Lançamento e apresentação de Sophia Journal Vol. 8 No. 1 (Copy)

 
 
 

Sophia Journal Vol. 8 Lançamento e Mesa Redonda na OASRN

“Landscapes of Care: Photography, Film, Modern Architecture and Landscape Heritage”

CONFERENCE LIVE STREAMING YOUTUBE FAUPlive
https://www.youtube.com/watch?v=USs_LRaMBpc

Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

PT/ENG

No dia 20 de março, pelas 18h00, a Ordem dos Arquitetos - Secção Regional Norte (OASRN) acolheu o aguardado lançamento da Revista Sophia Vol. 8, intitulada "Landscapes of Care: Photography, Film, Modern Architecture and Landscape Heritage". Esta mesa-redonda dá assim continuidade à análise critica que a revista promove anualmente em volta da confluência entre os mundos da imagem e da arquitetura, assinalando mais um ano de sucesso da publicação.

O evento teve início com a abertura oficial da sessão pela Arquiteta Adriana Floret, coordenadora da área de Cultura e Comunicação da OASRN. De seguida, o Diretor da publicação, Pedro Leão Neto, apresentou a revista e o projeto scopio Editions a uma audiência de estudantes, profissionais e académicos, no local e online. Com especial enfoque no estudo da interseção entre a fotografia e a arquitetura, nomeadamente a fotografia documental artística, a scopio Editions procura inspirar o diálogo e a inovação nestas áreas.

Neto explicou a missão da scopio Editions, salientando o seu papel na promoção do intercâmbio intelectual em volta do universo da arquitetura, da arte e da imagem, com especial incidência na fotografia, mostrando o seu impacto significativo através de uma gama diversificada de publicações. Durante o lançamento, foi também apresentada a publicação Sophia Journal, uma revista académica revista por pares que integra a scopio Editions, estabelecendo uma ponte entre as disciplinas de fotografia, arquitetura e arte através da investigação e de um discurso académico e criativo significativo.

O envolvimento da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e do seu Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), bem como as colaborações com fóruns internacionais, foram destacados como fundamentais para reforçar o reconhecimento global da revista. Todo este trabalho desenvolvido revela o empenho de Sophia Journal em dar continuidade e reforçar os fóruns e debates académicos em volta do estudo da interseção entre arquitetura, arte e fotografia.

Uma Mesa Redonda Inspiradora

O evento foi enriquecido por uma mesa redonda com os editores do Volume 8, moderada por Hugh Campbell, Professor de Arquitetura na University College Dublin. Os editores, cada um com uma perspetiva única, partilharam as suas experiências enriquecedoras com a revista, sublinhando o espírito de colaboração e a abordagem interdisciplinar que define Sophia Journal.

A discussão aventurou-se pelos temas matizados de "Tipos", "Lugares" e "Processos", estando a publicação estruturada em volta deste temas, revelando a profundidade de análise e exploração caraterística da revista. Hugh Campbell (UCD), juntamente com os editores Igea Troiani (LSBU), João Leal (ESMAD), Mark Durden (USW /eCDR), Rikke Munck Petersen (UCPH) e Teresa Ferreira (FAUP), debateram e analisaram a importância da fotografia e do filme para o estudo e atribuição de valor ao património e às paisagens. O diálogo entre os editores sublinhou o potencial dos meios visuais para transformar percepções e narrativas em torno de ambientes arquitectónicos e naturais e a conversa foi um testemunho da abordagem inovadora e inclusiva para com a arquitetura moderna e o património paisagístico.

A partir de “Lugares”, Igea Troiani e Mark Durden sublinharam a natureza reveladora dos lugares através de ensaios cinematográficos, tanto ficcionais como documentais. Destacaram a riqueza interdisciplinar que surge quando se trabalha com colegas de várias áreas, como a fotografia, o cinema, a arquitetura e a história. Foi sublinhada a utilização da fotografia e do filme como instrumentos primários de investigação, enfatizando a atribuição de valor às imagens nas publicações.

João Leal e Rikke Munck Petersen, abordando “Processos”, discutiram a importância dos processos experimentais nas suas publicações. A essência de estar fisicamente presente num local, observando-o, fotografando-o e filmando-o, é crucial. Este envolvimento direto garante que os locais estudados não são apenas documentados, mas profundamente vividos, enriquecendo assim o conteúdo da publicação.

Abordando “Tipos”, Hugh Campbell e Teresa Ferreira falaram sobre o conceito de atribuição de valor a diferentes tipos de edifícios e sítios, abordando aspectos patrimoniais. Foi salientado o potencial da fotografia e do filme para atribuir e, por vezes, transferir valor ou reconhecimento para edifícios e paisagens. Esta conversa aponta para um processo cíclico em que os locais e os edifícios procuram reconhecimento e valorização através do envolvimento visual e experimental.

Um assunto que esteve subjacente em todo o debate foi o da importância que os meios visuais (fotografia e filme) e a experiência direta possuem para a investigação, documentação e valorização dos lugares. Quer seja através dos lugares, dos processos ou dos tipos, cada par de editores sublinhou a riqueza da abordagem multifacetada para compreender e apreciar o significado dos lugares, as suas histórias e o seu potencial valor patrimonial. Esta visão colectiva enfatiza uma abordagem interdisciplinar, misturando arte, história, arquitetura e muito mais, para aprofundar a nossa ligação e apreciação dos espaços e arquiteturas que nos rodeiam.

No final da mesa redonda, o empenho e a paixão dos participantes eram perceptíveis, reflectindo um compromisso partilhado com a missão da revista de explorar as intersecções da fotografia, do cinema, da arquitetura e do património paisagístico.

Olhar em Frente

O sucesso do lançamento de Sophia Journal Vol. 8 e a sua mesa redonda assinalam um marco significativo na nossa exploração contínua de "Paisagens de Cuidado". Estamos imensamente gratos pelas contribuições de todos os editores, autores e participantes, cuja dedicação e perspicácia têm sido fundamentais para o sucesso da publicação.

A Revista Sophia Journal tem sido parte integrante da nossa comunidade académica há mais de oito anos e tem desempenhado um papel significativo no estabelecimento de uma rede internacional centrada na intersecção da Fotografia com a Arquitetura.

Deste modo, ao olharmos para o futuro, continuamos motivados com o impacto e crescimento contínuos da revista Sophia Journal no seio das comunidades académica e profissional com interesse pelo universo da arquitetura, arte e imagem, com especial incidência pela interseção da fotografia com a arquitetura, promovendo a nossa compreensão da intrincada relação entre fotografia, arquitetura e património paisagístico.

Editores de Sophia Journal Vol. 8

  • Hugh Campbell, Professor of Architecture in the School of Architecture, Planning and Environmental Policy at University College Dublin (UCD)

  • Igea Troiani, Professor of Architecture and Head of Division for Architecture at London South Bank University (LSBU)

  • João Leal, artist and full time professor in the Department of Image Arts P.Porto | ESMAD

  • Mark Durden, Professor of Photography at Newport and Director of European Centre for Documentary Research (USW / eCDR)

  • Rikke Munck Petersen, Professor at University of Copenhagen, Landscape Architecture and Planning (UCPH)

  • Teresa Ferreira, Principal Investigator at Center for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU-FAUP) and Chair Holder of the UNESCO Cities and Landscapes. Sustainable Management, Conservation

+ inf.

Sophia Journal

 

Sophia Journal Vol. 8 Launch & Round-Table at OASRN

 
 
 

Sophia Journal Vol. 8 Launch & Round-Table at OASRN

“Landscapes of Care: Photography, Film, Modern Architecture and Landscape Heritage”

CONFERENCE LIVE STREAMING YOUTUBE FAUPlive
https://www.youtube.com/watch?v=USs_LRaMBpc

Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

PT/ENG

On 20th March, at 6:00 PM, the Portuguese Association of Architects – North Regional Section (OASRN) hosted the awaited launch of Sophia Journal Vol. 8, titled "Landscapes of Care: Photography, Film, Modern Architecture and Landscape Heritage" This edition continues the journal's tradition of critically examining the confluence of image and architecture, marking another successful year of publication.

The event commenced with the official opening of the session by Architect Adriana Floret, OASRN's Culture and Communication area coordinator. Pedro Leão Neto, the Editor-in-Chief, then presented the journal alongside the scopio Editorial project to an audience of students, professionals, and scholars, both onsite and online. Focused on the synergy between photography and architecture, particularly documentary artistic photography, scopio Editions seeks to inspire dialogue and innovation within these fields.

Neto elaborated on scopio's mission, emphasizing its role in fostering intellectual exchange and showcasing its significant impact through a diverse range of publications. The launch also saw the unveiling of Sophia Journal, a peer-reviewed academic journal that complements the scopio initiative, further bridging the disciplines of photography, architecture, and art with a robust academic and creative discourse.

The involvement of the Faculty of Architecture at the University of Porto (FAUP) and its Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU), as well as collaborations with international forums, were highlighted as pivotal in enhancing the journal's global stature. Such efforts underscore Sophia's commitment to advancing scholarly and practical discussions across architecture, art, and photography.

An Inspiring Round-Table Discussion

The event was further enriched by a round-table featuring the editors of Volume 8, moderated by Hugh Campbell, Professor of Architecture at University College Dublin. The editors, each bringing a unique perspective, shared their enriching experiences with the journal, underscoring the collaborative spirit and interdisciplinary approach that defines Sophia.

The discussion ventured into the nuanced themes of "Types," "Places," and "Processes," since the journal organised itself through these themes, revealing the depth of analysis and exploration characteristic of Sophia. Hugh Campbell (UCD), along with editors Igea Troiani (LSBU), João Leal (ESMAD), Mark Durden (USW / eCDR), Rikke Munck Petersen (UCPH), and Teresa Ferreira (FAUP), delved into the importance of photography and film in ascribing value to heritage and landscapes. The dialogue underscored the potential of visual mediums to transform perceptions and narratives surrounding architectural and natural environments and the conversation was a testament to the journal's innovative and inclusive approach to modern architecture and landscape heritage.

Starting with Places, Igea Troiani and Mark Durden, emphasized the revealing nature of places through film essays, both fictional and documentary. They highlighted the interdisciplinary richness that emerges when working with colleagues from various fields such as photography, cinema, architecture, and history. The use of photography and film as primary research tools was underscored, emphasizing the assignment of value to images in publications.

João Leal and Rikke Munck Petersen, addressing Processes, discussed the significance of experiential processes in their publications. The essence of being physically present at a location, observing, photographing, and filming it, is crucial. This direct engagement ensures that the places studied are not only documented but deeply experienced, thereby enriching the publication's content.

Addressing Types, Hugh Campbell and Teresa Ferreira talked about the concept of ascribing value to different types of buildings and sites, touching on heritage aspects. The potential of photography and film to assign and sometimes shift value or recognition towards buildings and landscapes was pointed out. This conversation suggests a cyclical process where places and buildings seek acknowledgment and valuation through visual and experiential engagement. 

Uniting all discussions is the underlying theme of the importance and power of visual mediums (photography and film) and direct experience in researching, documenting, and valuing places. Whether through the lens of places, processes, or types, each pair of editors underscores the multifaceted approach to understanding and appreciating the significance of locations, their histories, and their potential heritage value. This collective insight emphasizes an interdisciplinary approach, blending art, history, architecture, and more, to deepen our connection with and appreciation of the spaces around us.

As the round-table concluded, the engagement and passion of the participants were palpable, reflecting a shared commitment to the journal's mission of exploring the intersections of photography, film, architecture, and landscape heritage.

 

Looking Forward

The successful launch of Sophia Journal Vol. 8 and the accompanying round-table discussion mark a significant milestone in our ongoing exploration of "Landscapes of Care." We are immensely grateful for the contributions of all editors, authors, and participants, whose dedication and insight have been instrumental in the journal's success.

Sophia Journal has been integral to our academic community for over eight years, and it has played a significant role in establishing an international network focused on the intersection of Photography and Architecture.

Thus, as we look ahead, we remain motivated about the continued impact and growth of Sophia Journal within the academic and professional communities, furthering our understanding of the intricate relationship between photography, architecture, and landscape heritage.

Editors of Sophia Journal Vol. 8

  • Hugh Campbell, Professor of Architecture in the School of Architecture, Planning and Environmental Policy at University College Dublin (UCD)

  • Igea Troiani, Professor of Architecture and Head of Division for Architecture at London South Bank University (LSBU)

  • João Leal, artist and full time professor in the Department of Image Arts P.Porto | ESMAD

  • Mark Durden, Professor of Photography at Newport and Director of European Centre for Documentary Research (USW / eCDR)

  • Rikke Munck Petersen, Professor at University of Copenhagen, Landscape Architecture and Planning (UCPH)

  • Teresa Ferreira, Principal Investigator at Center for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) and Chair Holder of the UNESCO Cities and Landscapes. Sustainable Management, Conservation

+ more

Sophia Journal

 

Mesa Redonda Contrast | O ensino da Fotografia como um dispositivo Utópico

 
 
 

Mesa Redonda Contrast | O ensino da Fotografia como um dispositivo Utópico: Repensar, Questionar Realidades Urbanas

Evento integrado na programação do 25 de Abril da Casa Comum 8 de Abril de 2024 (segunda-feira), 18h | Casa Comum – Reitoria da U. Porto

PT/ENG

Enquadrado na programação do 25 de Abril da Casa Comum, a mesa redonda Contrast | A Fotografia como um dispositivo utópico: Repensar, Questionar Realidades Urbanas pretende debater a importância do ensino da fotografia como um dispositivo quer para a ideação de projeto e criação artística quer para analisar e representar criticamente a arquitetura, a cidade e o território, bem como a forma como as pessoas vivem e transformam estes espaços.

A abertura da mesa redonda e apresentação do projeto Contrast estará a cargo do coordenador do projeto Pedro Leão Neto (FAUP) que irá moderar o debate que se segue. A mesa redonda conta com a presença dos seguintes convidados, muitos deles coordenadores e editores que integram o projeto Contrast, nomeadamente, Joana Caetano (CETAPS / FLUP), José Carneiro (FBAUP / ID + / i2ADS), Maria Neto (CEAU / FAUP - UBI), Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS), Olívia Marques da Silva (uniMAD/ESMAD /IPP) e Rui Lourosa (ESAP) e o debate que se segue terá como mote a temática O Ensino da Fotografia como um Dispositivo Utópico e será moderado por Pedro Leão Neto.

Interessa-nos debater a fotografia como um dispositivo utópico capaz de um registo documental ficcional, explorando diversas estratégias visuais que nos permitem repensar e questionar a identidade e o significado simbólico dos lugares, de cidade bem como perceber como os mesmos são vividos e transformados. Alguns pontos chave:

  • A fotografia como meio de expressão artística e crítica social, questionando e reimaginando a arquitetura, a cidade e o território.

  • Estratégias visuais utilizadas para repensar e transformar a percepção dos espaços urbanos.

  • Exemplos de projetos fotográficos que combinam documentação e ficção para explorar utopias urbanas.

Neste contexto de celebrações do 25 de abril, importa também perceber como a fotografia tem sido usada como uma ferramenta para documentar momentos históricos, capturar a essência da resistência cultural e expressar a identidade de um povo em transformação. Alguns pontos chave:

  • A fotografia como registro histórico da Revolução dos Cravos e suas repercussões na sociedade portuguesa.

  • A importância da memória visual na preservação da identidade coletiva e individual.

  • De que modo a fotografia pode desempenhar um papel na educação para a cidadania, valorizando a democracia e a liberdade.

Este evento integra ainda a vídeo-exposição “Contrast: Repensar, Questionar Realidades Contemporâneas” que tem acompanhado o programa de disseminação da rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT.

A vídeo-exposição tem vindo a comunicar os trabalhos fotográficos de estudantes e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas neste projeto, permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online.


O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.
 

BIOGRAFIAS

Joana Caetano (CETAPS / FLUP)
Joana Caetano
é assistente convidada na FLUP, onde leciona Estudos sobre a Utopia, colaboradora do CETAPS-Centre for English and Anglo-Portuguese Studies e da U.Porto Press, e Editora Executiva de VIA PANORAMICA: Revista de Estudos Anglo-Americanos/ A Journal of Anglo-American Studies. Concluiu o Doutoramento com uma tese intitulada Hainish Hospitalities: Ursula K. Le Guin’s Constellation of Utopian Care, em 2023, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com financiamento da FCT. Tem publicado capítulos de livros, recensões e artigos em várias revistas científicas, nomeadamente em Utopian Studies Journal, nos Cadernos de Literatura Comparada e na Revista BANG!, na qual tem uma rubrica dedicada a Ursula K. Le Guin.

José Carneiro (FBAUP)
Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Director do Mestrado em Design da Imagem (FBAUP). Director do Centro de Estudos em Design e Arte (FBAUP). É doutorado em Arte e Design pela FBAUP, 2014. É investigador integrado no ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura e colabora com o i2ADS - Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. É autor de vários artigos científicos e tem participado regularmente em conferências nacionais e internacionais. Desenvolve trabalho artístico e de design de comunicação. É autor do projecto Records & Photographs e do programa de rádio Clube da Esquina. Mais informação em www.josecarneiro.org.

Maria Neto (CEAU / FAUP - UBI)
Arquitecta, professora auxiliar convidada no DECA-UBI e investigadora no CEAU-FAUP e ICHaB-ETSAM. Doutorada em Arquitectura (EA-UAH+ICHaB-ETSAM, 2022) com bolsa individual FCT, merecedora de nomeação para o Prémio Extraordinário, tem estudos de pós-graduação em Development of Human Settlements in the Third World (ICHaB/ETSAM) e prática profissional em Humanitarian Shelter Coordination (IFRC/UNCHR/Oxford Brookes University). Colaborou, no terreno, com o UNHCR no Quénia e a BRC em Inglaterra, no suporte ao refugiado e requerente de asilo. Foi distinguida com o Prémio Fernando Távora, foi oradora convidada da representação portuguesa na 17ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza e seleccionada para a antologia do Prémio Universidades Trienal de Lisboa. Integra diversos projetos de investigação com fundos competitivos (FCT, MICIU e DGArtes), e é autora de vários artigos, capítulos de livros e livros publicados. Editou também várias revistas e livros da especialidade pela Scopio Editions, editora com a qual colabora desde 2013. A par da docência no DECA-UBI e da prática em gabinete próprio no Porto, colaborou com o IHRU no programa “Da Habitação ao Habitat”, e actualmente coordena na UBI, o acordo interinstitucional UBI-FAUP-CMF, para a execução de 5 edifícios no âmbito da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), direccionada às comunidades de refugiados, requerentes de asilo e migrantes.

Mário Mesquita (FAUP)
É Arquitecto, Urbanista e Fotógrafo. É Doutorado em Arquitetura (FAUP) - “Das redes da invisibilidade na equação contemporânea do território. De processo, projeto, obra e serviço público de água no Porto no entre séculos XIX/XX: uma investigação/acção na perspectiva do ser arquitecto e da emergência das transdisciplinaridades”, Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP/FEUP) - “Formação e consolidação do tecido urbano na zona das Antas - Porto 1880- 1950” e Licenciado em Arquitetura (FAUP). É Professor Auxiliar na FAUP, onde lecciona desde 1999. Nesta instituição é Professor de Projeto 5, Regente de “Porto: Territórios e Redes da Invisibilidade” e Co-regente de “Arquitetura: Processos de Transformação no Ensino Aprendizagem” (MIARQ/ FAUP) Pertence ao corpo docente dos seguintes cursos: INOVPED “A Comunidade como Prática” (FPCEUP), “Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica” (Companhia Instável), “Portefólio” (FBAUP) e “Beyond Museums Training course” (UNESCO Chair “Water Heritage and Sustainable Development”, Ca’ Foscari University of Venice - Italy) É Coordenador da Comunidade de Inovação Pedagógica - UP “PTRI” Como Investigador Integrado no i2ADS coordena “Processos de transformação no ensino artístico-científico no Porto (1950-2016)” e, como Investigador Colaborador no CITCEM, coordena “Territórios das invisibilidades” e a Comunidade de Investigação PTRI. É Investigador Principal na Águas do Porto, coordenando o Plano Director do Património, da Plataforma de Informação e Interpretação do Património e do Parque Patrimonial das Águas - UNESCO/WWM.

Olívia Marques da Silva (ESMAD)
Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto e doutorada em Fotografia pela Escola de Arte & Design de Derby, Reino Unido (Ph.d.,Mphil/ Ph.d./MA). Associa a atividade académica à expressão artística enquanto fotógrafa, participando em diversas exposições individuais e coletivas. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Português de Fotografia. A ligação ao Politécnico do Porto começou em 1992, onde foi diretora do Departamento de Artes da Imagem da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), criou e coordenou o Mestrado em Comunicação Audiovisual com uma Especialização em Fotografia e Cinema Documental e Produção e Realização Audiovisual. Foi presidente do Conselho Técnico- Científico da ESMAE. Foi consultora fotográfica do Museu do Carro Elétrico dos Sociedade de Transportes Coletivos do Porto0. Colabora com os seguintes centros de investigação: CCRE, FAUP e eCPR/South Wales University. Coordena a Conferência Anual de Multimédia, Fotografia e Cinema , de Imagens do Real Imaginado (IRI) É atualmente Presidente da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P.PORTO.

Pedro Leão Neto (FAUP)
Arquiteto licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP, 1992), mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP-FEUP, 1992), doutor em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002) e pós-doutorado (FAUP, 2018). Professor e Investigador na FAUP, é coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI) e das Edições scopio, sendo Editor-in-chief da revista científica Sophia Journal Arquitetura, Arte e Imagem e Investigador Principal (PI) do projeto Visual Spaces of Change (VSC) financiado pela FCT e do projeto Contrast: Rede de Iniciativas Artísticas Multidisciplinar na Arte, Arquitetura, Design e Fotografia (Apoio a Projetos - Criação e Edição – DGartes). Regente das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território, o seu campo de investigação é focalizado no universo da Arquitetura, Arte e Imagem. Dentro deste campo de investigação publicou e editou mais de 30 livros, diversos artigos científicos, coordenou diversos projetos de Investigação, exposições, conferências e concursos internacionais.

Rui Lourosa (ESAP)

Doutorado em Arte dos Media na Universidade Lusófona do Porto. Licenciado em Arte e Comunicação pela Escola Superior Artística do Porto, participante e bolseiro no Stage Europeo degli Esordi em Lucca, possui o DEA pela Universidade de Vigo no programa Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Atualmente é investigador do grupo de investigação Arte e Estudos Críticos do Centro de Estudos Arnaldo Araújo. Enquanto artista, desenvolve continuamente trabalho no âmbito da sua investigação: a fotografia, a etnografia e o funerário. Trabalha e investiga o fotográfico no seu carácter processual: digital, mas mais especialmente analógico, alternativo e histórico. Experimenta continuamente com o processo fotográfico e cinematográfico estereoscópico na relação da geração e manutenção da imersividade com a perturbação e o desconforto. Tem vindo a apresentar continuamente comunicações, conferências e exposições acerca da sua investigação e prática artística. É docente na Escola Superior Artística do Porto em várias unidades curriculares na área do projeto e da impressão e onde organiza o programa “VISUA – Laboratório de Experimentação e Práticas Visuais” é também membro do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico da ESAP e foi desde 2009 até 2016 Director do Curso Superior de Artes Visuais – Fotografia.

 

 


 

Caveat

 

Caveat

BY ANDREA MARTINO


Caveat: a Latin word that sounds like a warning, “beware”. It is the title of a photographic series that explores the caves of Vallone di San Rocco in Naples, a hidden and endangered treasure, a challenge for the eye and the memory. The caves are ancient cavities dug in the yellow tuff, the volcanic material that formed after an eruption of the Campi Flegrei about 12,000 years ago. From these caves Naples grew, which used the tuff for its constructions, but which also gave the caves other uses: shelter, workplace, storage, landfill. Today these caves are covered by an urban jungle that hosts an extraordinary biodiversity, but that leaves an open wound in the rock and in history. The photographic series tries to return a historical and formal “portrait” of these caves, showing their architectural, landscape, environmental, social value. The Caves of Vallone present themselves as urban rooms, where space is a void, where air is closed by matter that traces its boundary. A system that has its own logic, its own geometry, its own aesthetics, but that has remained invisible and inaccessible for a long time, and that now proposes itself to discovery and enhancement. This investigation aims to demonstrate that these quarries are an integral part of Naples’ history and culture, but they are also at risk of degradation and oblivion. The quarries are a dormant giant waiting to be awakened with care and respect, not only as geological heritage but also as a custodian of Neapolitan cultural memory.

SHORT BIOGRAPHY

Born in Naples in 1996, my hometown shaped my worldview, teaching me to observe space and understand the intricate relationships that are created with it. During my university studies in architecture, I developed a parallel interest in photography, using it as a tool for research and documentation. The photographic language became my main means to explore and narrate what I see through the lens, investigating the physical environment that surrounds us, scrutinizing not only the architectural elements, but also the human relationships that interact with space. Each shot represents an attempt to absorb the atmosphere of the place, allowing the context to suggest its stories. Photography thus becomes a form of visual narration that seeks to capture the essence of places and human connections in a delicate balance between art and documentation.

Website


https://andreamartino.com/

 

Lançamento online [acesso Livre] |  Volume 1, No. 1scopio Magazine AAI-Utopia

 
 
 

Lançamento online [acesso Livre] |  Volume 1 |
scopio Magazine AAI-Utopia

PT/ENG

scopio Magazine - Architecture, Art and Image Vol. 1
 - Utopia tem acesso livre através do url https://www.up.pt/revistas/index.php/scopio/issue/current

Lançamento da revista scopio Magazine AAI Online Journal - Um Novo Horizonte na Exploração da Utopia

O lançamento da versão online da scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem - Utopia constitui um marco significativo para a disseminação e debate de projetos e ideias capazes de cruzar fronteiras e deslocar limites no universo da Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) e explorar um conceito renovado de Utopia na contemporaneidade.

Esta revista académica internacional, de acesso livre e com revisão por pares, publicada pelo Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) - Grupo de Investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), em colaboração com o i2ADS, ID+ e CETAPS, é editada pela U. Porto Press e scopio Editions.

A publicação que é orientada para a investigação surge em colaboração com o projeto Contraste - uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares em Arte, Arquitetura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze instituições de ensino superior que lecionam fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas - com o intuito de fomentar um diálogo multidisciplinar em torno do universo da AAI.

Com uma renovada Equipa Editorial Internacional, a scopio AAI pretende explorar as paisagens da criatividade, da inovação e do pensamento crítico. Este ano, a publicação tem como tema central, "Utopia", desafiando as percepções convencionais e convidando diversos autores a imaginar novos paradigmas de pensamento utópico nas nossas sociedades complexas.

A edição inaugural da scopio Magazine AAI - Utopia é inspirada na ideia de que as visões utópicas não são meras fantasias, mas instrumentos essenciais para inspirar a transformação da sociedade. Fazendo eco da defesa de Ernst Bloch em O Princípio da Esperança, a revista aspira a aproveitar as utopias como catalisadores de mudança no mundo real, promovendo visões inovadorass que abrem caminhos criativos e colaborativos para um futuro melhor.

A scopio Magazine AAI está interessada em atrair trabalhos que aproveitem o poder da imagem como um meio que transcende fronteiras, deslocando convenções e promovendo diálogos inovadores entre domínios arquitectónicos e artísticos. A revista incentiva a apresentação de trabalhos de equipas multidisciplinares, inspirados por noções amplas de criatividade, inovação, cibernética e o seu papel na condução da co-evolução social e institucional.

A revista scopio Magazine AAI pretende contribuir para debates interdisciplinares sobre a forma como a arquitetura e o espaço público definem as nossas cidades, como as cidades moldam os territórios e como estes domínios podem ser explorados e comunicados através da lente da imagem.

Ao refletir criticamente sobre os ideais modernistas e ao repensar o pensamento utópico no contexto das democracias modernas, a revista aspira a promover uma noção contemporânea de Utopia. Uma noção que não só prevê futuros ambiciosos, mas também desencadeia caminhos accionáveis para reformar a sociedade de formas inovadoras e inclusivas.

Ao celebrarmos o lançamento online da scopio Magazine AAI, convidamos autores, investigadores e profissionais a juntarem-se a nós nesta exploração inovadora. Juntos, podemos desafiar o comum, inspirar visões transformadoras e contribuir para um mundo mais sustentável, equitativo e imaginativo.

Para obter directrizes de submissão e mais informações sobre a revista, visite o nosso sítio Web. Junte-se a nós para reimaginar o futuro, uma contribuição visionária de cada vez.

Mais informação em: 

scopiomagazine.arq.up.pt
Research group:  Architecture, Arte and Image — AAI CEAU.FAUP

 

Online release [Open Access] | Volume 1, No. 1scopio Magazine AAI-Utopia

 
 
 

Online release [Open Access] | Volume 1 |
scopio Magazine AAI-Utopia

PT/ENG

scopio Magazine - Architecture, Art and Image Vol. 1
 - Utopia is available online with free access at https://www.up.pt/revistas/index.php/scopio/issue/current

Launch of scopio Magazine AAI Online Journal - A New Horizon in the Exploration of Utopia

In an era where the boundaries of Architecture, Art, and Image (AAI) are continuously expanding, the launch of the online version of scopio Magazine Architecture, Art and Image - Utopia marks a significant milestone.

This international academic, open access, peer-reviewed journal, published by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) - Research group Architecture, Art and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal (FAUP), in collaboration with i2ADS, ID + and CETAPS being published by U. Porto Press and scopio Editions. 

This research-oriented publication emerges in collaboration with the Contrast project - a network of multidisciplinary artistic initiatives in Art, Architecture, Design and Photography that counts with the direct involvement of eleven institutions of higher education teaching photography in various disciplinary and artistic areas - to foster a multidisciplinary dialogue around the universe of AAI.

With a renewed international Editorial Team and Scientific Committee, scopio AAI is set to redefine the landscapes of creativity, innovation, and critical thinking. This year, the journal embarks on an explorative journey with its central theme, "Utopia," challenging conventional perceptions and inviting contributors to envision new paradigms of utopian thinking within our complex societies.

The inaugural issue of scopio Magazine AAI - Utopia is inspired by the belief that utopian visions are not mere fantasies but essential tools for inspiring societal transformation. Echoing Ernst Bloch's advocacy in The Principle of Hope, the journal aspires to harness utopias as catalysts for real-world change, promoting ambitious visions that pave creative and collaborative paths towards a better future.

scopio Magazine AAI is keen on attracting works that leverage the power of image as a medium transcending boundaries, dislocating conventions, and fostering innovative dialogues across architectural and artistic domains. The journal encourages submissions from multidisciplinary teams, inspired by broad notions of creativity, innovation, cybernetics, and their role in driving social and institutional co-evolution.

This year's focus on Utopia seeks to encourage imaginative questions on space appropriation, urban perception, socio-cultural diversity, and the role of digital media in shaping our environments. scopio Magazine AAI aims to contribute to interdisciplinary debates on how architecture and public space define our cities, how cities shape territories, and how these realms can be explored and communicated through the lens of image.

By critically reflecting on modernist ideals and rethinking utopian thought within the context of modern democracies, the journal aspires to promote a contemporary notion of Utopia. One that not only envisions ambitious futures but also triggers actionable pathways for reforming society in innovative and inclusive ways.

As we celebrate the online launch of scopio Magazine AAI, we extend an invitation to authors, researchers, and practitioners to join us in this groundbreaking exploration. Together, we can challenge the ordinary, inspire transformative visions, and contribute to a more sustainable, equitable, and imaginative world.

For submission guidelines and more information about the journal, please visit our website. Join us in reimagining the future, one visionary contribution at a time.

More information in: 
scopiomagazine.arq.up.pt
Research group:  Architecture, Arte and Image — AAI CEAU.FAUP

 

OPEN CLASS | CONTRAST project & Open Call - INTERNATIONAL DRAWING AND PHOTOGRAPHY CONTEST

 

OPEN CLASS | CONTRAST project & Open Call - INTERNATIONAL DRAWING AND PHOTOGRAPHY CONTEST


Terça-feira, dia 27 de fevereiro 2024, às 19h | Auditório do Pavilhão Sul, FBAUP



Exploring Contemporary Realities é a nova temática geral do CONTRAST, projeto que será apresentado no dia 27 de fevereiro 2024 às 19h, assim como serão abordadas outras iniciativas (DPIc) e analisado o trabalho desenvolvido até ao momento.

A aula aberta será da responsabilidade de Pedro Leão Neto, coordenador do projeto CONTRAST, sendo especialmente dirigida aos estudantes do Mestrado em Design e Imagem (MDI).

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

O projeto CONTRAST conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, FEUP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT.

O projeto pretende, nos próximos dois anos, reforçar a sua componente de investigação, bem como alargar as suas parcerias, nomeadamente no contexto Europeu com outras instituições e redes artísticas próximas do nosso universo de interesse. Com este objetivo de internacionalização do projeto CONTRAST foi criada uma parceria com a Society for Artistic Research (SAR) sociedade internacional sem fins lucrativos, artística e científica, dedicada ao desenvolvimento, ligação e divulgação internacional da investigação artística como uma prática específica de produção de conhecimento. O objetivo é iniciar um projeto piloto em que os projetos de fotografias das instituições parceiras possam ser criados e alojados na plataforma Research Catalogue, uma infraestrutura internacional de investigação artística que permite a publicação multimédia.

CHAMADA ABERTA | CONCURSO INTERNACIONAL DE DESENHO E FOTOGRAFIA (DPIc) UTOPIA 500

Estamos atualmente na terceira edição do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia (DPIc), um concurso integrado na scopio Magazine Architecture, Art and Image direcionado para a Identidade dos espaços das Universidades e da experiência e trabalho docente abertos a todas as comunidades académicas, tanto em Portugal como no estrangeiro.

 

Ciclo de 4 conversas sobre " Porto: Territórios da Invisibilidade" Gente

 
 
 

Conversas no CPF : "Gente"

Ciclo de 4 conversas sobre " Porto: Territórios da Invisibilidade"

24 Fev Centro Português de Fotografia

No dia 24 de Fevereiro, às 15h30, teve lugar a primeira conversa do ciclo “Conversas CPF” -“Porto: Territórios da Invisibilidade” tendo a sessão sido aberta pelo Diretor do CPF Doutor Bernardino Castro e moderada pelo Doutor e Professor Mário Mesquita (FAUP / i2ADS), contando com a participação da Professora Doutora Anni Gunther Nonell (FAUP), do Professor Doutor Pedro Leão Neto (FAUP) e do Professor Doutor Pedro Ferreira (FPCEUP).

Territórios da invisibilidade, dialéticas entre a “cidade invisível” e a “cidade visível”, questiona e tenta compreender as permanências urbanas invisibilizadas, contemporâneas dos processos de transformação da urbanidade e do “ser urbano” na cidade do Porto, entre 2020 e 2023.

É objectivo deste espaço de reflexão tornar visível o invisível, na consciência que a fotografia é um suporte, um meio e um instrumento eficaz para espoletar a formulação de pensamento crítico sobre a condição urbana, servindo-se do Porto como grande “laboratório”.

Nesse sentido, as “Conversas CPF” acolhem o ciclo “Porto: Territórios da Invisibilidade” com a proposta de envolver a sociedade na consideração sobre a importância de esbater a banalização do “ver”, tendo como focos de debate “gente”, “espaço”, “construído” e “paisagem” e como campo a pedagogia e a didática do “olhar”.

As conversas decorrerão ao longo do ano de 2024 e terão como âncora imagens pertencentes a uma grande reportagem fotográfica realizada pelo autor.
A primeira destas 4 conversas terá lugar dno dia 24 de fevereiro no Centro Português de Fotografia e tem como tema "Gente".

Plataforma online e redes sociais CPF

CPF

Facebook

Instagram

 

The Seven Circuits of a Pearl

 

The Seven Circuits of a Pearl

BY IOANNA SAKELLARAKI


This peripatetic inquiry is realized through a series of night walks across a wide range of Australian landscapes mapping out the transmutable body of nature as a meditative field. Occupying new meanings each time through the walking as a form of grounding thought while moving with it and making something out of it, its residue becomes what remains but empowers. Characterized by their own interruption, when zones of landscapes pause and rebegin by merging into a new form of totality, the fields of these walks are moving bodies themselves; a form of energy that is transferable to words, images, and sounds enabling them to become the toponyms of new constellations. From the west to the east coast, there is no crossing without encountering the desert as the connector in the in-between, the center of Australia; the interior of the continent, and the seventy percent of its entirety, a landscape that epitomizes a ‘before- us’ quality as a site of ancient myth, spiritual dimension, and cultural rebirth and which had, for centuries, been seen as a ‘’terra nullius’’ in the journals of masculine adventurers who tried to cross it. The desert, this ‘’hideous blank’’, as several of the early explorers had called it, is, for the purpose of this work, envisioned like an outdoor thinking room during my night walks; the site for ‘forming aporias’ on the physical space of my images. These forms are for me exploration devices of the unknown; they operate in their hiddenness and at the same time it is through hiding that they invite me to find them anew, fully and wholly.

SHORT BIOGRAPHY

Ioanna Sakellaraki (b.1989) is a Greek visual artist and researcher. Her work investigates the relationship between collective cultural memory and fiction. Drawing emphasis on the photographic object, process and encounter, she explores the boundaries of a primitive, yet futuristic vision of places and people. She is a graduate of Journalism with an MA in Photography from the Royal College of Art in London and an MA in Cultural Studies. She is the recipient of The Royal Photographic Society Bursary Award 2018 and was the winner of a Sony World Photography Award in 2020. In 2019, she was awarded with the Reminders Photography Stronghold Grant in Tokyo and the International Photography Grant Creative Prize. Nominations include: the Inge Morath Award by Magnum Foundation in USA, the Prix HSBC, the Prix Levallois and the Prix Voies Off in France. Her work has been exhibited internationally in art festivals and galleries with recent solo shows in Tokyo, Melbourne, Belfast, Braga, Greece and Berlin. Her projects have been featured in magazines such as The New Yorker, TIME, Aesthetica and Wallpaper and journals including The Guardian, Financial Times and Deutsche Welle. She has been invited as a guest speaker in the Martin Parr Foundation and the London Institute of Photography amongst others. Her work has been acquired by the Los Angeles County Museum of Art (LACMA) Collection. Her monograph ‘The Truth is in the Soil’ is published by London- based publisher GOST Books.

Website


https://ioannasakellaraki.com/

 

Launching and presentation of Sophia Journal - OASRN

 
 
 

Launching and presentation of Sophia Journal Vol. 8 No. 1: Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

MARCH 20, 2024 (WEDNESDAY), 6:00pm | Portuguese Association of Architects – North Regional Section (OASRN)

CONFERENCE LIVE STREAMING YOUTUBE FAUPlive
https://www.youtube.com/watch?v=USs_LRaMBpc

Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

PT/ENG

The launching and presentation of Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage will take place on March 20, 2024, 6:00pm, at the OASRN's headquarters. The event is under the responsibility of the Architecture, Art and Image (AAI) group, integrated in the R&D Centre for the Study of Architecture and Urbanism (CEAU) at FAUP in partnership with Portuguese Association of Architects – North Regional Chapter (OASRN).

After the official opening of the session by OASRN, the presentation of Sophia Journal publication and scopio Editorial project will be the responsibility of Pedro Leão Neto (Editor-in-Chief of the publication), who will then give the floor to Hugh Campbell (UCD) who will be moderating the following informal roundtable with all the remaining Editors: Igea Troiani (LSBU), João Leal (P.PORTO / ESMAD), Mark Durden (USW/eCDR), Rikke Munck Petersen (UCPH) and Teresa Ferreira (FAUP/CEAU).

Hugh Campbell is Professor of Architecture in the School of Architecture, Planning and Environmental Policy at University College Dublin. His research focuses on modern and contemporary architectural production, on the relationship between photography, architecture and built space, and on the visual culture of cities. He is on the steering group of the AHRA and on the board of Places Journal, to which he is a regular contributor.

The book launch and following roundtable will be held in simultaneously online and in person, and you can join this online launch and round-table by accessing the following link: https://youtu.be/….

The launch and presentations will be conducted in English.

Sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos Rua Álvares Cabral, 144 – Porto


Issue description

Sophia’s third cycle main theme is “Landscapes of Care” with an overall interest around contemporary photography on how architecture can help a broken planet. It intends to understand how the photographic/imagery universe can be explored as a meaningful instrument of research about the multifaceted complex socioeconomic, political, historical, technical and ecological dimensions of architecture, city and territory that testify, question or emerge from relationships of care.
The concept “landscapes of care” has increasingly been adopted by diverse areas of study coming from health geography to the arts and architecture. Taking this notion to the universe of architecture we would like to understand architecture, city and territory as living and inclusive organisms, constituted by multifaceted landscapes with complex social and organisational spatialities which embody the difference and the other, the strange, the unfamiliar, the indigenous, the human and the non-human.

Sophia Journal Vol. 8 No. 1 (2023): Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage addresses contemporary photographic and visual practices that focus on how architecture understood in a wide sense can help to heal a broken planet. The concept of “Landscapes of Care” has increasingly been adopted by diverse areas of study, from health geography to the arts, architecture and heritage preservation. It is used here in order to understand and document modern architecture, building, city and territory as living and inclusive organisms, as well as heritage resources for global sustainability. Modern architecture is a ‘heritage at risk’ as it belongs to a recent past that has not yet been sufficiently recognised by the authorities, scholars and general public. Our aim is to explore the ways in which photography and film can be used as meaningful instruments of research into the socioeconomic, political, historical, technical and ecological dimensions of modern architecture, city and territory.

Editorial Team
Hugh Campbell (UCD)
Igea Troiani (LSBU)
João Leal (P.PORTO / ESMAD)
Mark Durden (USW/eCDR)
Rikke Munck Petersen (UCPH)
Teresa Ferreira (FAUP/CEAU) 

Editor-in-Chief
Pedro Leão Neto

About the Journal

Sophia Journal is an international academic, open access, peer-reviewed journal, published by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) - Research group Architecture, Art and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal (FAUP), in collaboration with the association Cityscopio and their publishing imprint scopio Editions.

+ more

https://www.agenda-porto.pt/evento/sophia-journal/
https://ordemdosarquitectos.org/sr_norte/agenda/lancamento-sophia-journal-vol8
https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=81383
https://ceau.arq.up.pt/en/highlights/events/lancamento-e-apresentacao-de-sophia-journal-vol-8-no-1

 

Lançamento e apresentação de Sophia Journal Vol. 8 No. 1

 
 
 

Lançamento e apresentação dE Sophia Journal Vol. 8 No. 1: Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

20 de MARÇO de 2024 (QUARTA-feira), 18h00 | ORDEM DOS ARQUITECTOS SECçÃO REGIONAL NORTE (OASRN)

CONFERENCE LIVE STREAMING YOUTUBE FAUPlive
https://www.youtube.com/watch?v=USs_LRaMBpc

Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

PT/ENG

O lançamento e apresentação da 8ª edição da publicação científica Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage, da responsabilidade do grupo de Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) na FAUP, terá lugar no dia 20 de Março de 2024, às 18h00, na sede da (OASRN)

Após a abertura oficial da sessão pela OASRN, a apresentação da publicação Sophia Journal e do projeto editorial scopio Editions estará a cargo de Pedro Leão Neto (Editor-in-Chief), que após a sua intervenção dará a palavra a Hugh Campbell (UCD) que moderará a mesa redonda informal com todos os restantes Editores: Igea Troiani (LSBU), João Leal (P.PORTO / ESMAD), Mark Durden (USW/eCDR), Rikke Munck Petersen (UCPH) e Teresa Ferreira (FAUP/CEAU).

Hugh Campbell é Professor de Arquitetura na Escola de Arquitetura, Planeamento e Política Ambiental da University College Dublin. A sua investigação centra-se na produção arquitetónica moderna e contemporânea, na relação entre fotografia, arquitetura e espaço construído, e na cultura visual das cidades. Faz parte do grupo diretor da AHRA e da direção do Places Journal, para o qual colabora regularmente.

O lançamento do livro e a mesa redonda que se lhe seguirá serão realizados simultaneamente online e em pessoa, e pode participar neste lançamento em linha e na mesa redonda acedendo à seguinte ligação: https://youtu.be/....

O lançamento e as apresentações serão efectuados em inglês.

Sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos Rua Álvares Cabral, 144 – Porto


Issue description

Sophia’s third cycle main theme is “Landscapes of Care” with an overall interest around contemporary photography on how architecture can help a broken planet. It intends to understand how the photographic/imagery universe can be explored as a meaningful instrument of research about the multifaceted complex socioeconomic, political, historical, technical and ecological dimensions of architecture, city and territory that testify, question or emerge from relationships of care.
The concept “landscapes of care” has increasingly been adopted by diverse areas of study coming from health geography to the arts and architecture. Taking this notion to the universe of architecture we would like to understand architecture, city and territory as living and inclusive organisms, constituted by multifaceted landscapes with complex social and organisational spatialities which embody the difference and the other, the strange, the unfamiliar, the indigenous, the human and the non-human.

Sophia Journal Vol. 8 No. 1 (2023): Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage addresses contemporary photographic and visual practices that focus on how architecture understood in a wide sense can help to heal a broken planet. The concept of “Landscapes of Care” has increasingly been adopted by diverse areas of study, from health geography to the arts, architecture and heritage preservation. It is used here in order to understand and document modern architecture, building, city and territory as living and inclusive organisms, as well as heritage resources for global sustainability. Modern architecture is a ‘heritage at risk’ as it belongs to a recent past that has not yet been sufficiently recognised by the authorities, scholars and general public. Our aim is to explore the ways in which photography and film can be used as meaningful instruments of research into the socioeconomic, political, historical, technical and ecological dimensions of modern architecture, city and territory.

Editorial Team
Hugh Campbell (UCD)
Igea Troiani (LSBU)
João Leal (P.PORTO / ESMAD)
Mark Durden (USW/eCDR)
Rikke Munck Petersen (UCPH)
Teresa Ferreira (FAUP/CEAU) 

Editor-in-Chief
Pedro Leão Neto

About the Journal

Sophia Journal is an international academic, open access, peer-reviewed journal, published by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) - Research group Architecture, Art and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal (FAUP), in collaboration with the association Cityscopio and their publishing imprint scopio Editions.

+ inf.

https://www.agenda-porto.pt/evento/sophia-journal/
https://ordemdosarquitectos.org/sr_norte/agenda/lancamento-sophia-journal-vol8
https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=81383
https://ceau.arq.up.pt/en/highlights/events/lancamento-e-apresentacao-de-sophia-journal-vol-8-no-1


Acesso online à conferência

 

A CIDADE SOMBRA E O QUE NELA BRILHA

 

A CIDADE SOMBRA E O QUE NELA BRILHA

de Ana Mriam

 No dia 24 de fevereiro, pelas 16h, inaugura no MIRA FORUM a exposição A CIDADE SOMBRA E O QUE NELA BRILHA, com fotografias de Ana Miriam, curadoria de José Carneiro e texto de Heitor Alvelos.

A exposição reúne documentação fotográfica resultante de um projeto de etnografia visual, conduzido na cidade do Porto por Ana Miriam Rebelo, no âmbito do Doutoramento em Design da Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto e acolhido pelo ID+ e pelo CEAU. 

A inauguração será acompanhada de uma chamada à participação, em que se convida o público a uma observação próxima e atenta da cidade e ao envio de contributos fotográficos que integrarão a exposição.

Com o apoio do Instituto de Investigação em Arte, Media e Cultura (ID+) (UIDB/04057/2020) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PD/BD/150641/2020).

Exposição patente de 24 de fevereiro a 30 de março de 2024, no MIRA FORUM.

Ana Mriam Rebelo
Licenciada em Belas Artes pela Escola de Belas Artes de Bordéus (2005). Mestre em Criação Artística Contemporânea, pela Universidade de Aveiro (2019). Atualmente inscrita no Programa Doutoral em Design, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, é bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do projeto de investigação "Identidades visuais e semânticas da cidade do Porto: um apuramento dos contributos da habitação informal". Membro do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) e do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU). Os seus interesses de investigação incidem sobre as experiências, percepções e representações do espaço urbano e as suas manifestações enquanto cultura visual.

 

Aula Aberta | OPEN CLASS | WORKSHOP FOR STUDENTS OF THE PHOTOGRAPHY AND COMMUNICATION IN ARCHITECTURAL DESIGN (CAAD II) CURRICULAR UNIT

 

OPEN CLASS | WORKSHOP FOR STUDENTS OF THE PHOTOGRAPHY AND COMMUNICATION IN ARCHITECTURAL DESIGN (CAAD II) CURRICULAR UNIT

FRIDAY - 9 / 2 / 2024 - 14:30 | 16:00, Sala do Janelão - FAUP



next class, on Friday 9 February, a Webinar WILL TAKE PLACE especially for OUR CURRICULAR UNIT from the Society for Artistic Research team - to introduce the Research Catalogue platform.
As you know, in the second half of the year we will be working with this international platform of various institutions linked to the teaching of art and architecture.

Webinar with examples of operators and programme content for using the Research Catalog platform, RC
CLASS / WORKSHOP FOR STUDENTS OF THE PHOTOGRAPHY AND COMMUNICATION IN ARCHITECTURAL DESIGN (CAAD II) CURRICULAR UNIT

1st Cycle / 3rd Year
DATES: FRIDAY - 9 / 2 / 2024 - 14:30 | 16:00

 

OPORTUNIDADE | OPPORTUNITY

 

OPORTUNIDADE | OPPORTUNITY |
DISSERTAÇÃO EM VOLTA DA obra fotográfica de Luis Ferreira Alves

 

Desenvolvimento da Dissertação Final com um estudo sobre o universo da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves.

MIARQ | AAI-CEAU-FAUP

U.Porto


O grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) oferece a oportunidade a finalistas do curso do MIARQ ou finalistas Erasmus na FAUP que queiram desenvolver a sua tese de dissertação final com base num caso de estudo em volta do universo da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves.

O finalista selecionado irá desenvolver uma dissertação em torno da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves. que será integrado no projeto de investigação Mapeamento Fotográfico da Arquitetura em Portugal: a influência da obra fotográfica de Luis Ferreira Alves para a disseminação e compreensão da arquitetura portuguesa a partir dos anos 80.

A realização de uma dissertação inserida neste projeto tem como objetivo despertar o interesse e conhecimento sobre a obra de Luis Ferreira Alves, bem como estimular o desenvolvimento de sentido crítico, criatividade e autonomia na investigação em Arquitetura, Arte e Imagem, com ênfase na fotografia e sua interseção com arquitetura.

O trabalho de dissertação será orientado pelo Prof. Doutor Pedro Leão Neto, coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem, e em colaboração com a Cityscopio – Associação Cultural / Edições scopio. No final do período do estágio, o finalista terá de elaborar um relatório, a validar pelo supervisor.

Os candidatos serão selecionados em função do mérito do Curriculum apresentado (formação académica e experiência internacional) e afinidade relativamente à área temática do trabalho proposto. Pretende-se que o candidato seja organizado e dinâmico, capaz de trabalhar em equipas interdisciplinares e cumprir responsabilidades em tempo útil.


Oferece-se:

- Integração e colaboração com o grupo de investigação AAI, pertencente ao centro de I&D da FAUP;

- Possibilidade de colaborar com Equipa ligada ao legado de Luis Ferreira Alves;

- Possibilidade de apoio e suporte da Casa da Arquitetura, nomeadamente através da possibilidade de consulta do Acervo de Luis Ferreira Alves que está no seu Arquivo;

- Possibilidade de concorrer a diversos programas de apoio:  Apoios e Bolsas Gulbenkian, Apoio às Artes DGArtes e programa de apoio a jovens – Bolsas de Estágio Santander – e Bolsas de Mérito – Apoio à Dissertação – SASUP – U.Porto.

Consulta de mais informação em formato PDF e no SIGARRA FAUP.

Envio de CV e portefólio para: 


info.aai@arq.up.pt

 

Proposta de colaboração para projeto Atlas

 

Proposta de colaboração para projeto Atlas

 

O projeto Atlas (desenho.org) foi desenvolvido por Pedro Maia a partir de 2021 e serviu, através da página com o mesmo nome, para dar apoio às disciplinas de desenho na altura da pandemia.

Posteriormente já em 2023 e tendo contado com a colaboração de alguns colegas na FBAUP e FAUP, os atlas de imagens, o número de páginas, os menus, foram crescendo e, neste momento, foi a altura de criar uma equipa editorial que pudesse contribuir para o projeto com uma visão mais heterogénea do desenho, tendo sido integrados muito recentemente os(as) artistas, docentes e investigadores Cláudia Amandi, Emílio Remelhe, Jorge Marques e José Manuel Barbosa.

Neste momento, que estamos a preparar a apresentação pública do Atlas à Universidade do Porto, no âmbito do Prémio Prática Pedagógica Inovadora, resolvemos alargar ainda mais o projeto ao nível dos seus colaboradores, sejam eles docentes, artistas, investigadores ou entidades diversas relacionadas com o desenho. 

Nesse sentido, vimos convidar a todos, numa primeira fase, para participarem na edificação da página Vocabulário que de momento já tem para cima de 400 entradas definidas, desde palavras ou expressões mais simples e correntes até termos mais especializados, direta ou indiretamente relacionados com o desenho. 

A proposta que fazemos a cada um, é que escolha os termos mais próximos da sua área de especialização, e/ou que proponha outros que não encontre na listagem já definida, e que crie um parágrafo ou um pequeno texto relativamente à sua definição. Todas as entradas que recebermos serão justa e individualmente identificadas em termos de autores(as) na página do Vocabulário e, caso diferentes autores(as) escrevam sobre a mesma palavra ou expressão, publicaremos e colocaremos em diálogo essas diferentes perspetivas. Numa fase mais avançada, admitimos vir a reduzir o número de entradas no Vocabulário, de forma a eliminar os termos mais conhecidos e banais, para apostar mais naqueles potencialmente mais complexos e especializados.  

Para além desta colaboração, e sabendo que a página Atlas tem vindo a ser visitada cada vez por mais pessoas, estamos desde já abertos para divulgar, nos diferentes menus disponíveis, toda e qualquer atividade ou evento relacionado direta ou indiretamente com o desenho, desde que se adapte ao perfil do projeto.

Pedro Maia

pedromaia.eu

Atlas

School of Fine Arts, University of Porto

School of Architecture, Lusófona University of Porto

Integrated Member ARQ-ID: http://arq-id.ulusofona.pt

 

1ª edição do Project Rooms - Nuno Filipe Ferreira - Bienal'23 Fotografia do Porto

 

Videografia © Igor Sterpin

Participação da FAUP no Project Rooms - Ci.CLO - Bienal'23 Fotografia do Porto


Nuno Filipe Ferreira - Artista seleccionado pelo docente Pedro Leão Neto da Faculdade de Arquitetura do Porto da Universidade do Porto para integrar os Project Rooms da Bienal Fotografia do Porto em 2023

Nuno Ferreira em representação da FAUP fala sobre o seu projeto centrado num exercício de reflexão a partir da fotografia sobre as preocupações relacionadas com a transformação do território, do espaço público e do meio ambiente a partir do Metro do Porto.

Fragmentos Metro OPO
"A cidade é um ser em constante mutação e agrega em si de uma malha de realidades que, habitando o mesmo espaço físico, fluem e se cruzam num permanente jogo de oposições ou complementaridades interdependentes. É algo que se torna aparente através dos sistemas de transporte urbano tal como é o caso do sistema de metropolitano do Porto que funciona como um importante instrumento de transformação dos espaços urbanos ao mesmo tempo que é um organismo catalisador de novas dinâmicas e vivências."

Project Rooms é um projecto da Bienal’23 Fotografia do Porto que apoia a criação de portefólios e promove encontros e oportunidades de networking entre artistas emergentes e profissionais das artes.A Bienal Fotografia do Porto é organizada e produzida pela Ci.CLO e financiada pela Câmara Municipal do Porto e pela Direção-Geral das Artes, com o apoio mecenático do Banco BPI da Fundação "la Caixa", com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e uma rede de vários parceiros estratégicos a nível nacional e internacional. 

Foram 6 os artistas emergentes seleccionados pelas 6 escolas de arte parceiras da Bienal'23 Fotografia do Porto para integrar os Project Rooms.

Project Rooms têm como intenção apoiar a produção de um portefólio sobre os projectos de final de curso, para ser apresentado a profissionais das artes — Pablo Berástegui, diretor da Galeria Salut au monde!, e os diretores artísticos da Bienal Fotografia do Porto, Jayne Dyer e Virgílio Ferreira - e público geral.

Artistas emergentes

  • Catarina Braga (FBAUP)

  • Mário Santos (ESAP)

  • Nuno Ferreira (FAUP)

  • Paulo Malafaya (FBAUL)

  • Rita Queiroz (Escola das Artes UCP)

  • Rita Silva (ESMAD)

Os professores responsáveis por acolher os projetos em cada instituição de ensino também participaram no evento, nomeadamente José Carneiro da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, o professor Carlos Lobo da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, o professor João Leal da Escola Superior de Media Artes e Design, o professor Pedro Leão Neto da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o professor Rogério Taveira da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e o professor Rui Lourosa da Escola Superior Artística do Porto.

 

ANUÁRIA 2022/2023 | FACT, CAAD I E CAAD II

 
 
 

18 de outubro 2023 - 31 de janeiro 2024, 2.ª - 6.ª feira (encerra aos feriados), 9h00-20h00, FAUP

Exposição | Anuária 22.23 Pluralidade


A Anuária 22.23 - Pluralidade - decorrerá na galeria de exposições da FAUP de 18 de outubro de 2023 a 31 de janeiro de 2024. A exposição apresenta uma seleção, efectuada pelos docentes da FAUP, de trabalhos realizados pelos estudantes no âmbito das várias Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Arquitectura, no decurso do ano letivo de 2022.2023.
Mais do que demonstração da intrínseca qualidade individual de cada trabalho, a Anuária desempenha uma função, anualmente renovada, de partilha, de divulgação retrospectiva e prospectiva de conhecimento. Uma significativa mostra de actividades pedagógico-didáticas desenvolvidas em múltiplos domínios e expressões, afirmando e corporizando simultaneamente a identidade, o desígnio e a pluralidade do projecto de ensino que a FAUP realiza.
A Anuária 22.23, pela abrangência, multiplicidade de resultados, hipóteses e formatos que apresenta, constitui testemunho tangível da diversidade dos temas, das práticas, das abordagens, dos processos criativos e de reflexão, bem como das possibilidades e contributos da experimentação projectual e da investigação multidisciplinar sobre arquitectura, para a arquitectura e em arquitectura.



VÍDEO ANUÁRIA SOBRE UNIDADES CURRICULARES FACT, CAAD I E CAAD II

As unidades curriculares onde a fotografia está presente de forma significativa

FACT (2º Ciclo / 4º e 5º Ano)
O objetivo de FACT (2º Ciclo / 4º e 5º Ano) do 1º semestre é, por um lado, aprofundar o estudo e prática adquiridos em CAAD I e II (1ºCiclo / 3º Ano) sobre a utilização da fotografia e do seu potencial para questionar e problematizar o universo da Arquitetura, Cidade e Território. Por outro lado, levar os alunos a desenvolver uma narrativa visual fotográfica com maior maturidade, capaz de comunicar novas perspetivas sobre o espaço e a realidade urbana e que possa constituir uma base para a sua dissertação final do MIARQ.

CAAD I no 1º Semestre (1º Ciclo)
O objectivo de CAAD I no 1º Semestre (1º Ciclo) é o de desenvolver bases teórico-práticas, no universo das estratégias de comunicação de projecto de arquitectura numa fase inicial do seu desenvolvimento (análise do território de intervenção, comunicação, conceitos, modelos, organogramas, representações esquemáticas, implantação e volumetria), com enfoque nos programas informáticos de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura (PA), com especial incidência para os momentos de síntese e apresentação com especial incidência para os momentos de síntese e apresentação das fases iniciais do processo de PA.

CAAD II no 2º Semestre (1ºCiclo)
O objectivo da unidade curricular de CAAD II no 2º Semestre (1ºCiclo) é o de aprofundar o desenvolvimento de bases teórico-práticas no universo dos programas informáticos de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura (PA), iniciada em CAAD I.  É introduzida uma componente de fotografia, articulada com a componente de fotomontagem e concepção produção de um fotolivro.

SOBRE O PROJETO CONTRAST

O projeto CONTRAST que corresponde à criação de uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitetura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de mais de dez escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas.

A plataforma ‘online’ do CONTRAST desempenha um papel crucial na interação, divulgação e promoção do programa do projeto, utilizando tecnologias multimédia com ‘interfaces’ digitais intuitivas para dinamizar a cultura interdisciplinar. Focada na Criação, Publicações e Ensino da Fotografia, a plataforma facilita a interação entre professores e estudantes, promovendo os projetos visuais das instituições participantes. A sua natureza bilingue reforça a internacionalização do projeto e amplia o seu impacto.

Importa referir que o projeto editorial é uma componente fundamental do CONTRAST, consistindo em publicações físicas e digitais que agregam textos e imagens reflexivas sobre projetos fotográficos desenvolvidos no ensino superior, onde os diversos projetos dos estudantes estão presentes.

SOBRE CITYZINES

A criação da colecção Cityzines pretende fortalecer e promover a divulgação e estudo de edições de autor e outras publicações ligadas à temática de arquitectura, cidade e território, onde a imagem e a fotografia estão presentes de forma significativa, existindo um especial interesse e enfoque sobre a riqueza multi-facetada da cultura urbana, arquitectónica e visual que caracteriza os aglomerados urbanos e as suas vivências.

A colecção iniciou com um levantamento mais focalizado no contexto português, mas também integra publicações de outros países com vista à internacionalização do projecto.

Pretendemos, com esta colecção, promover a consciencialização e a reflexão sobre a arte e a fotografia documental, relativamente à sua concepção como instrumento para questionar o universo da Arquitectura, da Cidade e do Território. Isto significa entender a Arquitectura como uma disciplina e uma prática extensivas, com interesse, por um lado, pelo espaço real e suas experiências, explorando novas formas espaciais e códigos arquitectónicos e, por outro, pelo modo como a arquitectura opera no âmbito de sistemas mais vastos: socio- culturais, técnicos e históricos.

A colecção física debruçar-se-á predominantemente sobre objectos impressos portugueses, mas também integra publicações de outros países e constituirá uma mostra/ exposição que irá viajar por vários locais, em Portugal e no estrangeiro. Este catálogo de Edições de Autor e outras Publicações apoiará a divulgação do universo destas publicações, funcionando também como uma referência para localizar publicações com carácter de investigação/estudo e/ou não-tradicionais relevantes e independentes relacionadas com a Fotografia Documental e Artística: Arquitectura, Cidade e Território.

 

Project rooms

 

Fotografia / Photography © Pedro Sardinha

Participação da FAUP no Project Rooms - Ci.CLO - Bienal'23 Fotografia do Porto

Teve lugar no passado dia 21 de junho pelas 19 horas, no Batalha Centro de Cinema, a apresentação dos 6 artistas emergentes seleccionados pelas 6 escolas de arte parceiras da Bienal'23 Fotografia do Porto para integrar os Project Rooms — no Batalha Centro de Cinema, às 19h.

A apresentação por parte dos artistas emergente assinalou o início da primeira edição dos Project Rooms, que têm como intenção apoiar a produção de um portefólio sobre os projectos de final de curso, para ser apresentado a profissionais das artes — Pablo Berástegui, diretor da Galeria Salut au monde!, e os diretores artísticos da Bienal Fotografia do Porto, Jayne Dyer e Virgílio Ferreira - e público geral.

Artistas emergentes

  • Catarina Braga (FBAUP)

  • Mário Santos (ESAP)

  • Nuno Ferreira (FAUP)

  • Paulo Malafaya (FBAUL)

  • Rita Queiroz (Escola das Artes UCP)

  • Rita Silva (ESMAD)

Nuno Ferreira em representação da FAUP falou sobre o seu projeto centrado num exercício de reflexão a partir da fotografia sobre as preocupações relacionadas com a transformação do território, do espaço público e do meio ambiente a partir do Metro do Porto.

Os professores responsáveis por acolher os projetos em cada instituição de ensino também participaram no evento, nomeadamente José Carneiro da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, o professor Carlos Lobo da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, o professor João Leal da Escola Superior de Media Artes e Design, o professor Pedro Leão Neto da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o professor Rogério Taveira da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e o professor Rui Lourosa da Escola Superior Artística do Porto.

 

Online release [Open Access] | Volume 8 Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

 
 
 

Online release [Open Access] | Volume 8 Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

PT/ENG

Volume 8 Sophia Journal Vol. 8 No. 1 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage is available online with free access at https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/issue/view/75

Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage addresses contemporary photographic and visual practices that focus on how architecture understood in a wide sense can help to heal a broken planet. The concept of “Landscapes of Care” has increasingly been adopted by diverse areas of study, from health geography to the arts, architecture and heritage preservation. It is used here in order to understand and document modern architecture, building, city and territory as living and inclusive organisms, as well as heritage resources for global sustainability. Modern architecture is a ‘heritage at risk’ as it belongs to a recent past that has not yet been sufficiently recognised by the authorities, scholars and general public. Our aim is to explore the ways in which photography and film can be used as meaningful instruments of research into the socioeconomic, political, historical, technical and ecological dimensions of modern architecture, city and territory.

 

Created in 2016, Sophia Journal publishes theoretical articles and visual essays that investigate and think critically the intersections between the image and architecture. An open access, peer-reviewed and indexed journal, published by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) - Research group Architecture, Art, and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal (FAUP), in collaboration with the publishing imprint scopio Editions.

The current third Sophia Journal thematic cycle "Landscapes of Care" aims to discuss and publish works by several photographers and researchers whose projects use image, with a special focus on photography, as a form of artistic expression and as a significant tool for research on architecture and how this practice and discipline can help a broken planet.

About the concept “landscapes of care”

The concept “landscapes of care” has increasingly been adopted by diverse areas of study coming from health geography to the arts and architecture. Taking this notion to the universe of architecture we would like to understand architecture, city and territory as living and inclusive organisms, constituted by multifaceted landscapes with complex social and organisational spatialities which embody the difference and the other, the strange, the unfamiliar, the indigenous, the human and the non-human.

More information in: 

Sophia Journal platform: www.up.pt/revistas/index.php/sophia
Sophia Journal Facebook: https://www.facebook.com/sophia.journal0/
Sophia jornal instagram: https://www.instagram.com/sophia_journal_/

Research group:  Architecture, Arte and Image — AAI CEAU.FAUP

 

Lançamento online [acesso Livre] |  Volume 8, No. 1 | Landscapes of Care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

 
 
 

Lançamento online [acesso Livre] |  Volume 8, No. 1 | Landscapes of Care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

PT/ENG

O Volume 8 da publicação Sophia Journal | Landscapes of Care: photography, film, modern architecture and landscape heritage encontra-se disponível online com acesso livre em https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/issue/view/75

Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage aborda as práticas fotográficas e visuais contemporâneas que se centram na forma como a arquitetura, entendida num sentido lato, pode ajudar a curar um planeta destruído. O conceito de "Landscapes of Care" tem sido cada vez mais adotado por diversas áreas de estudo, desde a geografia da saúde às artes, à arquitetura e à preservação do património. É aqui utilizado para compreender e documentar a arquitetura moderna, o edifício, a cidade e o território como organismos vivos e inclusivos, bem como recursos patrimoniais para a sustentabilidade global. A arquitetura moderna é um "património em risco", uma vez que pertence a um passado recente que ainda não foi suficientemente reconhecido pelas autoridades, pelos estudiosos e pelo público em geral. O nosso objetivo é explorar as formas como a fotografia e o filme podem ser utilizados como instrumentos significativos de investigação sobre as dimensões socioeconómicas, políticas, históricas, técnicas e ecológicas da arquitetura moderna, da cidade e do território.

 

Criada em 2016 e editada pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, a revista Sophia Journal é uma publicação académica anual indexada com revisão por pares dedicada à divulgação de artigos críticos e ensaios visuais exploratórios sobre o universo da Arquitetura, Arte e Imagem. Todas as edições da Sophia Journal, bem como os artigos e ensaios visuais publicados, são de acesso livre.

O atual terceiro ciclo temático de Sophia Journal “Landscapes of Care” tem como objetivo debater e publicar trabalhos de diversos fotógrafos e investigadores cujos projetos utilizam a imagem, com especial enfoque na fotografia, enquanto forma de expressão artística e instrumento significativo de investigação sobre a arquitectura e de como esta prática e disciplina pode ajudar a cuidar de um planeta em vias de destruição.

 Sobre o conceito de “landscapes of care”

O conceito de "landscapes of care" tem sido progressivamente adoptado em várias áreas do conhecimento, desde a geografia da saúde até às artes e à arquitectura. Permite-nos entender a arquitectura, e os temas conexos da cidade e do território, enquanto organismos vivos e inclusivos, constituídos por paisagens multifacetadas com espacialidades sociais e organizacionais complexas, que incorporam a diferença e o/a outro/a, tudo o que é estranho, desconhecido, indígena, humano e não humano.

Mais informação em: 

Sophia Journal platform: www.up.pt/revistas/index.php/sophia
Sophia Journal Facebook: https://www.facebook.com/sophia.journal0/
Sophia jornal instagram: https://www.instagram.com/sophia_journal_/

Research group:  Architecture, Arte and Image — AAI CEAU.FAUP