CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO E FOTOGRAFIA (DPIC) | ESPAÇO E IDENTIDADE DAS UNIVERSIDADES

 
 

CHAMADA ABERTA - CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO E FOTOGRAFIA (DPIC) 2024

NOVO Prazo para a apresentação de projectos: 1 de Outubro, 2024

UTOPIA 500 | ESPAÇO E IDENTIDADE DAS UNIVERSIDADE

PT / ENG

Prémios do júri

O júri atribuiu os seguintes prémios e menções honrosas:

1º Prémio

"Apropriação do Tempo" de Ana de Sousa, Carla Almeida, José Pedro Mendonça, Sofia Gameiro, Tatiana Monteiro e Tatiana Mota

Menções Honrosas

"Uma Chamada para Acordar" de Inês Nascimento

"Oásis de Educação" de Jerónimo Pérez Salazar Ruano, Imara Lidgett e Daniel Fernando Chica Estrella

O Júri do DPIc para 2023:

O júri foi composto por 5 pessoas, 3 das quais são Editores da scopio Magazine AAI, um estudante em representação do AEFAUP & COLETIVO PARTE, e o Júri Convidado que é um Professor, Investigador, bem como um Artista / Curador especialista no domínio das artes.

- Fátima Viera (Editora / FLUP / CETAPS)

- Maria Neto (Editor / CEAU / FAUP - UBI)

- José Carneiro (Editor / FBAUP / ID+ / i2ADS)



- Pedro Maia (Júri Convidado / ULP / FCAATI / Arq.ID)

- AEFAUP & COLETIVO PARTE

Sobre a avaliação do júri (Ler imagem no sentido dos ponteiros do relógio a partir do canto superior esquerdo)

A decisão colectiva do Júri, após votação de todas as candidaturas, foi atribuir o primeiro prémio a "Appropriation of Time" e duas menções honrosas a "A Wake-Up Call" e "Oasis of Education". Em termos gerais, pode observar-se que as candidaturas que obtiveram as pontuações mais elevadas partilham um equilíbrio harmonioso entre três dimensões-chave: a originalidade do conceito do projeto (ideia), a coerência da sua fundamentação (explicação escrita) e a eficácia da sua apresentação visual (imagens).

Todos os envios pré-seleccionados (Ler imagem no sentido dos ponteiros do relógio a partir do canto superior esquerdo)

“Appropriation of Time” de Ana de Sousa, Carla Almeida, José Pedro Mendonça, Sofia Gameiro, Tatiana Monteiro, and Tatiana Mota

“A Wake-Up Call” de Inês Nascimento

“Oasis of Education” de Jerónimo Pérez Salazar Ruano, Imara Lidgett and Daniel Fernando Chica Estrella

“Verdant Future” de Carolina Cunha, Duarte Amaral, Guilherme Ferreira, Matilde Oliveira, Mariana Afonso, Pedro Martins

“The Towers of Madness” de Ana Beatriz Oliveira, Inês Juliana Moura, Ivan Santos Ferreira, Matilde Vinagre, Océane Ribeiro, Augusto Savioli

“Per.me.á.vel” de Ana Lima Torres Matos Andrade, Jéssica Filipa Pinto Teixeira, Rui Alexandre de Mendonça Rodrigues Salgado Ramos, Sofia Monteiro Santos

“Underground Architecture” de Afonso Mendes, Barbara Nunes, Catarina Reis, Catarina Reis, Laura Nunes

“Hirade” Ana Pontes, de Ana Sofia Miranda, Bruna Pires, Daniel Figueiras, Maria Eduarda Hirade and Rodrigo Ferreira

“Cages” António Leite, de Carolina Andrade, Duarte Sousa, Luís Bouça e Raquel Guedes

“Towers over the Douro de ” António Freitas, Camila Silva, Maria Barbosa, Sara Mesquita e Tiago Correia

“Playground” de António Ramalho, Rodrigo Encarnação, Simão Alves

CHAMADA ABERTA | CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO E FOTOGRAFIA (DPIc) UTOPIA 500 | ESPAÇO E IDENTIDADE
 DAS UNIVERSIDADES

Estamos atualmente na terceira edição (2024) do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc), um concurso integrado na scopio Magazine Architecture, Art and Image direcionada para a Identidade dos espaços das Universidades e da experiência e trabalho docente abertos a todas as comunidades académicas, tanto em Portugal como no estrangeiro.

O concurso tem a coordenação conjunta do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), o Centro de I&D da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), bem como do Centro de Estudos Anglo-Português, de Tradução e Inglês da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP), i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, unidade de I&D com sede na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+] e o Instituto Arquitetura e Desenvolvimento (Arq.ID), sediado na Universidade Lusófona do Porto, . Conta também com o apoio institucional da Reitoria da Universidade do Porto, existindo uma parceria com a AEFAUP, sendo espectável o apoio de outras Associações de Estudantes da U.Porto.

As principais ideias presentes no Concurso de Desenho e Fotografia (DPIc) integrado  na scopio Arquitectura, Arte e Imagem - UTOPIA é abrir as Universidades à Sociedade Civil através de projectos de Desenho e Fotografia, mostrando a riqueza multifacetada de actividades, experiências e arquitecturas relacionadas com as Instituições de Ensino e os seus diversos espaços de experiência e trabalho.

Prazo para a apresentação de projectos: 1 de Outubro, 2024

CONCURSO: REGRAS E PRÉMIOS

As principais ideias presentes no concurso internacional Concurso de Desenho e Fotografia (DPIc) integrado na scopio Magazine Architecture, Art and Image são as de abrir as Universidades à Sociedade Civil através de projetos de Desenho e Fotografia, mostrando a riqueza multifacetada de atividades, experiências e arquiteturas relacionadas às instituições de ensino e seus diversos espaços de experiência e trabalho.
Assim, o tema central do concurso é a ideia de Utopia e Espaços Visuais de Mudança, com foco nos espaços e identidades das Universidades, sendo Espaços Visuais de Mudança, a secção da revista Scopio Arquitetura, Arte e Imagem focada no uso da fotografia e outras mídias visuais para pesquisar, documentar e analisar diferentes aspectos da arquitetura, cidade e transformações do território.
Os candidatos, individualmente ou em equipa, devem explorar criativamente o universo do Desenho e da Fotografia comunicando, por um lado, uma compreensão acrescida e abrangente sobre cada Faculdade e a forma como se relaciona com a Cidade através de um olhar crítico e poético sobre os espaços e experiências que as caracterizam e identificam, revelando facetas que antes eram invisíveis ou esquecidas. Por outro lado, oferecer um olhar prospectivo e utópico sobre esses espaços de trabalho de pesquisa e ensino, o que significa um projeto onde o desenho e a fotografia estão presentes e informam o design do criador como instrumentos de pensamento e imaginação permitindo amplificar uma ideia de Arquitetura e da Cidade, bem como a apropriação e experiência dos seus espaços.


CAPÍTULO I - OBJECTIVOS

O objetivo geral desta iniciativa é criar novos canais de comunicação e divulgação entre as Universidades (e respetivas comunidades académicas) e a Sociedade Civil, abrindo estas instituições à sociedade através de diferentes interações, socializações, estudos e projetos de pesquisa, e promovendo uma troca interdisciplinar de conhecimentos e experiências entre diferentes campos do conhecimento e estratos sociais.

Objectivos específicos do concurso:

- Sensibilizar as novas gerações para o potencial transformador da Arquitectura e a sua relação com o conceito de Cidade, incentivando-as a explorar as ideias de Utopia e Espaços Visuais de Mudança, utilizando-as nos seus processos artísticos;

- Aumentar a sensibilização dos estudantes e dos cidadãos para a necessidade de pensarem em alternativas para os espaços educativos que frequentam, quer tenham ou não já sido criados;

- Promover uma melhor compreensão da imagem e das suas utilizações como método e meio de representação que abra novas vias de transformação e interacção com a arquitectura e os espaços urbanos;

- Realçar o potencial da Imagem como meio para atravessar fronteiras e deslocar fronteiras entre diferentes problemas e aplicações de Arquitectura e Arte, com foco nos espaços universitários.


CHAPTER II – THEME, MEDIA OF REPRESENTATION AND PARTICIPANTS

Os temas centrais do concurso são as ideias de Utopia e Espaços Visuais de Mudança. O desafio é apresentar um díptico visual (duas imagens) que pode, ou não, combinar fotografia e desenho. A primeira imagem, em formato A3, deve representar um espaço da Universidade (uma sala de aula, um auditório, uma área comum externa ou interna, etc) assim como é hoje. A segunda imagem, também em formato A3, deve oferecer uma visão voltada para o futuro e utópica que represente o potencial de mudança do mesmo espaço e as maneiras pelas quais ele pode ser experimentado. Ambas as imagens devem ser acompanhadas por um texto explicando as ideias expressas pelo díptico visual, com um mínimo de 200 e um máximo de 500 palavras.

Aceitamos candidaturas individuais e coletivas, mas incentivamos a formação de equipas multidisciplinares. As equipas podem ser constituídas por membros com diferentes perfis académicos; no entanto, pelo menos um dos membros deve estar ligado ao mundo da Arquitetura, Artes Plásticas ou Imagem, estar inscrito no ensino superior ou fazer parte de um centro de investigação. Cada indivíduo ou equipe pode enviar apenas um trabalho.

Esta iniciativa é dirigida especificamente a estudantes universitários nacionais e internacionais de qualquer área de estudo. A participação dos Conselhos de Estudantes é bem-vinda, pois facilita a formação de equipes multidisciplinares. Os parceiros institucionais do Concurso, os Conselhos de Estudantes da U.Porto e a Reitoria da U.Porto, serão responsáveis por receber os trabalhos submetidos, debater ideias e gerir a comunicação.


CAPÍTULO III - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Os concorrentes devem usar, pelo menos, uma das duas formas de representação propostas - Desenho e/ou Fotografia - sem limitações em termos de manipulação, incluindo colagem e fotomontagem, ou em relação à combinação de ambas as formas de representação. As imagens submetidas ao concurso não devem conter qualquer assinatura ou marca d'água. Todas as imagens que contenham fotografias devem ter uma qualidade de impressão elevada, caso contrário, não poderão ser publicadas no catálogo da U. Porto Press and scopio Editions.

É objetivo deste concurso que cada narrativa visual - díptico - comunique um espaço real e idealizado capaz de florescer uma nova consciência sobre o lugar retratado, estimulando as pessoas a vivenciar esses espaços a partir de novas perspectivas.

Pretende-se também encorajar dípticos que correspondem a uma apropriação estética onde a fotografia arquitetônica e o desenho estão presentes de forma significativa e que são capazes de constituir pontos de partida para uma nova compreensão e percepção desses lugares de ensino. Visões capazes de documentar e registrar arquiteturas, experiências e lugares em permanente mudança, além de constituir uma forma de conhecimento do real em confronto com visões prospectivas e utópicas desses espaços.


CAPÍTULO IV - CANDIDATURAS, JÚRI E SELECÇÃO

Os trabalhos devem ser enviados por e-mail para dpic.vsc@arq. up.pt.

Para serem considerados completos, os pedidos devem incluir:

1) A ficha de inscrição devidamente preenchida;

2) Dois ficheiros separados, em formato JPEG ou TIFF (com um máximo de 5 MB cada), correspondentes à primeira e à segunda imagens do díptico visual (descritas no CAPÍTULO II do presente regulamento); os arquivos devem ser identificados com o nome abreviado do projeto seguido pelos números 1 e 2, respectivamente.

3) Na ficha de inscrição texto explicativo do díptico visual, com um mínimo de 200 e um máximo de 500 palavras.

O júri será composto por 5 pessoas, 3 das quais serão Editores da Scopio Magazine AAI, 1 estudante representando a AEFAUP e 1 Júri Convidado que pode ser curador, arquiteto, artista ou especialista do campo das artes. O vencedor selecionado pelo júri não pode ser contestado. Os membros dos órgãos de administração das instituições promotoras ou parceiras não podem participar no concurso.

Este concurso tem uma componente importante de rede e internet que são entendidos como instrumentos capazes de criar sinergias e estabelecer pontes comunicativas e permitir uma maior cobertura da mensagem, bem como criar sinergias com as diversas exposições relacionadas aos temas abordados com base nos conteúdos produzidos.


CAPÍTULO V - PRÉMIOS

Os trabalhos selecionados serão expostos e publicados no catálogo da U. Porto Press e da Scopio Editions. Todos os autores das obras selecionadas receberão um certificado. O júri selecionará um vencedor e, possivelmente, distinguirá um ou dois trabalhos com menções honrosas; os trabalhos premiados receberão um documento certificando a decisão do júri.

Os trabalhos serão ainda apresentados nos sites da U.Porto Press e da scopio Network, bem como na plataforma Sigarra da U.Porto. O vencedor do concurso receberá 3 (três) exemplares do catálogo da U.Porto Press e da Scopio Edition, e os autores das menções honrosas receberão 2 (dois) exemplares. O Comitê Organizador fará seus melhores esforços com os patrocinadores do Concurso para oferecer prêmios atraentes ao vencedor e aos autores distinguidos com menções honrosas.

CAPÍTULO VI - DISPOSIÇÕES GERAIS

Só serão aceites as obras que estejam em conformidade com o presente regulamento. Todas as outras candidaturas serão desclassificadas. A comissão organizadora só aceitará projectos de desenho e/ou fotografia que correspondam ao tema proposto e às normas mínimas de qualidade. A comissão organizadora não se responsabiliza por eventuais cópias digitais das fotografias apresentadas. Qualquer situação omissa será resolvida pelo Júri do Concurso. A comissão organizadora reserva-se o direito de publicar os trabalhos submetidos a concurso, nos termos da Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro.


CAPÍTULO VII - COMISSÃO TÉCNICA E ORGANIZADORA

Grupo de investigação AAI (FAUP) integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU) e no Centro de Estudos de Inglês, Tradução e Anglo-Portugueses da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP), i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade é uma unidade de I&D sediada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+] e no Instituto Arquitetura e Desenvolvimento (Arq.ID), sediado na Universidade Lusófona do Porto, contando com o apoio institucional da Reitoria da U.Porto e em parceria com a AEFAUP, contando com o apoio de outras Associações de Estudantes da U.Porto.

Organização
Fátima Vieira (coordenação)
José Carneiro
Luís Espinheira
Maria Neto
Pedro Maia
Pedro Leão Neto (coordenação)

Rede de Faculdades / Centros de Investiagçãos Associados
Pedro Maia (coordenação)
Luís Espinheira

Parcerias: UTOPIA 500, e AEFAUP, com o apoio institucional da Reitoria da U.Porto.

Contactos: AAI / CEAU / FAUP

Universidade do Porto

Via Panorâmica s/n 4150-564 Porto
dpic.vsc@arq.up.pt

+inf | institutional partners
scopiomagazine AAI
https://www.up.pt/revistas/index.php/scopio/announcement/view/24
FAUP
https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=81063
FBAUP
https://sigarra.up.pt/fbaup/en/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=33102
ULP
https://arquitetura.ulp.pt/noticias/dpic-224/
U.PORTO PRESS
https://www.up.pt/press/concurso-internacional-de-desenho-e-fotografia-dpic-da-o-mote-para-nova-publicacao-da-u-porto-press-e-scopio-editions
Atlas
https://desenho.org/

INTERNATIONAL DRAWING AND PHOTOGRAPHY CONTEST (DPIC) | SPACE AND IDENTITY OF THE UNIVERSITIES

 
 

OPEN CALL - INTERNATIONAL DRAWING AND PHOTOGRAPHY CONTEST (DPIC) 2024
NEW Deadline
for the submission of projects: 1 of October, 2024

UTOPIA 500 | SPACE AND IDENTITY OF THE UNIVERSITIES

PT / ENG

Jury awards

The jury awarded the following prizes and honourable mentions:

1st Prize
"Appropriation of Time" by Ana de Sousa, Carla Almeida, José Pedro Mendonça, Sofia Gameiro, Tatiana Monteiro, and Tatiana Mota

Honourable Mentions
  “A Wake-Up Call” by Inês Nascimento
“Oasis of Education” by Jerónimo Pérez Salazar Ruano, Imara Lidgett and Daniel Fernando Chica Estrella

The Jury of DPIc for 2023:
The jury was composed by 5 people, 3 of whom are Editors of scopio Magazine AAI, a student representing AEFAUP & COLETIVO PARTE, and the Guest Jury who is a Professor, Researcher, as well as an Artist and Curator expert in the field of arts.  

·      Fátima Viera (Editor / FLUP / CETAPS)

·      Maria Neto (Editor / CEAU / FAUP - UBI)

·      José Carneiro (Editor / FBAUP / ID+ / i2ADS)



·      Pedro Maia (Guest Jury / ULP / FCAATI / Arq.ID)

·      AEFAUP & COLETIVO PARTE

About the jury’s evaluation
The collective decision of the Jury, after voting all the submissions, was to give the first prize to “Appropriation of Time” and two honourable mentions to “A Wake-Up Call” and “Oasis of Education”. In overall terms, it can be observed that the submissions that obtained the highest scores share a harmonious equilibrium among three key dimensions: the originality of the project's concept (idea), the cogency of its rationale (written explanation), and the effectiveness of its visual presentation (imagery).

All preselected submissions (Read image clockwise starting from top left)

“Appropriation of Time” by Ana de Sousa, Carla Almeida, José Pedro Mendonça, Sofia Gameiro, Tatiana Monteiro, and Tatiana Mota

“A Wake-Up Call” by Inês Nascimento

“Oasis of Education” by Jerónimo Pérez Salazar Ruano, Imara Lidgett and Daniel Fernando Chica Estrella

“Verdant Future” by Carolina Cunha, Duarte Amaral, Guilherme Ferreira, Matilde Oliveira, Mariana Afonso, Pedro Martins

“The Towers of Madness” by Ana Beatriz Oliveira, Inês Juliana Moura, Ivan Santos Ferreira, Matilde Vinagre, Océane Ribeiro, Augusto Savioli

“Per.me.á.vel” by Ana Lima Torres Matos Andrade, Jéssica Filipa Pinto Teixeira, Rui Alexandre de Mendonça Rodrigues Salgado Ramos, Sofia Monteiro Santos

“Underground Architecture” by Afonso Mendes, Barbara Nunes, Catarina Reis, Catarina Reis, Laura Nunes

“Hirade” Ana Pontes, by Ana Sofia Miranda, Bruna Pires, Daniel Figueiras, Maria Eduarda Hirade and Rodrigo Ferreira

“Cages” António Leite, by Carolina Andrade, Duarte Sousa, Luís Bouça e Raquel Guedes

“Towers over the Douro by ” António Freitas, Camila Silva, Maria Barbosa, Sara Mesquita e Tiago Correia

“Playground” by António Ramalho, Rodrigo Encarnação, Simão Alves

OPEN CALL | INTERNATIONAL DRAWING AND PHOTOGRAPHY CONTEST (DPIc) UTOPIA 500 | SPACE AND IDENTITY OF THE UNIVERSITIES 2024


We are currently in the third edition (2024) of the International Drawing and Photography Contest (DPIc),
a competition integrated in scopio Magazine Architecture, Art and Image publication being directed towards the Identity of Universities spaces of teaching experience and work and open to all academic communities, both in Portugal and abroad.

 The contest has the joint coordination of the Center for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU), the R&D Center of Architecture School of the University of Porto (FAUP), the Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies of the Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP), i2ADS – Institute of Research in Art, Design and Society is a R&D unit based at the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP) and Research Institute for Design, Media and Culture [ID+] and the Institute Arquitecture and Development (Arq.ID) based at University Lusófona of Porto. It also has he institutional support of U.Porto’s Rectorate and in partnership with AEFAUP, counting with the support of other Student Associations of U.Porto.

The main ideas present in the contest Drawing and Photography Contest (DPIc) integrated in- Architecture, Art and Image – UTOPIA is to open the Universities to the Civil Society through Drawing and Photography projects, showcasing the multifaceted richness of activities, experiences and architectures related to the Learning institutions and its diverse spaces of experience and work.

Deadline for the submission of projects: 1 of October, 2024

CONTEST: RULES AND PRIZES

The main ideas present in the international contest Drawing and Photography Contest (DPIc) integrated in scopio Architecture, Art and Image - UTOPIA is to open the Universities to the Civil Society through Drawing and Photography projects, showcasing the multifaceted richness of activities, experiences and architectures related to the Learning institutions and its diverse spaces of experience and work.

Thus, the core theme of the contest is the idea of Utopia and Visual Spaces of Change, focusing on the spaces and identities of the Universities, being Visual Spaces of Change the scopio Architecture, Art and Image Journal section focused in the use of photography and other visual media for researching, documenting and analysing different aspects of architecture, city and territory transformations.

The candidates, individually or as a team, should creatively explore the universe of Drawing and Photography communicating, on the one hand, an added and comprehensive understanding about each Faculty and the way it relates to the City through a critical and poetic gaze about the spaces and experiences that characterize and identify them, revealing facets that before were invisible or forgotten. On the other hand, offer a prospective and utopian gaze about these spaces of research work and teaching, which means a project where drawing and the photography are present and inform the design of the creator as instruments of thought and imagination allowing to amplify an idea of Architecture and the City, as well as the appropriation and experience of its spaces.


CHAPTER I - OBJECTIVES

The overall goal of this initiative is to create new communication and dissemination channels between Universities (and respective academic communities) and the Civil Society, by opening up these institutions to society through different interactions, socialisations, studies and research projects, and by promoting an interdisciplinary exchange of knowledge and experiences between different fields of knowledge and social strata.

Specific goals of the contest:

- Raise the awareness of the new generations towards the transforming potential of Architecture, and its relationship with the concept of City, encouraging them to explore the ideas of Utopia and Visual Spaces of Change, using them in their artistic processes;
- Increase the awareness of students and citizens towards the need to think of alternatives for the education spaces they attend, whether they have, or haven’t already been created;
- Promote a better understanding of Image and its uses as a method and a medium of representation that opens up new ways of transforming and interacting with Architecture and Urban spaces;
- Highlight the potential of Image as a medium to cross borders and dislocate boundaries between different Architecture and Art problems and applications, with a focus on University spaces.


CHAPTER II – THEME, MEDIA OF REPRESENTATION AND PARTICIPANTS

The core themes of the contest are the ideas of Utopia and Visual Spaces of Change. The challenge is to present a visual diptic (two images) that may, or may not, combine photography and drawing. The first image, in A3 format, must represent a University space (a classroom, an auditorium, an outdoor or indoor communal area, etc.) just like it is today. The second image, also in A3 format, must offer a forward-looking and utopian vision that represents the potential of change of the same space, and the ways in which it can be experienced. Both images must be accompanied by a text explaining the ideas expressed by the visual diptic, with a minimum of 200 and a maximum of 500 words.

We accept individual and collective applications, but we encourage the formation of multidisciplinary teams. The teams can consist of members with different academic profiles; however, at least one of the members must be connected to the world of Architecture, Fine Arts or Image, be enrolled in higher education or be part of a research centre. Each individual or team may only submit one work.

This initiative is specifically directed at national and international university students from any area of study. The participation of the Students’ Councils is welcome, as it facilitates the formation of multidisciplinary teams. The institutional partners of the Contest, U.Porto’s Students’ Councils and the Rectorate of U.Porto, will be responsible for receiving the submitted works, debating ideas and managing communication.


CHAPTER III - TECHNICAL SPECIFICATIONS

Contestants must use, at least, one of the two proposed forms of representation – Drawing and/or Photography – without limitations in terms of manipulation, including collage and photomontage, or regarding the combination of both forms of representation. The images submitted to the contest must not bear any signature or watermark. All images containing photographs must have a high printing quality; otherwise, they may not be published in U. Porto Press and scopio Editions’ catalogue.

Is it the objective of this contest that each visual narrative – diptic – communicates a real space and an idealized one capable of flourishing a new conscience about the portrayed place, stimulating people to experience these spaces from new perspectives.

Diptics that correspond to an aesthetic appropriation where architectural photography and drawing are present in a significant way and that are capable of constituting points of departure to a new understanding and perception of these places of teaching. Visions capable of documenting and registering architectures, experiences and places in permanent change, as well as constituting a way of knowledge of the real in confrontation with foresight and utopian visions of those spaces.


CHAPTER IV - APPLICATIONS, JURY AND SELECTION

The works must be submitted by e-mail at dpic.vsc@arq. up.pt.

In order to be considered complete, applications must include:
1) The application form, duly completed;
2) Two separate files, in JPEG or TIFF format (with a maximum of 5 MB each), corresponding to the first and the second imagens of the visual diptic (described in CHAPTER II of this Regulation); the files must be identi ed with the abbreviated name of the project followed by the numbers 1 and 2, respectively.
3) Word document with a text explaining the visual diptic, with a minimum of 200 and a maximum of 500 words.

The jury will be composed by 5 people, 3 of whom will be Editors of scopio Magazine AAI, 1 a student representing AEFAUP, and 1 Guest Jury who can be a curator, architect, artist or expert from the field of arts. The winner selected by the jury cannot be contested. The members of the management bodies of the promoting or partner institutions cannot participate in the contest.

This contest has an important component of network and internet that are understood as instruments capable of creating synergies and establishing communicative bridges and allowing a larger coverage of the message, as well as creating synergies with the diverse exhibitions related to the approached themes based on the produced contents.


CHAPTER V - PRIZES

The selected works will be on exhibition and published in U. Porto Press and scopio Editions’ catalogue. All authors of the selected works will receive a certificate. The jury will select one winner and, possibly, distinguish one or two works with honourable mentions; the awarded works will receive a document certifying the jury’s decision.

The works will also be featured in U.Porto Press and scopio Network’s web sites, as well as in U.Porto’s platform Sigarra. The winner of the contest will receive 3 (three) copies of U.Porto Press and scopio Edition’s catalogue, and the authors of the honourable mentions will receive 2 (two) copies. The Organising Committee will make its best efforts with the sponsors of the Contest to provide attractive prizes to the winner and the authors distinguished with honourable mentions.


CHAPTER VI - GENERAL PROVISIONS

Only the works that comply with this Regulation will be accepted. All other applications will be disqualified. The organising committee will only admit drawing and/or photography - based projects that meet the proposed theme and minimum standards of quality. The organising committee shall not be liable for any digital copies of the submitted photographs. Any omitted situation will be settled by the Jury of the Contest. The organising committee reserves the right to publish the works submitted to the contest, according to the Portuguese Law No. 2/99 of 13 January.


CHAPTER VII - TECHNICAL AND ORGANIZING COMMITTEE

ORGANIZING COMMITTEE:

Research group AAI (FAUP) integrated in the I&D centre of FAUP (CEAU) and the Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies of the Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CETAPS/FLUP), i2ADS – Institute of Research in Art, Design and Society is a R&D unit based at the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP), Research Institute for Design, Media and Culture [ID+] and the Institute Arquitecture and Development (Arq.ID) based at University Lusófona of Porto, counting with the institutional support of U.Porto’s Rectorate and in partnership with AEFAUP, counting with the support of other Student Associations of U.Porto.

Partnerships: UTOPIA 500and AEFAUP, with the institutional support of U.Porto’s Rectorate.

Organization
Fátima Vieira (coordinator)
José Carneiro
Luís Espinheira
Maria Neto
Pedro Maia
Pedro Leão Neto (coordinator)

Associated Schools / Research Centres Network
Pedro Maia (coordinator)
Luís Espinheira

Contacts: AAI / CEAU / FAUP
Universidade do Porto
Via Panorâmica s/n 4150-564 Porto
dpic.vsc@arq.up.pt

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas "Retrato e Auto-representação: intersecções entre o Desenho e a Fotografia” com Ricardo Leite

 
 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas
”Retrato e Auto-representação: intersecções entre o Desenho e a Fotografia”

Convidados: RICARDO LEITE

10 de JANEIRO | 14h30 - 16h00 | (QUARTA-feira) - SALA DO JANELÃO - FAUP 

Irá realizar-se no dia 10 de Janeiro de 2024, 4.ª feira, 14h30, na Sala do Janelão da FAUP mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas Abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto,, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP, contando com a presença do Professor Doutor Ricardo Leite, que leciona nas disciplinas de Desenho 1, 2 na FAUP (FAUP).

A aula aberta consistirá numa exposição informal e discussão alargada sobre o significado do exercício de retrato e as possíveis interseções entre o desenho e a fotografia, tendo como mote um conjunto de projetos de Retrato de Estudantes da unidade curricular de FACT.

A aula aberta consistirá numa exposição informal e discussão alargada sobre o significado do exercício de retrato e as possíveis interseções entre o desenho e a fotografia, tendo como mote um conjunto de projetos de Retrato de Estudantes da unidade curricular de FACT.

Equacionando o retrato como algo mais abrangente do que a materialização da "geografia de um rosto" (ultrapassar o que é meramente ótico), esta aula aberta procura refletir sobre o processo de construção do retrato (tempo e espaço) e a sua experiencia (interação, intuição, sentidos), tendo como pano de fundo um conjunto de projetos fotográficos de Retrato.

Neste contexto, o do Retrato, as possíveis intersecções entre desenho e fotografia serão tema a desenvolver na nossa intervenção. O facto de o tema aqui abordado cruzar o desenho e a fotografia possibilita discorrer em conjunto sobre alguns aspectos que parecem ser pertinentes neste contexto. Comecemos pela técnica e tempo implícitos na execução de cada uma destas formas de representação. Entre a realidade óptica da fotossensibilidade da cãmara e as suas metodologias práticas e a realidade perceptiva de quem faz uso dos materiais de desenho, entre o disparo da câmara fotográfica e o movimento e pressão da mão que conduz o lápis para fazer um retrato, parece, a um primeiro olhar, não haver lugar a muitos pontos de contacto. Desde logo, os tempos de cada uma destas abordagens distinguem-se claramente. Contudo, o interesse em torno desta questão poderá passar por tentarmos aprofundar não somente o que de comum terão, mas também o que as suas diferenças poderão trazer de partilhável.

Partindo do princípio de que ambas as técnicas de representação procuram a fixação das particularidades fisionómicas de um ou mais indivíduos chegamos de imediato a um ponto comum: o modelo. Este será o nosso alvo, com o seu inconfundível e complexo elemento de destaque: a cara.

Através da realização destas aulas abertas pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita. 

Notícia no Sigarra / FAUP

 

Enquadramento 

A organização destas conferências / debates / aulas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP).

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições. 
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências.  

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da imagem e fotografia como instrumentos de reflexão sobre a transformação do espaço público.  
 


Biografias 

Ricardo Leite (FAUP)

Nasce no Porto em 1970. Licenciado em Artes Plásticas Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) em 1999 com a média final de 14 valores. De Outubro de 1998 a Abril de 1999 estuda na Universidade de Salford (Reino Unido) ao abrigo do programa Erasmus.
De 2000 a 2010 desempenha funções de docente como assistente convidado na ESAP (Escola Superior Artística do Porto). De 2010 a 2016 tem desempenhado as mesmas funções como docente nas Faculdades de Belas Artes (FBAUP) e de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).
Em 2016 finaliza o doutoramento em Arte e Design na FBAUP com o título Ao espelho o Eu é outros – o auto-retrato nu, pintura e desenho.  É formador nos cursos livres de desenho de figura humana da FBAUP desde 2006. Em 2000 participa, com um retrato, na Exposição do BP/Amoco Award na National Portrait Gallery, Londres (de 21 de Junho a 1 de Setembro) e Aberdeen Gallery, Aberdeen (de 28 de Outubro a 9 de Dezembro). Nesse ano vence o Prémio da I Bienal de Pintura Arte Jovem de Penafiel. Em 2006 é-lhe atribuído o Prémio Revelação de Pintura Caixa Geral de Depósitos / Centro Nacional de Cultura. Em 2014 realizou o retrato oficial do Professor José-Augusto França que agora é propriedade da Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa. Tem desenhado personalidades da vida cultural nacional: O arquiteto Álvaro Siza, o filósofo Eduardo Lourenço, os escritores Richard Zimler e Mário Cláudio, os pintores Júlio Pomar, Nikias Skapinakis e Jorge Pinheiro, o pianista António Rosado entre outros.

Pedro Leão Neto (AAI / CEAU / FAUP)

Pedro Leão Neto é investigador e professor na FAUP desde 2007 na área de Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo o regente dos cursos “Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia” (CAAD) e “Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território” (FACT). É coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no centro de I&D da FAUP, diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions e da sua plataforma aberta scopionetwork. É autor e editor de mais de 40 publicações, entre os quais se destacam Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Fotografia Documental Contemporânea sobre Arquitetura Portuguesa, Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli (2018) e CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior (2022); Investigador Responsável (IR) de vários projetos nacionais e internacionais financiados por fundações públicas como a DGartes e FCT, sendo atualmente um investigador ligado ao projeto SizaATLAS. Filling the Gaps for World Heritage e editor-inb-chief da revista científica indexada Sophia Journal AAI.

On Trial

 

on trial

BY CRISTIAN ORDÓÑEZ


Although only residing in the USA for a short period, Toronto-based Chilean Photographer Cristian Ordóñez has spent a large-period of the previous decade revisiting the lower states creating works that explore the notion of memory, personal relationship, and encounters with the territory.

On Trial observes and plays witness to these encounters, a body of work that presents the social, economic, and geographic survey of the landscape traveled by Ordóñez. A survey, engaging with all things natural and foreign on even ground, seeking to question not only the observer but the role of the object within the frame.

Forthcoming previous published works, Notes 01, 02, and 03, the new chapter continues to visualise his approach and interest in the photographic process as a medium to explore the territory, own cultural diversity, and the connection between place and ethnicity.

Text by Rohan Hutchinson. Editor, acb press

SHORT BIOGRAPHY

Cristian Ordóñez is a Chilean photographer based in Toronto. Ordóñez has exhibited his work in multiple group and solo exhibitions in Canada, Chile, the United Kingdom, Russia, Greece, the United States, and Netherlands. He has also participated in various art fairs in Santiago, Toronto, and Vancouver. Using the medium of photography he collects impressions of the world, gravitating towards the parallels between ideas, memory, and belonging. He observes time and space through human absence and presence, captures natural and urban vestiges, explores the vastness and intimacy of landscape, and focuses on blurring the lines between nature, urban structures, and portraiture. His work has been collected by the National Gallery of Canada, Library & Archives, the National Library of Australia, the State Library of Victoria in Australia, and the San Telmo Museum in Spain.

Website


https://cristianordonez.com/works/on-trial/

Book


https://www.acb-press.com/publications/cristian-ordonez-on-trial-forth-coming

 

'Vozes da Paisagem' / 'Início da conferência (A Paisagem que Fala)

 
 
 

conferência ´A Paisagem que Fala´(El Paisage que Habla /The Speaking Landscape) + Inauguração da exposição ´Vozes da Paisagem´ (Voces del Paisage / Voices of the Landscape) | 06 de Dezembro

PT/ENG

No dia 6 de dezembro às 15h, Pedro Leão Neto, docente, investigador na FAUP e coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no Centro de Estudo de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) e responsável pelo projeto editorial da scopio que dirige desde a sua fundação, deu início à sua apresentação Scopio e Paisagens de Cuidado.
A sua intervenção começou por explicar de forma breve a história da scopio Editions, dando nota das circunstâncias inéditas que estão na origem deste projeto editorial muito ligado às primeiras conferências em volta da intersecção da fotografia com arquitetura (ON THE SURFACE), cuja integração de figuras internacionais de renome enriqueceu fortemente o desenvolvimento de um pensamento crítico em torno da Arquitetura, Arte e Imagem, com especial incidência na relação entre a fotografia e a arquitetura. Foi apresentado o projeto Contrast que corresponde à criação de uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitetura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de mais de dez escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas. Foi dado especial destaque à publicação, que é um elemento essencial para o projeto e a sua rede de iniciativas artísticas multidisciplinares, existindo uma versão em papel e ‘online’ bilingue e está presente em diversas bibliotecas e arquivos.

A parte final da intervenção chamou a atenção para a importância do projeto da revista académica Sophia Journal como um receptáculo fundamental de disseminação e comunicação de projetos de investigação quer nacionais quer internacionais em torno da arquitetura, arte e da imagem fotográfica e fílmica (publicação em suporte de papel e online). Foi também realçada a importância das conferências internacionais (SOPHIA JOURNAL) como importantes fóruns de debate (nomeadamente presencial) em volta das temáticas nucleares de cada chamada para artigos e ensaios visuais, nomeadamente a atual temática do 3º ciclo Paisagens de Cuidado. Isto significa um espaço de debate onde é possível (re)pensar a relação complexa do ser humano com uma paisagem que permanece em constante mutação, bem como explorar práticas fotográficas e visuais contemporâneas capazes de ajudar a arquitetura, no seu sentido mais lato, a contribuir para dar resposta e cuidar de um planeta em crise.

Por volta das 17.30 deu-se a inauguração da exposição Vozes da Paisagem que integrou artistas convidados para representarem a scopio Editions nesta iniciativa, tais como Sérgio Rolando, Ana Miriam Rebelo e Artur Leão. Os seus projetos dialogam por um lado com configurações das paisagens urbanas muito presentes no imaginário coletivo português e a valorização dos seus espaços informais, como também com os resquícios de uma arquitetura e território condicionado por uma herança soviética ou mesmo com paisagens rurais em que a inclusão de espaços de ritual pré-histórico alimenta um retrato ficcional das tradições e costumes dos antepassados na Península Ibérica.  

Outros autores publicados outrora na plataforma online da editora e em formato físico incluíram esta mostra, sendo estes: Náhir Capêlo; Bruno Silva; Maria Oliveira. Com a organização de Pedro Maia - Professor Associado e docente da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, Faculdade de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias de Informação | Investigador Integrado e Membro da Comissão Científica do Arq.ID (UL) - e Joan Carles Oliver - investigador e professor na Universidad de las Islas Baleares - a “exposição, pensada como uma Kunstkammer, integra artefactos de carácter objetual, científico, artístico e híbrido estabelecendo diálogos multiculturais e interdisciplinares em torno da ideia de paisagem.”

 

'Vozes da Paisagem' / 'Voces del Paisage' / 'The Landscape Voices' | PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES FBAUP

 
 
 

'Vozes da Paisagem' / 'Voces del Paisage' / 'The Landscape Voices' | PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES FBAUP

06 de DEZ 2023 (QUARTA-FEIRA), INAUGURAÇÃO 17h30 | FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO (FBAUP)

Vozes da Paisagem é uma exposição enquadrada no projeto de investigação El paisaje que habla que tem como objetivo o desenvolvimento de estudos em torno do território, em universidades do México, Portugal e Espanha. A exposição, pensada como uma Kunstkammer, integra artefactos de carácter objetual, científico, artístico e híbrido estabelecendo diálogos multiculturais e interdisciplinares em torno da ideia de paisagem. 

Voces del Paisaje es una exposición enmarcada en el proyecto de investigación El Paisaje que Habla que tiene como objetivo el desarrollo de estudios alrededor del territorio, en universidades de México, Portugal y España.  La exposición, pensada como una Kunstkammer, integra intervenciones de carácter objetual, científico, artístico e híbrido estableciendo diálogos multiculturales e interdisciplinarios en torno a la idea de paisaje. 

The exhibition Voices of the Landscape is part of the research project El paisaje que habla which aims to promote multidisciplinary studies about the territory in universities from Mexico, Portugal, and Spain.  Following the model of the Kunstkammer, the exhibition includes scientific, artistic, and hybrid artifacts in one single space allowing for multicultural and interdisciplinary exchanges around the idea of the landscape.

Atividade enquadrada no projeto de Investigação El paisaje que habla. Marco teórico y referencias culturales interdisciplinares. México, Portugal y España como escenarios (PID2020-120553GB-I00), financiado por MCIN/AEI/10.13039/501100011033 

ORGANIZAÇÃO
Pedro Maia e Joan Carles Oliver

CO-ORGANIZAÇÃO 
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – Museu e Gabinete de Exposições
Universitat de les Illes Balears
Universidad de Granada
Universidade de Guanajuato

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Exposição Vozes da Paisagem / Voces del Paisage / The Landscape Voices

Inauguração: quarta-feira, dia 06 de dezembro 2023, às 17h30

Patente até dia 03 de fevereiro 2024

Ter. – Sáb. | 14h00 - 18h00 

Visita por marcação para grupos: museu@fba.up.pt

Pavilhão de Exposições, FBAUP

 

Start of the conference (A Paisagem que Fala – El Paisage que Habla – The Speaking Landscape

 
 
 

conference ´the Speaking Landscape´(A Paisagem que Fala / El Paisage que Habla) + Opening of the exhibition ´Voices of the Landscape´ (Vozes da Paisagem / Voces del Paisage) | 6th December

PT/ENG

On 6 December at 3pm, Pedro Leão Neto, lecturer, researcher at FAUP and coordinator of the Architecture, Art and Image (AAI) research group within the Centre for the Study of Architecture and Urbanism (CEAU) and responsible for the scopio publishing project, which he has directed since its foundation, began his presentation Scopio and Landscapes of Care.

His speech began by briefly explaining the history of scopio Editions, noting the unprecedented circumstances at the origin of this publishing project, which was closely linked to the first conferences on the intersection of photography and architecture (ON THE SURFACE), whose inclusion of renowned international figures greatly enriched the development of critical thinking on Architecture, Art and Image, with a special focus on the relationship between photography and architecture. The Contrast project was presented, which corresponds to the creation of a network of multidisciplinary artistic initiatives in Art, Architecture, Design and Photography, with the direct involvement of more than ten higher education schools teaching photography in various disciplinary and artistic areas. Special emphasis was placed on the publication, which is an essential element for the project and its network of multidisciplinary artistic initiatives. There is a bilingual paper and online version and it is present in various libraries and archives.

The final part of the speech drew attention to the importance of the Sophia Journal academic journal project as a fundamental receptacle for the dissemination and communication of both national and international research projects on architecture, art and the photographic and filmic image (published in print and online). The importance of international conferences (SOPHIA JOURNAL) was also emphasised as important forums for debate (particularly in person) around the core themes of each call for papers and visual essays, particularly the current theme of the 3rd cycle, Landscapes of Care. This means a space for debate where it is possible to (re)think the complex relationship between human beings and a landscape that is constantly changing, as well as to explore contemporary photographic and visual practices that can help architecture, in its broadest sense, contribute to responding to and caring for a planet in crisis.

At around 5.30pm, the Voices of the Landscape exhibition was inaugurated, featuring artists invited to represent scopio Editions in this initiative, such as Sérgio Rolando, Ana Miriam Rebelo and Artur Leão. Their projects dialogue on the one hand with configurations of urban landscapes that are very present in the Portuguese collective imagination and the valorisation of their informal spaces, but also with the remnants of an architecture and territory conditioned by a Soviet heritage or even with rural landscapes in which the inclusion of prehistoric ritual spaces feeds a fictional portrait of the traditions and customs of the ancestors in the Iberian Peninsula. 

Other authors previously published on the publisher's online platform and in physical format have been included in this exhibition: Náhir Capêlo; Bruno Silva; Maria Oliveira. Organised by Pedro Maia - University Centre of Porto, Faculty of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies | Integrated Researcher and Member of the Scientific Committee of Arq.ID (UL) - and Joan Carles Oliver - researcher and professor at the Universidad de las Islas Baleares - the "exhibition, conceived as a Kunstkammer, includes artefacts of an objectual, scientific, artistic and hybrid nature, establishing multicultural and interdisciplinary dialogues around the idea of landscape."

 

Aula Aberta | Fotografia e experiência espacial nas cidades

 

Aula Aberta | ”Fotografia e experiência espacial nas cidades” com LUCIANO BERNARDINO DA COSTA (IAU-USP)

29 de novembro de 2023, 4.ª feira, 14h30, na Sala do Janelão da FAUP

Irá realizar-se no dia 29 de novembro de 2023, 4.ª feira, 14h30, na Sala do Janelão da FAUP mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP, contando com a presença do Prof. Dr. Luciano Bernardino da Costa (IAU-USP).

A aula aberta consistirá numa exposição informal e discussão alargada sobre as interseções entre o fenômeno urbano e a fotografia implicam, muitas vezes, na exploração das fronteiras entre o corpo situado e a representação. Como uma trama que se faz de ação, pensamento e visualidade, a rica tradição fotográfica e as práticas da deriva e do caminhar possibilitam desdobramentos em séries, inventários, constelações de imagens ou mesmo textos escritos em diálogo com processos artísticos ou com saberes diversos. Neste campo transversal de produção de conhecimento, o qual perpassa muitas das pesquisas sobre as espacialidades urbanas, situa-se esta aula aberta ao trazer reflexões sobre projetos em andamento no Brasil sob três perspectivas: i) tecnologias do ver, estética fotográfica e urbanidade;  ii) paisagem: o “ver de perto”, o “ver de longe” em um conjunto habitacional; iii) fotografia, escrita e experimentações visuais.

Através da realização destas aulas abertas pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita

Enquadramento

A organização destas conferências / debates / aulas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI / CEAU / FAUP) e scopio Editions.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo AAI – Arquitectura, Arte e Imagem - está muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 


Biografias
Luciano Bernardino da Costa (IAU-USP)
Professor-Doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos. Co-coordenador do Núcleo de Espacialidades Contemporâneas, NEC. Atua em ensino e pesquisa na graduação e pós graduação na área de ‘Representação e Linguagem da Arquitetura e da Cidade’ em suas interlocuções com a produção artística, a imagem e a percepção do urbano, tendo artigos e ensaios teóricos-fotográficos publicados sobre o tema em revistas nacionais e internacionais e em Anais de Congressos. Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo_FAU-USP, 2010, na área de Projeto, Espaço e Cultura. Mestrado em Educação pela UNICAMP, 2001. Graduação em Ciências Sociais, UNICAMP. Tem a fotografia como companheira em reflexões e experimentações visuais voltadas ao espaço urbano.

Pedro Leão Neto (AAI / CEAU / FAUP)
Arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

 

Aula aberta 3º Ciclo | UBI - Ideias e discursos em volta da Arquitetura: Projeto Editorial scopio

 
 
 

Aula aberta 3º Ciclo | UBI - Ideias e discursos em volta da Arquitetura: Projeto Editorial scopio

AULA ABERTA | PEDRO LEÃO NETO 17 de Novembro de 2023, 10h - 13h – Seminário da unidade curricular de Projecto e Edificação I 3º Ciclo - UBI

No dia 17 de Novembro de 2023, 6ª Feira (10h -13h) Pedro Leão Neto (AAI / CEAU / FAUP) participou no Seminário da unidade curricular de Projecto e Edificação I 3º Ciclo - UBI através da Aula Aberta subordinada ao título "Ideias e discursos em volta da Arquitetura: Projeto Editorial scopio".

O objectivo da Aula Aberta foi o de dar a conhecer o projeto editorial scopio a uma audiência composta por estudantes de doutoramento em arquitetura na UBI, explicando o "porquê" e o "como" o projeto editorial scopio, cujo principal interesse é o da Fotografia Contemporânea relacionada com Arquitetura, Cidade e Território, tem tido um papel fundamental para estimular debates e fomentar ideias no campo disciplinar da arquitetura através da fotografia.

A apresentação destacou também o impacto significativo que este projeto editorial tem alcançado, manifestando-se através de uma notável série de publicações, tanto em formato de revista quanto de livro.

Foi apresentado o projeto Contrast que corresponde à criação de uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de mais de dez escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas. Foi dado especial destaque à publicação, que é um elemento essencial para o projeto e a sua rede de iniciativas artísticas multidisciplinares, existindo uma versão em papel e ‘online’ bilingue e está presente em diversas bibliotecas e arquivos.
Adicionalmente, foi revelada a criação de duas revistas académicas em suporte físico e online através da plataforma U.Porto OJS - Sophia Journal e scopio Magazine AAI - que interligam os mundos da fotografia, arquitetura e arte.

SOBRE SCOPIO EDITIONS

scopio Editions é uma editora independente fortemente ligada à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e ao seu Centro de Arquitetura e Estudos Urbanos (CEAU) em termos de investigação e desenvolvimento. O universo de interesse da scopio é genericamente o da Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), com um especial enfoque sobre a Fotografia Documental Artística relacionada com Arquitetura, Cidade e Território.

A scopio Editions tem uma estrutura dinâmica que integra publicações periódicas e não periódicas, com o objetivo de divulgar várias obras e autores que utilizam ou investigam o universo da AAI com uma abordagem crítica, exploratória e inovadora, focando-se na Fotografia relacionada com Arquitetura, Cidade e Território.

 

RITA - Indexed journal has opened the call for papers 01/11/ 2023 - 11/01/2024

 
 
 

RITA - Indexed journal has opened the call for papers
01 / 11 / 2023 - 11 / 01 / 2024

In the following note all the information you need to apply for your articles:

Deadline 11 of January 2024

WHO CAN SUBMIT TEXTS FOR PUBLICATION IN rita_?

The open call allows texts in Spanish or Portuguese to be sent by teachers, graduate students, or professionals with a master's or doctor's degree. Submitting a text implies entering the pre-selection process for publication in the journal rita_.

The submission of texts for potential publication in rita_ does not imply any cost for the author.

WHAT PROCEDURE IS FOLLOWED FOR THE PUBLICATION OF TEXTS IN rita_?

A refereeing system is established for the articles selected for publication by external reviewers following the usual protocols for scientific publications. Only the authors of the texts shortlisted for publication will receive blind peer review.

Find out the complete information about the publication rules HERE.

For more information go to > https://revistarita.com/convocatoria

 

scopio Editions no Royal Institute of British Architects RIBA Photo Festival: Explorar a Arquitetura através da Fotografia

 
 
 

scopio Editions no Royal Institute of British Architects - RIBA Photo Festival: Explorar a Arquitetura através da Fotografia

BY Pedro Leão Neto, Universidade do Porto

RIBA Photo Festival study day: collecting architectural photography

PT/ENG
No dia 10 de novembro de 2023, Pedro Leão Neto, docente, investigador na FAUP e coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no Centro de Estudo de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) foi o responsável pela comunicação no RIBA do projeto editorial da scopio que dirige desde a sua fundação.

Ideias e discursos em volta da Arquitetura: Projeto Editorial scopio

A apresentação scopio Editorial Project: A Catalyst for Architectural Discourse and Ideas integrou o programa rico e diversificado de autores e especialistas de renome internacional que participaram neste evento do RIBA.

O Dia de Estudo sobre fotografia de arquitetura teve o seu início na parte da manhã com um painel de discussão em volta dos Arquivos e Coleções Fotográficas, sendo seguido por apresentações individuais que abordaram temas como o do significado e relação da Fotografia com a Arquitetura e qual o futuro deste media na era digital.

A Apresentação do Projeto Editorial scopio

Durante a sessão da tarde, Pedro Leão Neto teve o privilégio de apresentar o projeto editorial da scopio a uma audiência composta por especialistas e estudiosos de renome internacional. Foi assim explicado o "porquê" e o "como" o projeto editorial scopio que tem como principal interesse a Fotografia Contemporânea relacionada com Arquitetura, Cidade e Território, tem tido um papel fundamental para estimular debates e fomentar ideias no campo disciplinar da arquitetura através da fotografia.

A apresentação destacou também o impacto significativo que este projeto editorial tem alcançado, manifestando-se através de uma notável série de publicações, tanto em formato de revista quanto de livro. Adicionalmente, foi revelada a criação de duas revistas académicas em suporte físico e online através da plataforma U.Porto OJS - Sophia Journal e scopio Magazine AAI - que interligam os mundos da fotografia, arquitetura e arte.

Programação de proeminentes oradores

O Dia de Estudo do RIBA Photo Festival foi enriquecido por um grupo distinto de oradores, cada um contribuindo com sua perspectiva única:

  • Angelo Maggi, an associate professor of the history of photography and architectural history at Università Iuav di Venezia, Italy.

  • Richard Pare, a renowned photographer and the founding curator of the photography collection at the Canadian Centre for Architecture.

  • Gary Van Zante, curator of architecture, design, and photography collections at the MIT Museum.

  • Irena Murray HonFRIBA, an esteemed architectural historian and curator, chaired the event.

  • Ágnes Anna Sebestyén, an art historian and curator at the Hungarian Museum of Architecture and Monument Protection Documentation Centre, brought her insights to the table.

  • Neal Shasore, the Head of School and Chief Executive at the London School of Architecture, shared his expertise.

  • Marco Iuliano, an Italian architect teaching at the University of Liverpool School of Architecture (LSA), provided valuable perspectives.

O rico programa do RIBA Photo Festival incluiu o ciclo de Palestras The Colin Rowe Lecture series, que teve como oradora convidada a fotógrafa suíço-francesa Hélène Binet, bem como o lançamento da exposição Wide-Angle View de fotografia, com uma visita curatorial de Valeria Carrulo, curadora de Fotografia do RIBA e editora do catálogo da exposição.

O ciclo de palestras Colin Rowe tem como objetivo discutir o papel da imagem na arquitetura, particularmente o papel crucial da fotografia de arquitetura. Hélène Binet apresentou um discurso brilhante, resumindo alguns dos momentos mais significativos de seu trabalho ao longo de mais de 35 anos, capturando tanto a arquitetura contemporânea quanto a histórica.

A exposição de fotografia Wide-Angle View olha para o Manplan e apresenta fotografias de reconhecidos profissionais como Ian Berry, Patrick Ward e Tony Ray-Jones na Galeria de Arquitetura do RIBA no centro de Londres, que é gratuita e aberta a todos.

O Dia de Estudo do RIBA Photo Festival constituiu um vibrante intercâmbio de ideias e inspiração, lançando luz sobre a interseção entre os mundos da Arquitetura e da Fotografia, e a scopio Editions provou ser um interessante e crítico mote editorial que contribuiu para enriquecer esse debate.

Research group 'Arquitectura, Arte e Imagem — AAI'  CEAU.FAUP
FAUP SIGARRA

SCOPIONETWORK WEBSITE
SOPHIA JOURNAL | AAI OJS WEBSITE

 

SOBRE SCOPIO EDITIONS

scopio Editions é uma editora independente fortemente ligada à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e ao seu Centro de Arquitetura e Estudos Urbanos (CEAU) em termos de investigação e desenvolvimento. O universo de interesse da scopio é genericamente o da Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), com um especial enfoque sobre a Fotografia Documental Artística relacionada com Arquitetura, Cidade e Território.

A scopio Editions tem uma estrutura dinâmica que integra publicações periódicas e não periódicas, com o objetivo de divulgar várias obras e autores que utilizam ou investigam o universo da AAI com uma abordagem crítica, exploratória e inovadora, focando-se na Fotografia relacionada com Arquitetura, Cidade e Território.

 

scopio Editions at RIBA Photo Festival: Exploring Architectural Photography

 
 
 

scopio Editions at RIBA Photo Festival: Exploring Architectural Photography

by Pedro Leão Neto, University of Porto

RIBA Photo Festival study day: collecting architectural photography

PT/ENG
On November 10th, 2023, the RIBA Photo Festival study was enriched by the presentation of the scopio editorial project. Presented by Pedro Leão Neto, a lecturer and researcher at FAUP (Faculty of Architecture, University of Porto), and the coordinator of scopio Editions and the Architecture, Art, and Image (AAI) research group within the Centre for the Study of Architecture and Urbanism (CEAU), this event was a captivating journey into the world of architectural photography.

Unlocking Architectural Discourse and Ideas: scopio Editorial Project

Titled "scopio Editorial Project: A Catalyst for Architectural Discourse and Ideas," the presentation smoothly integrated RIBA’s diverse program featuring an international array of speakers, including esteemed specialists and emerging scholars.

The study day began with an engaging panel discussion about the archives and collections of architectural photography. This was followed by individual presentations, fostering lively debates on topics such as the significance of photography in architecture and the future of this medium in our digital age.

Pedro Leão Neto's Insightful Presentation

During this enlightening session, Pedro Leão Neto had the privilege of introducing the scopio editorial project to an audience comprised of specialists and scholars in the field. At its core, scopio Editions focuses on contemporary photography related to architecture, the urban landscape, and territories. Neto delved into the "why" and "how" of scopio, elucidating its nuclear role in stimulating discussions and nurturing ideas within the realm of architecture through the lens of photography.

Moreover, the presentation highlighted the tangible impact of this editorial endeavour, manifesting in a remarkable series of publications in both magazine and book formats. Additionally, the creation of two online academic journals on the U.Porto OJS platform—Sophia Journal and scopio Magazine AAI—was unveiled, bridging the worlds of photography, architecture, and art.

An Inspiring Lineup of Speakers

The RIBA Photo Festival study day was enriched by a distinguished set of speakers, each contributing their unique perspective:

  • Angelo Maggi, an associate professor of the history of photography and architectural history at Università Iuav di Venezia, Italy.

  • Richard Pare, a renowned photographer and the founding curator of the photography collection at the Canadian Centre for Architecture.

  • Gary Van Zante, curator of architecture, design, and photography collections at the MIT Museum.

  • Irena Murray HonFRIBA, an esteemed architectural historian and curator, chaired the event.

  • Ágnes Anna Sebestyén, an art historian and curator at the Hungarian Museum of Architecture and Monument Protection Documentation Centre, brought her insights to the table.

  • Neal Shasore, the Head of School and Chief Executive at the London School of Architecture, shared his expertise.

  • Marco Iuliano, an Italian architect teaching at the University of Liverpool School of Architecture (LSA), provided valuable perspectives.

  • The event was skillfully moderated by Iñaki Bergera, a photographer, architect, and Full Professor at the University of Zaragoza.

The rich programme of RIBA Photo Festival included The Colin Rowe Lecture series, which had as invited speaker the Swiss-French photographer Hélèn Binet, as well as the Wide-Angle View photography exhibition, with RIBA´s curator tour and Editor of the exhibition´s catalog Valeria Carrulo.

The Colin Rowe Lecture series aims to discuss the role of the image in architecture, particularly the crucial role of architectural photography and Hélène Binet presented as with a brilliant speech, summarizing some of the most significant moments of her work over a period of more than 35 years that has captured both contemporary and historic architecture.

The Wide-Angle View photography exhibition looks at Manplan and presents photography from renowned professionals such as Ian Berry, Patrick Ward and Tony Ray-Jones at RIBAS’s Architecture Gallery in central London which is free and open to all. 

The RIBA Photo Festival study day was a vibrant exchange of ideas and inspiration, shedding light on the important intersection of architecture and photography, and scopio Editions proved to be an interesting and critical editorial motto that contributed for the enrichment of this discourse.

Research group 'Architecture, Art and Image — AAI'  CEAU.FAUP
FAUP SIGARRA

SCOPIONETWORK WEBSITE
SOPHIA JOURNAL | AAI OJS WEBSITE

ABOUT SCOPIO EDITIONS

scopio Editions is an independent publisher closely affiliated with the Faculty of Architecture of the University of Porto (FAUP) and its Research and Development Centre for Architecture and Urban Studies (CEAU). The scope of interest for scopio Editions broadly encompasses Architecture, Art, and Image (AAI), with a particular focus on Documentary and Artistic Photography related to Architecture, the City, and Territory.

scopio Editions operates with a dynamic structure, featuring both periodic and non-periodic publications. Its primary objective is to disseminate various works and authors who engage with or investigate the AAI field through a critical, exploratory, and innovative approach. The central emphasis is on Photography associated with Architecture, the City, and Territory.

 

CONTRAST: MULTIDISCIPLINARY ARTISTIC NETWORK OF ART, ARCHITECTURE, DESIGN AND PHOTOGRAPHY FUNDED BY DGARTES

 
 

CONTRAST: MULTIDISCIPLINARY ARTISTIC NETWORK OF ART, ARCHITECTURE, DESIGN AND PHOTOGRAPHY FUNDED BY DGARTES | 2023

PT / ENG

The "CONTRAST: MULTIDISCIPLINARY ARTISTIC NETWORK OF ART, ARCHITECTURE, DESIGN AND PHOTOGRAPHY" (CONTRAST) project, led by the Architecture, Art, and Image (AAI-CEAU-FAUP) research group, coordinated by Pedro Leão Neto, in partnership with the Cultural Association Cityscopio, ESMAD-uniMAD, and FBAUP-i2ads and ID+, has been selected for funding by DGARTES in the Support for Projects Program.

CONTRAST's work, along with its team and partners - ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP, and IPT - has been recognized both in terms of Creation and Education and in the network of initiatives involving Dissemination, Debate, and Editorial activities related to Photography and its interaction with Art, Architecture, and Design. This is considered an important achievement, and the project expresses gratitude to all its partners for their support and active participation, which greatly contributed to being selected by DGARTES once again.

It's also important to note that these projects hold significance in the curriculum of the institutions and the participating educators. All the institutions and educators are integrated as members of the project team funded by competitive grants, officially documented on the CEAU-FAUP website.

Over the next two years, the project will strengthen its research component and expand partnerships, especially within the European context, with other institutions and artistic networks related to their area of interest. To internationalize the CONTRAST project, a partnership will be established with the Society for Artistic Research (SAR), an international nonprofit society dedicated to the development, connection, and international dissemination of artistic research as a specific knowledge production practice. The goal is to initiate a pilot project in which the photographic projects of partner institutions can be created and hosted on the Research Catalogue platform, an international infrastructure for artistic research that allows multimedia publication.

In addition to the new partnership with the Society for Artistic Research (SAR), collaboration continues with three schools outside of Portugal, namely the Liverpool School of Architecture (LSA), the Zaragoza Unidad Predepartamental de Arquitectura at the University of Zaragoza (UNIZAR), and the Universitat Politècnica de Catalunya BarcelonaTech (UPC) in Barcelona.
equipa

direCtor

Pedro Leão Neto (FAUP / CEAU / SCOPIO)

ARTISTIC AND SCIENTIFIC COUNCIL

Pedro Tropa (AR.CO)

Orlando Franco (DCAM)
Rodrigo Peixoto (DCAM)
Sofia Silva (DCAM)

José Maças de Carvalho (DARQ)

Carlos Lobo (EA.UCP)

Eduarda Neves (ESAP)
Maria Covadonga Barreiro (ESAP)
Nuno Ramalho (ESAP)
Rui Lourosa (ESAP)

João Leal (ESMAD / Unimad)
Luís Ribeiro (ESMAD / Unimad)
Olívia da Silva ( ESMAD / Unimad)

Maria Neto (CEAU / FAUP / UBI)
Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS)

Rogério taveira (FBAUL)
Victor dos Reis (FBAUL)

José Carneiro (FBAUP / i2ADS)
Susana Lourenço Marques (FBAUP / i2ADS)

Jorge Manuel Gomes Barbosa (FEUP)

Cecília BABTISTA (IPT)
Alexandre Magalhães (IPT)

João patrício (IPT)
Valter Ventura (IPT)


VÍDEOS
O livro Contrast
Vídeo da plataforma Contrast
Sobre o projeto contrast - legendado
SOBRE PROJETO CONTRAST
CONTRAST II_FULL BOOK VIDEO
CONTRAST I BOOK VIDEO
Entrevista CONTRAST: Pedro Leão Neto

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“CONTRAST: REDE DE INICIATIVAS ARTÍSTICAS MULTIDISCIPLINARES NA ARTE, ARQUITETURA, DESIGN E FOTOGRAFIA FINANCIADO PELA DGARTES

 
 

CONTRAST: Rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia" FINANCIADO PELA DGARTES | 2023

PT / ENG

O projecto "CONTRAST: Rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia" (CONTRAST) liderado pelo grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI-CEAU-FAUP), coordenado por Pedro Leão Neto, com gestão em parceria com a Associação Cultural Cityscopio, a ESMAD-uniMAD e a FBAUP-i2ads e ID+ foi seleccionado para financiamento pela DGARTES no concurso de apoio Programa de Apoio a Projetos – Programação.

CONTRAST vê assim reconhecido o trabalho desenvolvido por toda a equipa e parceiros - ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT - quer em termos de Criação e Ensino, quer na rede de iniciativas de Disseminação, Debate e Editorial em volta da Fotografia e sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Acreditamos que isto é uma vitória importante e queremos agradecer a todos os parceiros  o apoio que nos deram e a participação ativa que muito contribuiu para novamente sermos selecionados pela DGartes.

Importa também referir a importância que estes projectos têm no currículo das instituições e dos docentes envolvidos, estando todas as instituições e docentes integrados como membros da equipa de projecto financiado por fundos competitivos, informação disponível oficialmente no site do CEAU-FAUP

Iremos agora, nos próximos dois anos, reforçar a componente de investigação do projeto, bem como alargar as nossas parcerias, nomeadamente no contexto Europeu com outras instituições e redes artísticas próximas do nosso universo de interesse. Com este objetivo de internacionalização do projeto CONTRAST irá ser criada uma parceria com a Society for Artistic research (SAR) sociedade internacional sem fins lucrativos, artística e científica, dedicada ao desenvolvimento, ligação e divulgação internacional da investigação artística como uma prática específica de produção de conhecimento. O objetivo é iniciar um projeto piloto em que os projetos de fotografias das instituições parceiras possam ser criados e alojados na plataforma Research Catalogue, uma infraestrutura internacional de investigação artística que permite a publicação multimédia.

Para além da nova parceria criada com a Society for Artistic research (SAR), continua a nossa colaboração com três escolas fora de Portugal, nomeadamente com a Liverpool School of Architecture (LSA), Zaragosa Unidad Predepartamental de Arquitectura da Universidade de Zaragoza (UNIZAR) e Barcelona Universitat Politècnica de Catalunya BarcelonaTech (UPC).

diretor

Pedro Leão Neto (FAUP / CEAU / SCOPIO)

CONSELHO ARTÍSTICO E CIENTÍFICO

Pedro Tropa (AR.CO)

Orlando Franco (DCAM)
Rodrigo Peixoto (DCAM)
Sofia Silva (DCAM)

José Maças de Carvalho (DARQ)

Carlos Lobo (EA.UCP)

Eduarda Neves (ESAP)
Maria Covadonga Barreiro (ESAP)
Nuno Ramalho (ESAP)
Rui Lourosa (ESAP)

João Leal (ESMAD / Unimad)
Luís Ribeiro (ESMAD / Unimad)
Olívia da Silva ( ESMAD / Unimad)

Maria Neto (CEAU / FAUP / UBI)
Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS)

Rogério taveira (FBAUL)
Victor dos Reis (FBAUL)

José Carneiro (FBAUP / i2ADS)
Susana Lourenço Marques (FBAUP / i2ADS)

Jorge Manuel Gomes Barbosa (FEUP)

Cecília BABTISTA (IPT)
Alexandre Magalhães (IPT)

João patrício (IPT)
Valter Ventura (IPT)


VÍDEOS
O livro Contrast
Vídeo da plataforma Contrast
Sobre o projeto contrast - legendado
SOBRE PROJETO CONTRAST
CONTRAST II_FULL BOOK VIDEO
CONTRAST I BOOK VIDEO
Entrevista CONTRAST: Pedro Leão Neto

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Apresentação do projeto scopio Editions no RIBA Photo Festival: um catalisador para a discussão e construção de ideias em volta do universo da arquitetura, por Pedro Leão Neto, Universidade do Porto

 
 
 

Apresentação do projeto scopio Editions no RIBA Photo Festival

um catalisador para a discussão e construção de ideias em volta do universo da arquitetura, por Pedro Leão Neto, Universidade do Porto

RIBA Photo Festival study day: collecting architectural photography

PT/ENG
Pedro Leão Neto, docente e investigador na FAUP, coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no Centro de Estudo de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) foi convidado a participar no RIBA Photo Festival (8-11 de novembro de 2023) com uma apresentação sobre o projeto editorial scopio Editions que dirige desde a sua fundação em 2010.

A apresentação "SCOPIO Editorial Project: A Catalyst for Architectural Discourse and Ideas" tem como objetivo dar a conhecer a nível internacional este projeto editorial muito ligada à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e ao seu Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU). O intuito é explicar como este projeto editorial, centrado na fotografia documental artística relacionada com a arquitetura, tem sido um importante catalisador para a discussão e construção de ideias em volta do universo da arquitetura, bem como deu origem a uma série notável de publicações em formato de revista e livro, bem como duas revistas académicas online em plataforma OJS que intersectam a fotografia com arquitetura e arte, nomeadamente Sophia Journal e scopio Magazine.

A contribuição de Pedro Leão Neto fará parte do Dia de Estudo sobre fotografia de arquitetura agendado para o dia 10 de novembro no Royal Institute of British Architects em Londres.

Para se inscrever nesta apresentação, envie um e-mail para photo@riba.org.

Research group 'Arquitectura, Arte e Imagem — AAI'  CEAU.FAUP
FAUP SIGARRA

SCOPIONETWORK WEBSITE
SOPHIA JOURNAL | AAI OJS WEBSITE

 

SOBRE SCOPIO EDITIONS

scopio Editions é uma editora independente fortemente ligada à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e ao seu Centro de Arquitetura e Estudos Urbanos (CEAU) em termos de investigação e desenvolvimento. O universo de interesse da scopio é genericamente o da Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), com um especial enfoque sobre a Fotografia Documental Artística relacionada com Arquitetura, Cidade e Território.

A scopio Editions tem uma estrutura dinâmica que integra publicações periódicas e não periódicas, com o objetivo de divulgar várias obras e autores que utilizam ou investigam o universo da AAI com uma abordagem crítica, exploratória e inovadora, focando-se na Fotografia relacionada com Arquitetura, Cidade e Território.