias Debates integrados na Unidade Curricular de FCPA I, com o apoio das Edições scopio.


Objetivos e Conteúdos Programáticos de Fotografia e Comunicação de Projeto de Arquitetura (FCPA II) – 2º Semestre (1º Ciclo / 3º Ano / Opcional)

O objectivo de FCPA II no 2º Semestre (1º Ciclo) é o de aprofundar o desenvolvimento das bases teórico-práticas, no universo das estratégias de comunicação de projecto de arquitectura numa fase inicial do seu desenvolvimento (análise do território de inter- venção, comunicação, conceitos, modelos, organogramas, representações esquemáti- cas, implantação e volumetria), com enfoque nos programas informáticos de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura (PA), com especial incidência para os momentos de síntese e apresentação das fases iniciais do processo de PA.

A unidade curricular desenvolve-se através de dois vectores paralelos, um prático e outro teórico-prático. As aulas teórico-práticas têm como objectivo dar aos alunos os conhecimentos necessários para que estes sejam capazes de (i) questionar e problema- tizar o potencial do universo digital, com especial incidência para a utilização da fotogra- fia conjuntamente com outros media, para a representação e comunicação do espaço,

(ii) de combinar criativamente os métodos de representação tradicionais e analíticos com os digitais e (iii) de desenvolver o exercício de comunicação de projecto de arquitectura que lhes é proposto.

As aulas teóricas, que se desenvolvem ao longo de todo o semestre, pretendem for- necer bases teóricas necessárias para o desenvolvimento do exercício de comunicação de projecto de arquitectura e análise crítica do território de intervenção. Ao longo do 1º semestre são convidados docentes de outras instituições de ensino e diversos autores ligados às temáticas da concepção, comunicação, fotografia e representação de arqui- tectura. Essas sessões serão enquadradas através do Ciclo de Conferencias Debates integrados na Unidade Curricular de FCPA II, com o apoio das Edições scopio.


Objetivos e Conteúdos Programáticos de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Ter- ritório (FACT) – 1º Semestre (2º Ciclo / 4º e 5º Ano / Opcional)

O objectivo de FACT do 1º semestre é, por um lado, aprofundar o estudo e prática ad- quiridos em FCPA I e II sobre a utilizacção da fotografia e do seu potencial para ques- tionar e problematizar o universo da Arquitectura, Cidade e Território. Por outro lado, levar os alunos a desenvolver uma narrativa visual fotográfica com maior maturidade, capaz de comunicar novas perspectivas sobre o espaço e a realidade urbana e que pos- sa constituir uma base para a sua dissertacção final do MIARQ.

Pretende-se, assim, dar a conhecer aos alunos trabalhos de diversos autores que utili- zam a fotografia documental artística para questionar e problematizar o espaço urbano e seus modos de apropriacção e despertar neles a consciência para a existência de diversas correntes de arte e estratégias visuais que podem ser convocadas aquando da utilizacção da fotografia como um instrumento de investigacção e comunicacção crítica no universo da Arquitectura, Cidade e Território.

O intuito é o de:

•                Adquirir os conhecimentos e competências necessários para aplicação da fotografia como instrumento de investigação e suporte para a comunicação e represen- tação da Arquitectura, Cidade e Território

•                Adquirir os conhecimentos e competências necessários para explorar o potencial da fotografia e da acessibilidade e interactividade da platforma scopio network para a comunicação e percepção dos espaços de cidade e suas vivencias.

•              Adquirir os conhecimentos e competências necessários para criar uma galeria na scopio network e um fotolivro, constituído por imagens e texto, que dê suporte a um conjunto de ideias capazes de formular uma posição, argumento ou história sobre uma determinada problemática do espaço de cidade

Ao longo do 1º semestre são convidados docentes de outras instituições de ensino e diversos autores ligados à representacção do espaço público, arquitectura e à fotografia.

CONTRAST: UMA REDE DE INICIATIVAS ARTÍSTICAS MULTIDISCIPLINAR NA ARTE, ARQUITECTURA, DESIGN E FOTOGRAFIA

O projeto Contrast corresponde à criação de uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de doze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP, IPT e UL.CUP.

O projeto foi seleccionado para financiamento no concurso de apoio a projectos criação e edição da DGARTES, através da Associação Cultural Cityscopio, com coordenação conjunta entre a ESMAD-ID+ e a FBAUP – i2ADS / ID+, e liderada pela FAUP.

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

PUBLICAÇÃO CONTRAST

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados. O primeiro número correspondente aos anos de 2018-2019 e o segundo número correspondendo aos anos de 2020 – 2021, reunindo os trabalho de dez escolas de ensino da fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UC, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, IPT e a UL.CUP.

A publicação é um elemento essencial para o projeto CONTRAST e a sua rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia pretende reforçar e atualizar a componente editorial deste projeto. Para isso, propõe-se uma nova publicação – CONTRAST II, agora em versão papel e online bilíngue – que potenciará a disseminação do projeto, criando sinergias com a versão em papel, essencial para garantir uma memória física passível de ser consultada e estudada por diversos públicos através de bibliotecas e arquivos ou mesmo comprada em certas livrarias ligados ao nosso universo de interesse. 

 

CONTRAST: UMA EXPOSIÇÃO ONDE MEMÓRIA, IDENTIDADE E LUGARES SE INTERRELACIONAM DE FORMA RIZOMÁTICA II

 
 
 

CONTRAST: UMA EXPOSIÇÃO ONDE MEMÓRIA, IDENTIDADE E LUGARES SE INTERRELACIONAM DE FORMA RIZOMÁTICA

2 de SETEMBRO de 2024 (2ª FEIRA), 17h00 | GALERIA DA Biblioteca| FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (FEUP)

No dia 2 de setembro, pelas 17h, a Galeria da Biblioteca da FEUP acolheu a exposição do projeto CONTRAST “UMA EXPOSIÇÃO ONDE MEMÓRIA, IDENTIDADE E LUGARES SE INTERRELACIONAM DE FORMA RIZOMÁTICA“.

A exposição caracteriza-se por um discurso visual e gráfico singular do livro do projeto CONTRAST enquanto objeto de narração, criando um espaço onde existe uma circularidade que é inerente a essa matriz narrativa. Os spreads que compõem os painéis no espaço expositivo têm assim como origem a publicação que explorou o potencial específico do livro físico como meio único de comunicação de narrativas visuais não lineares, onde a ficção e realidade se misturam de forma imaginativa.

A exposição que interpela os visitantes a procurar um significado nos fragmentos de viagens e projetos, teve a sua abertura oficial às 17h e foi marcada por uma breve apresentação informal por parte dos seus curadores José Carneiro, Né Santelmo e Artur Leão, tendo como público diversos estudantes da FEUP, bem como algum público em geral.

O envolvimento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) no projeto CONTRAST, nomeadamente através da unidade curricular de Fotografia e Cinema, foram destacados como significativos para reforçar o reconhecimento global do projeto.

 A sessão contou com a presença dos responsáveis pela unidade curricular de Fotografia e Cinema, nomeadamente o seu diretor Jorge Manuel Gomes Barbosa e o docente coordenador José Carneiro. Esteve também presente o diretor do projeto CONTRAST Pedro Leão Neto.

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal realizadas no contexto do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

Reportagem do evento: Artur Leão

Mais informações em CONTRAST e FEUP/NOTÍCIAS

 

CONTRAST: UMA EXPOSIÇÃO ONDE MEMÓRIA, IDENTIDADE E LUGARES SE INTERRELACIONAM DE FORMA RIZOMÁTICA

 
 
 

CONTRAST: UMA EXPOSIÇÃO ONDE MEMÓRIA, IDENTIDADE E LUGARES SE INTERRELACIONAM DE FORMA RIZOMÁTICA

2 de SETEMBRO de 2024 (2ª FEIRA), 17h00 | GALERIA DA Biblioteca| FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (FEUP)

No espaço expositivo da Biblioteca da FEUP existe uma circularidade inerente evocada pelo discurso visual e gráfico singular do livro enquanto objeto de narração. Os spreads que compõem os painéis no espaço expositivo têm assim como origem a publicação que explorou o potencial específico do livro físico como meio único de comunicação de narrativas visuais não lineares, onde a ficção e realidade se misturam de forma imaginativa.

Esta estratégia, entendida como extensão do objeto nuclear livro (Contrast II), vai ao encontro da ideia de Umberto Eco de que os livros não são artefactos intocáveis e que a possibilidade de personalizar e mesmo ir mais longe, prolongando o livro através de outros suportes, é da maior importância para marcar o seu interesse e estudo posterior.

Estamos assim perante um conjunto de projetos fotográficos que denotam diversas estratégias, diferentes problemáticas e discursos visuais, onde há lugar tanto para o real e coerência, como também para o paradoxo e brincadeira, o oximoro*, onde memória, identidade e lugares se interrelacionam de forma rizomática.

Na verdade, a espantosa diversidade de imagens fotográficas, umas herméticas e frias no seu processo de fechamento, outras mais acolhedoras e reveladoras de uma significativa intimidade psicológica, reorganizam-se nos painéis da exposição tendo como base a lógica narrativa de cada autor do livro. A ligação entre os diferentes projectos é estabelecida através da interação de cores e padrões que inevitavelmente flutuam, tal como algumas das imagens ascendem ao vazio dos painéis.

A exposição interpela os visitantes a procurar um significado nos fragmentos de viagens e projetos que nos mostra através de imagens combinadas com diversos pensamentos, algo que o aproxima do conceito de opera aperta de Umberto Eco** porque possibilita várias interpretações.

 

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal realizadas no contexto do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

Mais informações em CONTRAST e FEUP/NOTÍCIAS

 

Aula Aberta | As possibilidades interpretativas e expressivas da fotografia no ensino da Arquitetura, Arte e Design: o projeto Contrast

 

Aula Aberta | “As possibilidades interpretativas e expressivas da fotografia no ensino da Arquitetura, Arte e Design: o projeto Contrast”

28 de AGOSTO de 2024, 4.ª feira, 14h30(PT)
Instituto de Arquitetura e Urbanismo -UNIV. DE São Paulo -IAU-USP

Acesso online: https://meet.google.com/ofc-frne-hmv

Irá realizar-se no dia 28 de agosto de 2024, 4.ª feira, 14h30 (PT), via online, mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI). A aula aberta com o título “As possibilidades Interpretativas e Expressivas da Fotografia no Ensino da Arquitetura, Arte e Design: o projeto Contrast” é especialmente dirigida para a unidade curricular coordenada pelo Prof. Dr. Luciano Bernardino da Costa (IAU-USP) apelidada de "Disciplina Tópicos" que estuda o tema Fotografia, Experiência e Espaço urbano. 

A aula aberta consistirá numa exposição e discussão alargada em volta do universo da Fotografia, tendo como objetivo oferecer uma visão crítica sobre as possibilidades interpretativas e expressivas da fotografia no ensino da Arquitetura, Arte e Design e possibilitar o debate sobre o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos.

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição é desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal realizadas no contexto do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

Enquadramento

A organização destas conferências / debates / aulas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI / CEAU / FAUP) e scopio Editions.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo AAI – Arquitectura, Arte e Imagem - está muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 

Através da realização destas aulas abertas pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 


Biografias

Pedro Leão Neto (AAI / CEAU / FAUP)
Arquitecto pela FAUP (1992) é investigador e professor auxiliar na FAUP desde 2007 na área da Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial das Edições scopio. Neto foi curador de várias exposições de fotografia de arquitetura em Portugal e no estrangeiro, bem como de diversos cursos, debates e seminários internacionais em torno do universo da Arquitetura, Arte e Imagem, sendo autor e editor de mais de 40 livros sobre estes temas. É o Diretor da revista científica Sophia Journal, uma publicação indexada com revisão por pares que integra uma conferência internacional, agora com uma chamada aberta centrada na habitação pública em múltiplas geografias. Concluiu o pós-doutoramento "Mapeamento de Fotografia Documental e Artística: Um olhar Contemporâneo sobre Arquitectura e Espaços de Referência no Porto" (2018) que integrou diversos projetos de fotografia contemporânea centrados na obra de Álvaro Siza e foi publicado em livro, tendo sido reeditado numa versão bilingue ampliada em 2022. Foi coordenador e Investigador Responsável (IR) de vários projetos de investigação nacionais e internacionais financiados por fundos públicos, como por exemplo, "Espaços Visuais de Mudança" financiado pela FCT (2019-2023).

A investigação de Neto, profundamente enraizada na sinergia entre inovação pedagógica e atividades de extensão universitária, exemplifica uma abordagem multidisciplinar que abrange a Arquitetura, a Arte, o Design e a Fotografia. Um trabalho significativo que se alinha com os objetivos pedagógicos de Neto é o projeto Contraste, que estabelece uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares que melhoram o panorama educativo da fotografia em diversas áreas artísticas e disciplinares. Ao promover colaborações entre onze instituições de ensino superior, o projeto amplia o impacto pedagógico e interdisciplinar da fotografia na Arquitetura, Arte, Design e Fotografia, apresentando resultados significativos como as publicações "Contraste I e II: Fotografia no Ensino Superior".

Luciano Bernardino da Costa (IAU-USP)
Professor-Doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos. Co-coordenador do Núcleo de Espacialidades Contemporâneas, NEC. Atua em ensino e pesquisa na graduação e pós graduação na área de ‘Representação e Linguagem da Arquitetura e da Cidade’ em suas interlocuções com a produção artística, a imagem e a percepção do urbano, tendo artigos e ensaios teóricos-fotográficos publicados sobre o tema em revistas nacionais e internacionais e em Anais de Congressos. Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo_FAU-USP, 2010, na área de Projeto, Espaço e Cultura. Mestrado em Educação pela UNICAMP, 2001. Graduação em Ciências Sociais, UNICAMP. Tem a fotografia como companheira em reflexões e experimentações visuais voltadas ao espaço urbano.

 

Les traces énigmatiques des autres

 

Les traces énigmatiques des autres

BY FIONA SEGADÃES DA SILVA


In «les traces énigmatiques des autres» a semi-contemplative approach is taken to maintain our conflicting relationship with the gradual destruction of the living things. This ongoing project, like a bad omen, emphasize our helplessness and uncertainty when it comes to the living world that we have dissociated from. An underlying tension among the images is created by impending catastrophe and palpable chaos, while silent phenomena form a wavering atmosphere. By captu- ring living landscapes, a deeper reflection on our vulnerability as individuals occurs. Could the photographic act channel the emotional tension of a vulnerable living body? We must develop the ability to sense a profound connection with the natural and organic world that surrounds us and perhaps images contribute to this intention. Everything is based on observations of decontextualized places that transports us to a dimension that is both tense and mysterious.

SHORT BIOGRAPHY

Fiona Segadães Da Silva (b.1995) is a photographer and an image book publisher. She currently lives and works in Le Havre (France). Her practice is built by a sensitive and tangible approach to the images. She is particularly interested in our ways of haunting bodies and spaces, our relationships with the living things and mental health. Her photographic work focuses on sensory perceptions and non-verbal projections. Freshly graduated with honors in 2022, since then her work was published in international group publications and part of some collective exhibitions.

Website
https://fionasegadaesdasilva.fr/

Instagram
https://www.instagram.com/segadaesdasilvafiona/

 

CHAMADA ABERTA | Prémio John Goto ESMAD, P. PORTO

 
 
 

eXTENSÃO do PRAZO | CHAMADA ABERTA | Prémio John Goto ESMAD, P. PORTO | 14 OUTUBRO 2024

PT/ENG

Prémio John Goto ESMAD, P. PORTO 

Aberto à participação de estudantes do ensino superior nas artes visuais, de qualquer nacionalidade, individuais ou em grupo.

A Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), do Instituto Politécnico do Porto (P. PORTO), lança o Prémio John Goto ESMAD, P. PORTO, em homenagem ao artista fotógrafo John Goto, cujo trabalho inovador contribuiu para a reformulação da fotografia como meio de comentário social e crítica cultural.

O grupo de Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo CEAU-FAUP integra este Prémio existindo também uma parceria de Comunicação e Disseminação desta iniciativa através do projeto Contrast que reúne 12 escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas.

Desafiamos a participarem os estudantes do ensino superior nas artes visuais (fotografia, vídeo, cinema, artes digitais, multimédia, design, artes plásticas), de qualquer nacionalidade, individuais ou em grupo, com abordagens inovadoras que utilizem a fotografia e/ou outras áreas atrás referenciadas, como meio de reflexão sobre a contemporaneidade. 

Serão seleccionadas 4 propostas de exposições ou instalações, individuais ou coletivas, por um júri de seleção, constituído por artistas e investigadores de reconhecida competência.As exposições, que apresentem as obras selecionadas, estarão patentes ao público, em data a definir, nos espaços de exposição do universo P. PORTO e instituições protocoladas com a ESMAD.O/as autor/as cujas propostas sejam selecionadas obtêm uma verba para apoio e produção, no contexto das exposições, no valor de 1500€ (mil e quinhentos euros).

 

CANDIDATURAS ONLINE- submete a tua candidatura através do link https://iri24.esmad.ipp.pt/john-goto/até ao dia 14 de Outubro de 2024

Consulta o Regulamento em anexo para informações detalhadas sobre o concurso Prémio John Goto ESMAD, P. PORTO

CONTRAST PROJECT

The team of this project counts on the solid experience ofseveral higher education institutions – ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP, IPT e UL.CUP – that through several projects, research and initiatives, ensure a strong integrated and complementary strategy of teaching, research and communication.

The project has a joint coordination in partnership with the Cultural Association Cityscopio, ESMAD-uniMAD andFBAUP – i2ADS, and is led by FAUP through the research group Architecture, Art and Image (AAI) integrated in theCentre for the Study of Architecture and Urbanism (CEAU), being funded by DGARTES contest to support projects of creation and edition, through the Cultural Association Cityscopio.

 

OPEN CALL | John Goto Prize ESMAD, P. PORTO

 
 
 

DEADLINE eXTENSION | OPEN CALL | John Goto Prize ESMAD, P. PORTO | OCTOBER 14TH 2024

PT/ENG

John Goto Prize ESMAD, P. PORTO  

Open to higher education students in the visual arts, of any nationality, individuals or groups.

The School of Media Arts and Design (ESMAD), of the Polytechnic Institute of Porto (P. PORTO), is launching the John Goto Prize ESMAD, P. PORTO, in honour of the artist-photographer John Goto, whose innovative work contributed to the reformulation of photography as a means of social commentary and cultural criticism.

The Architecture, Art and Image (AAI) group at the Centre for Architecture and Urbanism Studies (CEAU-FAUP) is part of this Award, and there is also a partnership for the Communication and Dissemination of this initiative through the Contrast project, which brings together 12 higher education schools teaching photography in various disciplinary and artistic areas.

We invite higher education students in the visual arts (photography, video, cinema, digital arts, multimedia, design, fine arts), of any nationality, to participate, either individually or in groups, with innovative approaches that use photography and/or the other areas mentioned above as a means of reflecting on contemporaneity.

Four proposals for exhibitions or installations, individual or collective, will be selected by a selection panel made up of artists and researchers of recognised competence.The exhibitions featuring the selected works will be open to the public, on a date to be defined, in the exhibition spaces of the P. PORTO universe and institutions with agreements with ESMAD.The authors whose proposals are selected will receive a grant of €1,500 (one thousand five hundred euros) for support and production in the context of the exhibitions.

ONLINE APPLICATIONS - submit your application via the link https://iri24.esmad.ipp.pt/john-goto/until 14 th October 2024.

See the attached Regulations for detailed information on the John Goto Prize competition ESMAD, P. PORTO

CONTRAST PROJECT

The team of this project counts on the solid experience ofseveral higher education institutions – ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP, IPT e UL.CUP – that through several projects, research and initiatives, ensure a strong integrated and complementary strategy of teaching, research and communication.

The project has a joint coordination in partnership with the Cultural Association Cityscopio, ESMAD-uniMAD andFBAUP – i2ADS, and is led by FAUP through the research group Architecture, Art and Image (AAI) integrated in theCentre for the Study of Architecture and Urbanism (CEAU), being funded by DGARTES contest to support projects of creation and edition, through the Cultural Association Cityscopio.

 

Intersection of photography and architecture: scopio Editions, Sophia Journal and photography projects in the book Another approach to the works of Álvaro Siza

 
 
 

Intersection of photography and architecture: scopio Editions, Sophia Journal and photography book Another approach to the works of Álvaro Siza

Lecture AT ETSAB - Barcelona School of Architecture - UPC | JUNE 17 | 10:00/12:00 - Time zone: Europe/Madrid - by Pedro Leão Neto (Faculty of ArCHITECTURE OF University of Porto - FAUP)

Mirar es proyectar. Los arquitectos y la fotografía - Degree in Architecture | ETSAB |EA LLOTJA - Intensive Day | June 2024

LECTURE VIDEO-CALL

Time zone: Europe/Madrid
Information for joining with Google Meet
Video call link: https://meet.google.com/ava-aqsm-wuv


Pedro Leão Neto (Porto, 1962) is an architect and a faculty member of the School of Architecture at the University of Porto (FAUP), where he is also the coordinator of the research group Architectur, Art and Image (AAI). Pedro holds an MA from the in architecture from the University of Porto (1997) and a PhD from the University of Manchester (2002). He has curated several exhibitions on architectural photography and international conferences, namely ‘Sophia Journal International Conference’, now in its ninth edition (2024 / 2025). Pedro is the Editor-in-Chief of Sophia Journal and coordinator of the scopio Editions, which is focused on documentary artistic photography related to architecture.

Cristina Gaston Guirao, PhD - Associate professor in Departament of Architectural Design - ETSAB - Barcelona School of Architecture - UPC, responsible for the program Mirar es proyectar. Los arquitectos y la fotografía - Degree in Architecture | ETSAB |EA LLOTJA - Intensive Day | June 2024 - will open the session. The lecture Intersection of photography and architecture: scopio Editions, Sophia Journal and photography book Another approach to the works of Álvaro Siza will be the responsibility of Pedro Leão Neto (Editor-in-Chief of the Sophia Journal), who will at the end open the floor for any questions concerning the scopio editorial project and Sophia Journal.

The aim of the lecture is to communicate the broader context of scopio Edition, which creates a series of publications in magazine and book format, as well as a photographic archive online, providing information on architecture and the public spaces in Portugal. The work is developed with the support of the research group AAI – FAUP and imany projects have the partnership of Rectory of U. Porto Rectory, U.PORTO PRESS and Porto Town Hall, Department of Culture. The lecture will focus on scopio Editions editorial project, Sophia Journal publication and a selection of photography projects in the book Another approach to the works of Álvaro Siza, being followed by open questions from the public concerning the editorial projects and the work developed by research group AAI-FAUP.

Visit scopio website at http://www.scopionetwork.com/ for recent projects as well as scopio bookstore and Sophia Journal.

Mirar es proyectar. Los arquitectos y la fotografía

Grado en Arquitectura | ETSAB |EA LLOTJA

JORNADA INTENSIVA 17 de junio 2024

Program

9.45-10.00
Recepción en la Llotja en el porche del vestíbulo de entrada
10.15_11.30
Conferencia online por Pedro Leao Neto: Intersection of photography and architecture: scopio Editions, Sophia Journal and photography projects in book Another approach to the works of Álvaro Siza. (en Aula I2)

11.30-12-00 Pausa

12.00_14.30
Taller de cianotipia en Laboratorios de fotografía y de serigrafía.

14.30-15.30
Pausa-comida en Espai Olivera. Podéis traer vuestros tuppers. Nosotras ponemos el postre.

16.00-17.00
Masterclass por Martí Llorens: El arte de conservar. Una aproximación a los orígenes de la fotografía de Arquitectura en la Sala petita.

17.00-18.00
Exposición de fotolibros y cianotipias en la Biblioteca

Unlocking Architectural Discourse and Ideas: scopio Editorial Project

At its core, scopio Editions focuses on contemporary photography related to architecture, the urban landscape, and territories. The presentation will allow to understand the "why" and "how" of scopio, elucidating its nuclear role in stimulating discussions and nurturing ideas within the realm of architecture through the lens of photography.

The presentation intends to highlight the tangible impact of this editorial endeavour, manifesting in a remarkable series of publications in both magazine and book formats, namely the academic journals on the U.Porto OJS platform—Sophia Journal —bridging the worlds of photography, architecture, and art.

This editorial project is closely affiliated with the Faculty of Architecture of the University of Porto (FAUP) and its Centre for Architecture and Urbanism Studies (CEAU) and it has played a pivotal role increating a network of researchers and initiatives around this universe of common interest as in the the present forthcoming conference - Landscapes of Care: Public housing across multiple geographies - crossing theories and practices. 

Sophia Journal

Sophia Journal is an international academic, open access, peer-reviewed journal, published by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) - Research group Architecture, Art and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal (FAUP), in collaboration with the association Cityscopio and their publishing imprint scopio Editions.

Landscapes of Care: Public housing across multiple geographies: crossing theories and practices

Sophia Journal's third thematic, “Landscapes of Care”, addresses research, projects, experiences, and contemporary photographic and visual practices that focus on how architecture, understood in a broad sense, can help to heal the relationships between man and habitat, as well as the socio-environmental crisis that the planet is experiencing.

This issue, focusing on public housing, allows contributions to be centered on a dynamic reading of the city that is conditional and conditioned by housing typology. Combining architecture, public housing, habitat, and urban planning, we are convoking works that explore an interpretative narrative about housing and those who live in it, pilot projects with communities of practice capable of generating strategic visions about the possible future of city and territory, housing and the lives it (trans)forms, in this ontological relationship between the Man and house.

Another Approach on the Works of Álvaro Siza
Contemporary Documentary Photography on Portuguese Architecture

The book is based on the research work that has been carried out at FAUP since 2015 around Documentary Artistic Photography focused on Portuguese Architecture, namely the research work carried out by the author for his Post-Doctorate at the Faculty of Architecture of the University of Porto, ‘Mapping Documentary Artistic Photography: A Contemporary Look at Architecture in Porto (MFDA-ARP)’ (2018). Pedro Leão Neto's scientific advisors were Jorge Figueira, Associate Professor in the Department of Architecture at the Faculty of Science and Technology of the University of Coimbra between 2010 and 2017 and Visiting Professor in the PhD Programme in Architecture at the Faculty of Architecture of the University of Porto, who supervised the research work, together with José Maçãs de Carvalho, Assistant Professor in the Department of Architecture at the University of Coimbra and at the College of Arts. The reissue of the book (2022) helps to consolidate the research, as well as ensuring the continuity of this study and analysis, namely the particular study on the different perceptions and representations of a set of architectural buildings designed by the architect Álvaro Siza that are photographed by different photographers.

Research group 'Arquitectura, Arte e Imagem — AAI'  CEAU.FAUP
FAUP SIGARRA

SCOPIONETWORK WEBSITE
SOPHIA JOURNAL | AAI OJS WEBSITE

ABOUT SCOPIO EDITIONS

scopio Editions is an independent publisher closely affiliated with the Faculty of Architecture of the University of Porto (FAUP) and its Research and Development Centre for Architecture and Urban Studies (CEAU). The scope of interest for scopio Editions broadly encompasses Architecture, Art, and Image (AAI), with a particular focus on Documentary and Artistic Photography related to Architecture, the City, and Territory.

scopio Editions operates with a dynamic structure, featuring both periodic and non-periodic publications. Its primary objective is to disseminate various works and authors who engage with or investigate the AAI field through a critical, exploratory, and innovative approach. The central emphasis is on Photography associated with Architecture, the City, and Territory.

 

2ª edição do Project Rooms 2024 - Rodrigo Machado Encarnação - Bienal' Fotografia do Porto

 

Participação da FAUP no Project Rooms 2024 - Ci.CLO - BienaL Fotografia do Porto


Rodrigo Machado Encarnação - Artista seleccionado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto para integrar os Project Rooms 2024 da Bienal Fotografia do Porto

Rodrigo Machado Encarnação em representação da FAUP estará na Bienal Fotografia do Porto, entre os 6 artistas emergentes selecionados pelas 6 escolas de arte parceiras da Bienal Fotografia do Porto para integrar os Project Rooms em 2024.

A apresentação decorrerá no dia 4 de junho 2024, às 18h, no Batalha Centro de Cinema.

Esta apresentação assinala o início da segunda edição dos Project Rooms, que têm como intenção apoiar a produção de um portefólio sobre os projectos de final de curso, para ser apresentado a profissionais das artes e público geral. Os artistas emergentes seleccionados terão a oportunidade de discutir a produção e a apresentação do seu portefólio com 3 profissionais no campo das artes visuais — Vera Carmo, curadora independente, e os diretores artísticos da Bienal’23 Fotografia do Porto, Jayne Dyer e Virgílio Ferreira.

O professor responsável por acolher o projeto na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto foi o professor Pedro Leão Neto.

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Organização e Produção: Ci.CLO Plataforma de Fotografia

Apoio Financeiro: República Portuguesa – Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal do Porto

Mecenas: Banco BPI, Fundação “la Caixa”

Instituições de ensino parceiras: Escola Superior Artística do Porto, Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Media Artes e Design, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Escola das Artes Católica Porto

Parceiros: Batalha Centro de Cinema

 

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BY KATYA YANOVA


It's said that the universe always makes a sound, but we cannot hear it because we are born in it.

I was born in the year when my country ceased to exist and became another country. Just as my dad taught our dog to bark his last name syllable by syllable, so did my country learn to be called a different name and live in a new way. I was simply learning to live in the place where I was born. 
These days I think more and more about what my parents and teachers put into defining me as "good" or "bad." How much of "me" was in a snowflake costume at a New Year's Eve party in the kindergarten or at the church service with my grandmother. How much "me" was at school assembly in a brown dress with a white apron, how much was at the seasonal potato harvest down in the country, how much was at the family holiday with the chimes announcing the beginning of a new year, how much "me" are there in each step of the bright green entrance hall of our five-story condo? 
More often I think about what are the actor of my statements and the true agents of intentions? Thoughts are dependent on a system of linguistic, cultural and social rules. To feel means to manifest true experiences and unconsciously transmit meanings. Who is the author of signs, symbols, codes, precise structures, templates?  Just a flickering portrait of the motives and reasons accumulated by memory and consciousness to do one way and not the other. Perhaps I am only a part of a collective formed by time, where it is no longer possible to define the boundaries of personal contribution and highlight one's own "I".

SHORT BIOGRAPHY

The key themes of my artistic practice are related to issues of agency, problems of communication and the human impact of traumatic events. I work with long-term photographic projects, combining with installation form, sculpture, performative video and sound. I am interested in the image of the contemporary person experiencing emotional instability, transitional states between stages of personal and social development. Using and rethinking my lived experience, exploring the elements of my personal archive, as if being an indicator, I emphasize the problems and crises of my generation.

Website
www.yanovakatya.com

Instagram
https://www.instagram.com/nichaykat/

 

LAUNCH AND PRESENTATION OF THE SCIENTIFIC JOURNAL SCOPIO MAGAZINE ARCHITECTURE, ART AND IMAGE - UTOPIA

 
 
 

LAUNCH AND PRESENTATION OF THE SCIENTIFIC JOURNAL SCOPIO MAGAZINE ARCHITECTURE, ART AND IMAGE - UTOPIA


19th June 2024 (Wednesday), 18h00 | Common House (Rectory) of the U. Porto

PT/ENG

The launch and public presentation of the scientific journal scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem AAI - Utopia Volume 1 will take place on 19 June 2024 at 6pm at the Casa Comum (Rectory) of the U. Porto, as well as the award ceremony for the second edition of the International Drawing and Photography Competition (DPIc).

The event's programme includes an opening panel by Fátima Vieira (Vice-Rector of U. Porto - Culture, Museums and U.Porto Press), followed by a presentation of the scientific journal by its director Pedro Leão Neto (FAUP).

After this, the editor of the Flash: Reviews and Curatorial Projects section, Gabriel Hernandez (ETSAM), will take the floor. Pedro Maia (FBAUP) will then present the International Drawing and Photography Competition (DPIc) and the session will close with the DPIC 2023 Awards ceremony, which will be attended by a representative of AEFAUP.

This event will also be attended by the various authors and editors who are part of this Volume 1 of scopio Magazine Arquitetura, Arte - UTOPIA, namely Gabriela Vaz-Pinheiro (FBAUP), Jose Carlos Mota and Sofia Marques da Silva (FPCEUP), among many others.

Editors: David Viana, Fátima Vieira, Gabriel Hernández, Isa Clara Neves, José Carneiro, Maria Neto, Mário Mesquita, Miguel Leal, Pedro Maia, Pedro Leão Neto

Invited Authors and Submitions: Alexander García Düttmann, Chloé Darmon, Gabriela Manfredini, David Leite Viana, Jorge Maia, Telma Ribeiro, Gabriela Vaz-PInheiro, Inês Nascimento, Inês Osório, James Smith, José Carlos Mota, Alexandra Ataíde, Lorenzo Stefano Iannizzotto, Peter Bennett, Rafaela Lima, Roberto Bottazzi, UCL, Sofia Marques da Silva

 Programme

Opening session - Fátima Vieira (Vice-Rector of U. Porto)

18.00 - 18.15

Presentation of the scientific journal - Pedro Leão Neto (FBAUP)

18.15 - 18.30

Fllash: Reviews and Curatorial Projects - Gabriel Hernandez (ETSAM)

18.30 - 19.15

Presentation of the DPIc Competition and DPIC 2023 Awards Ceremony - Pedro Maia (FBAUP) and Miguel Silva (representing AEFAUP)

19:15 - 19:45

Presentation of the scientific journal Scopio Magazine AAI-Utopia by Pedro Leão and Maria Neto | CEAU-FAUP

ABOUT THE JOURNAL

scopio Magazine Architecture, Art and Image is an international academic, open access, peer-reviewed journal, published by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) - Research group Architecture, Art and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal (FAUP), in collaboration with i2ADS and CETAPS being published by U. Porto Press and scopio Editions. 

It is formed by an interdisciplinary team integrating the Editorial and Scientific Committee of this periodical. The publication embodies a dynamic information space focused on the dissemination of the themes of Architecture, Art and Image (AAI), understanding these subjects in a comprehensive interdisciplinary way and integrating several research centres. 

The physical and online publication aims to offer critical, explorative and informative text capable of reaching an interdisciplinary audience, making it accessible to criticism and discussion, namely to debate / (re) think Architecture, Art and Image in contemporaneity. 

Scopio Magazine will be governed annually by a major theme of interest and is structured through different sections allowing readers to travel between the worlds of Architecture, Art and Image through multiple perspectives and subject focuses.  

 More information: scopio Magazine Architecture, Art and Image

VOLUME 1 - SCOPIO MAGAZINE ARCHITECTURE, ART AND IMAGE | UTOPIA

The magazine scopio Architecture, Art and Image for Volume 1 had as its thematic cycle ‘Utopia’, inspired by the idea that the transformation of our society will only be possible if we have ambitious visions for the future and propose operational paths, devised in a creative and collaborative way. As Ernst Bloch argued eight decades ago in The Hope Principle, utopias offer visions of a better future and should therefore be seen as part of our reality and not thought of outside of it. In this sense, utopias are illusory images that direct us towards real possibilities and help us build a path towards social transformation.

OPEN CALL | "EXPLORING CONTEMPORARY REALITIES"
With this Open Call "Exploring Contemporary Realities", we launch the annual major theme of interest for scopio Magazine AAI – Exploring Contemporary Realities, Volume 2, and initiate a new collaboration with the project Contrast: Multidisciplinary network of artistic initiatives in Art, Architecture, Design and Photography through SCOPIO & CONTRAST International Conference.

The call will have as responsible Editors academics / artists coming from both scopio Magazine AAI and the Contrast project. This editorial team will ensure the necessary peer review work through the U. Porto OJS platform.

scopio Magazine AAI will be, in this way, the official publishing academic periodical for International Conference SCOPIO & CONTRAST and the submissions are both for the Conference and its 2nd volume in partnership with Contrast addressing the theme Exploring Contemporary Realities.

Submission instructions

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Submission guide help

For any queries:

Please contact our Editors at scopiomagazine@arq.up.pt

 


 

LANÇAMENTO E APRESENTAÇÃO DA REVISTA CIENTÍFICA SCOPIO MAGAZINE ARQUITETURA, ARTE E IMAGEM - UTOPIA

 
 
 

LANÇAMENTO E APRESENTAÇÃO DA REVISTA CIENTÍFICA SCOPIO MAGAZINE ARQUITETURA, ARTE E IMAGEM - UTOPIA

19 DE JUNHO de 2024 (quarta-feira), 18h00 | Casa Comum (Reitoria) da U. Porto


PT/ENG

No dia 19 de Junho de 2024, às 18h00, na Casa Comum (Reitoria) da U. Porto vai ter lugar o lançamento e apresentação pública da revista científica scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem AAI - Utopia do Volume 1, bem como a entrega dos prémios da segunda edição do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc).

O programa do evento integra uma mesa cuja abertura estará a cargo de Fátima Vieira (Vice-Reitora da U. Porto - Cultura, Museus e U.Porto Press), seguindo-se a apresentação da revista científica por parte do seu diretor Pedro Leão Neto (FAUP).

Após este início, será dada a palavra ao editor da secção Flash: Reviews and Curatorial Projects Gabriel Hernandez (ETSAM). Em seguida Pedro Maia (FBAUP) fará a apresentação do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) e a sessão encerra com a cerimónia de entrega dos Prémios DPIC 2023 contando a presença de um representante da AEFAUP.

Este evento conta ainda com a presença dos diversos autores e editores que integram este Volume 1 scopio Magazine Arquitetura, Arte – UTOPIA, nomeadamente entre muito outros, Gabriela Vaz-Pinheiro (FBAUP), Jose Carlos Mota e Sofia Marques da Silva (FPCEUP).

Editors: David Viana, Fátima Vieira, Gabriel Hernández, Isa Clara Neves, José Carneiro, Maria Neto, Mário Mesquita, Miguel Leal, Pedro Maia, Pedro Leão Neto

Invited Authors and Submitions: Alexander García Düttmann, Chloé Darmon, Gabriela Manfredini, David Leite Viana, Jorge Maia, Telma Ribeiro, Gabriela Vaz-PInheiro, Inês Nascimento, Inês Osório, James Smith, José Carlos Mota, Alexandra Ataíde, Lorenzo Stefano Iannizzotto, Peter Bennett, Rafaela Lima, Roberto Bottazzi, UCL, Sofia Marques da Silva

Programa

Abertura da mesa - Fátima Vieira (Vice-Reitora da U. Porto)

18.00 - 18.15

Apresentação da revista científica - Pedro Leão Neto (FBAUP)

18.15 - 18.30

Fllash: Reviews and Curatorial Projects - Gabriel Hernandez (ETSAM)

18.30 - 19.15

Apresentação do Concurso DPIc e cerimónia de entrega dos Prémios DPIC 2023 - Pedro Maia (FBAUP) e Miguel Silva (em representação da AEFAUP)

19:15 - 19:45

Apresentação da revista científica Scopio Magazine AAI-Utopia por Pedro Leão e Maria Neto | CEAU-FAUP

SOBRE A REVISTA

scopio Architecture, Art and Image é uma publicação científica internacional de acesso aberto, anual e com revisão por pares, publicada pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) - Grupo de Investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Portugal, em colaboração com  o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) e o Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS) com a chancela dupla da U. Porto Press e scopio Editions.

Constituída por uma equipa interdisciplinar que integra o Conselho Editorial e Científico, a publicação periódica encarna um espaço dinâmico de informação centrado na divulgação das áreas de estudo relacionadas com Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), sendo estas temáticas compreendidas de uma forma abrangente e interdisciplinar, integrando diversos centros de investigação.

A publicação física e online visa oferecer um texto crítico, exploratório e informativo capaz de atingir um público interdisciplinar, tornando-o acessível à análise e ao debate, nomeadamente para  (re)pensar Arquitectura, Arte e Imagem na contemporaneidade.

A revista scopio Magazine será regida anualmente por uma temática geral e está estruturada em diferentes secções, permitindo aos leitores viajar entre os mundos da Arquitectura, da Arte e da Imagem através de múltiplas perspectivas e focos temáticos.

 

Volume 1 - SCOPIO MAGAZINE ARCHITECTURE, ART AND IMAGE | UTOPIA

A Revista scopio Arquitetura, Arte e Imagem convidou à apresentação de propostas para este Volume 1 do seu ciclo temático "Utopia" inspirada pela ideia de que a transformação da nossa sociedade só será possível se tivermos visões ambiciosas para o futuro e propusermos caminhos operacionais, idealizados de forma criativa e colaborativa. Como defendeu Ernst Bloch há já oito décadas, em O Princípio Esperança, as utopias oferecem visões de um futuro melhor, devendo, por isso, ser vistas como parte de nossa realidade e não pensadas fora dela. As utopias são, nesse sentido, imagens ilusórias que nos direcionam para possibilidades reais e nos ajudam a construir um caminho de transformação social.

CHAMADA ABERTA | "EXPLORAR REALIDADES CONTEMPORÂNEAS”

Com esta Chamada Aberta "Explorar Realidades Contemporâneas", lançamos o grande tema de interesse anual da scopio Magazine AAI - Exploring Contemporary Realities, Volume 2, e iniciamos uma nova colaboração com o projeto Contrast: Rede multidisciplinar de iniciativas artísticas em Arte, Arquitetura, Design e Fotografia através da Conferência Internacional SCOPIO & CONTRAST.

A chamada terá como editores responsáveis académicos/artistas provenientes tanto da revista scopio AAI, bem como do projeto Contrast. Esta equipa editorial assegurará o necessário trabalho de peer review através da plataforma OJS da U. Porto.

A scopio Magazine AAI será, desta forma, o periódico académico oficial da Conferência Internacional SCOPIO & CONTRAST e as submissões são tanto para a Conferência como para o seu 2º volume em parceria com o Contrast, abordando o tema Explorando Realidades Contemporâneas.

Guia de ajuda para a Submissão
Link para submissões

Para qualquer consulta:

Por favor contacte os nossos Editores em scopiomagazine@arq.up.pt

 

INSTITUIÇÕES DE ENSINO E CENTROS DE INVESTIGAÇÃO


 

Train to the future

 

Train to the future

BY KRISTINA SERGEEVA


Norilsk is the northernmost city in the world with a population of over 150,000. An artificially created industrial city during Stalin's repressions, Norilsk is popular for its various mineral resources and large mining operations. Norilsk is associated with permafrost, lack of light, depressing landscapes and a grim history.

I went on a photographic expedition to Norilsk with the aim of reflecting the identity of contemporary Russia through the mythologization of ruinized spaces. Train to the future is a journey into a future that has already arrived.

I see Norilsk as a place where the sense of time has been lost. As in all of Russia, the war has suspended the present. I am trying to find a suitable metaphor for the new time, the thin line between past and future. Wandering around the city, I imagine myself as a discoverer of a new land that is no longer with me. During the creation of the project, I was inspired by the stories of eyewitnesses about the victims of the atomic bombing of Hiroshima.

SHORT BIOGRAPHY

Kristina Sergeeva (1996) is a visual artist from St. Petersburg, Russia. She uses photography, book and print forms in her artistic practice. The field of study in Kristina's projects revolves around the exploration of themes of collective and individual memory and personal perception of the contemporary Russian context. In her work she focuses on reworking and making sense of history, searching for national identity through observation and exploration of the landscape of post-soviet space.

Website
https://kristina-sergeeva.ru

Instagram
https://www.instagram.com/_tinaserg/