Conferência Internacional | 7th Sophia Journal Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in unstable territories

 
 
 

Conferência Internacional | 7th Sophia Journal

Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in unstable territories

28 de setembro de 2022, 4.ª feira, 15h00-19h00, Auditório Fernando Távora

29 de setembro de 2022, 5.ª feira, 9h30-20h00, videoconferência

A conferência internacional integrada no programa da 7.ª edição de Sophia Journal . 'Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in unstable territories' dá continuidade ao ciclo de fóruns internacionais relacionados com o tema e tópicos de cada edição de Sophia Journal.

A conferência é organizada pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo CEAU/FAUP em conjunto com outras instituições.

Estes fóruns internacionais têm como objetivo promover uma ampla reflexão e debate sobre o universo da Arquitetura, Arte e Imagem, explorando diversas temáticas transversais aos mundos da fotografia e da arquitetura, refletindo sobre o potencial da imagem, com especial incidência pela fotografia, como instrumento de ideação e investigação, bem como um meio capaz de atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes áreas disciplinares.

Programa

 

4.ª feira, 28 de setembro

Auditório Fernando Távora

15h00 - 15h20

Subir e Sumir (2021)

Mariana Caló e Francisco Queimadela

15h20 - 16h00

Forest Mind (2021)

Ursula Biemann

16h00 - 16h30

Intervalo

16h30 - 17h00

Sweat (2020)

Elsa Brès

17h00 - 17h45

Salarium (2017)

Sasha Litvinsteva in collaboration with Daniel Mann

17h45 - 18h45

Mesa redonda com Pedro Bandeira, Sara Castelo Branco e Jorge Leandro Rosa

 

5.ª feira, 29 de setembro

videoconferência

[ID: 890 0933 1832 | Password: 400033]

09h30 - 10h00

Abertura

Diretor da FAUP - João Pedro Xavier

Pedro Leão Neto

Andreia Alves de Oliveira

Susana Ventura

10h00 - 11h00

Keynote Speaker

Armin Linke

11h00 - 11h15

Intervalo

 

Painel I

Moderação: Andreia Alves de Oliveira

11h15 - 11h45

Noemi Quagliati

Beyond the Whiteness: Environmental Concerns in the Photo-Cine Aesthetics of Carrara Marble

Quarries

11h45 - 12h15

Inês Vieira Rodrigues

Reshaping the Island: architectures of extraction

12h15 - 12h40

Francesca Zanotto

Unexpected Landscapes. Wastelands as ‘buffer zones’ for the future

12h45 - 13h15

Esther Scholtes

Reframing the Far North

Landscapes of Care in Borealis and Hyperborea

13h15 - 14h30

Pausa para almoço

14h30 - 15h30

Keynote Speakers

Marco Ferrari & Elisa Pasqual

 

Painel II

Moderação: Susana Ventura

15h30 - 16h00

Alan McFetridge, Antoinette Johnson, Emma Mcloughin

Songs of the Dead

16h00 - 16h30

Bruna Di Palma, Mario Ferrara

Collision course: Bagnare crumbling without one?

16h30 - 17h00

Gili Merin

Six Stones and a Plinth: Astiruan Hórreos as Cultural Landscape

17h00 - 17h30

Intervalo

17h30 - 18h00

Rafael Manhães, Gabriel Weber

Systems of Care:

Cambodian cisterns: networking water, public space, and community

18h00 - 18h30

Andreia Alves de Oliveira

How to Care: Photography and Witnessing in the Era of Climate Change

18h30 - 19h30

Keynote Speaker

Elsa Brès

 

EXECUTIVE COMMITEE
Pedro Leão Neto (FAUP)
Susana Ventura (FAUP / CEAU)
Andreia Alves de Oliveira (Photographer, PhD)

PROGRAMMING
Susana Ventura
Andreia Alves de Oliveira

INVITED ARTISTS | KEYNOTE SPEAKERS

Armin Linke
Elsa Brès
Elisa Pasqual
Marco Ferrari

ORGANIZATION AND PRODUCTION
Diana Senra
Sara Lino

COMMUNICATION
FAUP / CEAU and Sophia Journal / scopio Editions 

Mais informações em: 

Sophia Journal

Grupo de investigação 'Arquitectura, Arte e Imagem — AAI  CEAU.FAUP

SCOPIO Network

 

A sessão vai ser proferida em inglês, sem tradução.

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio)

 

 

Exibição do filme "1965, Panreal: Um Edifício de Nadir Afonso" na Casa da Arquitectura

 
 
 

Exibição do filme 1965, Panreal: Um Edifício de Nadir Afonso

No próximo dia 24 de setembro ocorrerá, na Casa da Arquitectura, a apresentação do filme 1965, Panreal: Um Edifício de Nadir Afonso. O evento contará com a presença do realizador do documentário, José Paulo Santos, bem como de Laura Afonso (Fundação Nadir Afonso).

A exibição do filme terá início às 18h, seguida de uma conversa entre o autor e a convidada, às 19:20h.

Para participação no evento, é necessária a inscrição através do seguinte email: jpscineasta@gmail.com 

Sinopse
Em 1965 foi construído na cidade de Vila Real em Portugal um edifício modernista pela mão do arquiteto Nadir Afonso. São muitas as memórias vividas numa panificadora que chegou a produzir 80.000 pães por dia.

As entidades competentes viraram as costas à Panreal ao inverso de inúmeros teimosos populares. A condenação e a controvérsia de mãos separadas.

 

LANÇAMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE PEQUENOS LIVROS (LITTLE BOOKS) - ARQUITETURA, ARTE E UTOPIA - U. PORTO ALUMNI LITTLE BOOKS

 
 
 

LANÇAMENTO PARA BREVE DOS PRIMEIROS “PEQUENOS LIVROS” (LITTLE BOOKS) DA SÉRIE ARQUITETURA, ARTE E UTOPIA

U. PORTO PRESS e SCOPIO EDITIONS

PT/ENG

U. PORTO ALUMNI LITTLE BOOKS é o nome da nova coleção que a U.Porto Press e a Scopio Editions lançam conjuntamente. A coleção propõe-se dar visibilidade à investigação desenvolvida por alumni da Universidade do Porto no âmbito das suas dissertações de mestrado. O formato é o de livro de bolso.

Os primeiros “pequenos livros”, da série Arquitetura, Arte e Utopia, com um máximo de 40 páginas A5 e uma forte componente visual, resultam de uma iniciativa conjunta do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), integrado no CEAU / Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, e do CETAPS / Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Os livros, premiando uma seleção de trabalhos de mestrado avaliados com classificação igual ou superior a 18 valores, são lançados no âmbito do tema “Arquitetura, Arte e Utopia” e inscrevem-se na área científica de Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

A coleção lançará em breve novos livros nas áreas científicas das Ciências Naturais e da Saúde e das Ciências Exatas e Tecnologias. As obras serão colocadas nas bibliotecas das Faculdades e espera-se que sirvam de mote para múltiplos atos de reflexão, como palestras e debates em torno dos temas desenvolvidos e ligados a estratégias pedagógicas integradoras, estimulando nos estudantes do 2.º ciclo de estudos o interesse pela investigação científica.


“Um Livro, Dois Minutos”, com Pedro Leão Neto - WEBSITE DA U.Porto Press

A colecção começa com os seguintes quatro Little Books de Antigos Alunos:

Chloé Darmon
MULHERES NO ESPAÇO PÚBLICO | ARQUIVO, FOTOGRAFIA E IMAGEM

Diana Aires Senra
HETEROTOPIAS VISUAIS | O REVELAR DO RIZOMA URBANO

Pedro Gonçalves de Barros
MEMÓRIA | TERRITÓRIO | DESENHO

Raquel Lagoa
FRAGMENTOS DE CIDADE | IMAGENS DE ARQUITETURA

 

Oferta formativa da ESMAD

 
 
 

Oferta formativa da ESMAD

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística. O projeto conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT, sendo este seleccionado para financiamento no concurso de apoio a projectos criação e edição da DGARTES, através da Associação Cultural Cityscopio, com coordenação conjunta entre a ESMAD-uniMAD e a FBAUP – i2ADS, e liderada pela FAUP

Nesse âmbito, apontamos a nossa estreita relação com a instituição ESMAD, onde se destacam as Pós-Graduações, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais, o Ano Zero e o Programa Doutoral em Criação Artística. No ano letivo 2022/2023, o programa engloba:

PÓS-GRADUAÇÕES

Cinematografia Digital | Design de Interiores e Espaços | Fotolivro: Práticas Fotográficas e Editoriais | Web Design

Candidaturas 3.ª fase - de 10 a 18 de setembro

CANDIDATA-TE AQUI

 

CTESP – CURSOS TÉCNICO SUPERIORES PROFISSIONAIS

Design de Jogos e Animação Digital | Design de Mobiliário e Espaços | Design e Tecnologias para Aplicações Móveis (Escola Profissional de Vila do Conde e St. Tirso) |  Motion Design e Efeitos Visuais (também em St. Tirso)

Candidaturas 2ª fase 21 a 24 de setembro

CANDIDATA-TE AQUI

 

ANO ZERO

Curso Preparatório para integração no Ensino Superior

Candidaturas 2.ª fase de 15 a 29 de setembro | 3.ª fase de 21 a 30 de outubro

CANDIDATA-TE AQUI

PROGRAMA DOUTORAL EM CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Nas áreas das Artes Plásticas, Artes Sonoras, Artes Visuais, Dança, Teatro e Música, um doutoramento da UA em parceria com o Instituto Politécnico do Porto (a ESMAD e a ESMAE) e o Instituto Politécnico de Leiria

Candidaturas até 26 de agosto

CANDIDATA-TE AQUI

 

Aproveitamos para destacar: 

Filme institucional ESMAD AQUI 

Filme Pós-Graduações 2022-2023 AQUI

 

Informações sobre todos os cursos no website da ESMAD AQUI

 

CANAL TELEVISIVO METRO TV DIVULGA PROJETO CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR EM DIVERSAS ESTAÇÕES DO METRO DO PORTO

 
 
 

CANAL TELEVISIVO METRO TV DIVULGA PROJETO CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR EM DIVERSAS ESTAÇÕES DO METRO DO PORTO


O canal televisivo Metro TV está presentemente a transmitir um conjunto de vídeo-clips sobre o projeto CONTRAST em diversas estações da Metro do Porto

O projeto Contrast corresponde à criação de uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT. O projeto foi seleccionado para financiamento no concurso de apoio a projectos criação e edição da DGARTES, através da Associação Cultural Cityscopio e conta com o apoio da Metro do Porto que desta forma contribui para a divulgação e suporte  do ensino e investigação da fotografia em Portugal.

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição está a ser desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

Interessa à Metro do Porto apoiar o ensino, a investigação e a arte contemporânea e por isso disponibiliza os seus espaços para a divulgação, apresentação e debate sobre ARTE, ARQUITECTURA, DESIGN E FOTOGRAFIA em volta do projeto CONTRAST. Estão previstas para o ano letivo de 2022 / 2023 outras iniciativas de exibição de projetos de fotografia contemporânea com origem no projeto CONTRAST comunicados por intermédio de projecção de vídeo e fotografia em diversas estações da Metro do Porto.

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

A plataforma online CONTRAST constitui um suporte significativo de interação entre as diversas instituições envolvidas, bem como de divulgação do programa e seus conteúdos, potenciando a dinâmica relacional entre os vários produtos que se propõem desenvolver explorando as potencialidades de vídeo/áudio e formatos de livro online.

A Exposição multimédia CONTRAST: Ensino da Fotografia na sua interação com a Arte, Arquitetura e Design integra o programa de disseminação da rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT.

A exposição multimédia tem vindo a comunicar os trabalhos fotográficos de estudantes e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas neste projeto, permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online.

A exposição também tem acompanhado as mesas redondas, apresentações e conferências que têm vindo a ter lugar envolvendo as diversas instituições do projeto, reforçando desta forma a disseminação do seu programa e conteúdos, tirando proveito do potencial dos meios digitais como vídeo e áudio, assim como da sua plataforma online.

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Ensaio Landscapes of Care: Between spaces of protection and political rights é seleccionado ao Prémio Concurso Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp

 
 
 

© Jorge Marum/Maria Neto

Ensaio Landscapes of Care: Between spaces of protection and political rights é seleccionado pelo Prémio Concurso Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp

Sob autoria de Maria Neto, Pedro Leão Neto e Roberto Goycoolea Prado - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, grupo de investigação em Arquitectura, Arte e Imagem (AAI-CEAU) (Portugal) - a investigação Landscapes of Care: Between spaces of protection and political rights é seleccionada pelo Prémio Concurso Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp, integrando a antologia que inclui outros 16 ensaios.  

Para disseminar a cultura arquitectónica em âmbito académico, este livro digital reúne uma selecção de trabalhos apresentados por instituições universitárias de todo o planeta. 

Nas palavras da dupla que assume a curadoria deste concurso, Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, «As universidades são essenciais para a experimentação, inovação e produção de conhecimento, e as questões avançadas por Terra apelam a uma oportunidade para profissionais, estudantes e docentes poderem dialogar. Estas investigações exploram diferentes abordagens de escolas em todo o mundo que aspiram a mudar os paradigmas disciplinares da arquitectura, urbanismo e paisagismo.» 

Uma antologia open source tem grande potencial de aplicabilidade ao levar conhecimento a mais pessoas, inspirando a sua concretização na prática e fomentando o intercâmbio e novas aprendizagens entre instituições. Esperamos que este legado seja catalisador de uma mudança em prol do futuro da ecologia em arquitectura.

Gratuita e integralmente em inglês, pode ser descarregada online a partir do final de Setembro nos sites da Trienal e das editoras parceiras Circo de Ideias e Monade. Esta antologia reúne contributos de 12 países, do Canadá ao Egipto, com destaque para as cinco investigações oriundas de Portugal.

(fonte: https://www.trienaldelisboa.com/)

 

Menção Especial Pensamento e Crítica ao trabalho 'Fragmentos de cidade. Imagens de arquitetura, do espaço e da memória'

 
 
 

PRÉMIO ARCHIPRIX PORTUGAL: FOI ATIBUÍDA A ALUNA DA FAUP Menção Especial Pensamento e Crítica COM O TRABALHO 'Fragmentos de cidade. Imagens de arquitetura, do espaço e da memória'

Na edição 2022 do Prémio Archiprix Portugal, galardão que distingue anualmente os melhores projetos de mestrado em arquitectura, arquitectura paisagista e urbanismo apresentados nas instituições de ensino superior nacionais, foi atribuída à FAUP a Menção Especial Pensamento e Crítica ao trabalho de dissertação 'Fragmentos de cidade. Imagens de arquitetura, do espaço e da memória' da aluna Raquel Pelicano Teixeira Lagoa, orientada pelo Professor Pedro Leão Neto.

O trabalho de dissertação da aluna também serviu como base para outros estudos e projetos, nomeadamente a sua publicação na coleção Arquitectura, Arte e Utopia - U. PORTO Alumni Little Books: uma nova colecção de pequenos livros com base nas dissertações dos estudantes finalistas, que tem o apoio da U.Porto Press associada à Scopio Editions, bem como a participação no painel Visual Spaces of Change: Utopia na “21st Conference of the Utopian Studies Society Europe: Utopian Possibilities: Knowledge, Happiness and Wellbeing com o artigo “The Sky Reflects the City So the Utopia is Born”.

 

OPEN CALL - Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

 
 
 

1. Álvaro Siza’s ‘Piscina das Marés’, by Mark Durden and João Leal. Leça da Palmeira, Portugal, 2021. Courtesy of the artists

OPEN CALL SOPHIA JOURNAL VOL. 8

Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

Abstract deadline (Conference): 1 November 2022

Editors: Hugh Campbell, Mark Durden, Teresa Ferreira, João Leal, Rikke Munck Petersen and Igea Troiani 

PT/ENG

Abstract deadline: 1 November 2022

Selected authors will be notified by the 1st of February 2023
Manuscript deadline (Conference): 1 May 2023 International

Conference (dtbc): June 2023Manuscript deadline (Journal): 5 September 2023
Publication date (tbc): by December 2023

Sophia Journal is currently accepting submissions for its third thematic cycle “Landscapes of Care”, addressing contemporary photographic and visual practices that focus on how architecture understood in a wide sense can help to heal a broken planet. The concept of “Landscapes of Care” has increasingly been adopted by diverse areas of study, from health geography to the arts, architecture and heritage preservation. It is used here in order to understand and document modern architecture, building, city and territory as living and inclusive organisms, as well as heritage resources for global sustainability. Modern architecture is a ‘heritage at risk’ as it belongs to a recent past that has not yet been sufficiently recognised by the authorities, scholars and general public. Our aim is to explore the ways in which photography and film can be used as meaningful instruments of research into the socioeconomic, political, historical, technical and ecological dimensions of modern architecture, city and territory.

In this call for papers and visual essays for this 8th issue of Sophia Journal- Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage– we invite theoretical and field work where architectural photography and filmmaking are descriptive, analytical and interpretive, communicating original perceptions and new understandings of modern architecture and landscapes. Photography and film projects that will allow us to show how modern buildings and landscapes have responded to and reflect the local conditions of their production and importance.  Projects which critique and expand our understanding of what constitutes modern architecture and landscape, in terms of its language, locations, functions, creators, patrons and publics.

Photography and film work that can allow us to see the social dimension of architecture and landscape, to understand architecture as Alvar Aalto did, “as a great synthetic process of combining thousands of definite human functions” together with Donna Haraway’s focus on human and non-human interplay —  new “naturecultures” to contribute to a greater understanding of modern architecture’s and landscape’s potential for a more ecological and sustainable balance and interplay between architecture and nature. 

Some issues of interest that can be taken on board when answering this call are the following:

  • How photography and film can be used for communicating the way modern architecture, landscape and city forms relate or confront present architectural programs and public spaces and their contemporary public appropriation

  • What photography and film tell us about the world we inhabit and can be used as a creative process that brings to light new ways of understanding modern architecture and landscape in contemporary urban space, as well as document their cultural significance and heritage values

  • How photography and film can be used for communicating the way past modern architecture, landscape and city forms relate to or confront present architectural programs, planning and public spaces and their contemporary public appropriation

  • How photography and film may set forward the idea of an architecture, changing our on-site perception and even turning it into a projected vision in space

  • The uses of photography and film in identifying, recording and 'unlocking' sites of transformation – i.e. buildings, landscapes, and places, which are undergoing, or will undergo, a process of renewal

  • Diachronic studies of modern architecture, landscape and planning programs and environments focused on patterns of activities and phenomena aiming at sequentially researching social change, and physical and cultural expressions that may occur during different time lapses

  • Photographic and filmic series that focus on the perceptive, sensorial and affective experience of modern architecture and landscape in the urban and rural context. 

Accepted submissions engage with the issues above in the form of theoretical papers, visual essays, interviews, and critical reviews of publications, exhibitions, and conferences.

The Editorial Team will have the responsibility of doing the first selection of entries (deadline 1st November 2022) and inform the authors (1st December) that to proceed with the call they are expected to deliver the first draft / presentation of their paper (between 3000 to 6000 words) or visual essay (length between 6 to 8 pages, plus text between 500 to 1000 words), by the 1st February 2023

The entries are then to be sent for review, being theoretical entries peer reviewed and visual essays reviewed by the Editorial Team. Authors are informed of the result of reviews by 1st April. Theoretical papers and visual essays have to be edited in accordance to the reviewers’ comments until the 1st June in order to be presented at the International Conference to be held on that month in connection with the 8th issue of Sophia Journal. 

In this way, Sophia Journal brings together each year a diverse group of researchers, architects, visual artists, and curators of international relevance, gathered on its International Conference, in an exercise of joint reflexivity about the intersection between photography and architecture from different perspectives and visual constructs. These international conferences embody an important stage during the process of the annual call and publication of each number of Sophia Journal. This means they enable an active dialogue between researchers, authors and the public, contributing to the identification of new avenues of research and artistic expression related to how photography can be explored as a meaningful instrument of communication, design and inquiry in the world of architecture and today ́s processes of urban change.

The conference will encompass a live and videoconference programme being organised in partnership with the institutions involved.

After the conference authors will be asked to edit their papers or visual essays based simultaneously on the issues raised with the debates that have taken place and the reviewers comments. A new final version for publication will have to be sent for reviewers until the 1st September, 2023 and they can approve the version with no more modification needed or still suggests further small modifications. Final deadline for publication is 1st November and if the paper or visual essay is not uploaded by that deadline, it is not included in Sophia Journal.

Submission instructions

To submit your proposal please send a 500-word abstract (including references and a maximum of five images) and a short bio for each author (up to 70 words each) by the 1st November 2022. Submission of abstracts is done through our OJS platform, by registering and submitting at: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/index

Selected authors will be notified by the 1st December 2022 that they are expected to deliver the first draft / presentation of their paper (between 3000 to 6000 words) or visual essay (length between 6 to 8 pages, plus text between 500 to 1000 words), by the 1st February 2023

The entries are then to be sent for review, being theoretical entries peer reviewed and visual essays reviewed by the Editorial Team. Authors are informed of the result of reviews by 1st April. Theoretical papers and visual essays have to be edited in accordance to the reviewers’ comments until the 1st June in order to be presented at the International Conference to be held on that month in connection with the 8th issue of Sophia Journal. 

We apprise you to strictly follow the guidelines that come into view on Sophia Journal platform under "Submission/Refereeing / For Authors". 

Authors should visit their profile in Sophia Journal platform to check out the comments andsuggestions from the reviewers to be considered. To check the comments, sign in into the platform with your user and password. Your abstract will show the status “revisions required” until the final version of the paper or visual essay is submitted.

After the conference authors will be asked to edit their papers or visual essays based simultaneously on the issues raised with the debates that have taken place and the reviewers comments. A new final version for publication will have to be sent for reviewers until the 1st September, 2023 and they can approve the version with no more modification needed or still suggests further small modifications. Final deadline for publication is 1st November and if the paper or visual essay is not uploaded by that deadline, it is not included in Sophia Journal.

Please note that all theoretical papers will be subject to peer review. The other modalities of submissions we publish (visual essays, interviews and critical reviews) are not subjected to peer review. Acceptance of an abstract in any of these modalities does not guarantee publication.

For guidelines on the submission process and our editorial policies, please visit our website at: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/about/submissions

For any queries:

Please contact our Editors at info.sophiajournal@arq.up.pt

About Sophia Journal

We are an academic, peer-reviewed journal, published by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) / research group Architecture, Art and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal. Created in 2016, Sophia Journal publishes theoretical articles and visual essays that investigate and think critically the intersections between the image and architecture. We understand both terms in a wide sense: the image of photography, painting, drawing, cinema, video, T.V., new media; and architecture as landscape, territory, city, spatiality, built environment.

 

OPEN CALL - Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

 
 
 

1. Álvaro Siza’s ‘Piscina das Marés’, by Mark Durden and João Leal. Leça da Palmeira, Portugal, 2021. Courtesy of the artists

OPEN CALL SOPHIA JOURNAL VOL. 8

Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

Prazo limite (Conferência): 1 de Novembro de 2022 

Editores: Hugh Campbell, Mark Durden, Teresa Ferreira, João Leal, Rikke Munck Petersen e Igea Troiani

PT/ENG

Prazo limite: 1 de Novembro de 2022

Os autores seleccionados serão notificados até 1 de Fevereiro de 2023
Prazo de entrega dos manuscritos (Conferência): 1 de Maio de 2023 
Conferência Internacional (dtbc): Junho 2023

Prazo de entrega dos manuscritos (Revista): 5 de Setembro de 2023 
Data de publicação (tbc): até Dezembro de 2023

Sophia Journal está actualmente a aceitar submissões para o seu terceiro ciclo temático Landscapes of Care, abordando práticas fotográficas e visuais contemporâneas que se preocupam sobre o modo como a arquitectura, entendida num sentido amplo, pode ajudar a curar as relações entre o homem e a natureza, bem como a crise sócio-ambiental em que o planeta vive. 

O conceito de Landscapes of Care tem sido cada vez mais adoptado em diversas áreas do conhecimento, desde a geografia da saúde até às artes e arquitectura, assim como na preservação do património. Neste call interessam-nos práticas visuais que nos ajudem a compreender e documentar a arquitectura moderna e a sua construção e reabilitação, como também a percecionar a cidade e o território como organismos vivos e inclusivos e a reconhecer a importância dos recursos patrimoniais para a sustentabilidade global. 

A arquitectura moderna é um "património em risco", pois pertence a um passado recente que ainda não foi suficientemente reconhecido quer pelas autoridades quer por parte de muitos investigadores e do público em geral. O nosso objectivo é explorar de que modo a fotografia e o filme podem ser utilizados como instrumentos significativos de investigação nas dimensões socioeconómica, política, histórica, técnica e ecológica da arquitectura moderna, da cidade e do território.

Nesta convocatória de artigos e ensaios visuais para este  número da revista Sophia Journal Vol. 8 | Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage - convidamos os autores a submeterem trabalhos teóricos e ensaios visuais sobre arquitetura moderna onde a fotografia e o filme estão presentes de forma significativa.  Projetos descritivos, analíticos e interpretativos, capazes de oferecer uma percepção única e um novo entendimento sobre a arquitectura do moderno, bem como esta foi muitas vezes capaz de responder e reflectir as condições locais da sua produção.  Projectos que são territórios críticos capazes de expandir a nossa compreensão sobre a arquitectura e paisagem do moderno, em termos da sua linguagem, localizações, funções, criadores, patronos e públicos.

Interessam-nos trabalhos fotográficos e cinematográficos que nos permitam reconhecer a dimensão social da arquitectura e da paisagem e compreender a arquitectura como fez Alvar Aalto, “as a great synthetic process of combining thousands of definite human functions” juntamente com o enfoque de Donna Haraway na interacção humana e não humana - novas "naturecultures" capazes de contribuir para uma maior compreensão do potencial da arquitectura e da paisagem do moderno para um equilíbrio e uma interacção mais ecológica e sustentável entre a arquitectura e a natureza. 

Algumas questões de interesse que podem ser tidas em conta ao responder a esta chamada:

  • De que modo a fotografia e o cinema podem ser utilizados para comunicar o tipo de relacionamento existente entre as formas da paisagem e arquitetura moderna e os programas de arquitetura contemporânea e sua apropriação pública

  • De que modo a fotografia e o cinema conseguem oferecer uma perspetiva crítica e poética sobre o mundo atual que habitamos e trazer uma nova compreensão acerca da da paisagem e arquitetura moderna no espaço urbano contemporâneo, bem como documentar o seu significado cultural e os seus valores patrimoniais

  • De que modo a fotografia e o cinema podem ser utilizados para comunicar a forma como a paisagem e arquitetura moderna se relacionam ou confrontam com os programas de projeto urbano, arquitetura e os espaços públicos e a sua apropriação na contemporaneidade

  • De que modo a fotografia e o filme podem comunicar ideias nucleares sobre uma determinada arquitectura, alterando dessa forma a nossa percepção sobre esses espaços arquitetónicos

  • De que modo a fotografia e o filme podem ser utilizados para a identificação e o registo da transformação de um local, ou mesmo 'desbloquear' essa possibilidade - ou seja, de edifícios, paisagens e lugares poderem ser objetos de um processo de reabilitação

  • De que modo a fotografia e o filme podem ser utilizados em estudos diacrónicos sobre a paisagem e arquitectura moderna, ou seja, estudos sequenciais centrados nos padrões de actividades e dos fenómenos que caracterizam esses espaços, bem como nas alterações sociais, culturais e formais que aí ocorrem ao longo de diferentes lapsos de tempo

  • Séries fotográficas e fílmicas que se centram na experiência perceptiva, sensorial e afectiva da paisagem e arquitectura moderna na contemporaneidade.
     

Sobre a Sophia Journal

A Sophia Journal é uma revista académica de acesso aberto com arbitragem científica, publicada pelo Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU) - Grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), em colaboração com a associação Cityscopio e a sua chancela  editorial scopio Editions.
Criada em 2016, a Sophia Journal publica artigos teóricos e ensaios visuais que investigam e pensam criticamente as intersecções entre a imagem e a arquitectura. Entendemos ambos os termos em sentido lato: a imagem da fotografia, pintura, desenho, cinema, video, televisão, novos media; a arquitectura enquanto paisagem, território, cidade, espacialidade e ambiente construído.

 

Mesa redonda - 'Relações e Cumplicidades entre Fotógrafo e Arquitecto: Fotografias em obras de Eduardo Souto de Moura de Luis Ferreira Alves'

 

'Relações e Cumplicidades entre Fotógrafo e Arquitecto: Fotografias em obras de Eduardo Souto de Moura de Luis Ferreira Alves'

A FAUP apresentou a mesa redonda 'Relações e Cumplicidades entre Fotógrafo e Arquitecto: Fotografias em obras de Eduardo Souto de Moura de Luis Ferreira Alves', no dia 7 de novembro de 2017, com apresentação a cargo do Vice-director da FAUP, João Pedro Xavier e a moderação assegurada por Nuno Grande (DARQ/FCTUC - FAUP) que mediou uma conversa em torno do tema Fotografia e Arquitectura com a presença do fotógrafo Luis Ferreira Alves, do arquitecto Eduardo Souto de Moura, do arquitecto Nuno Brandão Costa (FAUP), e de Pedro Leão Neto (FAUP), editor do livro ‘Fotografias em obras de Eduardo Souto de Moura de Luis Ferreira Alves’.

Intervenientes João Pedro Xavier, Pedro Leão Neto, Nuno Grande, Eduardo Souto de Moura, Luís Ferreira Alves, Nuno Brandão Costa

Localização FAUP

Data 2017-11-07

 

Pedro Leão Neto fala sobre a SCOPIO

 

Pedro Leão Neto fala sobre a SCOPIO

A SCOPIO nasce da iniciativa conjunta da Ass. Cult. Cityscopio e de um grupo direcionado para o estudo e ensino de Fotografia de Arquitetura e Espaço Público - Espaço F - FAUP. SCOPIO arises from the joint action of the CITYSCOPIO - Cultural Association and the research group Espaço F-FAUP that is directed towards the study and teaching of Architecture and Public Spaces Photography.

Intervenientes João Pedro Xavier, Pedro Leão Neto, Nuno Grande, Eduardo Souto de Moura, Luís Ferreira Alves, Nuno Brandão Costa

Data 2011-01-13

 

PHOTOBOOK - FOTOLIVRO: Práticas fotográficas e editoriais

 
 
 

PHOTOBOOK - FOTOLIVRO:

Práticas fotográficas e editoriais

escola superior de media artes e design

Ao longo de dois semestres os estudantes irão adquirir competências que lhes permitem uma reflexão, contextualização e abordagem aos processos criativos envolvidos na construção de narrativas através da realização de um projeto editorial vertido em livro. A formação parte de uma abordagem prática, experimental e interdisciplinar e fomentará o contacto com o mercado editorial, tendo em vista a expansão do panorama e oferta cultural ligada à pós-graduação postgraduate degree produção dos fotolivros. A pós-graduação em Fotolivro pretende que os estudantes adquiram ferramentas de edição fotográfica e editorial para a construção de um fotolivro, aprendam a sua gramática visual e especificidades e reconheçam as suas potencialidades no mercado editorial, académico e artístico. Este percurso seguirá uma metodologia essencialmente prática, destinada a ampliar a discussão da linguagem fotográfica e a sua transversalidade associada à construção de fotolivros, quer no âmbito da investigação, quer no plano artístico e editorial e sessões de pitching.

Over two semesters, students will acquire skills that allow them to reflect, contextualize and approach the creative processes involved in the construction of narratives through the realization of an editorial project translated into a book. The training is based on a practical, experimental and interdisciplinary approach and will foster contact with the publishing market, with a view to expanding the cultural panorama and offer linked to the production of photobooks. The postgraduate course in Photobook intends that students acquire photographic and editorial tools to build a photobook, learn its visual grammar and specificities and recognize its potential in the publishing, academic and artistic market. This path will follow an essentially practical methodology, aimed at broadening the discussion of photographic language and its transversality associated with the construction of photobooks, either in the scope of research, or in the artistic and editorial plan and pitching sessions.

 

AULA ABERTA UCP | CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR

 
 
 

CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR
AULA ABERTA | PEDRO LEÃO NETO

Na passada sexta-feira, dia 3 de Junho, foi apresentado o projeto CONTRAST na sala de exposições da Universidade Católica do Porto. O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

 

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

No próximo dia 3 de Junho, às 14h30, na Sala de Exposições na UCP, Pedro Leão Neto irá apresentar uma síntese do trabalho editorial e de projeto fotográfico desenvolvido até ao momento, fomentando um debate e conversa com a participação de docentes e estudantes. em volta do trabalho desenvolvido.

 

He grew up in the fog

 

He grew up in the fog

BY ANGELO BONETTI


Angelo Bonetti (1976, Turin, Italy) is a visual artist who works with photography, mainly a self-taught photographer who over the years has pursued and developed his own language. Bonetti creates works that generate different contents, associations and meanings that come into conflict. Space becomes time and language becomes image. His works have a strong vision in the approach to life and its everyday life, a continuous interest in what surrounds him, deepening themes such as memory, time and the connections of his personal stories, questioning the conditions of appearance of images, representations and ideas in the context of the contemporary visual culture in which they normally work.

https://www.angelo-bonetti.com/

https://www.instagram.com/_angelobonetti/

 

AULA ABERTA - CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR | PEDRO LEÃO NETO

 
 
 

CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR
AULA ABERTA | PEDRO LEÃO NETO

No passado dia 31 de Maio de 2022, pelas 19h30, o Professor Pedro Leão Neto apresentou o projeto CONTRAST no pavilhão Sul da FBAUP, sendo feita uma síntese do trabalho editorial e de projeto fotográfico desenvolvido até ao momento, fomentando um debate e conversa com a participação de docentes e estudantes em volta do trabalho desenvolvido. O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

© Sara Lino

© Diana Senra

 

CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR AULA ABERTA UCP | PEDRO LEÃO NETO

 
 
 

CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR
AULA ABERTA | PEDRO LEÃO NETO

3 de Junho de 2022, 14h30-17:30
Sala de Exposições
Universidade Católica do Porto

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

 

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

No próximo dia 3 de Junho, às 14h30, na Sala de Exposições na UCP, Pedro Leão Neto irá apresentar uma síntese do trabalho editorial e de projeto fotográfico desenvolvido até ao momento, fomentando um debate e conversa com a participação de docentes e estudantes. em volta do trabalho desenvolvido.

 

CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR AULA ABERTA | PEDRO LEÃO NETO

 
 
 

CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR
AULA ABERTA | PEDRO LEÃO NETO

31 de Maio de 2022, 19h30
Sala 13A
Pavilhão Sul - FBAUP

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

 

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

No próximo dia 31 de Maio, às 19h30, no Pavilhão Sul na FBAUP, Pedro Leão Neto irá apresentar uma síntese do trabalho editorial e de projeto fotográfico desenvolvido até ao momento, fomentando um debate e conversa com a participação de docentes e estudantes. em volta do trabalho desenvolvido.

 

Vídeo sobre projeto Contrast

 
 
 

EXPOSIÇÃO GLOBAL SOBRE O PROJETO CONTRAST E SUA PUBLICAÇÃO EM LIVRO

Este vídeo tem como objetivo explicar de forma global o projeto CONTRAST e a publicação bienal a ele associada. Contrast tem como missão ajudar à divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design, através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.



 

Sessão de lançamento do livro “O Mundo às Costas”, de Pedro Bandeira

 
 
 

Sessão de lançamento do livro “O Mundo às Costas”, de Pedro Bandeira

PT/ENG

No último sábado (30), ocorreu a sessão de lançamento do livro “O Mundo às Costas” (2022), do arquitecto, professor e fotógrafo Pedro Bandeira, na livraria Circo de Ideias, no Porto. A sessão abriu espaço para uma conversa entre o autor, Magda Seifert, Pedro Baía e Pedro Leão Neto.

O Mundo às Costas apresenta-se como o primeiro volume (2001-2021) de uma "história universal" do século XXI - obviamente um delírio apesar de factual. Esta história (construída a partir de recortes de jornal), é acompanhada de um breve ensaio e de uma narrativa fotográfica dos lugares que estruturam o quotidiano do autor. Não sendo um livro de caracter disciplinar, a arquitetura (e a arquitetura sem arquitetos) acaba por ser o tema transversal que expressa toda a complexidade que caracteriza a nossa sociedade. (fonte: pedrobandeira.info)

Apoios: DGArtes; CAAA; Lab2PT; EAAD

 

Overview of the launch and presentation of the 6th edition of Sophia Journal

 
 
 

Overview of the launch and presentation of the 6th edition of Sophia Journal

21st of Abril de 2022, 18h30 | Ordem dos Arquitetos Secção Regional Norte (OA SRN)

PT/ENG

Last 21st of April, by 18h30, took place at the headquarters of Ordem dos Arquitetos Secção Regional Norte (OA SRN) the launch and presentation of the 6th edition of Sophia Journal - ‘Visual Spaces of Change: photographic documentation of environmental transformations’.

 

The event was attended by Conceição Melo, president of OASRN, who was responsible for the opening presentation and by Bruno Baldaia, vice-president of OASRN, who Introduced the publication. After the intervention of Wilfried Wang titled Image and Conscience, the debate began with the moderation of Pedro Leão Neto, having the participation of Wilfred Wang (invited editor), Carolina Leite (CEAU / FAUP) and Bruno Baldaia (OASRN). 

 

The debate proceeded informally and allowed a broad reflection about diverse issues brought by the intervention Image and Conscience, enabling the table to address and discuss several of the photography projects and articles published in this 6th edition of Sophia Journal. The published work shows howphotography is explored as a significant research tool for critical and innovative views on architecture and urban transformation in their expanded fields and contextualized by larger systems: cultural, political, artistic, technical, and historical dimensions.