APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA REVISTA CIENTÍFICA SCOPIO MAGAZINE ARQUITETURA, ARTE E IMAGEM

 
 
 

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA REVISTA CIENTÍFICA SCOPIO MAGAZINE ARQUITETURA, ARTE E IMAGEM (AAI) | CHAMADA ABERTA - UTOPIA

Casa Comum (Reitoria) da U. Porto

PT/ENG

Teve lugar no último dia 5 de Junho de 2023, às 18h00, na Casa Comum (Reitoria) da U. Porto a apresentação pública da revista científica scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem, bem como a abertura oficial da sua Chamada Aberta - Utopia do Volume 1.

O programa do evento integrou uma mesa redonda cuja abertura esteve a cargo de Fátima Vieira (Vice-Reitora da U. Porto - Cultura, Museus e U.Porto Press), seguindo-se a apresentação da revista científica por parte do seu diretor Pedro Leão Neto (FAUP).

Após este início, foi dada a palavra a cada um dos editores da revista com chamada aberta, nomeadamente Isa Clara Neves (CES / CEAU / FAUP), José Carneiro (FBAUP / i2ADS), Maria Neto (CEAU / FAUP - UBI), Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS) e Miguel Leal (FBAUP / i2ADS). Em seguida foi dada a palavras aos autores convidados para este Volume 1 scopio Magazine Arquitetura, Arte – UTOPIA, nomeadamente Sofia Marques da Silva (CIIE / FPCEUP), Gabriela Vaz-Pinheiro (FBAUP) e José Carlos Mota (DCSPT), bem como ao editor David Viana (CEAU / FAUP - UPT). O debate que se seguiu, moderado por Fátima Vieira, teve como mote as diversas temáticas da chamada aberta, bem como uma reflexão sobre a importância de uma revista científica interdisciplinar para a U. Porto com as características inovadoras como scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem consubstancia.

O evento era especialmente dirigido para a comunidade académica, mas aberto a toda a sociedade civil e contou com um número significativo de pessoas, estando presentes na plateia , entre outras personalidades, Ana Camanho, Vice-Reitora para a Transformação Digital e Gestão da Informação da Universidade do Porto e Olívia Pestana, Pró-Reitora para as Infraestruturas Culturais e Alumni, bem como os diretores das unidades orgânicas diretamente envolvidas no projeto da revista científica, nomeadamente Joaquim Moreno director do Curso de Mestrado Integrado em Arquitetura (FAUP) e Lúcia Almeida Matos diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

A partir das intervenções e do debate ficou a ideia de que estamos perante um projeto editorial de revista científica inovador em face da riquesa multifacetada de areas disciplinares e investigadores que integra na sua equipa editorial em volta do universo da Arquitetura, Arte e Imagem.

Foi também destacada a importância da revista científica ter simultaneamente uma versão física e online que criam sinergias entre si, nomeadamente uma versão em papel com a chancela dupla da U. Porto Press | scopio Editions e uma versão na plataforma de acesso aberto OJS da U. Porto. Por um lado, a publicação em papel assegura uma memória física da investigação e dos projetos publicados, bem como o estudo e manuseamento da revista de forma presencial em bibliotecas e centros de investigação. Por outro lado, a plataforma de acesso aberto da U. Porto defende os padrões de qualidade e assegura o reforço da internacionalização da investigação e dos autores e centros de investigação associados à publicação, o que facilita a colaboração global, aumenta a visibilidade da investigação, e promove o acesso aberto do conhecimento.

Por fim, falou-se no significativo apoio da U. Porto Press a este projeto editorial de revista científica scopio Magazine AAI que visa oferecer um texto crítico, exploratório e informativo capaz de atingir um público interdisciplinar, tornando-o acessível à análise e ao debate. Não há dúvidas que a chancela da U. Porto Press consubstancia um significativo reforço da dinâmica e visibilidade da revista científica, centrada na divulgação das áreas de estudo relacionadas com Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), sendo estas temáticas compreendidas de uma forma abrangente e interdisciplinar, integrando diversos centros de investigação e investigadores.


Reportagem fotográfica
José Paulo Santos

 

SOBRE A REVISTA

scopio Architecture, Art and Image é uma publicação científica internacional de acesso aberto, anual e com revisão por pares, publicada pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) - Grupo de Investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Portugal, em colaboração com  o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e o Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS) com a chancela dupla da U. Porto Press e scopio Editions.

Constituída por uma equipa interdisciplinar que integra o Conselho Editorial e Científico, a publicação periódica encarna um espaço dinâmico de informação centrado na divulgação das áreas de estudo relacionadas com Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), sendo estas temáticas compreendidas de uma forma abrangente e interdisciplinar, integrando diversos centros de investigação.

A publicação física e online visa oferecer um texto crítico, exploratório e informativo capaz de atingir um público interdisciplinar, tornando-o acessível à análise e ao debate, nomeadamente para  (re)pensar Arquitectura, Arte e Imagem na contemporaneidade.

A revista scopio Magazine será regida anualmente por uma temática geral e está estruturada em diferentes secções, permitindo aos leitores viajar entre os mundos da Arquitectura, da Arte e da Imagem através de múltiplas perspectivas e focos temáticos.

 Mais informação: scopio Magazine Architecture, Art and Image

SCOPIO MAGAZINE ARCHITECTURE, ART AND IMAGE | CHAMADA ABERTA: UTOPIA

A Revista scopio Arquitetura, Arte e Imagem convida à apresentação de propostas para o primeiro volume do seu ciclo temático "Utopia". Fá-lo inspirada pela ideia de que a transformação da nossa sociedade só será possível se tivermos visões ambiciosas para o futuro e propusermos caminhos operacionais, idealizados de forma criativa e colaborativa. Como defendeu Ernst Bloch há já oito décadas, em O Princípio Esperança, as utopias oferecem visões de um futuro melhor, devendo, por isso, ser vistas como parte de nossa realidade e não pensadas fora dela. As utopias são, nesse sentido, imagens ilusórias que nos direcionam para possibilidades reais e nos ajudam a construir um caminho de transformação social.

Convidamos à submissão de trabalhos que: (1) revelem o potencial da Imagem como meio capaz de cruzar e deslocar fronteiras entre diversas áreas temáticas, nomeadamente as da Arquitetura e da Arte;  (2) sejam inspirados por noções amplas de criatividade, inovação e cibernética como formas de impulsionar processos de co-evolução social e institucional; (3) explorem o potencial do mundo da Utopia e da Imagem para questionar e abordar, de forma inventiva, problemas transversais que afetem a Arquitetura, a Arte e a Imagem. Estando embora receptivos ao acolhimento de trabalhos individuais, incentivamos à criação de equipas multidisciplinares.

"Arquitetura, Arte e Imagem: Utopia", a publicar numa edição especial da Revista Scopio, Número 0, marcará o início de um novo ciclo de publicação. Pretendemos acolher trabalhos teóricos e práticos que nos levem a repensar o papel da Utopia nas sociedades democráticas complexas em que vivemos e, em particular, no universo da AAI. Queremos explorar a ideia de Utopia como uma ferramenta mental para o projeto arquitetónico, rompendo com formas padronizadas de pensamento e criando possibilidades para idealizações inovadoras e poéticas do espaço. Apoiaremos visões prospectivas capazes de materializar o impossível, isto é, utopias realistas.

Prazo de entrega do resumo: 1 de Setembro de 2023 | Utopia
Data de publicação: Dezembro de 2023

A Equipa Editorial submeterá os artigos teóricos a um processo cego de revisão por pares e os ensaios visuais a uma revisão pelos Editores e / ou um revisor. Os autores serão informados dos resultados da revisão em Outubro de 2023. Artigos teóricos e ensaios visuais terão que ser editados seguindo comentários dos revisores até ao dia 1 de Dezembro de 2023 de forma a poderem ser publicados na Revista scopio - Arquitectura, Arte e Imagem Vol. 1 | Utopia, o primeiro número deste ciclo.

Instruções de submissão

Faça o Login ou registe-se para fazer uma submissão.

Para submeter a sua proposta, os autores têm de se registar na plataforma scopio Magazine AAI OJS e submeter através dela o seu artigo teórico (entre 3000 a 6000 palavras) ou o seu ensaio visual (entre 6 a 8 páginas, mais texto entre 500 a 1000 palavras) até ao dia 1 de Setembro de 2023.

Guia de ajuda para a Submissão

Para qualquer consulta:

Por favor contacte os nossos Editores em scopiomagazine@arq.up.pt

 


 

TO NAME A MOUNTAIN

 

TO NAME A MOUTAIN

BY ALFONSO ALMENDROS


In the spring of 1863, the landscape-painter Albert Bierstadt, started his second tour across the Rocky Mountains with his friend the American writer Fitz Hugh Ludlow.

The story says that during their expedition, the painter was astonished by the view of an enormous mountain. Immediately he made a sketch where a dark grey storm crosses an imaginary horizon of gigantic peaks blown out of proportion. Bierstadt entitled his painting “A storm in the Rocky Mountains, Mount Rosalie” in honor of his traveling companion’s wife. The work was interpreted as a representation of his emotional anguish and the mountain, unnamed until that date, was named Mount Rosalie in honor of the woman that Bierstadt secretly loved.

Most critics thought Mount Rosalie was impossibly high. The painting and Bierstadt’s work seem to talk about desire, but always through the excess and the violation of a reality that only seemed suggestive for the artist when it was conducted by his imagination. His idea of beauty oscillated between the sublime exaltation of his emotions and the calculated effectiveness of the forms. Both contradictory notions though, is it not an audacity and a frustration at the same time to try to reach a summit? Nevertheless, the purpose of naming a mountain is an act charged of poetry. It tells us about the desire of possession and permanence. It reminds us, through creation, of the memory of those we have loved.

Bio

Alfonso Almendros is a Spanish photographer and lecturer living in Madrid. He graduated in 2010 with a Bachelor in History of Art from the University of Valencia, an Associate Degree in Artistic Photography from E.A.S.D Valencia and a MA Photography in Efti Madrid.

His work has been exhibited internationally, including exhibitions in Encontros da Imagem in Braga, Sala Kursala from the University of Cádiz, the Cultural Center of Spain in Mexico, the King Juan Carlos I Center of New York, Article Gallery in Birmingham or Guernsey Photography Festival and granted in several international competitions like the V Galician Prize of Contemporary Photography, the Roberto Villagraz Grant 2016, the Photographic Museum of Humanity 2014 grant or the Grand Prix Fotofestiwal 2011.

Since 2015, he is a visiting professor at the Instituto Nicaragüense de Enseñanza Audiovisual and the National Cinematheque of Nicaragua, Node Center of Curatorial Studies in Berlin and the IED Madrid.

 

FUNDED GALLERY PROJECT

 

Sophia Journal Volume 7, No. 1 - Landscapes of Care: the emergency of landscapes of care in extreme territories

 
 
 

SOPHIA journal 3RD CYCLE: Landscapes of Care

the emergency of landscapes of care in extreme territories

Issue description

Sophia’s third cycle main theme is “Landscapes of Care” with an overall interest around contemporary photography on how architecture can help a broken planet. It intends to understand how the photographic/imagery universe can be explored as a meaningful instrument of research about the multifaceted complex socioeconomic, political, historical, technical and ecological dimensions of architecture, city and territory that testify, question or emerge from relationships of care.

The concept “landscapes of care” has increasingly been adopted by diverse areas of study coming from health geography to the arts and architecture. Taking this notion to the universe of architecture we would like to understand architecture, city and territory as living and inclusive organisms, constituted by multifaceted landscapes with complex social and organisational spatialities which embody the difference and the other, the strange, the unfamiliar, the indigenous, the human and the non-human.

The 7th number of Sophia (the first number within the third cycle) the emergency of landscapes of care in extreme territories focuses on diverse territories like: the desert; the icy- lands; within unstable boundaries, e.g. between land-water; inhabited by native communities; territories that dramatically alter their configuration due to heavy weather conditions and scarce resources or whose natural resources are violently explored and violated. These territories hold vital information about patterns of resistance, flexibility, transformation and metamorphosis, enlightening the problems of vulnerability and resistance in the unforeseen future while opening up new perspectives of design, including new ways of poetically inhabiting the world as a place of encounter between species (following Haraway’s motto “staying with the trouble” and Guattari’s demand: “We need new social and aesthetic practices, new practices of the Self in relation to the other, to the foreign, the stranger”), protecting the ecosystems and understanding architecture more than the distribution of spaces as the distribution of the sensible.

ISSN 2183-8976 [Print] 2183-9468 [Online]

ISBN 978-989-53640-1-5
Volume 7, Issue 1 | Publication year: 2022

© The Authors. Published by scopio Editions. Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

DOI: https://doi.org/10.24840/2183-8976_2022-0007_0001

Sophia Journal | Print ISSN: 2183-8976 Online ISSN: 2183-9468 DOI: 10.24840/2183-8976 is based at the Center for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) - Research group Architecture, Art and Image (AAI),  Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal (FAUP) and is supported by national funds from the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT), I.P., through grant award no. UIDB/00145/2020.

Sophia Journal is an open access journal, allowing for immediate and free access to all content. Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial-NoDerivatives 4.0 International license.

© website Sophia Journal/ scopio Editions

 
Source: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophi...

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas - ”Complementaridades entre Teoria e Imagem (Fotografia e Desenho) na prática e disciplina da Arquitetura”

 
 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas
”Complementaridades entre Teoria e Imagem (Fotografia e Desenho) na prática e disciplina da Arquitetura: Instrumentos de Indagação, Representação Crítica e Desígnio”

Convidados: EDUARDO FERNANDES

18 de ABRIL | 14h30 - 16h00 | (TERÇA-feira) - SALA DO JANELÃO - FAUP 

Irá realizar-se na Sala do Janelão da FAUP no dia 18 de Abril, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP. 

Esta aula aberta ”Complementaridades entre Teoria e Imagem (Fotografia e Desenho) na prática e disciplina da Arquitetura: Instrumentos de Indagação, Representação Crítica e Desígnio” terá como autor convidado Eduardo Fernandes, que nos irá falar das complementaridades entre Teoria e Imagem (Desenho e a Fotografia) entendidos como instrumentos de Indagação, Representação Crítica e Desígnio para a prática e disciplina da Arquitetura.

Interessa-nos nesta sessão abordar a temática da complementaridade entre a teoria e os dispositivos de desenho e fotografia no universo da Imagem e de como estes podem ampliar uma prática de arquitetura ou teoria como instrumentos do pensamento e imaginação. Serão assim analisados diversos exemplos ligados quer à docência quer à investigação e prática em Arquitetura, de forma a evidenciar a sua importância e de como esta complementaridade pode ser explorada.

A aula é aberta a toda a comunidade académica estando, no entanto, especialmente dirigida para os alunos das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia (CAAD I, II) 1º ciclo e Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território (FACT) 2º ciclo de forma a incentivar a exploração da complementaridade do Desenho e da Fotografia no Processo de Comunicação e Representação em Projecto de Arquitectura num suporte de livro / jornal.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projeto CONTRAST - rede alargada de instituições de ensino superior ligadas à formação em fotografia que tem como principal objectivo promover o pensamento, o debate e a divulgação de atividades relacionadas com esta prática -, bem como do projeto de investigação Documentary Artistic Photography on Contemporary Portuguese Architecture. 

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita. 

Notícia no Sigarra / FAUP

 

Enquadramento 

A organização destas conferências / debates / aulas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP).

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições. 
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências.  

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da imagem e fotografia como instrumentos de reflexão sobre a transformação do espaço público.  
 


Biografias 

Eduardo Fernandes

Nasceu no Porto, em 1966. Os três anos que passou, como estudante, no liceu Alexandre Herculano despertaram-lhe o gosto pela arquitetura e pela obra de José Marques da Silva. Ingressou na FAUPorto em 1985; pelas janelas do pavilhão Carlos Ramos, viu crescer o novo edifício da Faculdade e a admiração por Álvaro Siza. Durante a licenciatura, que concluiu em 1992, a sua formação ficou marcada pelas aulas de Fernando Távora, Sergio Fernandez, Alexandre Alves Costa, Nuno Portas, Manuel Mendes e Anni Gunther, entre outros. Após o curso, trabalhou como profissional liberal, desenhando diversos projetos como autor, coautor ou colaborador; colaborou igualmente com várias instituições: Centro de Estudos da FAUP, entro de Estudos Territoriais do ISCTE, FPUPorto e DPCultural da CMPorto. Voltou à FAUP em 1995, para frequentar o curso de Mestrado em Planeamento do Ambiente Urbano, que concluiu em 1998. Um novo regresso à FAUP, em 1999, marcou o início da sua carreira de docente, trabalhando (e aprendendo) com Manuel Botelho (MLAC, 2.o ano) e Domingos Tavares (HAM, 3.o ano). Em 2001 aceitou o convite para lecionar no Curso de Arquitetura da UMinho, onde prosseguiu a atividade académica até hoje, em diversas unidades curriculares da área da Teoria, da História e do Projeto. Recorda com saudades os mais de 1000 alunos que passaram pelas suas turmas. Ao longo da sua carreira, procurou sempre conciliar o prazer do desenho com a vontade de ensinar e escrever; tem vários textos publicados, que podem ser consultados no repositorium da Universidade do Minho.

Pedro Leão Neto 

Pedro Leão Neto é investigador e professor na FAUP desde 2007 na área de Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo o regente dos cursos “Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia” (CAAD) e “Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território” (FACT). É coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no centro de I&D da FAUP, diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions e da sua plataforma aberta scopionetwork. É autor e editor de mais de 40 publicações, entre os quais se destacam Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Fotografia Documental Contemporânea sobre Arquitetura Portuguesa, Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli (2018) e CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior (2022); Investigador Responsável (IR) de vários projetos nacionais e internacionais financiados por fundações públicas como a DGartes e FCT, sendo atualmente um investigador ligado ao projeto SizaATLAS. Filling the Gaps for World Heritage e editor-inb-chief da revista científica indexada Sophia Journal AAI.

1001 CAMILO REBELO

CAMILO REBELO

Camilo Rebelo was born in Porto in 1972. He studied at the Colégio Alemão do Porto [German College] and graduated from the Faculty of Architecture of the University of Porto in 1996. He worked with Eduardo Souto Moura between 1994/98 and with Herzog & de Meuron between 1998/99. He started his activity as a freelancer in Porto in 2000 and since then he has created about a hundred projects, some of them in partnership with Tiago Pimentel, Susana Martins, Cristina Chicau and Patrício Guedes. He has taught at the Faculty of Architecture and Faculty of Arts and Humanities of University of Porto, École polytechnique fédérale de Lausanne (EPFL), Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la University of Navarra (ETSAUN), and the Accademia di Architettura di Mendrisio. Since 2014 he has had a research studio, Architettura e Paesaggio [Architecture and Landscape], in the Politecnico di Milano.

His work has been recognised through several national and international awards including the Bauwelt Award, Baku UIA Award and Douro Valley Award, as well as nominations for the Secil Award, BSI Swiss Prize and EU Mies Award. The Ktima house was chosen by BBC2 to feature in a documentary series called The World’s Most Extraordinary Homes (Underground). His area of research has mostly been concerned with the relationship between architecture and nature, linking urban contexts and areas of protected and classified natural landscape. The subject matter, its atmosphere, its constructive processes and the urgency of its uses in each context have been recognised in Portugal and abroad.

1001 PAOLO ROSSELLI

PAOLO ROSSELLI

Paolo Rosselli (1952) was introduced to photography by Ugo Mulas at the age of 20. After the degree in Architecture he begins a series of long journeys in India with Arturo Schwarz. During these long stays dedicated to the architecture of the Hindu temple, he begins assembling photographic profiles of Indian cities. Since then, his approach to architecture through photography evolves in other directions to contemporary architecture in Europe; towards masters of modern architecture as Giuseppe Terragni, and in the direction of the past, the Renaissance architecture in Italy. Beside this activity he has pursued specific researches on contemporary urban landscape and on the interiors of the home, seen as a place where people leave traces

of their living. He was invited to the Venice Biennial in three editions: in 1993 he exhibited groups of works on signs and messages found in the cities; in 2004 he shows an exploration on the interior of the home; lastly, in 2006, he showed a group of images of contemporary cities as Mexico, Shanghai, L.A., Istanbul, London. Recently, with the book Sandwich digitale and Scena Mobile published in 2009 and 2012 by Quodlibet, he has started to write on photography and about the changes in the perception of the real world in the digital age. In all, he is author of around twenty books. Paolo Rosselli was teacher of photography at the Milan Polytechnic for a brief period. He lives and works in Milano.

Edição impressa [online acesso Livre] | Volume 7, No. 1 Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories (Copy)

 
 
 

EDIÇÃO IMPRESSA [ONLINE acesso Livre] |  Volume 7, No. 1 Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories

PT/ENG

Edição impressa do Volume 7 da publicação Sophia Journal 'Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories'

Encontra-se disponível online com acesso livre em www.up.pt/revistas/index.php/sophia.

Criada em 2016 e editada pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, a revista Sophia Journal é uma publicação académica anual indexada com revisão por pares dedicada à divulgação de artigos críticos e ensaios visuais exploratórios sobre o universo da Arquitetura, Arte e Imagem.

Sobre a publicação Sophia Journal

Sophia Journal adopta procedimentos de publicação académica padronizados, no entanto, não se limita apenas a trabalhos académicos num formato tradicional, mas inclui também ensaios visuais que são o resultado de uma investigação baseada na prática. Isto significa que estamos interessados quer em trabalhos tradicionais onde é predominante o texto como modo de escrita, que pode ou não ser combinado com imagens, quer em trabalhos num formato de ensaio visual, o que permite uma maior liberdade imagética e no qual o discurso se realiza predominantemente através da imagem.

A plataforma online de Sophia permite aos autores combinar, no formato de Ensaio Visual, texto e imagem, quer fixa quer em movimento, criando assim um espaço de disseminação para a investigação prática onde a imagem está presente de forma significativa, desafiando desta forma o domínio da escrita na investigação académica.

Encorajamos trabalhos que exploram estratégias visuais capazes de integrar aspectos técnicos e artísticos utilizando a imagem, nomeadamente a fotografia, como um dispositivo mental que conduz a uma nova perceção da arquitectura, do espaço e das suas experiências. Ensaios visuais que chamam a atenção para a capacidade de encarnar uma ideia e/ou emoção através de imagens dentro de uma narrativa visual. Trabalhos que podem ser artigos ou ensaios visuais e que permitam (re)descobrir como a arquitectura integra e dá expressão a diversas dimensões - social, política, histórica, técnica e muitas outras.

 Sobre o conceito de “landscapes of care”

O conceito de "landscapes of care" tem sido progressivamente adoptado em várias áreas do conhecimento, desde a geografia da saúde até às artes e à arquitectura. Permite-nos entender a arquitectura, e os temas conexos da cidade e do território, enquanto organismos vivos e inclusivos, constituídos por paisagens multifacetadas com espacialidades sociais e organizacionais complexas, que incorporam a diferença e o/a outro/a, tudo o que é estranho, desconhecido, indígena, humano e não humano.

No presente volume 7 da Sophia Journal e primeiro deste 3º ciclo - the emergence of landscapes of care in extreme territories - abordamos a emergência de “landscapes of care” em territórios instáveis. O enfoque foi a emergência de paisagens de cuidados em territórios instáveis, que poderiam compreender diversas situações e territórios, como foi explicado no seu call. Um volume que reune um grupo diversificado de investigadores, arquitetos, artistas visuais e curadores, reunidos nesta publicação e na sua Conferência Internacional, num exercício de reflexividade conjunta em torno de diferentes perspetivas e construções visuais que chamam a nossa atenção para territórios que necessitam de cuidados críticos.  Assim, embora não propondo realmente novas soluções de design para esses territórios, os artigos teóricos e ensaios visuais abordam os seus problemas dando informações valiosas e perspetivas que podem alimentar intervenções e programas de design diferenciados com vista a reparar, proteger e ajudar a restabelecer a identidade e configuração desses territórios que, por diversas razões, sofreram mudanças severas.

Mais informação em: 

Sophia Journal platform: www.up.pt/revistas/index.php/sophia
Sophia Journal Facebook: https://www.facebook.com/sophia.journal0/
Sophia jornal instagram: https://www.instagram.com/sophia_journal_/

Research group:  Architecture, Arte and Image — AAI CEAU.FAUP

 

Print release [online Open Access] | Volume 7, No. 1 Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories

 
 
 

PRINT release [ONLINE Open Access] | Volume 7, No. 1 Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories

PT/ENG

Print release of Volume 7 of the Sophia Journal publication 'Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories' is

Available online with free access at www.up.pt/revistas/index.php/sophia.

Created in 2016, Sophia Journal publishes theoretical articles and visual essays that investigate and think critically the intersections between the image and architecture. An open access, peer-reviewed and indexed journal, published by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) - Research group Architecture, Art, and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal (FAUP), in collaboration with the publishing imprint scopio Editions.

About Sophia Journal

Sophia Journal explores the specific potential of the physical book as a unique medium to communicate the theoretical papers and visual essays that are published, which adds to its uniqueness. As a result of the significant collaboration between authors, editors and designers and a judicious selection and juxtaposition of images and text, combined with thoughtful layout and design, it was possible to create a visual narrative where the sum is greater than the parts, which we believe has as a result an innovative reading and a more insightful understanding about architecture through photography.

Sophia Journal adopts standard academic publication procedures, nevertheless it is not limited to traditional academic papers but also includes visual essays that are the result of practice-based research. This means that we are interested in traditional papers, where the incidence is the mode of writing that uses predominatly text, which may or may not be combined with images, as well as in the visual essay format, which allows more freedom and in which discourse takes place predominantly through images.

The visual essay format allows authors to combine in innovative ways text and image, creating space for practice research and in this way challenging the dominance of writing in academic research. We encourage the submission of work exploring visual strategies which are able to integrate technical and artistic aspects by using imagery, namely photography, as a mental device that leads to a new perception of architecture, space and their experiences.

 About the concept “landscapes of care”

The concept “landscapes of care” has increasingly been adopted by diverse areas of study coming from health geography to the arts and architecture. Taking this notion to the universe of architecture we would like to understand architecture, city and territory as living and inclusive organisms, constituted by multifaceted landscapes with complex social and organisational spatialities which embody the difference and the other, the strange, the unfamiliar, the indigenous, the human and the non-human.

In the present volume 7 of Sophia Journal and first of this 3rd cycle - the emergence of landscapes of care in extreme territories - we addressed the emergence of "landscapes of care" in unstable territories. The focus was on the emergence of landscapes of care in unstable territories, which could comprise diverse situations and territories, as explained in its call. This volume has  brought  together  a  diverse  group  of  researchers,  architects,  visual  artists,  and  curators,  gathered  in  this  publication  and  its  International  Conference  in  an  exercise  of  joint  reflexivity  around  different  perspectives  and  visual  constructs  calling  our  attention  to  territories  that  need  critical  care.  Thus,  while  not  really  proposing  new  design  solutions  for  those  territories,  the theoretical papers and visual essays do address their problems giving valuable information and  perspectives  that  can  feed  differentiated  design  interventions  and  programmes  aiming  to  repair, protect and help to re-establish the identity and configuration of those territories which for diverse reasons suffered severe changes.

More information in: 

Sophia Journal platform: www.up.pt/revistas/index.php/sophia
Sophia Journal Facebook: https://www.facebook.com/sophia.journal0/
Sophia jornal instagram: https://www.instagram.com/sophia_journal_/

Research group:  Architecture, Arte and Image — AAI CEAU.FAUP

 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas - Ana Miriam

 
 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas
”Cidade informal: contributos de uma etnografia visual para um imaginário político expandido”

Convidados: ANA MIRIAM REBELO

28 de MARÇO | 14h30 - 16h00 | (TERÇA-feira) - SALA DO JANELÃO - FAUP 

Irá realizar-se na Sala do Janelão da FAUP no dia 28 de Março, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP. 

Esta aula aberta Cidade informal: contributos de uma etnografia visual para um imaginário político expandido terá como convidada a investigadora e fotógrafa Ana Miriam Rebelo, que irá apresentar o projeto de investigação Visual and Semantic Identities of the City of Porto: an ascertainment of the contributions of informal dwelling.

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A arquitetura enquanto cultura visual e o seu papel discursivo no espaço público e no imaginário da cidade do Porto, constituem o campo de investigação na qual se inscreve este projeto.  A partir da problematização de um modelo de produção do espaço urbano dominado por lógicas de mercado, no qual a participação dos residentes é crescentemente reduzida, emergem questões através das quais se procuram alternativas. Entre o espetáculo da cidade do consumo e a monotonia estéril da cidade genérica, que outros espaços podem oferecer possibilidades de apropriação e identificação e corresponder a uma necessidade de comunicação e encontro através da arquitetura? Face a um espaço mediático em que proliferam as representações de carácter promocional, que imagens têm o potencial de alimentar um discurso crítico e prospetivo sobre a cidade?

 

Esta investigação aponta para a cidade informal como espaço de possibilidade. Através de uma abordagem etnográfica, investigam-se dimensões estéticas e políticas de processos de produção informal de espaços públicos. A fotografia é utilizada como ferramenta de documentação de modos de produção do espaço em desaparecimento e como instrumento discursivo para a articulação de contravisualidades ancoradas num repertório imagético expandido e local.

Na sequência desta apresentação a investigadora irá dinamizar um workshop dirigido aos alunos da unidade curricular Comunicação de Projeto de Arquitectura e Fotografia (CAAD I e II) e Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território (FACT), no qual se propõe um exercício coletivo de interpretação e mobilização de imagens do arquivo fotográfico da investigação.   

A aula aberta e o workshop têm como objetivo ajudar a ampliar o potencial de exploração de diversos conceitos (Cidade informal, etnografia visual, imaginário político expandido....) bem como diversas estratégias visuais e conceptuais (atlas de imagem, promenade architectural, collage...) que podem integrar o projeto que vão desenvolver através do dispositivo do livro neste 2º semestre.

Inscrições para o workshop serão limitadas, os interessados devem identificar-se e responder para o email info.aai@arq.up.pt

Semana destinada ao workshop que irá ter lugar nos dias de aulas da unidade curricular:

Dias 11 (terça) e 14 (sexta) de Abril.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projeto CONTRAST - rede alargada de instituições de ensino superior ligadas à formação em fotografia que tem como principal objectivo promover o pensamento, o debate e a divulgação de atividades relacionadas com esta prática -, bem como do projeto de investigação Documentary Artistic Photography on Contemporary Portuguese Architecture. 

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita. 

 

Enquadramento 

A organização destas conferências / debates / aulas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP).

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições. 
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências.  

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da imagem e fotografia como instrumentos de reflexão sobre a transformação do espaço público.  
 


Biografias 

Ana Miriam Rebelo

Mestre em Criação Artística Contemporânea, pela Universidade de Aveiro (2019). Licenciada em Artes Plásticas pela École d'Enseignement Supérieur d'Art de Bordeaux (2005). Bolseira de investigação doutoral em Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o projeto Visual and semantic identities of the city of Porto: an ascertainment of the contributions of informal dwelling (ID+/CEAU). Membro do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) e do Centro de Estudos em Arquitetura e Urbanismo (CEAU). Colabora com o grupo de investigação Arquitetura Arte e Imagem (CEAU) em projetos de investigação e projetos editoriais. Foi docente e coordenadora do Curso Técnico de Fotografia do Instituto Multimédia. A sua produção artística e científica centra-se na construção, perceção e representação do espaço urbano, com ênfase nas dinâmicas de produção e utilização do espaço público e nos seus impactos sociais, estéticos e políticos.

Pedro Leão Neto 

Pedro Leão Neto é investigador e professor na FAUP desde 2007 na área de Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo o regente dos cursos “Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia” (CAAD) e “Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território” (FACT). É coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no centro de I&D da FAUP, diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions e da sua plataforma aberta scopionetwork. É autor e editor de mais de 40 publicações, entre os quais se destacam Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Fotografia Documental Contemporânea sobre Arquitetura Portuguesa, Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli (2018) e CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior (2022); Investigador Responsável (IR) de vários projetos nacionais e internacionais financiados por fundações públicas como a DGartes e FCT, sendo atualmente um investigador ligado ao projeto SizaATLAS. Filling the Gaps for World Heritage e editor-inb-chief da revista científica indexada Sophia Journal AAI.

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas - ”Sobreposições entre o real e a ficção: a memória, a fotografia e a colagem enquanto instrumentos de pensar a cidade e a arquitetura”

 
 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas
”Sobreposições entre o real e a ficção: a memória, a fotografia e a colagem enquanto instrumentos de pensar a cidade e a arquitetura”

Convidados: RAQUEL LAGOA

14 de Março | 14h30 - 16h00 | (TERÇA-feira) - SALA DO JANELÃO - FAUP 

Irá realizar-se na Sala do Janelão da FAUP no dia 14 de Março, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP. 

Esta sessão terá como convidada a arquiteta Raquel Lagoa, formada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 2021, que irá expor a temática do pensamento através da imagem como motor de crítica da cidade e arquitetura, tendo como suporte a sua dissertação de mestrado “Fragmentos de cidade, imagens de arquitetura, do espaço e da memória”, Menção Especial do prémio Archiprix em 2022 e alvo de outras publicações da U.Porto, como Alumni little Books.

 Concebida enquanto arquivo do presente, sobreposição de tempos e memórias, esta sessão criará um espaço inédito de discussão, onde a utopia emerge enquanto método de pensar a cidade, antecipando a problemática de uma futura prática em arquitetura. 

Fragmentos dispersos e imagens com vontade própria, que dominam a camada da inconsciência surgem, neste contexto, como vestígios e nuances da arquitetura e cidade que nunca nos permitem abandoná-las, física e espiritualmente. 

 Numa aproximação à condição experimental do atelier de arquitetura, o projeto apresentado ensaia um laboratório de fotografia onde se manipulam imagens e ideias que dão corpo a um exercício de autoria própria. Da casa para o mundo, do papel para o espaço público, exibem-se experiências fragmentárias, entre a teia de contradições do real, que refletem a exigência multidisciplinar de um projeto de arquitetura.

O próprio suporte de livro será abordado enquanto interpretacao de um atlas, mapa da mente, composição infinita de imagens à semelhança do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg (1924). Desta forma, condensar e tornar portáteis numa caixa- livro os fragmentos colecionados (consciente e inconscientemente) foi uma das principais motivações desta investigação. Com uma escrita que deixa em aberto a possibilidade de um contínuo revisitar da memória, aproxima- se o gesto de abrir uma caixa de recordações que reacende o passado no presente, sob a forma de imagens, textos e citações.

O olhar através da lente direcionada para a cidade (mundo real) e da mente para a arte (mundo abstrato) compõem a principal imagem ou tema desta apresentaçao, numa intersecção de dois mundos, aparentemente opostos. A construção de uma imagem (mental e física) da cidade, alternativa à que nos é hoje sugerida pelo meio cultural, surge como principal desafio que tem por base um pensamento que combina o universo da lógica e do sensível, cruzando a componente teórica e prática e autores que, ao longo da história, se empenharam em descodificar o enigma da cidade, da arquitetura e de quem as habita.

Neste contexto, esta aula aberta centraliza-se no resgate de fragmentos da banalidade do quotidiano que a memória absorveu para o consciente, tornando-os em imagens visíveis e úteis, que se projetam e nos projetam para lá do espaço real da cidade.

Enquanto método, a aula centrar-se-à na colagem ou manipulação digital das fotografías, na consequente criaçao de cenários utópicos, dificilmente conciliáveis mas não impossíveis. Sendo pouco relevante o que acontece em cada uma, importa sobretudo a relação que estabelecem com o real e com o observador, enquanto ‘despertadores’ de emoções, dúvidas e reflexões. Composições de fragmentos deslocados, ironias e eufemismos, as montagens impressionam, enganam, comovem ou agradam, ao mesmo tempo que deixam escapar os sinais de uma cidade a caminhar para o colapso.

A aula é aberta a toda a comunidade académica estando, no entanto, especialmente dirigida para os alunos das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia (CAAD I, II) 1º ciclo e Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território (FACT) 2º ciclo de forma a incentivar a exploração da complementaridade do Desenho e da Fotografia no Processo de Comunicação e Representação em Projecto de Arquitectura num suporte de livro / jornal.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projeto CONTRAST - rede alargada de instituições de ensino superior ligadas à formação em fotografia que tem como principal objectivo promover o pensamento, o debate e a divulgação de atividades relacionadas com esta prática -, bem como do projeto de investigação Documentary Artistic Photography on Contemporary Portuguese Architecture. 

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita. 

 

Enquadramento 

A organização destas conferências / debates / auylas abertas é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP).

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições. 
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências.  

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da imagem e fotografia como instrumentos de reflexão sobre a transformação do espaço público.  
 


Biografias 

 
Raquel Lagoa 

Raquel Lagoa nasceu na Figueira da Foz, em 1996. É arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2021), tendo frequentado um semestre na Escola de Arquitetura de Belleville, em Paris (2019). Experiências que contaminaram, inevitavelmente, um percurso multidisciplinar entre a arquitetura, a fotografia e a literatura. Paralelamente ao desenho, a escrita revelou-se um instrumento de projeto tão válido quanto o desenho, tendo sido autora de vários artigos publicados em: Fundación Arquia Blog (Barcelona), Revista MA (Faup, Porto), Revista Nu (Darq, Coimbra), Scopio Editions (Porto) e Esad-idea (Porto). No trabalho de dissertação deu início a uma investigação que alia o raciocínio através da escrita à comunicação através da imagem, contribuindo para a construção de um discurso crítico que tem em vista a descodificação do enigma do real, onde arquitetura e cidade convergem através dos seus fragmentos.

Atualmente, trabalha como arquiteta no atelier Ricardo Bofill (RBTA), em Barcelona.
 

Pedro Leão Neto 

Pedro Leão Neto é investigador e professor na FAUP desde 2007 na área de Comunicação de Arquitetura e Fotografia, sendo o regente dos cursos “Projeto de Arquitetura Assistido por Computador e Fotografia” (CAAD) e “Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território” (FACT). É coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) integrado no centro de I&D da FAUP, diretor da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions e da sua plataforma aberta scopionetwork. É autor e editor de mais de 40 publicações, entre os quais se destacam Um Outro Olhar Sobre Obras de Álvaro Siza Fotografia Documental Contemporânea sobre Arquitetura Portuguesa, Pedro Gadanho - Paolo Rosselli - A Talk on Architecture in Photography: Photographs by Paolo Rosselli (2018) e CONTRAST II: A Fotografia no Ensino Superior (2022); Investigador Responsável (IR) de vários projetos nacionais e internacionais financiados por fundações públicas como a DGartes e FCT, sendo atualmente um investigador ligado ao projeto SizaATLAS. Filling the Gaps for World Heritage e editor-inb-chief da revista científica indexada Sophia Journal AAI.

Online release [Open Access] | Volume 7, No. 1 Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories

 
 
 

Online release [Open Access] | Volume 7, No. 1 Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories

PT/ENG

Volume 7 of the Sophia Journal publication 'Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories' is available online with free access at www.up.pt/revistas/index.php/sophia.

Created in 2016, Sophia Journal publishes theoretical articles and visual essays that investigate and think critically the intersections between the image and architecture. An open access, peer-reviewed and indexed journal, published by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) - Research group Architecture, Art, and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal (FAUP), in collaboration with the publishing imprint scopio Editions.

The current third Sophia Journal thematic cycle "Landscapes of Care" aims to discuss and publish works by several photographers and researchers whose projects use image, with a special focus on photography, as a form of artistic expression and as a significant tool for research on architecture and how this practice and discipline can help a broken planet.

 About the concept “landscapes of care”

The concept “landscapes of care” has increasingly been adopted by diverse areas of study coming from health geography to the arts and architecture. Taking this notion to the universe of architecture we would like to understand architecture, city and territory as living and inclusive organisms, constituted by multifaceted landscapes with complex social and organisational spatialities which embody the difference and the other, the strange, the unfamiliar, the indigenous, the human and the non-human.

In the present volume 7 of Sophia Journal and first of this 3rd cycle - the emergence of landscapes of care in extreme territories - we addressed the emergence of "landscapes of care" in unstable territories. The focus was on the emergence of landscapes of care in unstable territories, which could comprise diverse situations and territories, as explained in its call. This volume has  brought  together  a  diverse  group  of  researchers,  architects,  visual  artists,  and  curators,  gathered  in  this  publication  and  its  International  Conference  in  an  exercise  of  joint  reflexivity  around  different  perspectives  and  visual  constructs  calling  our  attention  to  territories  that  need  critical  care.  Thus,  while  not  really  proposing  new  design  solutions  for  those  territories,  the theoretical papers and visual essays do address their problems giving valuable information and  perspectives  that  can  feed  differentiated  design  interventions  and  programmes  aiming  to  repair, protect and help to re-establish the identity and configuration of those territories which for diverse reasons suffered severe changes.

More information in: 

Sophia Journal platform: www.up.pt/revistas/index.php/sophia
Sophia Journal Facebook: https://www.facebook.com/sophia.journal0/
Sophia jornal instagram: https://www.instagram.com/sophia_journal_/

Research group:  Architecture, Arte and Image — AAI CEAU.FAUP

 

Lançamento online [acesso Livre] | Volume 7, No. 1 Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories

 
 
 

Lançamento online [acesso Livre] |  Volume 7, No. 1 Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories

PT/ENG

O Volume 7 da publicação Sophia Journal 'Landscapes of Care: the emergence of landscapes of care in extreme territories' encontra-se disponível online com acesso livre em www.up.pt/revistas/index.php/sophia.

Criada em 2016 e editada pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, a revista Sophia Journal é uma publicação académica anual indexada com revisão por pares dedicada à divulgação de artigos críticos e ensaios visuais exploratórios sobre o universo da Arquitetura, Arte e Imagem. Todas as edições da Sophia Journal, bem como os artigos e ensaios visuais publicados, são de acesso livre.
O atual terceiro ciclo temático de Sophia Journal “Landscapes of Care” tem como objetivo debater e publicar trabalhos de diversos fotógrafos e investigadores cujos projetos utilizam a imagem, com especial enfoque na fotografia, enquanto forma de expressão artística e instrumento significativo de investigação sobre a arquitectura e de como esta prática e disciplina pode ajudar a cuidar de um planeta em vias de destruição.

 Sobre o conceito de “landscapes of care”

O conceito de "landscapes of care" tem sido progressivamente adoptado em várias áreas do conhecimento, desde a geografia da saúde até às artes e à arquitectura. Permite-nos entender a arquitectura, e os temas conexos da cidade e do território, enquanto organismos vivos e inclusivos, constituídos por paisagens multifacetadas com espacialidades sociais e organizacionais complexas, que incorporam a diferença e o/a outro/a, tudo o que é estranho, desconhecido, indígena, humano e não humano.

No presente volume 7 da Sophia Journal e primeiro deste 3º ciclo - the emergence of landscapes of care in extreme territories - abordamos a emergência de “landscapes of care” em territórios instáveis. O enfoque foi a emergência de paisagens de cuidados em territórios instáveis, que poderiam compreender diversas situações e territórios, como foi explicado no seu call. Um volume que reune um grupo diversificado de investigadores, arquitetos, artistas visuais e curadores, reunidos nesta publicação e na sua Conferência Internacional, num exercício de reflexividade conjunta em torno de diferentes perspetivas e construções visuais que chamam a nossa atenção para territórios que necessitam de cuidados críticos.  Assim, embora não propondo realmente novas soluções de design para esses territórios, os artigos teóricos e ensaios visuais abordam os seus problemas dando informações valiosas e perspetivas que podem alimentar intervenções e programas de design diferenciados com vista a reparar, proteger e ajudar a restabelecer a identidade e configuração desses territórios que, por diversas razões, sofreram mudanças severas.

Mais informação em: 

Sophia Journal platform: www.up.pt/revistas/index.php/sophia
Sophia Journal Facebook: https://www.facebook.com/sophia.journal0/
Sophia jornal instagram: https://www.instagram.com/sophia_journal_/

Research group:  Architecture, Arte and Image — AAI CEAU.FAUP

 

A Ideia de Álvaro Siza – Piscina das Marés’ por Mark Durden e João Leal

 
 
 

A Ideia de Álvaro Siza – Piscina das Marés’
por Mark Durden e João Leal

Exposição NO ESPAÇO Mira 16H | 11/02 – 25/03 | 2023

Inaugura no próximo dia 11 de Fevereiro pelas 16h no Espaço Mira a exposição ‘A Ideia de Álvaro Siza – Piscina das Marés’ por Mark Durden e João Leal. The Idea of Álvaro Siza é um projeto fotográfico que tem a sua origem no trabalho desenvolvido por Mark Durden e João Leal  em resposta à arquitetura de Siza desde 2017.

O projeto fotográfico de Mark Durden e João Leal em volta da obra de Álvaro Siza contou desde o início com o apoio de Pedro Leão Neto e do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem CEAU | AAI e deu origem ao projeto editorial | design gráfico scopio Newspaper "The Idea of Álvaro Siza" com chancela da scopio Editions.

A scopio Editions, que é um projeto editorial universitário com uma forte componente de investigação, tem como objetivo captar o interesse de diferentes grupos e pessoas vindas dos mais variados grupos, instituições e áreas de estudo, para o trabalho da fotografia documental artística, utilizada como instrumento para questionar a Arquitetura, Cidade e Território.

A exposição dá a conhecer o trabalho fotográfico desenvolvido em volta das Piscinas das Marés obra paradigmática de Álvaro Siza Piscina, do qual resultará o terceiro volume da coleção  ‘scopio Newspaper "The Idea of Álvaro Siza"’ (a sair em junho de 2023) a juntar-se aos dois volumes da mesma coleção já publicados sobre o Museu de Serralves, Pavilhão Carlos Ramos, Faculdade de Arquitetura do Porto e complexo de habitação social da Bouça.

O projeto está agora a expandir-se de forma a incluir obras de outros arquitetos. Em 2023, para além da publicação sobre a Piscina das Marés, serão lançadas mais duas: sobre o túmulo da família Brion de Carlo Scarpa, em San Vito d'Altivole e o Cemitério de San Cataldo de Aldo Rossi, em Modena, ambas em Itália.

Pela realização desta exposição, os autores gostariam de agradecer: à Universidade de South Wales, Escola Superior de Media, Artes e Design do Politécnico do Porto, Casa da Arquitetura, Matosinhos Sport, Álvaro Siza, Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, Pedro Leão Neto, Né Santelmo, Abigail Ascenso, Teresa Ferreira, Peter Finnemore, Tom Wood, Cesário Alves e Inês Magalhães.



BIOGRAFIAS
Mark Durden é escritor, artista e professor. As suas publicações incluem 'The Routledge Companion to Photography Theory', co-editado com Jane Tormey (Routledge 2019), 'Photography Today' (Phaidon, 2014), que foi posteriormente traduzido para francês, espanhol, turco e chinês, 'Fifty Key Writers on Photography' (Routledge 2012), que foi traduzido para chinês e farsi. Juntamente com David Campbell e Ian Brown, faz parte do coletivo de artistas Common Culture. Foi curador de várias exposições sobre arte e consumismo e arte e comédia com David Campbell: 'Variable Capital' no Bluecoat Liverpool em 2008, e 'Double Act' que foi lançado no Bluecoat Liverpool e no MAC Belfast em 2016 e depois adaptado para uma exposição nos Açores em 2017. Atualmente é Professor de Fotografia e Diretor do 'European Centre for Documentary Research' na University of South Wales, no Reino Unido. 

João Leal é artista e professor. Participa em exposições individuais e colectivas desde 2001. Desenvolve trabalhos utilizando imagens em movimento, estáticas e som que se apresentam no formato de exposição, projeção e instalação. Enquanto artista tem como principais interesses as ideias de “estrutura” (e as suas várias conotações), a dicotomia “proximidade / distância” e as formas de ocupação do espaço expositivo. Em 2005 venceu, ex-aequo, o Prémio Pedro Miguel Frade, do Centro Português de Fotografia, com o trabalho “Night Order”. Em 2018 venceu o prémio aquisição da XX Bienal de Cerveira, com o trabalho "Where Am I". Doutoramento em Artes Visuais ('practice based' em instalação, fotografia e videoarte) pela University of South Wales em ligação com o European Centre for Documentary Research. Trabalhou nos Teatros Nacionais São João e D.Maria II, na RTP televisão portuguesa e na “Casa da Música”. É Professor no Departamento de Artes da Imagem P.Porto | ESMAD e membro do CEAU | AAI - Grupo de Investigação em Arquitetura, Arte e Imagem e unidade de investigação da UNIMAD.

Website pessoal: www.joaoleal.pt

 

8th SOPHIA JOURNAL INTERNATIONAL CONFERENCE - LANDSCAPES OF CARE: PHOTOGRAPHY, FILM, MODERN, ARCHITECTURE AND LANDSCAPE HERITAGE

 
 
 

8th SOPHIA JOURNAL INTERNATIONAL CONFERENCE

Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

Organized by: Hugh Campbell, Igea Troiani, João Leal, Mark Durden, Olívia Marques da Silva, Pedro Leão Neto, Rikke Munck Petersen, Teresa Ferreira

PT/ENG

CONFERENCE WEBSITE
REGISTRATION

The 8th Sophia Journal International Conference will present a live and videoconference program organised by CEAU / FAUP and the event will be broadcasted live online, encompassing a rich and diverse program around: (i) roundtables for each panel concerning a focused topic coming from Sophia´s comprehensive call; (ii) presentation of articles and visual essays submitted; (iii) Photography exhibition: The Idea of Álvaro Siza.

This International Conference integrates the thematic cycle “Landscapes of Care”, addressing contemporary photographic and visual practices that focus on how architecture understood in a wide sense can help to heal a broken planet. The concept of “Landscapes of Care” has increasingly been adopted by diverse areas of study, from health geography to the arts, architecture and heritage preservation. It is used here in order to understand and document modern architecture, building, city and territory as living and inclusive organisms, as well as heritage resources for global sustainability. 

Modern architecture is a ‘heritage at risk’ as it belongs to a recent past that has not yet been sufficiently recognised by the authorities, scholars and general public. Our aim is to explore the ways in which photography and film can be used as meaningful instruments of research into the socioeconomic, political, historical, technical and ecological dimensions of modern architecture, city and territory.

 

Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage invited theoretical and field work where architectural photography and filmmaking are descriptive, analytical and interpretive, communicating original perceptions and new understandings of modern architecture and landscapes. Photography and film projects that will allow us to show how modern buildings and landscapes have responded to and reflect the local conditions of their production and importance.  Projects which critique and expand our understanding of what constitutes modern architecture and landscape, in terms of its language, locations, functions, creators, patrons and publics.

Photography and film work that can allow us to see the social dimension of architecture and landscape, to understand architecture as Alvar Aalto did, “as a great synthetic process of combining thousands of definite human functions” to contribute to a greater understanding of modern architecture’s and landscape’s potential for a more ecological and sustainable balance and interplay between architecture and nature.

DATE
15th and 16th of September 2023

PLACE
The Conference will be held in person at FAUP - Auditório Fernando Távora - on the 15th of September and the Exhibition will take place at Carlos Ramos Pavilion on the 15th.

CONFERENCE LIVE STREAMING VIA ZOOM
Zoom link: https://videoconfcolibri.zoom.us/j/91965794170?pwd=TUZIWUlIdHlWQkxhRE5URU9vTWxZZz09

Meeting ID: 919 6579 4170

Password: 410878

+ info

8th SOPHIA INTERNATIONAL CONFERENCE WEBSITE
Research group 'Arquitectura, Arte e Imagem — AAI'  CEAU.FAUP

SCOPIO Network

FAUP SIGARRA

 

8ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SOPHIA JOURNAL - LANDSCAPES OF CARE: PHOTOGRAPHY, FILM, MODERN, ARCHITECTURE AND LANDSCAPE HERITAGE

 
 
 

8ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE SOPHIA JOURNAL

Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage

Organização: Hugh Campbell, Igea Troiani, João Leal, Mark Durden, Olívia Marques da Silva, Pedro Leão Neto, Rikke Munck Petersen, Teresa Ferreira

PT/ENG

WEBSITE CONFERÊNCIA
REGISTO
A 8ª Conferência Internacional de Sophia Journal apresentará um programa presencial bem como por videoconferência em directo organizado pelo CEAU / FAUP, englobando um programa rico e diversificado em torno de: (i) mesas redondas para cada painel sobre um tema focado proveniente da chamada abrangente da Sophia; (ii) apresentação dos artigos e enaios visuais submetidos; (iii) Exposição de fotografia: The Idea of Álvaro Siza.

Esta Conferência Internacional integra o ciclo temático “Landscapes of Care”, abordando práticas fotográficas e visuais contemporâneas que se preocupam sobre o modo como a arquitectura, entendida num sentido amplo, pode ajudar a curar as relações entre o homem e a natureza, bem como a crise sócio-ambiental em que o planeta vive. 

O conceito de Landscapes of Care tem sido cada vez mais adoptado em diversas áreas do conhecimento, desde a geografia da saúde até às artes e arquitectura, assim como na preservação do património. Neste call interessam-nos práticas visuais que nos ajudem a compreender e documentar a arquitectura moderna e a sua construção e reabilitação, como também a percecionar a cidade e o território como organismos vivos e inclusivos e a reconhecer a importância dos recursos patrimoniais para a sustentabilidade global. 

A arquitectura moderna é um "património em risco", pois pertence a um passado recente que ainda não foi suficientemente reconhecido quer pelas autoridades quer por parte de muitos investigadores e do público em geral. O nosso objectivo é explorar de que modo a fotografia e o filme podem ser utilizados como instrumentos significativos de investigação nas dimensões socioeconómica, política, histórica, técnica e ecológica da arquitectura moderna, da cidade e do território.

Landscapes of care: photography, film, modern architecture and landscape heritage convidou a submissão de trabalhos teóricos e ensaios visuais sobre arquitetura moderna onde a fotografia e o filme estão presentes de forma significativa.  Projetos descritivos, analíticos e interpretativos, capazes de oferecer uma percepção única e um novo entendimento sobre a arquitectura do moderno, bem como esta foi muitas vezes capaz de responder e reflectir as condições locais da sua produção.  Projectos que são territórios críticos capazes de expandir a nossa compreensão sobre a arquitectura e paisagem do moderno, em termos da sua linguagem, localizações, funções, criadores, patronos e públicos.

Interessou-nos trabalhos fotográficos e cinematográficos que permitissem reconhecer a dimensão social da arquitectura e da paisagem e compreender a arquitectura como fez Alvar Aalto, “as a great synthetic process of combining thousands of definite human functions” juntamente com o enfoque de Donna Haraway na interacção humana e não humana - novas "naturecultures" capazes de contribuir para uma maior compreensão do potencial da arquitectura e da paisagem do moderno para um equilíbrio e uma interacção mais ecológica e sustentável entre a arquitectura e a natureza. 

DATA
15 e 16 de Setembro de 2023

LUGAR
A Conferência terá lugar na FAUP (Auditório Fernando Távora) nos dias 15 e 16 de Setembro presencialmente e online.

CONFERENCE LIVE STREAMING VIA ZOOM
Zoom link: https://videoconfcolibri.zoom.us/j/91965794170?pwd=TUZIWUlIdHlWQkxhRE5URU9vTWxZZz09

Meeting ID: 919 6579 4170

Password: 410878

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8th SOPHIA INTERNATIONAL CONFERENCE WEBSITE
Research group 'Arquitectura, Arte e Imagem — AAI'  CEAU.FAUP

SCOPIO Network

FAUP SIGARRA

 

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO E MESA REDONDA | CONTRAST | ENSINO DA FOTOGRAFIA NA SUA INTERAÇÃO COM A ARTE, ARQUITETURA E DESIGN

 
 
 

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO E MESA REDONDA | CONTRAST | ENSINO DA FOTOGRAFIA NA SUA INTERAÇÃO COM A ARTE, ARQUITETURA E DESIGN

EXPOSIÇÃO CONTRAST ESTARÁ ABERTA AO PÚBLICO ATÉ 1 FEVEREIRO | CASA DAS ARTES (CA) - Porto

No passado dia 27 de Janeiro pelas 17h30, na casa das Artes - Porto, teve lugar a inauguração da exposição 'CONTRAST - Ensino da Fotografia na sua interação com a Arte, Arquitetura e Design' , tendo em seguida aberto a mesa redonda onde foi possível debater o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitectura e de estudos artísticos.

O evento contou com a presença de Laura Castro (Direção-Regional de Cultura Norte) que também participou na mesa-redonda que tinha como convidados Carlos Lobo (EA.UCP), José Carneiro (FBAUP), José Maças de Carvalho (DARQ-UC), Olívia da Silva (ESMAD) e Rui Lourosa (ESAP), tendo o debate sido moderado por Pedro Leão Neto (FAUP).

Durante o debate foi possível debater diversas questões em volta do papel e importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitectura e de estudos artísticos, proporcionando um entendimento mais aprofundado do universo da fotografia. Na parte final do debate a conversa foi aberta ao público que assim teve oportunidade de participar no debate e questionar os convidados sobre diversas questões relacionadas com a temática da fotografia.

Estes eventos que integram uma mesa-redonda e exposição dos projetos fotográficos dos estudantes selecionados têm acompanhado o programa de disseminação da rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia CONTRAST que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO – Centro de Arte e Comunicação Visual; DARQ – Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; DCAM – Departamento de Cinema e Artes dos Media da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa; EA.UCP – Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa - Porto; ESAP – Escola Superior Artística do Porto; ESMAD – Escola Superior de Media, Artes e Design, Vila do Conde; FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; FBAUL – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; IPT – Instituto Politécnico de Tomar.

A exposição resulta de uma seleção dos trabalhos fotográficos de estudantes e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas no projeto, "permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online".

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal realizadas no contexto do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

Mais informações em casadasartes.gov.pt

Fotografia de imagem no cartaz
Nuno Venâncio

BIOGRAFIAS

Carlos Lobo (EA.UCP)
Fotógrafo, músico, investigador e programador na área da fotografia. Professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, é investigador do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Doutor em Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Católica do Porto. É desde 2018 o coordenador do Mestrado de Fotografia na Escola das Artes. É, ainda, programador independente do CAAA (Centro Assuntos Arte e Arquitectura) e editor da LEBOP, editora especializada em livros de fotografia. Tem já várias monografias editadas, estando o seu trabalho representado em inúmeras e prestigiadas colecções de fotografia.

José Carneiro (FBAUP)

Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Director do Mestrado em Design da Imagem (FBAUP). Director do Centro de Estudos em Design e Arte (FBAUP). É doutorado em Arte e Design pela FBAUP, 2014. É investigador integrado no ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura e colabora com o i2ADS - Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. É autor de vários artigos científicos e tem participado regularmente em conferências nacionais e internacionais. Desenvolve trabalho artístico e de design de comunicação. É autor do projecto Records & Photographs e do programa de rádio Clube da Esquina. Mais informação em José Carneiro. CV completo em Ciência Vitae.

José Maçãs de Carvalho (DARQ)
Doutorado em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e Professor Auxiliar no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e no Colégio das Artes. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, na Fac. Letras da UC, concluiu Pós-Graduação em Gestão de Artes, no Instituto de Estudos Europeus de Macau. As suas obras estão representadas nas colecções Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Encontros de Fotografia de Coimbra,Fundação PLMJ, Col. António Cachola, Col. Figueiredo Ribeiro, Fundação EDP, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Colecção Novo Banco Art, entre outras. Colaborador e autor publicado na scopio Editions, foi também co-orientador do pósdoutoramento de Pedro Leão Neto em desenvolvimento na FAUP subordinado ao título “Mapeamento de Fotografia Documental e Artística: Um olhar Contemporaneo sobre Arquitectura e Espaços de Referência no Porto (MFDAARP). Autor de vários livros sobre Fotografia e Videoarte. Curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra desde 2020.

Laura Castro (CA)

Diretora Regional de Cultura do Norte, é doutorada em Arte e Design pela Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes (2010) e mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1993). Professora na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, de que foi diretora entre 2013 e 2017, e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da mesma Escola. Entre o início da década de 90 e 2006, trabalhou no sector cultural. Escrevia regularmente sobre arte moderna e contemporânea, museologia, arte e paisagem e arte pública. É membro da APHA (Associação Portuguesa de Historiadores de Arte) e da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte).

Olívia Marques da Silva (ESMAD)
Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto e doutorada em Fotografia pela Escola de Arte & Design de Derby, Reino Unido (Ph.d.,Mphil/ Ph.d./MA). Associa a atividade académica à expressão artística enquanto fotógrafa, participando em diversas exposições individuais e coletivas. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Português de Fotografia. A ligação ao Politécnico do Porto começou em 1992, onde foi diretora do Departamento de Artes da Imagem da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), criou e coordenou o Mestrado em Comunicação Audiovisual com uma Especialização em Fotografia e Cinema Documental e Produção e Realização Audiovisual. Foi presidente do Conselho Técnico- Científico da ESMAE. Foi consultora fotográfica do Museu do Carro Elétrico dos Sociedade de Transportes Coletivos do Porto0. Colabora com os seguintes centros de investigação: CCRE, FAUP e eCPR/South Wales University. Coordena a Conferência Anual de Multimédia, Fotografia e Cinema , de Imagens do Real Imaginado (IRI) É atualmente Presidente da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P.PORTO.

Pedro Leão Neto (FAUP)
Arquiteto licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP, 1992), mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP-FEUP, 1992), doutor em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002) e pós-doutorado (FAUP, 2018). Professor e Investigador na FAUP, é coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI) e das Edições scopio, sendo Editor-in-chief da revista científica Sophia Journal Arquitetura, Arte e Imagem e Investigador Principal (PI) do projeto Visual Spaces of Change (VSC) financiado pela FCT e do projeto Contrast: Rede de Iniciativas Artísticas Multidisciplinar na Arte, Arquitetura, Design e Fotografia (Apoio a Projetos - Criação e Edição – DGartes). Regente das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território, o seu campo de investigação é focalizado no universo da Arquitetura, Arte e Imagem. Dentro deste campo de investigação publicou e editou mais de 30 livros, diversos artigos científicos, coordenou diversos projetos de Investigação, exposições, conferências e concursos internacionais.

Rui Lourosa (ESAP)

Doutorado em Arte dos Media na Universidade Lusófona do Porto. Licenciado em Arte e Comunicação pela Escola Superior Artística do Porto, participante e bolseiro no Stage Europeo degli Esordi em Lucca, possui o DEA pela Universidade de Vigo no programa Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Atualmente é investigador do grupo de investigação Arte e Estudos Críticos do Centro de Estudos Arnaldo Araújo. Enquanto artista, desenvolve continuamente trabalho no âmbito da sua investigação: a fotografia, a etnografia e o funerário. Trabalha e investiga o fotográfico no seu carácter processual: digital, mas mais especialmente analógico, alternativo e histórico. Experimenta continuamente com o processo fotográfico e cinematográfico estereoscópico na relação da geração e manutenção da imersividade com a perturbação e o desconforto. Tem vindo a apresentar continuamente comunicações, conferências e exposições acerca da sua investigação e prática artística. É docente na Escola Superior Artística do Porto em várias unidades curriculares na área do projeto e da impressão e onde organiza o programa “VISUA – Laboratório de Experimentação e Práticas Visuais” é também membro do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico da ESAP e foi desde 2009 até 2016 Director do Curso Superior de Artes Visuais – Fotografia.

 

O documentário da RTP2 “Luis Ferreira Alves: Um Olhar Construído”

 
 
 

Da direita para a esquerda: Pedro Leão Neto, Ricardo Gonçalves, Victor Neves, Teresa Paixão e Joana Azevedo | Antestreia do documentário e conversa - Luis Ferreira Alves | Um olhar Construído - Casa da Arquitetura /21 de Jan.

DOCUMENTÁRIO DA RTP2 “LUIS FERREIRA ALVES: UM OLHAR CONSTRUÍDO”

exibição na RTP2 na grelha do próximo dia 26 de janeiro, ÀS 22:50

PT/ENG

Teve lugar na na Casa da Arquitetura no dia 21 de Janeiro, às 16:30, a antestreia do documentário da RTP2 sobre Luis Ferreira Alves na Casa da Arquitetura. Um olhar sobre o fotógrafo, a obra e a pessoa, num documentário intimista, para ver ou rever no dia 26 de janeiro na RTP2 às 22h50.

O documentário sobre a vida e obra do fotógrafo portuense - “Luis Ferreira Alves: Um Olhar Construído” - oferece um olhar incisivo sobre uma personagem poliédrica da cultura arquitetónica portuguesa, fotógrafo, cineasta e amante da vida.
Após a exibição da antestreia do documentário, teve lugar uma conversa em torno da obra e da pessoa de Luis Ferreira Alves com Teresa Paixão, Diretora da RTP2, Ricardo Gonçalves, realizador do documentário, Victor Neves, autor do documentário e Pedro Leão Neto, investigador e docente em comunicação de arquitetura e fotografia na FAUP. A moderação ficou a cargo da arquiteta Joana Azevedo (neta de Luis), Master Advanced Studies Architecture and Urban Design _ The Berlage TU Delft, Master Architect _ FAUP Porto


A exibição do documentário na Casa da Arquitectura antecipou a sua exibição em antena na RTP2 na grelha do próximo dia 26 de janeiro às 22h50.

Casa da Arquitetura: Antestreia de documentário sobre Luis Ferreira Alves

Trailer | Luís Ferreira Alves: Um Olhar Construído | RTP 

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A vida e obra de um dos mais reconhecidos fotógrafos portugueses de Arquitetura. Luis Ferreira Alves, fotógrafo, cineasta e amante da vida.

https://www.youtube.com/watch?v=WmSUE2UpSF0


A vida e obra de um dos mais reconhecidos fotógrafos portugueses de Arquitetura. Luis Ferreira Alves, fotógrafo, cineasta e amante da vida.

Luis Ferreira Alves nasceu em Valadares, em 1938. Destacou-se como fotógrafo de Arquitetura, tendo fotografado obras dos principais arquitetos da denominada Escola do Porto, onde se destacam Fernando Távora, Pedro Ramalho, Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Adalberto Dias e João Álvaro Rocha.

Um homem apaixonado pela fotografia e pelo cinema que se especializou na fotografia de arquitetura e do património. Considerado por muitos como único e, ao mesmo tempo, visto como o grande divulgador da arquitetura portuguesa a nível mundial.

Luís Ferreira Alves: um olhar construído é um documentário da autoria de Victor Neves e Carlos Lopes com realização de Ricardo Gonçalves, sobre a vida e obra do fotógrafo portuense e oferece um olhar incisivo sobre uma personagem poliédrica da cultura arquitetónica portuguesa, cineasta, fotógrafo e amante da vida.

Para ver quinta-feira, às 22h50, na RTP2.

 

Título Original: Luís Ferreira Alves: Um Olhar Construído

Realização: Ricardo Gonçalves

Produção: Até ao Fim do Mundo

Autoria: Victor Neves, Carlos Lopes

Ano: 2022

Duração: 49 minutos

 

GALERIA DE FOTOS

 

 

EXPOSIÇÃO E MESA REDONDA | CONTRAST | ENSINO DA FOTOGRAFIA NA SUA INTERAÇÃO COM A ARTE, ARQUITETURA E DESIGN

 
 
 

EXPOSIÇÃO E MESA REDONDA | CONTRAST | ENSINO DA FOTOGRAFIA NA SUA INTERAÇÃO COM A ARTE, ARQUITETURA E DESIGN

27 de JANEIRO de 2023 (6ª FEIRA), 17h30 | CASA DAS ARTES (CA) - Porto

A exposição 'CONTRAST - Ensino da Fotografia na sua interação com a Arte, Arquitetura e Design' inaugura no dia 27 de janeiro, às 17h30, na Casa das Artes - Porto, seguindo-se uma mesa-redonda.

A abertura da exposição contará com a presença de Laura Castro (Direção-Regional de Cultura Norte), e a mesa-redonda, moderada por Pedro Leão Neto (FAUP), contará com a presença de Carlos Lobo (EA.UCP), José Carneiro (FBAUP), José Maças de Carvalho (DARQ-UC), Olívia da Silva (ESMAD) e Rui Lourosa (ESAP).

A mesa-redonda proposta tem como objetivo "debater o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitectura e de estudos artísticos, proporcionando um entendimento mais aprofundado do universo da fotografia". A partir da publicação pretende-se, em particular, analisar "estratégias diversas de ensino da fotografia, procurando-se perceber de que forma poderão gerar pontes entre as várias áreas disciplinares nas quais a fotografia está presente e, ainda, ajudar a repensar o real".

Este evento integra a exposição que tem acompanhado o programa de disseminação da rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO – Centro de Arte e Comunicação Visual; DARQ – Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; DCAM – Departamento de Cinema e Artes dos Media da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa; EA.UCP – Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa - Porto; ESAP – Escola Superior Artística do Porto; ESMAD – Escola Superior de Media, Artes e Design, Vila do Conde; FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; FBAUL – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; IPT – Instituto Politécnico de Tomar.

A exposição resulta de uma seleção dos trabalhos fotográficos de estudantes e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas no projeto, "permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online".

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.

A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal realizadas no contexto do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

Mais informações em casadasartes.gov.pt

Fotografia de imagem no cartaz
Rui Henriques

BIOGRAFIAS

Carlos Lobo (EA.UCP)
Fotógrafo, músico, investigador e programador na área da fotografia. Professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, é investigador do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Doutor em Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Católica do Porto. É desde 2018 o coordenador do Mestrado de Fotografia na Escola das Artes. É, ainda, programador independente do CAAA (Centro Assuntos Arte e Arquitectura) e editor da LEBOP, editora especializada em livros de fotografia. Tem já várias monografias editadas, estando o seu trabalho representado em inúmeras e prestigiadas colecções de fotografia.

José Carneiro (FBAUP)

Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Director do Mestrado em Design da Imagem (FBAUP). Director do Centro de Estudos em Design e Arte (FBAUP). É doutorado em Arte e Design pela FBAUP, 2014. É investigador integrado no ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura e colabora com o i2ADS - Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. É autor de vários artigos científicos e tem participado regularmente em conferências nacionais e internacionais. Desenvolve trabalho artístico e de design de comunicação. É autor do projecto Records & Photographs e do programa de rádio Clube da Esquina. Mais informação em José Carneiro. CV completo em Ciência Vitae.

José Maçãs de Carvalho (DARQ)
Doutorado em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e Professor Auxiliar no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e no Colégio das Artes. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, na Fac. Letras da UC, concluiu Pós-Graduação em Gestão de Artes, no Instituto de Estudos Europeus de Macau. As suas obras estão representadas nas colecções Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Encontros de Fotografia de Coimbra,Fundação PLMJ, Col. António Cachola, Col. Figueiredo Ribeiro, Fundação EDP, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Colecção Novo Banco Art, entre outras. Colaborador e autor publicado na scopio Editions, foi também co-orientador do pósdoutoramento de Pedro Leão Neto em desenvolvimento na FAUP subordinado ao título “Mapeamento de Fotografia Documental e Artística: Um olhar Contemporaneo sobre Arquitectura e Espaços de Referência no Porto (MFDAARP). Autor de vários livros sobre Fotografia e Videoarte. Curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra desde 2020.

Laura Castro (CA)

Diretora Regional de Cultura do Norte, é doutorada em Arte e Design pela Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes (2010) e mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1993). Professora na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, de que foi diretora entre 2013 e 2017, e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da mesma Escola. Entre o início da década de 90 e 2006, trabalhou no sector cultural. Escrevia regularmente sobre arte moderna e contemporânea, museologia, arte e paisagem e arte pública. É membro da APHA (Associação Portuguesa de Historiadores de Arte) e da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte).

Olívia Marques da Silva (ESMAD)
Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto e doutorada em Fotografia pela Escola de Arte & Design de Derby, Reino Unido (Ph.d.,Mphil/ Ph.d./MA). Associa a atividade académica à expressão artística enquanto fotógrafa, participando em diversas exposições individuais e coletivas. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Português de Fotografia. A ligação ao Politécnico do Porto começou em 1992, onde foi diretora do Departamento de Artes da Imagem da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), criou e coordenou o Mestrado em Comunicação Audiovisual com uma Especialização em Fotografia e Cinema Documental e Produção e Realização Audiovisual. Foi presidente do Conselho Técnico- Científico da ESMAE. Foi consultora fotográfica do Museu do Carro Elétrico dos Sociedade de Transportes Coletivos do Porto0. Colabora com os seguintes centros de investigação: CCRE, FAUP e eCPR/South Wales University. Coordena a Conferência Anual de Multimédia, Fotografia e Cinema , de Imagens do Real Imaginado (IRI) É atualmente Presidente da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P.PORTO.

Pedro Leão Neto (FAUP)
Arquiteto licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP, 1992), mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP-FEUP, 1992), doutor em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002) e pós-doutorado (FAUP, 2018). Professor e Investigador na FAUP, é coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI) e das Edições scopio, sendo Editor-in-chief da revista científica Sophia Journal Arquitetura, Arte e Imagem e Investigador Principal (PI) do projeto Visual Spaces of Change (VSC) financiado pela FCT e do projeto Contrast: Rede de Iniciativas Artísticas Multidisciplinar na Arte, Arquitetura, Design e Fotografia (Apoio a Projetos - Criação e Edição – DGartes). Regente das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território, o seu campo de investigação é focalizado no universo da Arquitetura, Arte e Imagem. Dentro deste campo de investigação publicou e editou mais de 30 livros, diversos artigos científicos, coordenou diversos projetos de Investigação, exposições, conferências e concursos internacionais.

Rui Lourosa (ESAP)

Doutorado em Arte dos Media na Universidade Lusófona do Porto. Licenciado em Arte e Comunicação pela Escola Superior Artística do Porto, participante e bolseiro no Stage Europeo degli Esordi em Lucca, possui o DEA pela Universidade de Vigo no programa Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Atualmente é investigador do grupo de investigação Arte e Estudos Críticos do Centro de Estudos Arnaldo Araújo. Enquanto artista, desenvolve continuamente trabalho no âmbito da sua investigação: a fotografia, a etnografia e o funerário. Trabalha e investiga o fotográfico no seu carácter processual: digital, mas mais especialmente analógico, alternativo e histórico. Experimenta continuamente com o processo fotográfico e cinematográfico estereoscópico na relação da geração e manutenção da imersividade com a perturbação e o desconforto. Tem vindo a apresentar continuamente comunicações, conferências e exposições acerca da sua investigação e prática artística. É docente na Escola Superior Artística do Porto em várias unidades curriculares na área do projeto e da impressão e onde organiza o programa “VISUA – Laboratório de Experimentação e Práticas Visuais” é também membro do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico da ESAP e foi desde 2009 até 2016 Director do Curso Superior de Artes Visuais – Fotografia.

 

ENTREVISTA A PEDRO LEÃO NETO | CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR

 
 
 

CONTRAST: FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR

ENTREVISTA A PEDRO LEÃO NETO - IMAGENS DO REAL IMAGINADO

CICLO DE FOTOGRAFIA, CINEMA E MULTIMÉDIA
Escola SuperIor de Media, Artes e Design (ESMAD)



O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição é desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.


A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.
Sobre o projeto CONTRAST


O projeto Contrast corresponde à criação de uma rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT.


O projeto foi seleccionado para financiamento no concurso de apoio a projectos criação e edição da DGARTES, através da Associação Cultural Cityscopio, com coordenação conjunta entre a ESMAD-uniMAD e a FBAUP – i2ADS, e liderada pela FAUP.

 

Aula aberta | Roberto Goycoolea, Paz Nuñez e Maria Neto

 
 
 

Aula aberta | Roberto Goycoolea, Paz Nuñez e Maria Neto

25 de Novembro | 14h30 – 16h00 | Pavilhão Carlos Ramos - FAUP

Aula aberta no seguimento da visita "Estratégias de intervención en hábitat precarios. Porto y Madrid: similitudes y diferencias" com Roberto Goycoolea Prado, Paz Nuñez e Maria Neto

Irá realizar-se no Pavilhão Carlos Ramos - FAUP, dia 25 de Novembro, próxima sexta-feira, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP, integrado na unidade curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (CFM) do 4º e 5º ano e CAAD do 3ºano da FAUP, contando com a presença de Roberto Goycoolea (ETSA-UAH), Paz Nuñez (ETSA-UAH) e Maria Neto (DECA-UBI/CEAU-FAUP).

A aula aberta consistirá numa exposição informal e discussão alargada sobre os desafios da habitação social com enfoque na experiência dos oradores em programas estatais de promoção e inclusão socio-territorial e oportunidades de escolha habitacionais, no seguimento de uma visita à cidade do Porto dos alunos de Arquitectura da Universidade de Alcalá, Madrid, no âmbito da unidade curricular “Itinerario ODS del Master Universitario en Arquitectura”.

Através da realização destas aulas abertas pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita


Biografias

Roberto Goycoolea-Prado. Dr. Arquitecto. Profesor Titular de la Escuela de Arquitectura, U. de Alcalá, España. Áreas de interés: Análisis arquitectura, Vivienda social y Turismo. Tiene investigaciones, publicaciones y docencia en diversos países de Europa, América y África. Coordinador del Grupo de trabajo Conflictos socioespaciales del turismo y cofundador de RIGPAC: Red Internacional de Globalización y Patrimonio Construido.

Paz Núñez-Martí. Doctor Arquitecta (UPM) y Técnico especialista en Cooperación al Desarrollo (UPM) y en Recuperación y rehabilitación del Patrimonio (UPM). Profesora asociada (2002-act) del área de Construcciones Arquitectónicas en la Escuela de Arquitectura, Universidad de Alcalá, UAH. Coordinadora del área de Hábitat y Territorio del Grupo de Investigación aplicada a la cooperación al desarrollo COOPUAH (UAH).). Continua su labor como experta en la intervención en la ciudad no planificada desde la investigación, la docencia y la actividad profesional

Maria Neto. Arquitecta, professora auxiliar convidada no DECA-UBI e investigadora no CEAU-FAUP e ICHaB-ETSAM. Com estudos de pós-graduação em Development of Human Settlements in the Third World (ICHaB/ETSAM) e prática profissional em Humanitarian Shelter Coordination (IFRC/UNCHR/Oxford Brookes University), colaborou, no terreno, com o UNHCR e a BRC, no suporte ao refugiado. Recebeu o Prémio Fernando Távora em 2016 com “As cidades invisíveis de Dadaab”, foi oradora convidada, da representação portuguesa na 17ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza e seleccionada para a antologia do Prémio Concurso Universidades Trienal de Lisboa. Actualmente colabora com o Instituto Português da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) no programa “Da Habitação ao Habitat”, no âmbito da Nova Geração de Políticas de Habitação (RCM n.º 50-A/2018, de 2 de maio).

Pedro Leão Neto (FAUP)
Arquiteto licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP, 1992), mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP-FEUP, 1992), doutor em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002) e pós-doutorado (FAUP, 2018). Professor e Investigador na FAUP, é coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI) e das Edições scopio, sendo Editor-in-chief da revista científica Sophia Journal Arquitetura, Arte e Imagem e Investigador Principal (PI) do projeto Visual Spaces of Change (VSC) financiado pela FCT e do projeto Contrast: Rede de Iniciativas Artísticas Multidisciplinar na Arte, Arquitetura, Design e Fotografia (Apoio a Projetos - Criação e Edição – DGartes). Regente das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território, o seu campo de investigação é focalizado no universo da Arquitetura, Arte e Imagem. Dentro deste campo de investigação publicou e editou mais de 30 livros, diversos artigos científicos, coordenou diversos projetos de Investigação, exposições, conferências e concursos internacionais.