Apresentação - Conferência | AulaVISUAL SPACES OF CHANGE - BAIRRO DA BOUÇA - INTERIORIDADE E ESPAÇO de Sara Lino” com Sérgio Rolando

 
 

Apresentação - Conferência | Aula
VISUAL SPACES OF CHANGE - BAIRRO DA BOUÇA - INTERIORIDADE E ESPAÇO de Sara Lino” com Sérgio Rolando

24 de Fevereiro | 16h30 - 18h00 |  (Quarta-feira) - FAUP - Videoconferência Zoom

Irá realizar-se no dia 24 de Fevereiro pelas 16:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, uma Aula Aberta com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidados o investigador e docente Sérgio Rolando (ESMAD | IPF) e Sara Lino, finalista do IPF e a fotógrafa e autora do projeto fotográfico VISUAL SPACES OF CHANGE - BAIRRO DA BOUÇA - INTERIORIDADE E ESPAÇO publicado na scopionewspaper. Pedro Leão Neto apresentará o projeto scopionewspaper research publications, nomeadamente o número que tem como base o trabalho realizado pela autora durante o seu estágio estágio profissional na scopio Edition 2019/2020. Sara Lino irá apresentar o seu projeto e em seguida Sérgio Rolando fará uma brrve reflexão sobre a utilização da fotografia como instrumento de pesquisa sobre o território e a importância da combinação original de diferentes estratégias visuais para  desenvolver "narrativas visuais" que interferem intencionalmente com o território tendo como base o projeto desenvolvido por Sara Lino.

Neste contexto, irá também ser objeto de reflexão a importância do universo editorial quer em suporte analógico quer digital em rede para garantir a acessibilidade, partilha e diálogo.


O evento (online), é aberto a estudantes, docentes e investigadores da U.Porto, sendo a assistência presencial reservada aos estudantes inscritos nas unidades curriculares 'Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território' e 'CAAD I' e 'CAAD II'.


Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitetura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.


Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitetura que são de grande interesse para o projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Enquadramento

Este Ciclo AAI de conferências, aulas e debates em volta do universo da Arquitetura, Arte e Imagem tem o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, sendo a responsabilidade da sua organização o Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) através do seu grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC.

Para a assistência digital, será usada a plataforma Zoom

> scheduled Zoom meeting.

Topic: Conferência | Aula VISUAL SPACES OF CHANGE - BAIRRO DA BOUÇA - INTERIORIDADE E ESPAÇO de Sara Lino” com Sérgio Rolando

Time: Feb 24, 2021 04:30 PM Lisbon

Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85451214839


Biografias

Sérgio Rolando
Vive no Porto, onde trabalha como fotógrafo e como docente no ensino superior. Estudou fotografia no IPF, licenciou-se em Tecnologia de Comunicação Audiovisual, é Mestre em Fotografia e Cinema Documental pela ESMAE. Foi Bolseiro de Pépinières Européennes pour jeunes artists (2003), ESMAE (2011) e Instituto Camões (2015/2016).
Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro, possuindo diverso trabalho publicado.


Sara Lino
Nasceu em 1998 no Porto. Cresceu no local onde ainda reside, em Ermesinde.

Após ter frequentado o Instituto Português de Fotografia (IPF Porto) em 2017-2019, estagiou na Associação Cultural Cityscopio, com tutoria do Professor Doutor Pedro Leão Neto. A Cityscopio está associada ao grupo de investigação Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). 

Durante este percurso, deu origem a alguns projetos: “A minha dor” em 2017, “Different realities” em 2018, “Acasos” e “Primavera” em 2019 e “Bairro da Bouça: Interioridade e espaço” em 2020.

Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Apresentação - Conferência | Aula"Modos de utilização e operadores da plataforma colaborativa VSC :caso de estudo integrando unidades curriculares de FACT | CAAD e Fotografia na FAUP"

 
 

Apresentação - Aula ABERTA
"Modos de utilização e operadores da plataforma colaborativa VSC :caso de estudo integrando unidades curriculares de FACT | CAAD e Fotografia na FAUP"com Joana Pedrosa e Miguel Santos

11 DE FEVEREIRO (QUINTA-FEIRA) | FAUP > 16h30 | 18h30 -VIDEOCONFERÊNCIA

Irá realizar-se através de aula online no dia 11 de Fevereiro, pelas 16:30 uma sessão com o título “Modos de utilização e operadores da plataforma colaborativa VSC: caso de estudo integrando unidades curriculares de FACT | CAAD e Fotografia na FAUP “ que tem como responsáveis os investigadores do projeto VSC Joana Pedrosa e Miguel Santos. Num primeiro momento será feita uma apresentação e exposição da plataforma colaborativa VSC e seus os operadores e funcionalidades dirigidas a cursos nas áreas de Arquitectura e Artes. Num segundo momento, os alunos terão oportunidade de testarem a plataforma com o auxílio dos investigadores do projeto VSC. 

 Esta sessão é especialmente dirigida aos alunos das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP. 

Esta sessão tem a coordenação de Pedro Leão Neto (PI VSC) e Luís Gonzaga (CO-PI VSC) estando integrada no projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

 Estas sessões irão acompanhar os alunos durante o semestre de forma a garantir a necessária familiarização e esclarecimento de dúvidas aquando da utilização da plataforma VSC pelos alunos neste caso de estudo e teste para o projeto VSC.

 > Link da plataforma VSC

Hiperligação para a Conferência via Zoom

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/9751178631?pwd=c25UWkZaSkdTUnZGdVdPM2VaR1MxUT09
Meeting ID: 975 117 8631

Password: 305012
 

Joana Pedrosa 
Joana Pedrosa é bolseira de investigação FCT no Centro ALGORITMI | Universidade do Minho. Em 2017, concluiu o Mestrado em Engenharia Informática - Computação Móvel na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Neste momento frequenta o Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação, na Universidade do Minho. É ainda docente (assistente convidada) no Politécnico de Leiria, na área do desenvolvimento Web.

 

Luís Gonzaga

Luís Gonzaga Magalhães tem uma Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática, um Mestrado em Informática e um Doutoramento em Ciências da Computação. Atualmente é Professor Auxiliar com Agregação na Universidade do Minho e membro integrado do Centro ALGORITMI. Desde 2016 que é o Coordenador Científico do grupo Computer Vision, Interaction and Graphics do Centro de Computação Gráfica (CCG), e recentemente assumiu também o cargo de membro do Conselho de Administração do CCG. Os seus interesses de investigação incluem a Visão por Computador e a Computação Gráfica. Tem coordenado e/ou participado como investigador em diversos projetos relacionados com a inspeção ótica automática, modelação expedita de ambientes virtuais, a produção de ambientes virtuais imersivos e a criação de sistemas de realidade mista ou aumentada.

 

Miguel Santos (AAI, FAUP)
Artista e investigador transdisciplinar, cruza na sua prática – instalação, escultura, vídeo e fotografia –perspectivas colaborativas entre arte e ciência para explorar a noção de subjectividade e a sua relação com a natureza. Depois da sua formação base em Artes Visuais – Maumaus, Lisboa, London Guildhall University, Reino Unido – conclui o mestrado em investigação em arte em 2006 e obteve em 2011 o doutoramento em Belas Artes pela Universidade de Sheffield Hallam (Reino Unido) com o projeto “Poetics of the Interface: Creating Works of Art that Engage in Self-Reflection”, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 2013 participou numa residência artística em biologia sintética no Centro Alemão de Investigação em Cancro (Heidelberg, Alemanha) e em 2015 foi bolseiro do Leverhulme Trust numa residência artística no Departamento de Geografia, da Universidade de Durham (Reino Unido). Os seus interesses foram ainda aprofundados num laboratório de campo Arte & Ciência promovido pela Sociedade Finlandesa de Bioarte na estação biológica de Kilpisjärvi (Lapónia, Finlândia). O seu trabalho artístico tem sido exposto nacional e internacionalmente. Actualmente é investigador no grupo Arquitectura, Arte e Imagem (AAI-CEAU-FAUP).

Pedro Leão Neto (AAI, FAUP)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

The Things We Must Face by Matt Milligan

 
 
 

The Things We Must Face

by Matt Milligan

PT | EN

When news of the shutdowns started to make the rounds, I was at the office—three floors of an eerie and quiet building occupied by me and, occasionally, the cleaning guy. It had been that way for a week or so. Everyone who had the means was leaving or preparing to leave the city, and my office was no exception. 

The flight of those who could afford to leave was the first division. And it was this apparent class separation that would, at least for me, expose the rest of what was to come as a series of interlopers—unwanted visitors that keep showing up at the doorstep of America. This reminded me of something James Baldwin said, "You think your pain and your heartbreak are unprecedented in the history of the world, but then you read."

Despite what we frequently see in the media, there is nothing unprecedented about 2020. We are experiencing problems that have been with us for generations, problems that stem from divisions. And those divisions are rooted in money, politics, religion, race, and other things one should not talk about in polite company. But these social taboos are the very things we must talk about—and face—as Mr. Baldwin also said, or they will keep splitting us in two over and over again.

A couple of weeks after the stay-at-home order had gone into effect, the half of us who remained in the city had to navigate a familiar but unknown landscape. My neighborhood had become as empty and quiet as my office had been. When I went on walks or the occasional errand, I photographed the changes I saw. I also turned my camera inside (because we were inside all the time!); it seemed an instinctive response to the confinement. I began to see repeated images and symbols, sometimes subtle and sometimes overt. I realized that if I was sensitive to them, they could bolster the symbols of the past that Baldwin talked about and help me navigate what I was encountering and feeling. As Thomas Merton, an American Trappist monk, said, "the true symbol does not merely point to something else. It contains in itself a structure which awakens our consciousness to a new awareness of the inner meaning of life and of reality itself." 

Making these photographs is a cathartic experience for me. It brings to the fore my human "constant preoccupation with pleasure and pain... our pursuit of this happiness," as fourteenth-century Japanese writer Yoshida Kenkō says. It also—thankfully—brings Merton's new awareness that, without his and Baldwin's help, I would not have found. This process and these writers have taught me that before I say anything about the problems I see out in the world, I must first look inside and face myself.




Bio

Matt Milligan is an American artist based in New York City working with digital and film photography. He uses photography and prose to explore personal experiences and how they are shaped by our surroundings, relationships, and the indirect symbols we encounter every day. He layers his visual imagery with interiors and exteriors—both physical and mental—that give nuance and subtle emotional complexity to his work.

Milligan's latest project, The Things We Must Face, is a personal reflection on life in New York City during the pandemic and how James Baldwin, Thomas Merton, and fourteenth-century Japanese writer Yoshida Kenkō influenced his experience and understanding.



 

As Coisas que Temos de Enfrentar por Matt Milligan

 
 
 

As Coisas que Temos de Enfrentar

POR Matt Milligan

PT | EN

Quando as notícias sobre o confinamento surgiram pela primeira vez, eu estava no escritório – três andares de um então estranho e silencioso edifício ocupado por mim e, ocasionalmente, pelo senhor da limpeza. Já assim o era há uma semana e pouco. Todos os que tinham maneira de o fazer estavam a sair ou a preparar-se para sair da cidade, e o meu escritório não era exceção. 

A fuga dos que podiam ir embora foi a primeira divisão. E foi esta aparente separação de classes que revelaria, pelo menos para mim, o resto que estava para vir como uma série de intrusos – visitas não desejadas que constantemente aparecem à porta da América. Isto lembrou-me algo que James Baldwin disse, “Achamos sempre que nunca antes se viu uma dor como a nossa no mundo inteiro, até lermos.”

Apesar do que frequentemente vemos na comunicação social, 2020 não trouxe nada de novo. Estamos a passar por problemas que já estão connosco há gerações, problemas que originam de divisões. E essas divisões estão enraizadas em dinheiro, política, religião, etnias e outros assuntos dos quais não se deve falar em conversas educadas. Mas estes tabus sociais são exatamente as coisas das quais temos de falar – e enfrentar – tal como o Sr. Baldwin também disse, ou então elas vão continuar a separar-nos, vezes e vezes sem conta.

Umas semanas depois da regra de confinamento ter entrado em efeito, nós que ficámos na cidade tivemos de percorrer uma paisagem familiar mas desconhecida. O meu bairro tinha ficado tão vazio e silencioso quanto o meu escritório. Quando ia dar caminhadas ou fazer os meus recados ocasionais, fotografava as mudanças que via. Também comecei a usar a minha máquina fotográfica no interior (já que estávamos sempre em casa!); foi como uma reação instintiva ao confinamento. Comecei a ver imagens e símbolos que se repetiam, por vezes de forma subtil e por vezes de forma evidente. Percebi que, se me abrisse a estes, eles podiam reforçar os símbolos do passado de que Baldwin falara e ajudar-me a explorar o que estava a sentir e aquilo com que me deparava. Tal como Thomas Merton, um monge Trapista americano, disse, “um verdadeiro símbolo não aponta simplesmente para algo. Em vez disso, contém em si uma estrutura que desperta a nossa consciência para uma nova perceção do sentido mais íntimo da vida e da própria realidade.”

Construir estas fotografias é uma experiência catártica para mim. Põe em primeiro plano o meu ser e a “constante preocupação com o prazer e a dor... a nossa busca por esta felicidade”, nas palavras de Yoshida Kenkō, um escritor Japonês do século catorze. Também revela – felizmente – a nova consciência de Merton que, sem a sua ajuda e de Baldwin, não teria encontrado. Este processo e estes escritores ensinaram-me que, antes de me pronunciar sobre os problemas que vejo lá fora no mundo, devo primeiro olhar para dentro e enfrentar-me a mim mesmo.



Bio

Matt Milligan é um artista americano baseado na cidade de Nova Iorque e trabalha com fotografia digital e de filme. Usa fotografia e prosa para explorar experiências pessoais e a forma como estas são moldadas pelos nossos arredores, relações e sinais indiretos que encontramos no dia a dia. Emprega uma combinação de espaços interiores e exteriores – tanto físicos como mentais – nas suas imagens, que confere nuance e uma subtil complexidade emocional ao seu trabalho.

O mais recente projeto de Milligan, As Coisas Que Temos de Enfrentar, é uma reflexão pessoal sobre a vida em Nova Iorque durante a pandemia e como James Baldwin, Thomas Merton e Yoshida Kenkō, um escritor Japonês do século catorze, influenciaram a sua experiência e perceção.


 

Exposição Visual Spaces of Change: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – 20 | 21

 

PT | EN

Exposição Visual Spaces of Change: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto – 20 | 21

Neste momento, a Visual Spaces of Change pode ser visitada na FAUP - pavilhão escolar Cavalariças no Campo Alegre - e o público interessado pode agendar uma visita guiada através de marcação prévia e assim ser acompanhado e beneficiar de uma explicação sobre os conteúdos dos projectos de Fotografia Contemporânea em exposição.

Haverá nos dias 21 e 22 de Outubro, visitas guiadas com um máximo de dois alunos por visita, respeitando a distância de dois metros de segurança e utilzando máscaras. Aberta a todos, a exposição é no entanto destinadas aos alunos das unidades curriculares do Projecto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia 1º Ciclo e Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território 2º Ciclo.

A exposição permitirá explorar diversos suportes de comunicação como livros, painéis, projecção de vídeo, computadores portáteis e tablets. Os painéis da exposição centram-se num projecto de fotografia contemporânea que tem a FAUP como tema principal, o que significa que será possível comparar as séries de fotografia no local, bem como visitar o protótipo da nova estrutura da Exposição que foi premiada com o primeiro prémio no Concurso Internacional de Ideias: Exposição e Projector Móvel, que visa permitir ao público perceber e desfrutar do espaço público e da arquitectura de uma forma inovadora e pedagógica.

Os conteúdos da exposição estão online na plataforma VSC e a experiência expositiva está registada puramente para efeitos de investigação, sendo objeto de análise no contexto do projeto de investigação VSC em curso.

Este projecto é desenvolvido pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e pelo laboratório Lab2PT (Escola de Arquitectura) e pelo Centro ALGORITMI (Escola Superior de Engenharia) da Universidade do Minho

Pedro Leão Neto é o Investigator Responsável do projecto que é estruturado de acordo com as contribuições científicas: i) a componente Tecnologias da Informação e Comunicação, é coordenada pelo Investigador Co-Responsável do projeto, Luis Gonzaga Magalhães (Centro ALGORITMI) e Pedro Bandeira (Lab2PT); e ii) a Componente Científica (Artes e Fotografia), é coordenada por Pedro Leão Neto, do AAI/CEAU, juntamente com os investigadores José Barbedo (AAI/CEAU), Miguel Santos (AAI/CEAU), Eduardo Silva (AAI/CEAU), Rita Silva (AAI/CEAU) e Né Santelmo (Directora de Arte).

Visual Spaces of Change 
Visual Spaces of Change propõe uma estratégia de comunicação visual baseada no desenvolvimento de projetos de fotografia contemporânea que reflitam sobre as diferentes dinâmicas de mudança urbana para abrir novos horizontes de intervenção pública no espaço público. Estes projetos são concebidos como “narrativas visuais” destas dinâmicas, interferindo intencionalmente com o território metropolitano numa representação auto-reflexiva do seu próprio processo de mudança, reduzindo a distância entre os objetos de investigação (paisagens, lugares, espaços públicos e coletivos) e as suas representações.

Estrutura colaborativa
O Visual Spaces of Change reúne um conjunto diversificado de instituições e investigadores, arquitetos, curadores, fotógrafos e autores de artes visuais, num exercício de reflexividade conjunta em torno de preocupações comuns ligadas à transformação do território, ao espaço público e ao meio ambiente. A colaboração ativa dessa ampla rede de atores institucionais visa aumentar sua capacidade de intervir em sua realidade social por meio de ações concertadas.

Universidade do Porto | Porto, Portugal
Universidade do Minho | Braga, Portugal
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) | Porto, Portugal
Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) | Porto, Portugal
Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) | Porto, Portugal
Centro ALGORITIMI | Braga, Portugal
Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem & Inovação (AAi2Lab) | Porto, Portugal
Universidade de Saragoça (AAi2Lab) | Saragoça, Espanha
Universidade de Liverpool – Escola de Arquitectura (AAi2Lab) | Liverpool, Reino Unido
Centro para a Arquitectura e as Artes Visuais (CAVA) | Liverpool, Reino Unido
Metro do Porto | Porto, Portugal
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) | Lisboa, Portugal
i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP) | Porto, Portugal
FAME – Fotografia e Arquitectura Moderna em Espanha | Espanha

 

Visual Spaces of Change Exhibition Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – 20 | 21

 

PT | EN

Visual Spaces of Change Exhibition
FAUP - 20 | 21

A At the moment, the Visual Spaces of Change Exhibition can be visited at Cavalariças FAUP, school pavilion Campo Alegre and the interested public can schedule a guided tour through prior booking and thus be accompanied and benefit from an explanation about the contents of the Contemporary Photography projects on display.

There will be on the 21 and 22 of October, guided tours of maximum two students at a time respecting the 2 meters security and using masks. Open to all, it is nevertheless aimed at students of the curricular units of Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia 1º Ciclo and Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território 2º Ciclo.

The exhibition will allow to explore several communications supports as books, panels, video projection, laptop computers and tablets. The exhibition panels focus on a contemporary photography project that has FAUP as its main subject, which means that it will be possible to compare the photography series on site, as well as to visit the prototype of the new Exhibition structure that was awarded with the first prize in International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector, which aims to allow the public to perceive and enjoy public space and architecture in an innovative and pedagogical way.

The contents of the exhibition are online on the VSC platform and the exhibition experience is registered purely for research purposes, being analyzed in the context of the ongoing VSC research project.

This project is developed by the research group Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) of the Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), by Lab2PT (Escola de Arquitectura) and by the Centro ALGORITMI (Escola Superior de Engenharia) of the Universidade do Minho

 

Pedro Leão Neto is the PI of the project, which is structured according to scientific contributions: i) the Information and Communication Technologies component, is coordinated by the project's Co-PI, Luis Gonzaga Magalhães (Centro ALGORITMI) and Pedro Bandeira (Lab2PT); e ii) the Scientific Component (Arts and Photography), is coordinated by Pedro Leão Neto of AAI/CEAU, alongside with the researchers, Miguel Santos (AAI/CEAU), Eduardo Silva (AAI/CEAU), Rita Silva (AAI/CEAU) and Né Santelmo (Directora de Arte).

Visual Spaces of Change 
Visual Spaces of Change proposes a visual communication strategy based on the development of contemporary photography projects that reflect on the different dynamics of urban change to open up new horizons for public intervention in the public space. These projects are conceived as “visual narratives” of these dynamics, intentionally interfering with the metropolitan territory in a self-reflective representation of its own process of change, reducing the distance between the objects of investigation (landscapes, places, public and collective spaces) and the their representations.

Collaborative structure
Visual Spaces of Change brings together a diverse set of institutions and researchers, architects, curators, photographers and authors of visual arts, in an exercise of joint reflexivity around common concerns related to the transformation of the territory, the public space and the environment. The active collaboration of this wide network of institutional actors aims to increase their capacity to intervene in their social reality through concerted actions.

Universidade do Porto | Porto, Portugal
Universidade do Minho | Braga, Portugal
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) | Porto, Portugal
Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) | Porto, Portugal
Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) | Porto, Portugal
Centro ALGORITIMI | Braga, Portugal
Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem & Inovação (AAi2Lab) | Porto, Portugal
Universidade de Saragoça (AAi2Lab) | Saragoça, Espanha
Universidade de Liverpool – Escola de Arquitectura (AAi2Lab) | Liverpool, Reino Unido
Centro para a Arquitectura e as Artes Visuais (CAVA) | Liverpool, Reino Unido
Metro do Porto | Porto, Portugal
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) | Lisboa, Portugal
i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP) | Porto, Portugal
FAME – Fotografia e Arquitectura Moderna em Espanha | Espanha

 

Conferência | Aula 'Curadoria de Arquitectura e Estruturas Expositivas' com António Choupina

 
 

Apresentação - Conferência | Aula
'Curadoria de Arquitectura e Estruturas Expositivas' com António Choupina

9 de dezembro de 2020, 4.ª feira, 16h00 - 17h30, videoconferência

Curadoria de Arquitectura e Estruturas Expositivas' é o tema da conferência . aula que será apresentada pelo arquiteto António Choupina no contexto do ciclo de conferências, debates e aulas abertas 'Arquitectura, Arte e Imagem' e que contará com moderação do professor Pedro Leão Neto.

O arquiteto António Choupina irá apresentar alguns dos projetos de curadoria desenvolvidos ao longo da última década, explorando estruturas temporárias em espaços museológicos de Frank Gehry (Prémio Pritzker 1989), Álvaro Siza (Prémio Pritzker, 1992), Fumihiko Maki (Prémio Pritzker, 1993) e Sverre Fehn (Prémio Pritzker, 1997), entre outros.
Será dado particular enfoque à exposição 'Siza - Inédito e Desconhecido', desenvolvida para o Museu do Desenho de Arquitectura, em Berlim (2019), no contexto do centenário da Bauhaus, atualmente patente na Fundação Marques da Silva, no Porto, e com itinerância prevista para o Museu de Arte Tsinghua, em Pequim (2021).

O evento (presencial e online), é aberto a estudantes, docentes e investigadores da U.Porto, sendo a assistência presencial reservada aos estudantes inscritos nas unidades curriculares 'Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território' e 'CAAD I' e 'CAAD II'.
Para a assistência digital, será usada a plataforma Zoom [brevemente disponível].

Esta iniciativa integra o programa do ciclo de debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem, da responsabilidade do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem de Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e do Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projeto Visual Spaces of Change, AC n.º 02/SAICT/2017 (ref.ª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

António Choupina é arquiteto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, funda o atelier CH.A (CHoupina.Arquitectos) em 2010, ano em que colabora com a Escola Superior de Artes e Design. É responsável por intervenções no Palácio de Carlos V, em Granada, e no Pavilhão Sverre Fehn, durante a Visita Oficial da Presidência da República à Noruega. Acompanhou, recentemente, a construção do pavilhão de Álvaro Siza, na Feira Internacional de Mobiliário da China, com quem tem desenvolvido vários projectos culturais, em parceria com a Aedes Berlim, o Vitra Design Museum e a Rede Aga Khan. Enquanto curador, comissariou exposições no Museu de Serralves, no Museu Nadir Afonso, na Fundação Alfaro, na Fundação Tchoban ou na Fundação Marques da Silva, produzindo múltiplas publicações na fronteira da arquitetura, arte e filosofia. É editor da A As Architecture Network, júri de prémios internacionais e orador convidado de diversas instituições e eventos, tais como a Bauhaus100 e o International Architecture Design Forum.

Pedro Leão Neto é arquiteto licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1992), mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano (FAUP-FEUP, 1992), doutor em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002) e com um pós-doutoramento através da do trabalho de investigação 'Mapeamento de Fotografia Documental e Artística: Um olhar Contemporâneo sobre Arquitectura e Espaços de Referência no Porto' (FAUP, 2018) com orientação de Jorge Figueira e José Maças de Carvalho. É Professor Auxiliar na FAUP desde 2002 onde coordena o grupo de investigação AAI, as edições SCOPIO e a plataforma scopionetwork. É, desde 2010, diretor da Associação Cultural Cityscopio e, desde 2018, coordenador do Laboratório AAi2 Lab e Investigador Principal (PI) do projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) Visual Spaces of Change (VSC).

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Apresentação Saving Fire for Darker Days | The Cave Photography, 7 de novembro de 2020

 
 

Apresentação - Saving Fire for Darker Days
The Cave Photography, 7 de novembro de 2020

Teve lugar no passado sábado, dia 7 de novembro, a inauguração da exposição de fotografia e apresentação do livro Saving Fire for Darker Days, de Maria Oliveira no espaço The Cave Photography. A fotógrafa, vencedora do prémio Novos Talentos FNAC 2019 na categoria de fotografia com o ensaio Saving Fire for Darker Days, apresentou o seu trabalho e a publicação dele resultante – editada pela scopio Editions – numa conversa com Álvaro Domingues e Pedro Leão Neto. Ao longo da conversa falou-se da linha editorial da scopio Editions, do universo que Maria Oliveira criou para este projeto – o qual foi desenvolvido no Minho entre 2015 e 2016 – e ainda sobre o papel da fotografia como veículo emocional. Saving Fire for Darker Days estará exposto no The Cave Photography até ao dia 21 de Novembro 2020.

Esta apresentação e exposição estão inseridos na programação do MIP - Mês da Imagem do Porto.
Todo o programa do Mês da Imagem do Porto está disponível AQUI.

Origem das fotografias de notícia: MIP e Manuela Matos Monteiro (MIRA Forum)

Sobre o livro:

““Guardar o fogo para dias de pouca luz” de Maria Oliveira é um projeto fotográfico que, pela forma como explora os aspetos estéticos e expressivos da imagem, introduzem um “outro espaço” entre o que é a representação realista do objeto (o seu valor de índice) e a representação de subjetividade da autora.O projeto de Maria Oliveira aproxima-se deste modo de uma certa fotografia documental contemporânea, mas que ainda mantem uma ligação considerável às correntes modernistas de meados do século XX, interpelando-nos de forma significativa a vários níveis. Pela mestria e poesia com que trabalha a luz e a palete monocromática a autora revela o seu domínio técnico e como foi influenciada pelos modernos que trabalhavam os aspetos técnicos da linguagem fotográfica como expressão plástica: a fotografia como um signo capaz de dar resposta a diversos discursos e propósitos”.

Pedro Leão Neto


Para obter um preview do livro carregue AQUI

Autora - Fotografias | Maria Oliveira
Autores - Textos | Maria Oliveira, Álvaro Domingues, Pedro Leão Neto

SCOPIO EDITIONS
AUTHOR’S BOOK COLLECTION
Porto, 2019
70 páginas

ISBN 978-989-54318-6-1

Apresentação Saving Fire for Darker Days | The Cave Photography

 
 

Apresentação do livro Saving Fire for Darker Days
The Cave Photography Mês da Imagem do Porto 2020

Terá lugar no próximo sábado, dia 7 de novembro, a inauguração da exposição de fotografia e apresentação do livro Saving Fire for Darker Days, de Maria Oliveira na The Cave Photography. A fotógrafa, vencedora do prémio Novos Talentos FNAC 2019 na categoria de fotografia com o ensaio Saving Fire for Darker Days, irá apresentar o seu trabalho e a publicação dele resultante – editada pela scopio Editions – numa conversa com Álvaro Domingues, Pedro Leão Neto e Virgílio Ferreira. Este evento está inserido na programação do MIP - Mês da Imagem do Porto, e a entrada no evento é livre, porém está sujeita à lotação da sala, de maneira a cumprir com todas as medidas de segurança impostas pela DGS.

Todo o programa do Mês da Imagem do Porto está disponível AQUI.

Saving Fire for Darker Days estará exposto na The Cave Photography até ao dia 21 de Novembro 2020, e a publicação estará disponível para venda no local, pelo preço especial de lançamento de 25€.

Sobre o livro:

““Guardar o fogo para dias de pouca luz” de Maria Oliveira é um projeto fotográfico que, pela forma como explora os aspetos estéticos e expressivos da imagem, introduzem um “outro espaço” entre o que é a representação realista do objeto (o seu valor de índice) e a representação de subjetividade da autora.O projeto de Maria Oliveira aproxima-se deste modo de uma certa fotografia documental contemporânea, mas que ainda mantem uma ligação considerável às correntes modernistas de meados do século XX, interpelando-nos de forma significativa a vários níveis. Pela mestria e poesia com que trabalha a luz e a palete monocromática a autora revela o seu domínio técnico e como foi influenciada pelos modernos que trabalhavam os aspetos técnicos da linguagem fotográfica como expressão plástica: a fotografia como um signo capaz de dar resposta a diversos discursos e propósitos”.

Pedro Leão Neto


Para obter um preview do livro carregue AQUI

Autora - Fotografias | Maria Oliveira
Autores - Textos | Maria Oliveira, Álvaro Domingues, Pedro Leão Neto

SCOPIO EDITIONS
AUTHOR’S BOOK COLLECTION
Porto, 2019
70 páginas

ISBN 978-989-54318-6-1

Apresentação Olim | Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

 
20201126_olim_a2_v5.jpg
 

Apresentação do livro e conversa com o autor
”Olim” de Camilo Rebelo | 26 de novembro de 2020
5.ª feira, 18h00, Sala Plana


O livro 'Olim', da autoria de Camilo Rebelo, é apresentado a 26 de novembro, às 18h00, na Sala Plana pela Scopio Editions, um projeto editorial, na área da fotografia documental e artística relacionada com arquitetura, do grupo de investigação AAI — Arquitectura, Arte e Imagem — do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP.

A partir do livro 'Olim', a sessão, que integra o programa do ciclo Conferências, Debates e Conversas 'Arquitectura, Arte e Imagem', pretende dar a conhecer o autor e algumas das suas obras através de uma conferência, debate e conversa, promovendo assim uma análise crítica em volta da prática e disciplina da Arquitetura e da Arte em geral, procurando diversos cruzamentos entre estes dois mundos, bem como a sua ligação com o universo da Imagem.'Olim' é um livro de autor que, pela sua temática, bem como pela sua estrutura pouco convencional e relacionada com a utilização da imagem como dispositivo criativo e de ideação no universo da arquitetura, aproximando-se de trabalhos na linhagem do livro-atlas, insere-se na investigação conduzida pelo grupo 'Arquitectura, Arte e Imagem' do CEAU, bem como com as unidades curriculares 'Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território' e 'Comunicação de Projeto de Arquitectura e Fotografia'.

Camilo Rebelo nasceu no Porto, em 1972 e licenciou-se em Arquitetura pela FAUP em 1996. Foi colaborador de Eduardo Souto de Moura, entre 1997 e 1998, e de Herzog & de Meuron, entre 1998 e 1999. Foi assistente convidado na FAUP entre 1999 e 2013, na 'École Polytechnique Fédérale de Lausanne' entre 2008 a 2011, na 'Escuela Técnica Superior de Arquitectura, Universidad de Navarra' e na 'Accademia di architettura di Mendrisio, Università della Svizzera italiana'. Exerce atividade liberal desde 2000, tendo sido premiado em vários concursos de projecto, destacando-se o primeiro prémio no concurso internacional para a conceção do Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, em coautoria com Tiago Pimentel, 2004 - 2009; e a menção honrosa no concurso internacional para a conceção do Museu de Arte Moderna de Varsóvia, 2007, em coautoria com Susana Martins.

Mais informações: https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=62162O

O acesso presencial à sessão carece obrigatoriamente de inscrição prévia [formulário].
Devido às medidas de prevenção e contenção da pandemia da Covid-19 que impõem uma redução significativa da lotação dos espaços e obriga a procedimentos estritos no seu acesso, a participação na Conferência carece obrigatoriamente de inscrição prévia.

Conheça as 'Regras de Acesso e Segurança - Covid-19' da FAUP.

Para descarregar uma amostra do livro, clique AQUI

Visitas guiada / aula aberta: Exposição Anuária 2020 FAUP

 

PT | EN

Visitas guiada / aula aberta
Exposição Anuária 2020 FAUP

Teve lugar no passado dia 22 de outubro uma visita / aula aberta conduzida por Pedro Leão Neto dirigidas para os alunos das unidades curriculares de Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia 1º Ciclo (CAAD I) e Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território do 2º Ciclo (FACT), nas instalações da FAUP onde está neste momento a Exposição da Anuária com trabalhos do ano letivo de 2019 / 2020, cuja temática se relaciona com o projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC).

CAAD I / FAUP
O objetivo do CAAD I / FAUP, 1º Ciclo no 1º semestre, é desenvolver as bases teóricas e práticas relacionadas com temáticas de estratégias de comunicação visual para projeto de arquitetura num estágio inicial de desenvolvimento, com especial incidência na análise e comunicação do território de estudo e na utilização da fotografia e do seu potencial para questionar e problematizar o universo da Arquitectura, Cidade e Território.
A fotografia é utilizada como um instrumento de pesquisa e crítico do território de estudo com vista à conceção e produção de um fotolivro coletivo e individual sobre esse território.

A estratégia de trabalho adotada nas aulas práticas orienta os alunos a desenvolverem paralelamente exercícios de comunicação individual e coletiva de comunicação e fotografia, sendo o território de estudo um espaço público ou programa de arquitetura localizado na Grande Porto.


CAAD II / FAUP

O objetivo do CAAD II / FAUP, 1º Ciclo no 2º semestre, é continuar a desenvolver e refinar o trabalho desenvolvido em CAAD I no que diz respeito às bases teóricas e práticas relacionadas com a temática das estratégias de comunicação para o projeto de arquitetura num estágio inicial de desenvolvimento, mas agora com incidência num processo de comunicação e representação capaz de questionar o universo de Arquitectura, Arte e Imagem ao (re)pensar e explorar os diversos instrumentos de representação do pensamento e imaginação, ampliando deste modo uma prática de arquitetura ou teoria.

A estratégia de trabalho adotada nas aulas práticas é a mesma da adoptada em CAAD I, orientando os alunos a desenvolverem paralelamente exercícios de comunicação individual e coletiva de criação de um fotolivro / livro de artista, sendo o território de estudo um espaço público ou programa de arquitetura localizado no Grande Porto.


FACT / FAUP

O objectivo de FACT, 2º Ciclo no 1º semestre é, por um lado, aprofundar o estudo e prática adquiridos em CAAD I e II sobre a utilizacção da fotografia e do seu potencial para questionar e problematizar o universo da Arquitectura, Cidade e Território. Por outro lado, levar os alunos a desenvolver uma narrativa visual fotográfica com maior maturidade, capaz de comunicar novas perspectivas sobre o espaço e a realidade urbana e que possa constituir uma base para a sua dissertacção final do MIARQ.

O intuito é dar a conhecer aos alunos trabalhos de diversos autores que utilizam a fotografia documental para questionar e problematizar o espaço urbano e seus modos de apropriação e despertar neles a consciência para a existência de diversas correntes e estratégias artísticas aquando da utilizacção da fotografia documental como um instrumento de investigação e comunicação crítica no universo da Arquitectura, Cidade e Território.

A estratégia de trabalho adotada nas aulas práticas é a mesma da adoptada em CAAD I, orientando os alunos a desenvolverem paralelamente exercícios de comunicação individual e coletiva de criação de um fotolivro / livro de artista.

Visual Spaces of Change 
Visual Spaces of Change propõe uma estratégia de comunicação visual baseada no desenvolvimento de projetos de fotografia contemporânea que reflitam sobre as diferentes dinâmicas de mudança urbana para abrir novos horizontes de intervenção pública no espaço público. Estes projetos são concebidos como “narrativas visuais” destas dinâmicas, interferindo intencionalmente com o território metropolitano numa representação auto-reflexiva do seu próprio processo de mudança, reduzindo a distância entre os objetos de investigação (paisagens, lugares, espaços públicos e coletivos) e as suas representações.

Estrutura colaborativa
O Visual Spaces of Change reúne um conjunto diversificado de instituições e investigadores, arquitetos, curadores, fotógrafos e autores de artes visuais, num exercício de reflexividade conjunta em torno de preocupações comuns ligadas à transformação do território, ao espaço público e ao meio ambiente. A colaboração ativa dessa ampla rede de atores institucionais visa aumentar sua capacidade de intervir em sua realidade social por meio de ações concertadas.

Universidade do Porto | Porto, Portugal
Universidade do Minho | Braga, Portugal
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) | Porto, Portugal
Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) | Porto, Portugal
Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) | Porto, Portugal
Centro ALGORITIMI | Braga, Portugal
Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem & Inovação (AAi2Lab) | Porto, Portugal
Universidade de Saragoça (AAi2Lab) | Saragoça, Espanha
Universidade de Liverpool – Escola de Arquitectura (AAi2Lab) | Liverpool, Reino Unido
Centro para a Arquitectura e as Artes Visuais (CAVA) | Liverpool, Reino Unido
Metro do Porto | Porto, Portugal
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) | Lisboa, Portugal
i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP) | Porto, Portugal
FAME – Fotografia e Arquitectura Moderna em Espanha | Espanha

 

Guided tour / class: Anuária exhibition 2019/2020 | FAUP

 

PT | EN

Guided tour / class
Anuária exhibition 2019/2020 | FAUP

A guided tour / class took place on the 22nd of October, conducted by Pedro Leão Neto, aimed at students of the curricular units of Computer Aided Architecture Project and Photography curricular units 1st Cycle (CAAD I) and Photography, Architecture, City and Territory 2nd Cycle (FACT), at the premises of FAUP where the Anuária Exhibition is currently taking place with works from the academic year 2019/2020, whose theme is related to the research project Visual Spaces of Change (VSC).

CAAD I
The objective of CAAD I / FAUP, 1st Cycle in the 1st semester, is to develop the theoretical and practical bases related to the themes of visual communication strategies for architectural design at an early stage of development, with a special focus on the analysis and communication of the study territory and in the use of photography and its potential to question and problematize the universe of Architecture, City and Territory.Photography is used as a research tool and critic of the study territory with a view to the conception and production of a collective and individual photobook on that territory.The work strategy adopted in practical classes guides students to develop parallel individual and collective communication and photography exercises, with the study territory being a public space or architecture program located in Greater Porto.

CAAD II
The objective of CAAD II / FAUP, 1st Cycle in the 2nd semester, is to continue to develop and refine the work developed in CAAD I with regard to the theoretical and practical bases related to the theme of communication strategies for architectural design in an internship development, but now focusing on a communication and representation process capable of questioning the universe of Architecture, Art and Image by (re) thinking and exploring the various instruments of representation of thought and imagination, thereby expanding an architectural practice or theory.The work strategy adopted in practical classes is the same as that adopted in CAAD I, guiding students to develop parallel individual and collective communication exercises to create a photobook / artist's book, with the study territory being a public space or program of architecture located in Greater Porto.

FACT
The objective of FACT, 2nd Cycle in the 1st semester is, on the one hand, to deepen the study and practice acquired in CAAD I and II on the use of photography and its potential to question and problematize the universe of Architecture, City and Territory. On the other hand, taking students to develop a visual photographic narrative with greater maturity, capable of communicating new perspectives on space and urban reality and that can form a basis for their final dissertation on MIARQ.The aim is to make students aware of works by different authors who use documentary photography to question and problematize urban space and its modes of appropriation and to awaken in them an awareness of the existence of different currents and artistic strategies when using documentary photography as an instrument of investigation and critical communication in the universe of Architecture, City and Territory.The work strategy adopted in practical classes is the same as that adopted in CAAD I, guiding students to develop, in parallel, individual and collective communication exercises to create a photobook / artist's book.

Visual Spaces of Change 
Visual Spaces of Change proposes a visual communication strategy based on the development of contemporary photography projects that reflect on the different dynamics of urban change to open up new horizons for public intervention in the public space. These projects are conceived as “visual narratives” of these dynamics, intentionally interfering with the metropolitan territory in a self-reflective representation of its own process of change, reducing the distance between the objects of investigation (landscapes, places, public and collective spaces) and the their representations.

Collaborative structire
Visual Spaces of Change brings together a diverse set of institutions and researchers, architects, curators, photographers and authors of visual arts, in an exercise of joint reflexivity around common concerns related to the transformation of the territory, the public space and the environment. The active collaboration of this wide network of institutional actors aims to increase their capacity to intervene in their social reality through concerted actions.

Universidade do Porto | Porto, Portugal
Universidade do Minho | Braga, Portugal
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) | Porto, Portugal
Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) | Porto, Portugal
Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) | Porto, Portugal
Centro ALGORITIMI | Braga, Portugal
Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem & Inovação (AAi2Lab) | Porto, Portugal
Universidade de Saragoça (AAi2Lab) | Saragoça, Espanha
Universidade de Liverpool – Escola de Arquitectura (AAi2Lab) | Liverpool, Reino Unido
Centro para a Arquitectura e as Artes Visuais (CAVA) | Liverpool, Reino Unido
Metro do Porto | Porto, Portugal
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) | Lisboa, Portugal
i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP) | Porto, Portugal
FAME – Fotografia e Arquitectura Moderna em Espanha | Espanha

 

Visitas guiadas: Exposição Visual Spaces of Change Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

 

PT | EN

Visitas guiadas: Exposição Visual Spaces of Change Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Tiveram lugar no passado dia 16 e 22 de outubro duas visitas guiadas realizadas por Pedro Leão Neto e dirigidas para os alunos das unidades curriculares de Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia 1º Ciclo e Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território do 2º Ciclo, nas instalações da FAUP onde está neste momento a Exposição Visual Spaces of Change.

Com diversos tipos de estruturas móveis para a comunicação de projetos de fotografia contemporânea sobre arquitetura e espaços de cidade, esta Exposição apresenta também um protótipo da proposta da estrutura vencedora do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel – da autoria de Sérgio Magalhães, studium - creative studio – construída com o apoio de Jofebar e localizada na "piscina" entre as torres da FAUP.

Neste momento, a Exposição Visual Spaces of Change pode ser visitada nos espaços da FAUP podendo o público interessado agendar uma visita guiada através de marcação prévia e e assim ser acompanhado e beneficiar de uma explicação acerca dos conteúdos dos projetos de Fotografia Contemporânea expostos, bem como da nova estrutura Expositiva que foi galardoada com o primeiro prémio no Concurso Internacional de Ideias: Exposição, Estrutura Expositiva e Projetor Móvel que tem como objetivo permitir ao público a perceção e fruição do espaço público e arquitetura de uma forma inovadora e pedagógica.

Os conteúdos da exposição estão online na plataforma VSC e a experiência expositiva está registada puramente para efeitos de investigação, sendo objeto de análise no contexto do projeto de investigação VSC em curso.

Este projecto é desenvolvido pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e pelo laboratório Lab2PT (Escola de Arquitectura) e pelo Centro ALGORITMI (Escola Superior de Engenharia) da Universidade do Minho

Pedro Leão Neto é o Investigator Responsável do projecto que é estruturado de acordo com as contribuições científicas: i) a componente Tecnologias da Informação e Comunicação, é coordenada pelo Investigador Co-Responsável do projeto, Luis Gonzaga Magalhães (Centro ALGORITMI) e Pedro Bandeira (Lab2PT); e ii) a Componente Científica (Artes e Fotografia), é coordenada por Pedro Leão Neto, do AAI/CEAU, juntamente com os investigadores José Barbedo (AAI/CEAU), Miguel Santos (AAI/CEAU), Eduardo Silva (AAI/CEAU), Rita Silva (AAI/CEAU) e Né Santelmo (Directora de Arte).

Visual Spaces of Change 
Visual Spaces of Change propõe uma estratégia de comunicação visual baseada no desenvolvimento de projetos de fotografia contemporânea que reflitam sobre as diferentes dinâmicas de mudança urbana para abrir novos horizontes de intervenção pública no espaço público. Estes projetos são concebidos como “narrativas visuais” destas dinâmicas, interferindo intencionalmente com o território metropolitano numa representação auto-reflexiva do seu próprio processo de mudança, reduzindo a distância entre os objetos de investigação (paisagens, lugares, espaços públicos e coletivos) e as suas representações.

Estrutura colaborativa
O Visual Spaces of Change reúne um conjunto diversificado de instituições e investigadores, arquitetos, curadores, fotógrafos e autores de artes visuais, num exercício de reflexividade conjunta em torno de preocupações comuns ligadas à transformação do território, ao espaço público e ao meio ambiente. A colaboração ativa dessa ampla rede de atores institucionais visa aumentar sua capacidade de intervir em sua realidade social por meio de ações concertadas.

Universidade do Porto | Porto, Portugal
Universidade do Minho | Braga, Portugal
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) | Porto, Portugal
Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) | Porto, Portugal
Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) | Porto, Portugal
Centro ALGORITIMI | Braga, Portugal
Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem & Inovação (AAi2Lab) | Porto, Portugal
Universidade de Saragoça (AAi2Lab) | Saragoça, Espanha
Universidade de Liverpool – Escola de Arquitectura (AAi2Lab) | Liverpool, Reino Unido
Centro para a Arquitectura e as Artes Visuais (CAVA) | Liverpool, Reino Unido
Metro do Porto | Porto, Portugal
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) | Lisboa, Portugal
i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP) | Porto, Portugal
FAME – Fotografia e Arquitectura Moderna em Espanha | Espanha

Organização e Júri do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel.
O lançamento e organização do concurso é da responsabilidade do grupo de investigação Arte, Arquitectura e Imagem (AAI), integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU), em parceria com a U. Minho através da participação de ALGORITMI e Lab2PT no projeto de investigação Visual Spaces of Change e em colaboração com a Associação Cultural CITYSCOPIO:

  • Jorge Marum

  • Susana Ventura

  • David Viana

  • Marco Iuliano

  • Iñaki Bergera

  • José Barbedo

  • Ana Miriam Rebelo

  • Frederico Martinho

  • Eduardo Silva

  • Letícia Cabeçadas do Carmo

  • Ligia Ribeiro

  • Andrea Vieira

  • Bruno Moreira

  • Maria Neto

  • João Ferreira

  • Pedro Leão Neto

  • José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues

  • Manuel Joaquim Soeiro Moreno

  • Ana Francisca de Araujo Rodrigues de Azevedo e Silva

  • Francisco Manuel Gomes Costa Ferreira

  • Paulo de Oliveira Freire de Almeida

Júri do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel:

Prémios do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel
Ao(s) vencedor(es) será atribuído um prémio monetário ou um equipamento informático.As propostas dos(s) autor(es) ou equipa(s) que forem premiadas ou receberem menção honrosa terão o seu estudo e créditos incluídos no projeto de investigação VSC, sendo pelo menos assegurada a integração de uma das propostas para execução, divulgação, publicitação, exposição e utilização no âmbito do VSC, contando com o apoio da Jofebar para a construção de um protótipo da estrutura vencedora.
1º O(a)s autores das propostas vencedoras serão contactado(a)s no sentido de aprofundarem o projeto, com apoio do AAI-CEAU-FAUP, AAi2 Lab e Centro ALGORITMI-Lab2PT/UMINHO e outros parceiros, nomeadamente a empresa Jofebar | Portugal no sentido de viabilizar a sua construção.
2º Sem prejuízo dos prémios atribuídos a cada uma das propostas vencedoras será dado um certificado de participação a cada equipa do concurso, bem como as suas entradas serão divulgadas nas plataformas e redes do grupo AAI (websites, redes sociais, etc.).
3º A entrega dos prémios será feita em cerimónia pública a realizar na FAUP contando com a presença da Jofebar durante o ano de 2020.

 

Guided tours: Visual Spaces of Change Exhibition Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

 

PT | EN

Guided tours: Visual Spaces of Change Exhibition
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

On the 16th and 22nd of October, Pedro Leão Neto gave two guided tours aimed at students of the curricular units of Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia 1º Ciclo and Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território 2º Ciclo, on the facilities of FAUP where the Visual Spaces of Change Exhibition is as the moment.

With several types of mobile structures for the communication of contemporary photography projects on architecture and city spaces, this Exhibition also presents a prototype of the proposal of the winning structure of the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector – authored by Sérgio Magalhães, studium - creative studio – built with the support of Jofebar and located in the "pool” between FAUP’s towers.

At the momento, the Spaces of Change Exhibition can be visited in the FAUP spaces and the interested public can schedule a guided tour through prior booking and thus be accompanied and benefit from an explanation about the contents of the Contemporary Photography projects on display, as well as the new Exhibition structure that was awarded with the first prize in International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector which aims to allow the public to perceive and enjoy public space and architecture in an innovative and pedagogical way.

The contents of the exhibition are online on the VSC platform and the exhibition experience is registered purely for research purposes, being analyzed in the context of the ongoing VSC research project.

This project is developed by the research group Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) of the Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), by Lab2PT (Escola de Arquitectura) and by the Centro ALGORITMI (Escola Superior de Engenharia) of the Universidade do Minho

Pedro Leão Neto is the PI of the project, which is structured according to scientific contributions: i) the Information and Communication Technologies component, is coordinated by the project's Co-PI, Luis Gonzaga Magalhães (Centro ALGORITMI) and Pedro Bandeira (Lab2PT); e ii) the Scientific Component (Arts and Photography), is coordinated by Pedro Leão Neto of AAI/CEAU, alongside with the researchers José Barbedo (AAI/CEAU), Miguel Santos (AAI/CEAU), Eduardo Silva (AAI/CEAU), Rita Silva (AAI/CEAU) and Né Santelmo (Directora de Arte).

Visual Spaces of Change 
Visual Spaces of Change proposes a visual communication strategy based on the development of contemporary photography projects that reflect on the different dynamics of urban change to open up new horizons for public intervention in the public space. These projects are conceived as “visual narratives” of these dynamics, intentionally interfering with the metropolitan territory in a self-reflective representation of its own process of change, reducing the distance between the objects of investigation (landscapes, places, public and collective spaces) and the their representations.

Collaborative structire
Visual Spaces of Change brings together a diverse set of institutions and researchers, architects, curators, photographers and authors of visual arts, in an exercise of joint reflexivity around common concerns related to the transformation of the territory, the public space and the environment. The active collaboration of this wide network of institutional actors aims to increase their capacity to intervene in their social reality through concerted actions.

Universidade do Porto | Porto, Portugal
Universidade do Minho | Braga, Portugal
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) | Porto, Portugal
Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) | Porto, Portugal
Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) | Porto, Portugal
Centro ALGORITIMI | Braga, Portugal
Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem & Inovação (AAi2Lab) | Porto, Portugal
Universidade de Saragoça (AAi2Lab) | Saragoça, Espanha
Universidade de Liverpool – Escola de Arquitectura (AAi2Lab) | Liverpool, Reino Unido
Centro para a Arquitectura e as Artes Visuais (CAVA) | Liverpool, Reino Unido
Metro do Porto | Porto, Portugal
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) | Lisboa, Portugal
i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP) | Porto, Portugal
FAME – Fotografia e Arquitectura Moderna em Espanha | Espanha

Organization and jury of the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector
The launch and organization of the contest is the responsibility of the research group Architecture, Art and Image (AAI), integrated in the FAUP R&D center (CEAU), in partnership with U. Minho through the participation of ALGORITMI and Lab2PT in the project. Visual Spaces of Change research and in collaboration with the CITYSCOPIO Cultural Association:

  • Jorge Marum

  • Susana Ventura

  • David Viana

  • Marco Iuliano

  • Iñaki Bergera

  • José Barbedo

  • Ana Miriam Rebelo

  • Frederico Martinho

  • Eduardo Silva

  • Letícia Cabeçadas do Carmo

  • Ligia Ribeiro

  • Andrea Vieira

  • Bruno Moreira

  • Maria Neto

  • João Ferreira

  • Pedro Leão Neto

  • José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues

  • Manuel Joaquim Soeiro Moreno

  • Ana Francisca de Araujo Rodrigues de Azevedo e Silva

  • Francisco Manuel Gomes Costa Ferreira

  • Paulo de Oliveira Freire de Almeida

Jury of the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector

Awards of the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector:
The winner(s) will be awarded a monetary prize or computer equipment. Proposals by the author(s) or team(s) that are awarded or receive an honorable mention will have their study and credits included in the project. VSC research, at least ensuring the integration of one of the proposals for execution, dissemination, advertising, exhibition and use within the scope of the VSC, with the support of Jofebar for the construction of a prototype of the winning structure.
1st The author(s) of the winning proposals will be contacted in order to deepen the project, with support from AAI-CEAU-FAUP, AAi2 Lab and Centro ALGORITMI-Lab2PT / UMINHO and other partners, namely the company Jofebar | Portugal in order to make its construction feasible.
2nd Without prejudice to the prizes awarded to each of the winning proposals, a certificate of participation will be given to each team in the contest, as well as their entries will be disclosed on the platforms and networks of the AAI group (websites, social networks, etc.).
3rd The prizes will be delivered in a public ceremony to be held at FAUP with the presence of Jofebar during the year 2020.

 

International Conference: Visual Spaces of Change: Sophia Journal Exhibition and Mobile Projector Awards

 
 

PT | EN

International Conference: Visual Spaces of Change: Sophia Journal Exhibition and Mobile Projector Awards


The International Conference: Visual Spaces of Change: Sophia Journal Exhibition and Mobile Projector Awards – which encompassed the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector award ceremony – took place last October 14, 2020, at FAUP's Fernando Plana Hall and Auditorium.

.The inaugural session was in charge of the Director of FAUP, João Pedro Xavier, followed by an intervention by Pedro Leão Neto (AAI / CEAU-FAUP) who presented the prototype of the winning proposal of the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector - authored by studium - creative studio - present at FAUP's facilities, which was built with the support of Jofebar.

Then Wilfried Wang (UTSoA), O'Neil Ford Centennial Professor of Architecture at the University of Texas at Austin and Guest Editor of Issue 6 of the publication Sophia: Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations, discussed the theme of the call for papers of this 6th edition.

Fátima Pombo (Departamento de Comunicação e Arte - U. Aveiro) invited editor of Sophia's 5th issue - Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere - made an introduction to that same publication, followed by the presentation of the articles selected for this 5th issue by their authors.

The article Preserving Heritage Through New Narratives: designing a guesthouse within a multidisciplinary team by Pedro Bandeira Maia and Raul Pinto was presented by Raul Pinto in an online format, The Role of Architecture for an Exhibition Engaging and Meaningful Aesthetic Experience by Bárbara dos Santos Coutinho and Ana Tostões was alsp presented in online format by Bárbara dos Santos Coutinho, and The modern Shelter: Laugier or Ledoux, metaphormosis or ex-novo, architecture for modern subjects and powers by José António Bandeirinha and Rui Aristides featured a presentation at the conference, carried out by Rui Aristides.

The Conference had as its closing session the round table Visual Spaces of Change through Photography and Image, with the participation of Inaki Bergera (Escuela de Ingeniería y Arquitectura Universidad de Zaragoza), Pedro Gadanho, who co-organized the conference Visual Spaces of Change that took place at the Museum of Architecture and Art Technology (MAAT) in 2019 (occupying the position of Director of MAAT at the time), Paolo Rosselli and Marco Iuliano, both main speakers at the conference at MAAT, Fátima Pombo (Departamento de Comunicação e Arte - U. A) and Pedro Leão Neto (AAI-CEAU-FAUP).

The face-to-face event and the videoconference program are part of the cycle of conferences and debates on Architecture, Art and Image (AAI) at FAUP organized in partnership with UNIZAR, UA and DECA / ID +. The event was broadcast live online, covering: (i) a series of videoconferences; (ii) the round table for the launch and presentation of the 4th issue of the publication with peer review - Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image; (iii) presentations of articles in the 5th issue - Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere; (iv) the announcement of the open call for articles for the sixth issue of Sophia Journal: Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations; (v) the announcement of the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector Awards and the Visual Spaces of Change exhibition, developed for this conference and for FAUP spaces, where new contemporary photography projects will be communicated, as well as a new Exhibition structure that was awarded the first prize in the International Ideas Competition: Exhibition, Exhibition Structure and Mobile Projector.

The purpose of this event, which took place in FAUP's Sala Plana and Fernando Távora Auditorium and also in videoconference format - in which more than 70 participants participate via zoom - is to promote reflection and debate around the universe of Architecture, Art and Image , addressing several transversal issues to the world of Photography and Architecture, exploring how image can be a means to cross borders and move boundaries between different disciplinary areas. The focus of the conference focuses on the transformations of public space and on the concept of interiority in architecture, having as a motto, on the one hand, the texts published in the publication Sophia Journal regarding the ON THE SURFACE conference that took place in May 2019 at the Museum of Architecture, Art and Technology (MAAT), where the potential of Photography was analyzed as a significant instrument to investigate, reflect and make visible the different dynamics of urban change and open new horizons of intervention in the public space. On the other hand, the articles selected for the 5th issue of Sophia Journal: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere.

Visual Spaces of Change proposes a visual communication strategy based on the development of contemporary photography projects that reflect on the different dynamics of urban change to open up new horizons for public intervention in the public space. These projects are conceived as “visual narratives” of these dynamics, intentionally interfering with the metropolitan territory in a self-reflective representation of its own process of change, reducing the distance between the objects of investigation (landscapes, places, public and collective spaces) and the their representations.

At this moment, the Visual Spaces of Change Exhibition can be visited in the FAUP spaces and the interested public can schedule a guided tour through previous booking and thus be accompanied and benefit from an explanation about the contents of the Contemporary Photography projects exposed, as well a new Exhibition structure that was awarded the first prize in the International Ideas Competition: Exhibition, Exhibition Structure and Mobile Projector that aims to allow the public to perceive and enjoy public space and architecture in an innovative and pedagogical way.

The contents of the exhibition will be online on the VSC platform and the exhibition experience will be recorded purely for research purposes, and will be subsequently analyzed in the context of the ongoing VSC research project.

Due to the circumstances arising from the current post-pandemic situation, the conference was held simultaneously both in person and online.

Support for dissemination:
Common House of the University of Porto, Marques da Silva Foundation and Order of


ORGANIZATION

EXECUTIVE COMMITTEE
Pedro Leão Neto (FAUP)

PROGRAMMING
Fátima Pombo (UA / DECA / ID+)
Inaki Bergera (UNIZAR)
Jorge Marum (UBI - AAI / FAUP)
João Carlos Ferreira (UFP - AAI / CEAU / FAUP)
João Varajão (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
José Carneiro (FBAUP / i2ADS)
Luís Gonzaga (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
Marco Iuliano (LSA-CAVA)

ORGANIZATION AND PRODUCTION
Miguel Santos (AAI / FAUP / VSC)
Eduardo Silva (AAI / FAUP / VSC)
Miguel Fonseca (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
Ana Miriam (AAI / CEAU / FAUP)
David Viana (ISCTE - AAI / CEAU / FAUP)
Isa Clara Neves (CEAU / FAUP)
Maria Neto (AAI / CEAU / FAUP – UBI)

COMMUNICATION
Departamento de Comunicação e Imagem / FAUP
AAI / FAUP

OPENING SESSION
Pedro Leão Neto (FAUP)

INAUGURAL KEYNOTE SPEAKER
Sophia Journal 6: Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations
Wilfried Wang - (UTSoA)

PANEL MODERATOR
Sophia Journal 5: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere
Fátima Pombo – (DECA, UA)

SPEAKERS / PAPERS
Pedro Bandeira Maia, Raul Pinto: Preserving Heritage Through New Narratives: designing a guesthouse within a multidisciplinary team | Orador: Raul Pinto

Bárbara dos Santos Coutinho, Ana Tostões: The Role of Architecture for an Exhibition Engaging and Meaningful Aesthetic Experience | Oradora: Bárbara dos Santos Coutinho

José António Bandeirinha, Rui Aristides: The modern Shelter: Laugier or Ledoux, metaphormosis or ex-novo, architecture for modern subjects and powers | Orador: Rui Aristides

ROUND-TABLE MODERATORS
Visual Spaces of Change through Photography and Image

Inaki Bergera - (UNIZAR)
Fátima Pombo – (DECA, UA)
Pedro Leão Neto (FAUP)

INVITED SPEAKERS
Marco Iuliano (LSA-CAVA)
Paolo Rosselli (Photographer, writer)
Pedro Gadanho – (Curator, Loeb Fellow, Harvard university)

SOPHIA JOURNAL - SCIENTIFIC COMMITTEE
Álvaro Domingues (FAUP/ CEAU) 
Ana Francisca de Azevedo (DeGeoUM/Lab2PT) 
Andrew Higgot (AA Grad Dipl PhD) 
David Viana (ISCTE - AAI / CEAU / FAUP) 
Fátima Pombo (UA / DECA / ID+)
Francisco Ferreira (EAUM)
Gabriela Vaz-Pinheiro (FBAUP / i2ADS)
Isa Clara Neves (CES / CEAU / FAUP)
Iñaki Bergera (Arquitectura / UNIZAR) 
João Carlos Ferreira (UFP - AAI / CEAU / FAUP)
Jorge Marum (UBI - AAI / CEAU)
José Carneiro (FBAUP / i2ADS) 
José Miguel Rodrigues (FAUP / CEAU) 
Marco Iuliano (LSA/CAVA) 
Margarida Medeiros (FCSH)
Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS)
Marta Cruz (FAUP/ CEAU) 
Miguel Leal (FBAUP / i2ADS) 
Miguel Santos (FAUP / CEAU)
Olívia da Silva (P.PORTO / ESMAD)
Paulo Catrica (UNL) 
Susana Lourenço Marques (FBAUP / i2ADS) 
Susana Ventura (FAUP / CEAU) 
Teresa Ferreira (FAUP/ CEAU) 
Wilfried Wang (UTSoA)

CONFERENCE TEAM
Ana Miriam (AAI / CEAU / FAUP)
Eduardo Silva (AAI / CEAU / FAUP)
Maria Neto (AAI / CEAU / FAUP – UBI)
Miguel Santos (AAI / CEAU / FAUP)
Sara Lino (scopio Editions)

ARTISTIC DIRECTOR
Né Santelmo (scopio Editions)

PRINT AND WEBDESIGN
Eduardo Silva (AAI / CEAU / FAUP)
Sara Lino (scopio Editions)

VISUAL SPACES OF CHANGE PHOTOGRAPHIC PROJECTS
Ana Miriam
Edu Silva 
Hélder Sousa
Jiôn Kiim & Artur Leão
Marta Ferreira 
Sérgio Rolando 
Sofia F. Augusto

Organization and jury of the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector

The launch and organization of the contest is the responsibility of the research group Architecture, Art and Image (AAI), integrated in the FAUP R&D center (CEAU), in partnership with U. Minho through the participation of ALGORITMI and Lab2PT in the project. Visual Spaces of Change research and in collaboration with the CITYSCOPIO Cultural Association:

  • Jorge Marum

  • Susana Ventura

  • David Viana

  • Marco Iuliano

  • Iñaki Bergera

  • José Barbedo

  • Ana Miriam Rebelo

  • Frederico Martinho

  • Eduardo Silva

  • Letícia Cabeçadas do Carmo

  • Ligia Ribeiro

  • Andrea Vieira

  • Bruno Moreira

  • Maria Neto

  • João Ferreira

  • Pedro Leão Neto

  • José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues

  • Manuel Joaquim Soeiro Moreno

  • Ana Francisca de Araujo Rodrigues de Azevedo e Silva

  • Francisco Manuel Gomes Costa Ferreira

  • Paulo de Oliveira Freire de Almeida

Jury of the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector

Awards of the International Competition of Ideas: Exhibition and Mobile Projector:

The winner(s) will be awarded a monetary prize or computer equipment. Proposals by the author(s) or team(s) that are awarded or receive an honorable mention will have their study and credits included in the project. VSC research, at least ensuring the integration of one of the proposals for execution, dissemination, advertising, exhibition and use within the scope of the VSC, with the support of Jofebar for the construction of a prototype of the winning structure.

1º The author(s) of the winning proposals will be contacted in order to deepen the project, with support from AAI-CEAU-FAUP, AAi2 Lab and Centro ALGORITMI-Lab2PT / UMINHO and other partners, namely the company Jofebar | Portugal in order to make its construction feasible.
2º Without prejudice to the prizes awarded to each of the winning proposals, a certificate of participation will be given to each team in the contest, as well as their entries will be disclosed on the platforms and networks of the AAI group (websites, social networks, etc.).
3rd The prizes will be delivered in a public ceremony to be held at FAUP with the presence of Jofebar during the year 2020.

Volume 4 da Sophia Journal: Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image 

The theoretical objectives of Sophia's 4th issue and the 5th International Conference on the Surface, “Visual Spaces of Change: Unveiling the Transformation of Publicness” were for an interdisciplinary debate on photography and architecture, with a strong editorial component dedicated to the publication of works and original ideas at the intersection of these two fields. The theme chosen for this edition of On the Surface was focused on the contemporary transformations of public space: “Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space” which aims to discuss and explore the potential of Image and Photography as useful tools for research, reflect on and make visible the emergence of new collective experiences in the social space.

In the Volume 4 of Sophia Journal, the following authors were published:

Editorial
About the 4th number of Sophia, Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image
Iñaki Bergera

About the 5th International Conference On the Surface
Pedro Leão Neto
Pedro Gadanho

HC (hortus conclusus)
Beate Gütschow - Autora Convidada

Contemporary discurses on Architecture, City and Territory: Visual Spaces of Change 
Pedro Leão Neto

Visually reinventing architecture in the pre-cinematic scenario of Idris Khan’s photograph
Katarina Andjelkovic

Photocreation as a propeller to upcoming new urban and spatial utopias 
Klauss Borges

Ringroad (Houston), 2005: The Construction of an Image 
Bas Princen - Autor Convidado

Re-framing the Public Space: Relations between Architecture and Photography
Iñaki Bergera

Clareira: Towards a phenomenological perspective in the representation of architectural space 
Ana Miriam, Fátima Pombo, José Carneiro

A Bridge
Sebastiano Raimondo

Behavioral mapping of Abu Dhabi’s public spaces: Urban research photography and cultural clashes
Apostolos Kyriazis, Ayesha Zahid, Clemence Montagne, Clio Chaveneau, Hadrien Dubucs, Hanu Dilip, Shafaq Qamar

Atlas Interactive. Visual register of urban architecture in Latin America. A work in progress
Cristina Gastón Guirao

Image-Making After Photoshop: Architecture, Public Space and their Visual Discontents
Pedro Gadanho

The invisible villages. Up-to-date Images of Settlement in Spain
Ana Amado, Andrés Patiño

Peter Scheier and Marcel Gautherot: Brasília Lyric and Epic
Mariana W. von Hartenthal

Visual technological enthusiasm: an industrial urban spectacle in the “Tenth Anniversary” commemorative albums of China 
Haode Sun

Photography on Architecture - Visual Spaces of Change: Unveiling the Transformation of Publicness
Paolo Rosselli - Autor Convidado

Este quarto número da Sophia teve como Editores:

Pedro Leão Neto (AAI / CEAU-FAUP) e Inaki Bergera (Escuela de Ingeniería y Arquitectura Universidad de Zaragoza)

Volume 5 of Sophia Journal: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere

The interest of Sophia's 5th issue, which will be called Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere, is in original articles that discuss the core of Interiority in Architecture as an open subject to diverse ideas and practices in the kingdom of the built space to be experienced by its inhabitants. Interiority differentiates a place from a non-place. Non-places are points with which the individual does not create any relationship; they are places of transit without memory, identity, history, personal construction, references, emotions of which the consolation is no less. Interiority calls that type of space that accommodates thoughts, dreams, nightmares, intimacy, changes, silence, noise, neurosis ... life. Shelter, form, place, atmosphere portray scenarios that enhance experiences, events, occurrences beyond the functionalist rhetoric that surrounds them. Our magazine is now accepting articles within this framework, which can contribute to expressing critically and poetically a broader understanding of interior design in architecture.

For the Volume 5 of Sophia the following papers were selected:

Guest editors
Fátima Pombo (UA / DECA | ID+)
Silvina Félix (UA / ESAN | ID+)

Paper Topics
Preserving Heritage Through New Narratives: designing a guesthouse within a multidisciplinary team
Pedro Bandeira Maia, Raul Pinto

The Role of Architecture for an Exhibition Engaging and Meaningful Aesthetic Experience
Bárbara dos Santos Coutinho, Ana Tostões

The modern Shelter: Laugier or Ledoux, metaphormosis or ex-novo, architecture for
modern subjects and powers
José António Bandeirinha, Rui Aristides

Highlighted texts
Intervies
The Power of Imagination - uma entrevista ao designer Hans Thyge por Fátima Pombo

Miscellanea
Critical essay: The Compliment of Light por Nuno Grande sobre a série fotográfica The Idea of Álvaro Siza de Mark Durden e João Leal 

Review
About the book OLIM of Camilo Rebelo: Textos de Nuno Faria e Eduardo Souto de Moura

Volume 6 of Sophia Journal: Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations 

Open call

Sophia's Volume 6 will be dedicated to the theme Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations

How do we all become aware of the gradual but inevitable changes in the environment? How does photography raise public awareness of the urgent environmental changes implicit in our anthropocentric age? How can photography contribute to these complex debates? These questions can be approached from several perspectives: from the confrontation of our memories and understandings of a place to reactivate "what is no longer there" or to propose "what could be there".

This volume of Sophia will bring together photographers and researchers who make significant contributions to these discussions, including the material processes of creating, managing and interpreting sets of documents. We are interested in material processes where photography is explored as a significant research tool for critical and innovative views on architecture and urban transformation in its expanded fields and contextualized by larger systems: cultural, political, artistic, technical and historical dimensions.

We will publish long-term photographic works of environmental change, innovative documentation or archival projects exploring discursive forms of presentation and visual constructions, articles and research papers discussing the rich spectrum of techniques and visual strategies employed in environmental discussions.

The spectrum of transformation processes is broad: deforestation, soil erosion, suburban expansion, devastated areas, decaying shopping malls, neglected social housing, post-industrial ruins, gentrification and privatization of public space or movements such as "Occupy" and "Fridays for Future ". In this context, we will be especially interested in proposals that are able to question how the different dimensions of architecture and urban transformation can be significantly understood or reframed through the different lenses and perspectives of visual processes.

The magazine is now accepting photographic works and critical articles within the framework above, which will allow interested audiences to reflect on the various transformation processes that affect our cities and territories today.

Guest editor
Wilfried Wang (UA / DECA | ID+)

ABOUT SOPHIA PEER REVIEW JOURNAL

The Sophia collection is specifically designed to address theoretical work, and aims to be the editorial medium of a set of exploratory and critical texts on image in a broad sense, that is, covering the worlds of design, photography, cinema, the video, television and the new. media.

The etymology of the word "sophia" is closely linked to the concepts of wisdom and wisdom: (Greek, "sofia") is what the "wise person" has, and this word is also derived from philo + sophia ("love of wisdom" We are interested in making Sophia a mentis instrument capable of expanding our critical knowledge and questioning the image universe in an innovative way.

The collection, which hosts several academic works, will also be an important means of publishing some theoretical works from the FAUP - CEAU R&D Center. The purpose of the Sophia periodical collection is to publish a set of theoretical and critical texts on image in book format; these texts can be taken from sections of scopio magazine or submitted by new authors and other national and international R&D centers, through call for papers. The goal is to challenge different artists and creators to publish original articles, reviews, book reviews and other texts of interest and value for this collection.

More informations about Sophia Peer Review Journal

 

Conferência Internacional: Visual Spaces of Change: Exposição Sophia Journal e Prémios Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel

 
 

PT | EN

Conferência Internacional: Visual Spaces of Change: Exposição Sophia Journal e Prémios Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel


Teve lugar no passado dia 14 de outubro de 2020, na Sala Plana e Auditório Fernando Távora da FAUP a Conferência Internacional: Visual Spaces of Change: Publicação Sophia Journal Exposição e a Cerimónia e Entrega de Prémios e Certificados no âmbito do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel.

A sessão inaugural ficou a cargo do Director da FAUP, João Pedro Xavier, seguindo-se uma intervenção de Pedro Leão Neto (AAI / CEAU-FAUP) que apresentou o protótipo da proposta vencedora do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel – da autoria da studium - creative studio – presente nas instalações da FAUP, a qual foi construída com o apoio de Jofebar.

De seguida Wilfried Wang (UTSoA), O'Neil Ford Centennial Professor de Arquitectura na Universidade do Texas em Austin e Editor convidado do número 6 da publicação Sophia: Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations, discutiu a temática da chamada para artigos desta 6ª edição.

Fátima Pombo (Departamento de Comunicação e Arte - U. Aveiro) editora convidada do 5º número de Sophia - Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere – fez uma introdução a essa mesma publicação, seguindo-se a apresentação dos artigos selecionados para este 5º número por parte dos seus autores.

O artigo Preserving Heritage Through New Narratives: designing a guesthouse within a multidisciplinary team da autoria de Pedro Bandeira Maia e Raul Pinto foi apresentado por Raul Pinto em formato online, The Role of Architecture for an Exhibition Engaging and Meaningful Aesthetic Experience da autoria de Bárbara dos Santos Coutinho e Ana Tostões foi apresentado em formato online por Bárbara dos Santos Coutinho, e The modern Shelter: Laugier or Ledoux, metaphormosis or ex-novo, architecture for modern subjects and powers da autoria de José António Bandeirinha e Rui Aristides contou com uma apresentação presencial na conferência, levada a cabo por Rui Aristides.

A Conferência teve como sessão de encerramento a mesa redonda Visual Spaces of Change through Photography and Image, que contou com a participação de Inaki Bergera (Escuela de Ingeniería y Arquitectura Universidad de Zaragoza), Pedro Gadanho, que co-organizou a conferência Visual Spaces of Change que teve lugar no Museu de Arquitectura e Tecnologia de Arte (MAAT) em 2019 (ocupando o cargo de Director do MAAT na altura), Paolo Rosselli e Marco Iuliano, ambos oradores principais da conferência no MAAT, Fátima Pombo (Departamento de Comunicação e Arte - U. A) e Pedro Leão Neto (AAI-CEAU-FAUP).

O evento presencial e o programa de videoconferências está enquadrado no ciclo de conferências e debates de Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) na FAUP organizado em parceria com a UNIZAR, UA e DECA / ID +. O evento foi transmitido ao vivo online, abarcando: (i) uma série de videoconferências; (ii) a mesa redonda de lançamento e apresentação do 4º número da publicação com revisão por pares - Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image; (iii) as apresentações de artigos do 5º número - Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere; (iv) o anúncio da chamada aberta para artigos para o sexto número da Sophia Journal: Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations; (v) o anúncio dos Prémios | Concurso Internacional de Ideias: Exposição e Projector Móvel e a exposição Visual Spaces of Change, desenvolvida para esta conferência e para os espaços da FAUP, onde se comunicarão novos projetos de Fotografia Contemporânea, bem como uma nova estrutura Expositiva que foi galardoada com o primeiro prémio no Concurso Internacional de Ideias: Exposição, Estrutura Expositiva e Projetor Móvel.

O objectivo deste evento, que teve lugar na sala Plana e Auditório da FAUP e também em formato de videoconferência – no qual participarem mais de 70 participantes via zoom – é o de promover uma reflexão e debate em volta do universo da Arquitectura, Arte e Imagem, abordando várias questões transversais ao mundo da Fotografia e da Arquitectura, explorando como a imagem pode ser um meio para atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes áreas disciplinares. O enfoque da conferência incide sobre as transformações do espaço público e acerca da conceção de interioridade em arquitectura, tendo como mote, por um lado, os textos publicados na publicação Sophia Journal referente à conferência ON THE SURFACE que teve lugar em Maio de 2019 no Museu de Arquitectura, Arte e Tecnologia (MAAT), onde se analisou o potencial da Fotografia como instrumento significativo para investigar, refletir e tornar visível as diferentes dinâmicas de mudança urbana e  abrir novos horizontes de intervenção no espaço público. Por outro lado, os artigos selecionados para o 5º número da Sophia Journal: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere.

Visual Spaces of Change propõe uma estratégia de comunicação visual baseada no desenvolvimento de projetos de fotografia contemporânea que reflitam sobre as diferentes dinâmicas de mudança urbana para abrir novos horizontes de intervenção pública no espaço público. Estes projetos são concebidos como “narrativas visuais” destas dinâmicas, interferindo intencionalmente com o território metropolitano numa representação auto-reflexiva do seu próprio processo de mudança, reduzindo a distância entre os objetos de investigação (paisagens, lugares, espaços públicos e coletivos) e as suas representações.

Neste momento, a Exposição Visual Spaces of Change pode ser visitada nos espaços da FAUP podendo o público interessado agendar uma visita guiad através de marcação prévia e e assim ser acompanhado e beneficiar de uma explicação acerca dos conteúduos dos projetos de Fotografia Contemporânea expostos, bem como de uma nova estrutura Expositiva que foi galardoada com o primeiro prémio no Concurso Internacional de Ideias: Exposição, Estrutura Expositiva e Projetor Móvel que tem como objetivo permitir ao público a perceção e fruição do espaço públcio e arquitetura de uma forma inovadora e pedagógica.

Os conteúdos da exposição estarão online na plataforma VSC e a experiência expositiva será registada puramente para efeitos de investigação, e será posteriormente analisada no contexto do projeto de investigação VSC em curso.

Devido às circunstâncias derivadas da atual situação de pós-pandemia, a conferência realizou-se simultaneamente em regime presencial e online.

Suporte para disseminação:
Casa Comum da Universidade do Porto, Fundação Marques da Silva e Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte (OASRN)


ORGANIZAÇÃO

COMITÉ EXECUTIVO
Pedro Leão Neto (FAUP)

PROGRAMAÇÃO
Fátima Pombo (UA / DECA / ID+)
Inaki Bergera (UNIZAR)
Jorge Marum (UBI - AAI / FAUP)
João Carlos Ferreira (UFP - AAI / CEAU / FAUP)
João Varajão (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
José Carneiro (FBAUP / i2ADS)
Luís Gonzaga (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
Marco Iuliano (LSA-CAVA)

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO
Miguel Santos (AAI / FAUP / VSC)
Eduardo Silva (AAI / FAUP / VSC)
Miguel Fonseca (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
Ana Miriam (AAI / CEAU / FAUP)
David Viana (ISCTE - AAI / CEAU / FAUP)
Isa Clara Neves (CEAU / FAUP)
Maria Neto (AAI / CEAU / FAUP – UBI)

COMUNICAÇÃO
Departamento de Comunicação e Imagem / FAUP
AAI / FAUP

SESSÃO DE ABERTURA
Pedro Leão Neto (FAUP)

KEYNOTE SPEAKER INAUGURAL
Volume 6 da Sophia: Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations
Wilfried Wang - (UTSoA)

MODERADOR DO PAINEL
Volume 5 da Sophia: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere
Fátima Pombo – (DECA, UA)

ORADORES / ARTIGOS
Pedro Bandeira Maia, Raul Pinto: Preserving Heritage Through New Narratives: designing a guesthouse within a multidisciplinary team | Orador: Raul Pinto

Bárbara dos Santos Coutinho, Ana Tostões: The Role of Architecture for an Exhibition Engaging and Meaningful Aesthetic Experience | Oradora: Bárbara dos Santos Coutinho

José António Bandeirinha, Rui Aristides: The modern Shelter: Laugier or Ledoux, metaphormosis or ex-novo, architecture for modern subjects and powers | Orador: Rui Aristides

MODERADORES DA MESA REDONDA
Visual Spaces of Change through Photography and Image

Inaki Bergera - (UNIZAR)
Fátima Pombo – (DECA, UA)
Pedro Leão Neto (FAUP)

ORADORES CONVIDADOS
Marco Iuliano (LSA-CAVA)
Paolo Rosselli (Photographer, writer)
Pedro Gadanho – (Curator, Loeb Fellow, Harvard university)

COMITÉ CIENTÍFICO – SOPHIA JOURNAL
Álvaro Domingues (FAUP/ CEAU) 
Ana Francisca de Azevedo (DeGeoUM/Lab2PT) 
Andrew Higgot (AA Grad Dipl PhD) 
David Viana (ISCTE - AAI / CEAU / FAUP) 
Fátima Pombo (UA / DECA / ID+)
Francisco Ferreira (EAUM)
Gabriela Vaz-Pinheiro (FBAUP / i2ADS)
Isa Clara Neves (CES / CEAU / FAUP)
Iñaki Bergera (Arquitectura / UNIZAR) 
João Carlos Ferreira (UFP - AAI / CEAU / FAUP)
Jorge Marum (UBI - AAI / CEAU)
José Carneiro (FBAUP / i2ADS) 
José Miguel Rodrigues (FAUP / CEAU) 
Marco Iuliano (LSA/CAVA) 
Margarida Medeiros (FCSH)
Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS)
Marta Cruz (FAUP/ CEAU) 
Miguel Leal (FBAUP / i2ADS) 
Miguel Santos (FAUP / CEAU)
Olívia da Silva (P.PORTO / ESMAD)
Paulo Catrica (UNL) 
Susana Lourenço Marques (FBAUP / i2ADS) 
Susana Ventura (FAUP / CEAU) 
Teresa Ferreira (FAUP/ CEAU) 
Wilfried Wang (UTSoA)

EQUIPA DA CONFERÊNCIA
Ana Miriam (AAI / CEAU / FAUP)
Eduardo Silva (AAI / CEAU / FAUP)
Maria Neto (AAI / CEAU / FAUP – UBI)
Miguel Santos (AAI / CEAU / FAUP)
Sara Lino (scopio Editions)

DIRECTORA ARTÍSTICA
Né Santelmo (scopio Editions)

IMPRESSÃO E WEBDESIGN
Eduardo Silva (AAI / CEAU / FAUP)
Sara Lino (scopio Editions)

PROJECTOS FOTOGRÁFICOS VISUAL SPACES OF CHANGE
Ana Miriam
Edu Silva 
Hélder Sousa
Jiôn Kiim & Artur Leão
Marta Ferreira 
Sérgio Rolando 
Sofia F. Augusto

Organização e Júri do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel.

O lançamento e organização do concurso é da responsabilidade do grupo de investigação Arte, Arquitectura e Imagem (AAI), integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU), em parceria com a U. Minho através da participação de ALGORITMI e Lab2PT no projeto de investigação Visual Spaces of Change e em colaboração com a Associação Cultural CITYSCOPIO:

  • Jorge Marum

  • Susana Ventura

  • David Viana

  • Marco Iuliano

  • Iñaki Bergera

  • José Barbedo

  • Ana Miriam Rebelo

  • Frederico Martinho

  • Eduardo Silva

  • Letícia Cabeçadas do Carmo

  • Ligia Ribeiro

  • Andrea Vieira

  • Bruno Moreira

  • Maria Neto

  • João Ferreira

  • Pedro Leão Neto

  • José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues

  • Manuel Joaquim Soeiro Moreno

  • Ana Francisca de Araujo Rodrigues de Azevedo e Silva

  • Francisco Manuel Gomes Costa Ferreira

  • Paulo de Oliveira Freire de Almeida

Júri do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel:

Prémios do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel:

Ao(s) vencedor(es) será atribuído um prémio monetário ou um equipamento informático.As propostas dos(s) autor(es) ou equipa(s) que forem premiadas ou receberem menção honrosa terão o seu estudo e créditos incluídos no projeto de investigação VSC, sendo pelo menos assegurada a integração de uma das propostas para execução, divulgação, publicitação, exposição e utilização no âmbito do VSC, contando com o apoio da Jofebar para a construção de um protótipo da estrutura vencedora.
1º O(a)s autores das propostas vencedoras serão contactado(a)s no sentido de aprofundarem o projeto, com apoio do AAI-CEAU-FAUP, AAi2 Lab e Centro ALGORITMI-Lab2PT/UMINHO e outros parceiros, nomeadamente a empresa Jofebar | Portugal no sentido de viabilizar a sua construção.
2º Sem prejuízo dos prémios atribuídos a cada uma das propostas vencedoras será dado um certificado de participação a cada equipa do concurso, bem como as suas entradas serão divulgadas nas plataformas e redes do grupo AAI (websites, redes sociais, etc.).
3º A entrega dos prémios será feita em cerimónia pública a realizar na FAUP contando com a presença da Jofebar durante o ano de 2020.

Volume 4 da Sophia Journal: Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image 

Os objetivos teóricos do 4º número de Sophia e da 5ª Conferência Internacional On the Surface, “Visual Spaces of Change: Unveiling the Transformation of Publicness” eram para um debate interdisciplinar sobre fotografia e arquitetura, com uma forte componente editorial dedicada à publicação de obras e ideias originais na interseção desses dois campos. O tema escolhido para esta edição do On the Surface foi focado nas transformações contemporâneas do espaço público: “Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space” que se propõe a debater e explorar o potencial da Imagem e da Fotografia como ferramentas úteis para pesquisar, refletir sobre e tornar visível o surgimento de novas experiências coletivas no espaço social.

No Volume 4 da Sophia Journal, os seguintes autores foram publicados

Editorial
About the 4th number of Sophia, Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image
Iñaki Bergera

About the 5th International Conference On the Surface
Pedro Leão Neto
Pedro Gadanho

HC (hortus conclusus)
Beate Gütschow - Autora Convidada

Contemporary discurses on Architecture, City and Territory: Visual Spaces of Change 
Pedro Leão Neto

Visually reinventing architecture in the pre-cinematic scenario of Idris Khan’s photograph
Katarina Andjelkovic

Photocreation as a propeller to upcoming new urban and spatial utopias 
Klauss Borges

Ringroad (Houston), 2005: The Construction of an Image 
Bas Princen - Autor Convidado

Re-framing the Public Space: Relations between Architecture and Photography
Iñaki Bergera

Clareira: Towards a phenomenological perspective in the representation of architectural space 
Ana Miriam, Fátima Pombo, José Carneiro

A Bridge
Sebastiano Raimondo

Behavioral mapping of Abu Dhabi’s public spaces: Urban research photography and cultural clashes
Apostolos Kyriazis, Ayesha Zahid, Clemence Montagne, Clio Chaveneau, Hadrien Dubucs, Hanu Dilip, Shafaq Qamar

Atlas Interactive. Visual register of urban architecture in Latin America. A work in progress
Cristina Gastón Guirao

Image-Making After Photoshop: Architecture, Public Space and their Visual Discontents
Pedro Gadanho

The invisible villages. Up-to-date Images of Settlement in Spain
Ana Amado, Andrés Patiño

Peter Scheier and Marcel Gautherot: Brasília Lyric and Epic
Mariana W. von Hartenthal

Visual technological enthusiasm: an industrial urban spectacle in the “Tenth Anniversary” commemorative albums of China 
Haode Sun

Photography on Architecture - Visual Spaces of Change: Unveiling the Transformation of Publicness
Paolo Rosselli - Autor Convidado

Este quarto número da Sophia teve como Editores:

Pedro Leão Neto (AAI / CEAU-FAUP) e Inaki Bergera (Escuela de Ingeniería y Arquitectura Universidad de Zaragoza)

Volume 5 da Sophia Journal: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere

O interesse do 5º número da Sophia, que se chamará Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere, está em artigos originais que discutem o cerne da Interioridade na Arquitetura como um assunto aberto a diversas ideias e práticas no reino do espaço construído a ser vivenciado por seus habitantes. A interioridade diferencia um lugar de um não-lugar. Os não-lugares são pontos com os quais o indivíduo não cria nenhuma relação; são lugares de trânsito sem memória, identidade, história, construção pessoal, referências, emoções das quais o consolo não é menor. A interioridade chama aquele tipo de espaço que acomoda pensamentos, sonhos, pesadelos, intimidade, mudanças, silêncio, ruído, neurose ... vida. Abrigo, forma, lugar, atmosfera retratam cenários que potencializam experiências, acontecimentos, ocorrências para além da retórica funcionalista que os envolve. Nossa revista agora está aceitando artigos dentro dessa estrutura, que podem contribuir para expressar crítica e poeticamente uma compreensão mais ampla do design de interiores na arquitetura.

Para o Volume 5 da Sophia foram seleccionados os seguintes artigos

Editoras convidadas
Fátima Pombo (UA / DECA | ID+)
Silvina Félix (UA / ESAN | ID+)

Tópicos de artigos
Preserving Heritage Through New Narratives: designing a guesthouse within a multidisciplinary team
Pedro Bandeira Maia, Raul Pinto

The Role of Architecture for an Exhibition Engaging and Meaningful Aesthetic Experience
Bárbara dos Santos Coutinho, Ana Tostões

The modern Shelter: Laugier or Ledoux, metaphormosis or ex-novo, architecture for
modern subjects and powers
José António Bandeirinha, Rui Aristides

Textos destacados
Entrevista
The Power of Imagination - uma entrevista ao designer Hans Thyge por Fátima Pombo

Miscelânea
Critical essay: The Compliment of Light por Nuno Grande sobre a série fotográfica The Idea of Álvaro Siza de Mark Durden e João Leal 

Crítica About the book OLIM of Camilo Rebelo: Textos de Nuno Faria e Eduardo Souto de Moura

Volume 6 da Sophia Journal: Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations 

Chamada aberta

O Volume 6 da Sophia será dedicado ao tema Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations

Como todos nós nos tornamos cientes das mudanças graduais, mas inevitáveis, no ambiente? Como a fotografia aumenta a consciência pública sobre as mudanças ambientais urgentes implícitas em nossa época antropocêntrica? Como a fotografia pode contribuir para esses debates complexos? Essas questões podem ser abordadas a partir de várias perspectivas: desde o confronto de nossas memórias e entendimentos de um lugar para reativar "o que não está mais lá" ou propor "o que poderia estar lá".

Este volume da Sophia reunirá fotógrafos e pesquisadores que fazem contribuições significativas para essas discussões, incluindo os processos materiais de criação, gestão e interpretação de conjuntos de documentos. Estamos interessados ​​em processos materiais onde a fotografia é explorada como uma ferramenta de pesquisa significativa para visões críticas e inovadoras sobre arquitetura e transformação urbana em seus campos expandidos e contextualizados por sistemas maiores: dimensões culturais, políticas, artísticas, técnicas e históricas.

Iremos publicar trabalhos fotográficos de longo prazo de mudanças ambientais, documentação inovadora ou projetos de arquivo explorando formas discursivas de apresentação e construções visuais, artigos e trabalhos de pesquisa discutindo o rico espectro de técnicas e estratégias visuais empregadas em discussões ambientais.

O espectro de processos de transformação é amplo: desmatamento, erosão do solo, expansão suburbana, áreas devastadas, shoppings decadentes, moradias sociais negligenciadas, ruínas pós-industriais, gentrificação e privatização do espaço público ou movimentos tais como o "Occupy" e "Fridays for Future". Neste contexto, estaremos especialmente interessados ​​em propostas que sejam capazes de questionar como as diferentes dimensões da arquitetura e da transformação urbana podem ser significativamente compreendidas ou reenquadradas através das diferentes lentes e perspectivas dos processos visuais.

A revista está agora a aceitar trabalhos fotográficos e artigos críticos dentro do quadro acima, que permitirão ao público interessado refletir sobre os diversos processos de transformação que afetam nossas cidades e territórios atuais.

Editor Convidado
Wilfried Wang (UA / DECA | ID+)

SOBRE A SOPHIA PEER REVIEW JOURNAL

A colecção Sophia destina-se especificamente a abordar o trabalho teórico, e pretende ser o meio editorial de um conjunto de textos exploratórios e críticos sobre a imagem em sentido lato, ou seja, abrangendo os mundos do design, da fotografia, do cinema, do vídeo, da televisão e do novo. meios de comunicação.

A etimologia da palavra “sophia” está intimamente ligada aos conceitos de sapiência e sabedoria: (grego, “sofía”) é o que a “pessoa sábia” tem, e esta palavra também é derivada de philo + sophia (“amor de sabedoria"). Temos interesse em fazer do jornal Sophia uma mentis instrumenta capaz de ampliar nosso conhecimento crítico e questionar o universo da imagem de forma inovadora.

A coleção, que acolhe diversos trabalhos académicos, constituirá também um importante meio de publicação de alguns trabalhos teóricos provenientes do Centro de I&D da FAUP - CEAU. O objetivo da coleção de periódicos Sophia é publicar um conjunto de textos teóricos e críticos sobre imagem em formato de livro; esses textos podem ser retirados de seções da revista scopio ou submetidos por novos autores e outros centros de P&D nacionais e internacionais, por meio de call for papers. O objetivo é desafiar diferentes artistas e criadores a publicar artigos originais, resenhas, resenhas de livros e outros textos de interesse e valor para esta coleção.

Mais informações sobre a Sophia Peer Review Journal

 

DPIc 2020 | Open Call Announcement

 

INTERNATIONAL DRAWING and photography CONTEST (DPIc) | SPACE AND IDENTIty OF THE UNIVERSITIES

A contest made in the context of the research project Visual Spaces of Change (VSC)
U.Porto – AAI | CEAU | FAUP
U.Minho – Centro ALGORITMI – Lab2PT

Deadline for the submission of projects: 31st of December, 2020


CONTEST: RULES AND PRIZES
The International Drawing and Photography Contest (DPIc) - Architecture, Art and Image – UTOPIA 500 is directed at the Space and Identity of the Universities, and it is open to the entire academic community.

The core theme of the contest is the idea of Utopia and Visual Spaces of Change (VSC), focusing on the spaces and identities of the Universities. This second edition counts with the participation of the Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) and of the Chalmers University of Technology (CUT) that come together in this contest through an international network for dissemination and strenghtening of the research, AAi2 Lab articulated with the Visual Spaces of Change (VSC) research project. The contest is organized by the research group AAI (FAUP) integrated in the I&D centre of FAUP (CEAU) and by AEFAUP, in partnership with the Student Associations of all other Faculties of U.Porto, being promoters of the consortium of the research project VSC, alongside with the project AAi2 Lab, counting with the institutional support of U.Porto’s Rectorate and FAUP.

The coordination of the contest is the responsability of the Center for Studies in Architecture and Urbanism of the Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU/FAUP) through its research group AAI and the Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies of the Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP).

Visual Spaces of Change is the first stage of an Architecture, Art, Image, and Innovation (AAI2) Project, which has a significant component of Contemporary Photography combined with complementary research in Space Syntax and Information Technology. Building on earlier research from the Center for Communication and Spatial Representation (CCRE), this project will investigate the conditions for the creation of a network of public and collective spaces capable of catalyzing emerging dynamics of urban change in Oporto Metropolitan Region (AMP). The territory of this study is simultaneously used as the laboratory for empirical experimentation and as the stage for visual representation of the agents and processes of urban change. This research project will produce visual synthesis of these dynamics in order to render visible aspects of its interconnected nature and historical singularity, which are difficult to perceive without the purposeful use of image and photography. This project breaks new ground in proposing an original combination of visual research methods and spatial analysis, departing from the identification of a set of strategic city spaces and pathways connected by network points (VSCNP) identified in the urban grid. These network points are calculated by using syntactic measurements, which allow for the identification of the location of optimal interaction between public and collective spaces. Contemporary Photography Projects (CPP) will be developed and implemented in the selected locations, conceived as visual narratives that intentionally interfere with the metropolitan territory in a self-reflective representation of its own process of change. (See more in chapter VIII).

The main ideas present in the Drawing and Photography Contest (DPIc) - Architecture, Art and Image – UTOPIA 500 contest is to open the Universities to the Civil Society through diverse submitted projects, showcasing the multifaceted richness of activities, experiences and architectures related to the Learning institutions and its diverse spaces of experience and work.

The candidates, indivually of as a team, should creatively explore the universe of Drawing and Photography transmiting, on the one hand, an other “gaze“ about each Faculty and the way it relates to the City, that is, a critical and poetic gaze about the spaces and experiences that caracterize and identify them, revealing facets that before were invisible or forgotten. On the other hand, offer a prospective and utopian gaze about these spaces of teaching which means a work where the drawing and the photography are present and direct the design of the creator as instruments of thought and imagination allowing to amplify an idea of Architecture and the City, as well as the appropriation and experience of its spaces.


CHAPTER I - OBJECTIVES
In keeping with the Visual Spaces of Change (VSC) rationale, the overall goal of this initiative is to create new communication and dissemination channels between Universities (and respective academic communities) and the Civil Society, by opening up these institutions to society through different interactions, socialisations, studies and research projects, and by promoting an interdisciplinary exchange of knowledge and experiences between different fields of knowledge and social strata.

Specific goals of the contest:- Raise the awareness of the new generations towards the transforming potential of Architecture, and its relationship with the concept of City, encouraging them to explore the ideas of Utopia and Visual Spaces of Change (VSC) and use them in their artistic processes;
- Increase the awareness of students and citizens towards the need to think of alternatives for the education spaces they attend, whether they have, or haven’t already been created;
- Increase the awareness of students and citizens towards the need to think of alternatives for the education spaces they attend, whether they have, or haven’t already been created;
- Promote a better understanding of Image and its uses as a method and a medium of representation that opens up new ways of transforming and interacting with Architecture and Urban spaces;
- Highlight the potential of Image as a medium tocross borders and dislocate boundaries between different Architecture and Art problems and applications, with a focus on University spaces.


CHAPTER II – THEME, MEDIA OF REPRESENTATION AND PARTICIPANTSThe core themes of the contest are the ideas of Utopia and Visual Spaces of Change (VSC). The challenge is to presenta visual diptych (two images) that may, or may not, combine photography and drawing. The first image, in A3 format, must represent a University space (a classroom, an auditorium, an outdoor or indoor communal area, etc.) just like it is today. The second image, also in A3 format, must offer a forward-looking and utopian vision that represents the potential of change of the same space, and the ways in which it can be experienced. Both images must be accompanied by a text explaining the ideas expressed by the visual diptych, with a minimum of 200 and a maximum of 500 words.

We accept individual and collective applications, but we encourage the formation of multidisciplinary teams. The teams can consist of members with different academic profiles; however, at least one of the members must be connected to the world of Architecture, Plastic Arts or Image, be enrolled in higher education or be part of a research centre. The age limit for participating in the contest is 35 years. Each individual or team may only submit one work.

This initiative is specifically directed at national and international university students from any area of study. The participation of the Students’ Councils is welcome, as it facilitates the formation of multidisciplinary teams. The institutional partners of the Contest, U.Porto’s Students’ Councils and the Rectorate of U.Porto, will be responsible for receiving the submitted works, debating ideas and managing communications.


CHAPTER III - TECHNICAL SPECIFICATIONS
Contestants must use, at least, one of the two proposed forms of representation – Drawing and/or Photography – without limitations in terms of manipulation, including collage and photomontage, or regarding the combination of both forms of representation.The images submitted to the contest must not bear any signature or watermark. All images containing photographs must have a high printing quality; otherwise, they may not be published in Scopio Editions’ catalogue.

Is it the objective of this contest that each visual narrative – diptic – communicates a real space and an idealized one capable of flourishing a new conscience about the portrayed place, stimulating people to experience these spaces from new perspectives.

Diptics that correspond to an aesthetic appropriation where architectural photography and drawing are present in a significant way and that is capable of constituting points of departure to a new understanding and perception of these places of teaching. Visions capable of documenting and register architectures, experiences and places in permanent change, as well as constituting a way of knowledge of the real in confrontation with prospectic and utopian visions of those spaces.


CHAPTER IV - APPLICATIONS, JURY AND SELECTIONThe works must be submitted by e-mail at dpic.vsc@arq. up.pt.In order to be considered complete, applications must include:
1) the application form, duly completed;
2) two separate files, in JPEG or TIFF format (with a maximum of 5 MB each), corresponding to the rst and the second imagens of thevisual diptych (described in CHAPTER II of this Regulation); the files must be identi ed with the abbreviated name of the project followed by the numbers 1 and 2, respectively.
3) a Word document with a text explaining the visual diptych, with a minimum of 200 and a maximum of 500 words.

The jury will be composed of curators, architects, artists and experts from the eld of arts. The jury will initially select the 20 best works and invite the authors to send their original works in order to be exhibited in several indoor and outdoor public spaces. The exhibition visitors will be invited to vote on their favourite works through an online platform developed for this purpose. The public votes will rank the works on a scale of 1 to 20 points. The winner selected by the jury cannot be contested. The members of the management bodies of the promoting or partner institutions cannot participate in the contest.

This contest has an important component of network and internet that are understood as instruments capable of creating sinergies and establishing communicative bridges and allowing a larger coverage of the message, as well as creating sinergies with the diverse exhibitions related to the approached themes based on the produced contents.


CHAPTER V - PRIZESThe 20 selected works will be on exhibition between the 2020 and 2021 Edition of the Visual Spaces of Change (VSC) project and published on Scopio Editions’ catalogue. All authors of the selected works will receive a certificate. The jury will select one winner and, possibly, distinguish one or two works with honourable mentions; the awarded works will receive a document certifying the jury’s decision. The works will also be featured in VSC and Scopio Network’s Web sites, as well as in U.Porto’s platform Sigarra. The winner of the contest will receive 3 (three) copies of Scopio’s catalogue, and the authors of the honourable mentions will receive 2 (two) copies. The Organising Committee will make its best efforts with the sponsors of the Contest to provide attractive prizes to the winner and the authors distinguished with honourable mentions.


CHAPTER VI - GENERAL PROVISIONSOnly the works that comply with this Regulation will be accepted. All other applications will be disqualified. The organising committee will only admit drawing and/or photography - based projects that meet the proposed theme and minimum standards of quality. The organising committee shall not be liable for any digital copies of the submitted photographs. Any omitted situation will be settled by the Jury of the Contest. The organising committee reserves the right to publish the works submitted to the contest, as per the Portuguese Law No. 2/99 of 13 January. The authors agree to transfer the copyrights of the submitted works to the Organising Committee of the Contest. The original works will not be returned to the authors without their express request, and will only be returned against payment of the shipping costs.


CHAPTER VII - TECHNICAL AND ORGANIZING COMMITTEE
ORGANIZING COMMITTEE:

Research group AAI (FAUP) integrated in the I&D centre of FAUP (CEAU) and the Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies of the Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP). 

Partnerships: Projects Architecture, Art and Image (AAI), UTOPIA 500VSC, AAI2 Lab and AEFAUP, with the institutional support of U.Porto’s Rectorate and of the Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Contacts: AAI / CEAU / FAUP
Universidade do Porto
Via Panorâmica s/n 4150-564 Porto
dpic.vsc@arq.up.pt


CHAPTER VIII – VISUAL SPACES OF CHANGE
Visual Spacesof Changeis the first stage of an Architecture, Art, Image, and Innovation (AAI2) Project, which has a significant component of Contemporary Photography combined with complementary research in Space Syntax and Information Technology. Building on earlier research from the Center for Communication and Spatial Representation (CCRE), this project will investigate the conditions for the creation of a network of public and collective spacescapable of catalysing emerging dynamics of urban change in Oporto Metropolitan Region (AMP). The territory of this study is simultaneously used as the laboratory for empirical experimentation and as the stage for visual representation of the agents and processes of urban change. This research project will produce visual synthesis of these dynamics in order to render visible aspects of its interconnected nature and historical singularity, which are difficult to perceive without the purposeful use of image and photography. This project breaks new ground in proposing an original combination of visual research methods and spatial analysis, departing from the identification of a set of strategic city spaces and pathways connected by network points (VSCNP) identified in the urban grid. These network points are calculated by using syntactic measurements, which allow for the identification of the location of optimal interaction between public and collective spaces. Contemporary Photography Projects (CPP) will be developed and implemented in the selected locations, conceived as visual narrativesthat intentionally interfere with the metropolitan territory in a self-reflective representation of its own process of change.

This network of public and collective spaces will constitute an “Open Museum” within the metropolitan area, allowing forthe piloting of experimental curatorial actions, which will stimulate artistic and cultural institutions to extend their reach to a larger public audience. By articulating material and immaterial resources which together give more visibility to on-going urban change dynamics, this project aims to alter public perceptions about the transformation of the public space and to collectively transform imaginings of the city at the metropolitan scale. The strategy for promoting this articulation is based on the identification of physical properties of integration, connectivity and synergybetween public and collective spaces, which are potentiated by the development of online facilities for virtual interaction at multiple scales. A digital platform will be developed in order to insert visual data into a georeferenced system with several temporal layers in 4D (space and time), allowing for the accessibility, diffusion, monitoring, and sharing of visual information. This platform will also enable an active dialogue between researchers, institutions, and the public, contributing to the identification of opportunities of co-evolution between citizens, institutions, and the urban environment.

 

Anuária 2019/2020 | FACT, CAAD I e CAAD II

 

Anuária 2019/2020 | FACT, CAAD I e CAAD II


A Anuária 2020 tem lugar na FAUP entre os dias 7 de outubro e 11 de dezembro de 2020, pode ser visitada entre as 17h00-20h00 de 2ª a 6ª feira. Numa edição subordinada ao tema Experiências: diálogos entre o analógico e o digital, esta irá refletir a diversidade de experiências de ensino-aprendizagem que a escola integra, desde aquelas vividas no espaço físico da escola até às condições particulares de utilização de meios de comunicação digital à distância que circunstância pandémica impôs. Diversidade também marcada por uma produção didática e pedagógica assente não só numa herança, mas também na atenção aos diversos desafios e necessidades específicos do tempo presente e dos desígnios de futuro.

 

Open Call: SOPHIA JOURNAL ISSUE 6 ”Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations"

 
NEW Anúncio CALL NOVO.jpg

OPEN CALL: SOPHIA JOURNAL ISSUE 6
”Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations"

ISSN: 2183-8976

Sophia peer-review journal is currently accepting the submission of articles for consideration, following the external Peer Review processes as per described on the Editorial Policies section.
All articles submitted should address the topic for the upcoming issueand be written in accord to the Author Guidelines.

Issue #6: "Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations"
Call deadline: February 2021
Expected publication date: December 2021

IIn the upcoming 6th number of Sophia, which will be called Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations, we are interested in original articles that may address the following issues: How do we all become aware of the gradual, but inescapable changes in the environment? How does photography raise public awareness of the pressing environmental changes implicit in our anthropocentric epoch? How can photography contribute to these complex debates? These issues can be addressed from several perspectives: from confronting our memories and understandings of a place to reactivating ‘what is no longer there’ or proposing ‘what could be there’.

This volume of Sophia will bring together photographers and researchers who make significant contributions to these discussions, including the material processes of creating, managing and interpreting sets of documents. We are interested in material processes where photography is explored as a significant research tool for critical and innovative views on architecture and urban transformation in their expanded fields and contextualized by larger systems: cultural, political, artistic, technical, and historical dimensions. We will be publishing long-term photographic work of environmental changes, innovative documentation or archival projects exploring discursive forms of presentation and visual constructs, articles and research papers discussing the rich spectrum of techniques and visual strategies employed in environmental discussions. The spectrum of transformational processes is broad: deforestation, soil erosion, suburban sprawl, wastelands, decaying shopping malls, neglected social housing, post-industrial ruins, gentrification and privatization of public space, or demonstration movements from “Occupy” to “Fridays for Future”. In this context, we will be especially interested in proposals that are able to question how the different dimensions of architecture and urban transformation may be meaningfully understood or reframed through the different lenses and perspectives of visual processes.The journal is now accepting photographic work and critical papers within the above framework that will allow the interested public to reflect on the diverse transformational processes affecting our present cities and territories.

Editorial Team
Carolina Leite (FAUP, CEAU)
Carlos Machado e Moura (FAUP, CEAU)
Jorge Marum (CIAUD-UBI)
Leonor Matos Silva (Dinâmia’CET, ISCTE-IUL)
Maria Neto (CEAU / UBI)
Pedro Leão Neto (FAUP, CEAU)
Wilfried Wang (UTSoA)

Submit all paper proposals to: info@cityscopio.com

International Conference for this 6th number of Sophia Journal: Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations

The International Conference for this 6th number of Sophia Journal, will take place in the Faculty of Architecture of University of Porto (FAUP), enduring the cycle of international forums held annually around the theme and topics on focus in Sophia for each year.

Sophia Journal´s International Conference will present a live and videoconference program organized by CEAU / FAUP in partnership with …. and ….  and the event will be broadcasted live online, encompassing a rich and diverse program around: (i) a series of videoconferences; (ii) the launch and presentation of the 6th number of the Peer Review journal Sophia: Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations; (iii) roundtables for each panel concerning a focused topic coming from Sophia´s comprehensive call; (iv) presentation of articles submitted; (v) the opening of Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations exhibition, developed for this conference and for the spaces of FAUP, where diverse visual essays will be displayed in which photography is explored as a significant research instrument for building critical and innovative views on architecture as an extended field of knowledge that operates within larger systems, with cultural, artistic, technical, and historical dimensions.

The objective of these international forums is to promote the reflection and debate on the universes of Architecture, Art and Image, addressing various issues transversal to the worlds of Photography and Architecture, exploring how the image can be a means to cross borders and shift boundaries between different disciplinary areas.

All queries should be forwarded directly to: info@cityscopio.com

 

Conferência Internacional: Visual Spaces of Change: Exposição Sophia Journal e Prémios Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel:

 
 

PT | EN


No dia 14 de outubro de 2020, terá lugar no Auditório Fernando Távora da FAUP a Conferência Internacional: Visual Spaces of Change: Publicação Sophia Journal Exposição e a Cerimónia e Entrega de Prémios e Certificados no âmbito do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel. Após a cerimónia, terá lugar a inauguração da exposição do protótipo proposta vencedora do concurso – da autoria da studium - creative studio – nas instalações da FAUP com o apoio de Jofebar.

O evento presencial e o programa de videoconferências enquadra-se no ciclo de conferências e debates de Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) na FAUP organizado em parceria com a UNIZAR, UA e DECA / ID +. O evento será transmitido ao vivo online, abarcando: (i) uma série de videoconferências; (ii) a mesa redonda de lançamento e apresentação do 4º número da publicação com revisão por pares - Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image; (iii) as apresentações de artigos do 5º número - Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere; (iv) o anúncio da chamada aberta para artigos para o sexto número da Sophia Journal: Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations; (v) o anúncio dos Prémios | Concurso Internacional de Ideias: Exposição e Projector Móvel e a exposição Visual Spaces of Change, desenvolvida para esta conferência e para os espaços da FAUP, onde se comunicarão novos projetos de Fotografia Contemporânea, bem como uma nova estrutura Expositiva que foi galardoada com o primeiro prémio no Concurso Internacional de Ideias: Exposição, Estrutura Expositiva e Projetor Móvel.

A abertura do evento estará a cargo de Pedro Leão Neto (AAI / CEAU-FAUP) que anunciará os prémios do Concurso Internacional de Ideias VSC: Expositor e Projector Móvel, dando em seguida a palavra a Wilfried Wang (UTSoA) O'Neil Ford Centennial Professor de Arquitectura na Universidade do Texas em Austin e Editor convidado do número 6 da publicação Sophia: Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations, e que irá apresentar e falará sobre a temática da chamada para artigos desta 6ª edição.

Fátima Pombo (Departamento de Comunicação e Arte - U. Aveiro) editora convidada do 5º número de Sophia - Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere – fará a apresentação da publicação e em seguida dará a palavra aos autores dos artigos selecionados para este 5º número.

A mesa redonda que se segue - Visual Spaces of Change through Photography and Image - conta com a participação de Inaki Bergera (Escuela de Ingeniería y Arquitectura Universidad de Zaragoza), Pedro Gadanho, que co-organizou a conferência Visual Spaces of Change que teve lugar no Museu de Arquitectura e Tecnologia de Arte (MAAT) em 2019 (ocupando o cargo de Director do MAAT na altura), Paolo Rosselli e Marco Iuliano, ambos oradores principais da conferência no MAAT e Fátima Pombo (Departamento de Comunicação e Arte - U. A).

O objectivo deste evento, que terá lugar no auditório da FAUP e também em formato de videoconferência, é o de promover uma reflexão e debate em volta do universo da Arquitectura, Arte e Imagem, abordando várias questões transversais ao mundo da Fotografia e da Arquitectura, explorando como a imagem pode ser um meio para atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes áreas disciplinares. O enfoque da conferência incide sobre as transformações do espaço público e acerca da conceção de interioridade em arquitectura, tendo como mote, por um lado, os textos publicados na publicação Sophia Journal referente à conferência ON THE SURFACE que teve lugar em Maio de 2019 no Museu de Arquitectura, Arte e Tecnologia (MAAT), onde se analisou o potencial da Fotografia como instrumento significativo para investigar, refletir e tornar visível as diferentes dinâmicas de mudança urbana e  abrir novos horizontes de intervenção no espaço público. Por outro lado, os artigos selecionados para o 5º número da Sophia Journal: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere.

Por fim, será possível visitar a Exposição Visual Spaces of Change, desenvolvida para esta conferência e para os espaços da FAUP, onde se comunicarão novos projetos de Fotografia Contemporânea, bem como uma nova estrutura Expositiva que foi galardoada com o primeiro prémio no Concurso Internacional de Ideias: Exposição, Estrutura Expositiva e Projetor Móvel.

O Visual Spaces of Change propõe uma estratégia de comunicação visual baseada no desenvolvimento de projetos de fotografia contemporânea que reflitam sobre as diferentes dinâmicas de mudança urbana para abrir novos horizontes de intervenção pública no espaço público. Estes projetos são concebidos como “narrativas visuais” destas dinâmicas, interferindo intencionalmente com o território metropolitano numa representação auto-reflexiva do seu próprio processo de mudança, reduzindo a distância entre os objetos de investigação (paisagens, lugares, espaços públicos e coletivos) e as suas representações.

Os conteúdos da exposição estarão online na plataforma VSC e a experiência expositiva será registada puramente para efeitos de investigação, e será posteriormente analisada no contexto do projeto de investigação VSC em curso.

A conferência será conduzida em inglês.

Devido às circunstâncias derivadas da atual situação de pós-pandemia, a conferência irá realizar-se simultaneamente em regime presencial e online. Podem juntarem-se a esta sessão online acedendo ao seguinte link:

Hiperligação para a Conferência via Zoom

https://us02web.zoom.us/j/87624067201?pwd=cmpadHU3Y05PQUdlWEhrZmVNT0dtdz09
Meeting ID: 876 2406 7201
Passcode: 4gjzKL

Suporte para disseminação:
Casa Comum da Universidade do Porto, Fundação Marques da Silva e Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte (OASRN)


ORGANIZAÇÃO

COMITÉ EXECUTIVO
Pedro Leão Neto (FAUP)

PROGRAMAÇÃO
Fátima Pombo (UA / DECA / ID+)
Inaki Bergera (UNIZAR)
Jorge Marum (UBI - AAI / FAUP)
João Carlos Ferreira (UFP - AAI / CEAU / FAUP)
João Varajão (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
José Carneiro (FBAUP / i2ADS)
Luís Gonzaga (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
Marco Iuliano (LSA-CAVA)

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO
Miguel Santos (AAI / FAUP / VSC)
Eduardo Silva (AAI / FAUP / VSC)
Miguel Fonseca (Centro ALGORITMI / U. Minho / VSC)
Ana Miriam (AAI / CEAU / FAUP)
David Viana (ISCTE - AAI / CEAU / FAUP)
Isa Clara Neves (CEAU / FAUP)
Maria Neto (AAI / CEAU / FAUP – UBI)

COMUNICAÇÃO
Departamento de Comunicação e Imagem / FAUP
AAI / FAUP

SESSÃO DE ABERTURA
Pedro Leão Neto (FAUP)

KEYNOTE SPEAKER INAUGURAL
Volume 6 da Sophia: Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations
Wilfried Wang - (UTSoA)

MODERADOR DO PAINEL
Volume 5 da Sophia: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere
Fátima Pombo – (DECA, UA)

ORADORES / ARTIGOS
Pedro Bandeira Maia, Raul Pinto: Preserving Heritage Through New Narratives: designing a guesthouse within a multidisciplinary team | Orador: Raul Pinto

Bárbara dos Santos Coutinho, Ana Tostões: The Role of Architecture for an Exhibition Engaging and Meaningful Aesthetic Experience | Oradora: Bárbara dos Santos Coutinho

José António Bandeirinha, Rui Aristides: The modern Shelter: Laugier or Ledoux, metaphormosis or ex-novo, architecture for modern subjects and powers | Orador: Rui Aristides

MODERADORES DA MESA REDONDA
Visual Spaces of Change through Photography and Image

Inaki Bergera - (UNIZAR)
Fátima Pombo – (DECA, UA)
Pedro Leão Neto (FAUP)

ORADORES CONVIDADOS
Marco Iuliano (LSA-CAVA)
Paolo Rosselli (Photographer, writer)
Pedro Gadanho – (Curator, Loeb Fellow, Harvard university)

COMITÉ CIENTÍFICO – SOPHIA JOURNAL
Álvaro Domingues (FAUP/ CEAU) 
Ana Francisca de Azevedo (DeGeoUM/Lab2PT) 
Andrew Higgot (AA Grad Dipl PhD) 
David Viana (ISCTE - AAI / CEAU / FAUP) 
Fátima Pombo (UA / DECA / ID+)
Francisco Ferreira (EAUM)
Gabriela Vaz-Pinheiro (FBAUP / i2ADS)
Isa Clara Neves (CES / CEAU / FAUP)
Iñaki Bergera (Arquitectura / UNIZAR) 
João Carlos Ferreira (UFP - AAI / CEAU / FAUP)
Jorge Marum (UBI - AAI / CEAU)
José Carneiro (FBAUP / i2ADS) 
José Miguel Rodrigues (FAUP / CEAU) 
Marco Iuliano (LSA/CAVA) 
Margarida Medeiros (FCSH)
Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS)
Marta Cruz (FAUP/ CEAU) 
Miguel Leal (FBAUP / i2ADS) 
Miguel Santos (FAUP / CEAU)
Olívia da Silva (P.PORTO / ESMAD)
Paulo Catrica (UNL) 
Susana Lourenço Marques (FBAUP / i2ADS) 
Susana Ventura (FAUP / CEAU) 
Teresa Ferreira (FAUP/ CEAU) 
Wilfried Wang (UTSoA)

EQUIPA DA CONFERÊNCIA
Ana Miriam (AAI / CEAU / FAUP)
Eduardo Silva (AAI / CEAU / FAUP)
Maria Neto (AAI / CEAU / FAUP – UBI)
Miguel Santos (AAI / CEAU / FAUP)
Sara Lino (scopio Editions)

DIRECTORA ARTÍSTICA
Né Santelmo (scopio Editions)

IMPRESSÃO E WEBDESIGN
Eduardo Silva (AAI / CEAU / FAUP)
Sara Lino (scopio Editions)

PROJECTOS FOTOGRÁFICOS VISUAL SPACES OF CHANGE
Ana Miriam
Edu Silva 
Hélder Sousa
Jiôn Kiim & Artur Leão
Marta Ferreira 
Sérgio Rolando 
Sofia F. Augusto

Organização e Júri do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel.

O lançamento e organização do concurso é da responsabilidade do grupo de investigação Arte, Arquitectura e Imagem (AAI), integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU), em parceria com a U. Minho através da participação de ALGORITMI e Lab2PT no projeto de investigação Visual Spaces of Change e em colaboração com a Associação Cultural CITYSCOPIO:

  • Jorge Marum

  • Susana Ventura

  • David Viana

  • Marco Iuliano

  • Iñaki Bergera

  • José Barbedo

  • Ana Miriam Rebelo

  • Frederico Martinho

  • Eduardo Silva

  • Letícia Cabeçadas do Carmo

  • Ligia Ribeiro

  • Andrea Vieira

  • Bruno Moreira

  • Maria Neto

  • João Ferreira

  • Pedro Leão Neto

  • José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues

  • Manuel Joaquim Soeiro Moreno

  • Ana Francisca de Araujo Rodrigues de Azevedo e Silva

  • Francisco Manuel Gomes Costa Ferreira

  • Paulo de Oliveira Freire de Almeida

Júri do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel:

Prémios do Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel:

Ao(s) vencedor(es) será atribuído um prémio monetário ou um equipamento informático.As propostas dos(s) autor(es) ou equipa(s) que forem premiadas ou receberem menção honrosa terão o seu estudo e créditos incluídos no projeto de investigação VSC, sendo pelo menos assegurada a integração de uma das propostas para execução, divulgação, publicitação, exposição e utilização no âmbito do VSC, contando com o apoio da Jofebar para a construção de um protótipo da estrutura vencedora.
1º O(a)s autores das propostas vencedoras serão contactado(a)s no sentido de aprofundarem o projeto, com apoio do AAI-CEAU-FAUP, AAi2 Lab e Centro ALGORITMI-Lab2PT/UMINHO e outros parceiros, nomeadamente a empresa Jofebar | Portugal no sentido de viabilizar a sua construção.
2º Sem prejuízo dos prémios atribuídos a cada uma das propostas vencedoras será dado um certificado de participação a cada equipa do concurso, bem como as suas entradas serão divulgadas nas plataformas e redes do grupo AAI (websites, redes sociais, etc.).
3º A entrega dos prémios será feita em cerimónia pública a realizar na FAUP contando com a presença da Jofebar durante o ano de 2020.

Volume 4 da Sophia Journal: Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image 

Os objetivos teóricos do 4º número de Sophia e da 5ª Conferência Internacional On the Surface, “Visual Spaces of Change: Unveiling the Transformation of Publicness” eram para um debate interdisciplinar sobre fotografia e arquitetura, com uma forte componente editorial dedicada à publicação de obras e ideias originais na interseção desses dois campos. O tema escolhido para esta edição do On the Surface foi focado nas transformações contemporâneas do espaço público: “Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space” que se propõe a debater e explorar o potencial da Imagem e da Fotografia como ferramentas úteis para pesquisar, refletir sobre e tornar visível o surgimento de novas experiências coletivas no espaço social.

No Volume 4 da Sophia Journal, os seguintes autores foram publicados

Editorial
About the 4th number of Sophia, Visual Spaces of Change: Unveiling the Publicness of Urban Space through Photography and Image
Iñaki Bergera

About the 5th International Conference On the Surface
Pedro Leão Neto
Pedro Gadanho

HC (hortus conclusus)
Beate Gütschow - Autora Convidada

Contemporary discurses on Architecture, City and Territory: Visual Spaces of Change 
Pedro Leão Neto

Visually reinventing architecture in the pre-cinematic scenario of Idris Khan’s photograph
Katarina Andjelkovic

Photocreation as a propeller to upcoming new urban and spatial utopias 
Klauss Borges

Ringroad (Houston), 2005: The Construction of an Image 
Bas Princen - Autor Convidado

Re-framing the Public Space: Relations between Architecture and Photography
Iñaki Bergera

Clareira: Towards a phenomenological perspective in the representation of architectural space 
Ana Miriam, Fátima Pombo, José Carneiro

A Bridge
Sebastiano Raimondo

Behavioral mapping of Abu Dhabi’s public spaces: Urban research photography and cultural clashes
Apostolos Kyriazis, Ayesha Zahid, Clemence Montagne, Clio Chaveneau, Hadrien Dubucs, Hanu Dilip, Shafaq Qamar

Atlas Interactive. Visual register of urban architecture in Latin America. A work in progress
Cristina Gastón Guirao

Image-Making After Photoshop: Architecture, Public Space and their Visual Discontents
Pedro Gadanho

The invisible villages. Up-to-date Images of Settlement in Spain
Ana Amado, Andrés Patiño

Peter Scheier and Marcel Gautherot: Brasília Lyric and Epic
Mariana W. von Hartenthal

Visual technological enthusiasm: an industrial urban spectacle in the “Tenth Anniversary” commemorative albums of China 
Haode Sun

Photography on Architecture - Visual Spaces of Change: Unveiling the Transformation of Publicness
Paolo Rosselli - Autor Convidado

Este quarto número da Sophia teve como Editores:

Pedro Leão Neto (AAI / CEAU-FAUP) e Inaki Bergera (Escuela de Ingeniería y Arquitectura Universidad de Zaragoza)

Volume 5 da Sophia Journal: Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere

O interesse do 5º número da Sophia, que se chamará Visual Spaces of Change: Designing Interiority - shelter, shape, place, atmosphere, está em artigos originais que discutem o cerne da Interioridade na Arquitetura como um assunto aberto a diversas ideias e práticas no reino do espaço construído a ser vivenciado por seus habitantes. A interioridade diferencia um lugar de um não-lugar. Os não-lugares são pontos com os quais o indivíduo não cria nenhuma relação; são lugares de trânsito sem memória, identidade, história, construção pessoal, referências, emoções das quais o consolo não é menor. A interioridade chama aquele tipo de espaço que acomoda pensamentos, sonhos, pesadelos, intimidade, mudanças, silêncio, ruído, neurose ... vida. Abrigo, forma, lugar, atmosfera retratam cenários que potencializam experiências, acontecimentos, ocorrências para além da retórica funcionalista que os envolve. Nossa revista agora está aceitando artigos dentro dessa estrutura, que podem contribuir para expressar crítica e poeticamente uma compreensão mais ampla do design de interiores na arquitetura.

Para o Volume 5 da Sophia foram seleccionados os seguintes artigos

Editoras convidadas
Fátima Pombo (UA / DECA | ID+)
Silvina Félix (UA / ESAN | ID+)

Tópicos de artigos
Preserving Heritage Through New Narratives: designing a guesthouse within a multidisciplinary team
Pedro Bandeira Maia, Raul Pinto

The Role of Architecture for an Exhibition Engaging and Meaningful Aesthetic Experience
Bárbara dos Santos Coutinho, Ana Tostões

The modern Shelter: Laugier or Ledoux, metaphormosis or ex-novo, architecture for
modern subjects and powers
José António Bandeirinha, Rui Aristides

Textos destacados
Entrevista
The Power of Imagination - uma entrevista ao designer Hans Thyge por Fátima Pombo

Miscelânea
Critical essay: The Compliment of Light por Nuno Grande sobre a série fotográfica The Idea of Álvaro Siza de Mark Durden e João Leal 

Crítica About the book OLIM of Camilo Rebelo: Textos de Nuno Faria e Eduardo Souto de Moura

Volume 6 da Sophia Journal: Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations 

Chamada aberta

O Volume 6 da Sophia será dedicado ao tema Visual Spaces Of Change: photographic documentation of environmental transformations

Como todos nós nos tornamos cientes das mudanças graduais, mas inevitáveis, no ambiente? Como a fotografia aumenta a consciência pública sobre as mudanças ambientais urgentes implícitas em nossa época antropocêntrica? Como a fotografia pode contribuir para esses debates complexos? Essas questões podem ser abordadas a partir de várias perspectivas: desde o confronto de nossas memórias e entendimentos de um lugar para reativar "o que não está mais lá" ou propor "o que poderia estar lá".

Este volume da Sophia reunirá fotógrafos e pesquisadores que fazem contribuições significativas para essas discussões, incluindo os processos materiais de criação, gestão e interpretação de conjuntos de documentos. Estamos interessados ​​em processos materiais onde a fotografia é explorada como uma ferramenta de pesquisa significativa para visões críticas e inovadoras sobre arquitetura e transformação urbana em seus campos expandidos e contextualizados por sistemas maiores: dimensões culturais, políticas, artísticas, técnicas e históricas.

Iremos publicar trabalhos fotográficos de longo prazo de mudanças ambientais, documentação inovadora ou projetos de arquivo explorando formas discursivas de apresentação e construções visuais, artigos e trabalhos de pesquisa discutindo o rico espectro de técnicas e estratégias visuais empregadas em discussões ambientais.

O espectro de processos de transformação é amplo: desmatamento, erosão do solo, expansão suburbana, áreas devastadas, shoppings decadentes, moradias sociais negligenciadas, ruínas pós-industriais, gentrificação e privatização do espaço público ou movimentos tais como o "Occupy" e "Fridays for Future". Neste contexto, estaremos especialmente interessados ​​em propostas que sejam capazes de questionar como as diferentes dimensões da arquitetura e da transformação urbana podem ser significativamente compreendidas ou reenquadradas através das diferentes lentes e perspectivas dos processos visuais.

A revista está agora a aceitar trabalhos fotográficos e artigos críticos dentro do quadro acima, que permitirão ao público interessado refletir sobre os diversos processos de transformação que afetam nossas cidades e territórios atuais.

Editor Convidado
Wilfried Wang (UA / DECA | ID+)

SOBRE A SOPHIA PEER REVIEW JOURNAL

A colecção Sophia destina-se especificamente a abordar o trabalho teórico, e pretende ser o meio editorial de um conjunto de textos exploratórios e críticos sobre a imagem em sentido lato, ou seja, abrangendo os mundos do design, da fotografia, do cinema, do vídeo, da televisão e do novo. meios de comunicação.

A etimologia da palavra “sophia” está intimamente ligada aos conceitos de sapiência e sabedoria: (grego, “sofía”) é o que a “pessoa sábia” tem, e esta palavra também é derivada de philo + sophia (“amor de sabedoria"). Temos interesse em fazer do jornal Sophia uma mentis instrumenta capaz de ampliar nosso conhecimento crítico e questionar o universo da imagem de forma inovadora.

A coleção, que acolhe diversos trabalhos académicos, constituirá também um importante meio de publicação de alguns trabalhos teóricos provenientes do Centro de I&D da FAUP - CEAU. O objetivo da coleção de periódicos Sophia é publicar um conjunto de textos teóricos e críticos sobre imagem em formato de livro; esses textos podem ser retirados de seções da revista scopio ou submetidos por novos autores e outros centros de P&D nacionais e internacionais, por meio de call for papers. O objetivo é desafiar diferentes artistas e criadores a publicar artigos originais, resenhas, resenhas de livros e outros textos de interesse e valor para esta coleção.

Mais informações sobre a Sophia Peer Review Journal