Visual Spaces of Change (VSC) in 21st Conference of the Utopian Studies Society Europe

 
 
 

Visual Spaces of Change (VSC) in 21st Conference of the Utopian Studies Society Europe

Nos dias 10 a 12 de dezembro, o projeto Visual Spaces of Change (VSC) teve espaço na “21st Conference of the Utopian Studies Society Europe: Utopian Possibilities: Knowledge, Happiness and Wellbeing”. Esta Conferência parte da convicção de que este é um ponto de viragem para os Estudos Utópicos: O seu formato online é um sinal dos tempos, bem como uma oportunidade para aumentar a consciência global e estimular o pensamento colectivo sobre problemáticas. A pandemia da COVID-19 dizimou milhões de vidas, causou a ruptura económica e social de sociedades já em crise, e teve um impacto global na subsistência e bem-estar das pessoas. Este é o momento para mostrar que o único futuro que vamos ter é aquele que somos capazes de imaginar.

No contexto da Conferência, o projeto Visual Spaces of Change (VSC) visa explorar como a fotografia é um meio que pode alinhar a prática artística e a investigação académica, ao mesmo tempo que se posiciona de forma crítica perante os universos em questão. A estratégia proposta para promover esta abordagem pretende explorar o potencial da imagem fotográfica como um instrumento crítico e inquisitivo utilizado para reforçar e expandir as capacidades de comunicação e interacção entre agentes envolvidos em processos criativos, culturais e artísticos.

Assim, as actividades propostas através das exposições do VSC estão orientadas para uma compreensão dos processos de inter-relações entre Arquitectura, Arte e Imagem, identificando os pontos de articulação das dimensões éticas e estéticas destes universos. O objectivo é alargar o debate em torno dos temas transversais do VSC

O debate na presente Conferência teve lugar a partir de diversos painéis em que participaram docentes, investigadores e estudantes de diferentes países e instituições, permeando por diversas disciplinas e problemáticas, tendo como fio condutor o tema central Utopia. Foi proposta uma mesa para o Visual Spaces of Change mediada pelo professor dr. Pedro Leão Neto, e representada por três projetos:


Visual Spaces of Change: Utopia (Closed Panel).

Chair: Pedro Leão Neto


Diana Senra
Visual Heterotopias: The Revealing of the Urban Rhizome

Pedro Gonçalves

Memory, Territory, Drawing: The Idea of Utopia around the Transformation of Landscape

Raquel Lagoa

The Sky Reflects the City So the Utopia is Born

 
 

Rita Magazine | CALL FOR PAPERS 26 / 11 / 2021 - 26 / 01 / 2022

 

RITA - Indexed journal has opened the call for papers 26 / 11 / 2021 - 26 / 01 / 2022

In the following note all the information you need to apply for your articles:

Deadline 26 of January 2022

WHO CAN SUBMIT TEXTS FOR PUBLICATION IN rita_?

The open call allows texts in Spanish or Portuguese to be sent by teachers, graduate students, or professionals with a master's or doctor's degree. Submitting a text implies entering the pre-selection process for publication in the journal rita_.

The submission of texts for potential publication in rita_ does not imply any cost for the author.

WHAT PROCEDURE IS FOLLOWED FOR THE PUBLICATION OF TEXTS IN rita_?

A refereeing system is established for the articles selected for publication by external reviewers following the usual protocols for scientific publications. Only the authors of the texts shortlisted for publication will receive blind peer review.

Find out the complete information about the publication rules HERE.

For more information go to > http://revistarita.com

 

Exposição | Fendas Intemporais | Lançamento da Scopionewspaper # 6

 
 

Fendas Intemporais | Lançamento da Scopionewspaper # 6 ”Exposição de Artur Leão e Jiôn Kiim”

9 de Dezembro | 17h00 |  (QUINTA-feira) - Galeria 1º Andar - FBAUP

No dia 09 de dezembro 2021, pelas 17h00, inaugura a exposição ‘Fendas Intemporais’ de Artur Leão e Jiôn Kiim com curadoria de Miguel Leal, que surge no âmbito da colaboração entre o i2ADS(FBAUP e a Scopio CEAU/FAUP, a pretexto do lançamento da Scopionewspaper # 6 que dará abertura à exposição.

Neste número da Scopionewspaper # 6 de maio de 2021, apresenta-se o trabalho "Fendas Intemporais" de Jiôn Kiim e Artur Leão, o qual está integrado no conjunto de casos de estudo do projeto de investigação Visual Spaces of Change, financiado pela FCT e coordenado na FAUP através do grupo de investigação AAI do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU).

Os conteúdos da exposição estão online na plataforma VSC e a experiência expositiva está registada puramente para efeitos de investigação, sendo objeto de análise no contexto do projeto de investigação VSC em curso.

Este projecto é desenvolvido pelo grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e pelo laboratório Lab2PT (Escola de Arquitectura) e pelo Centro ALGORITMI (Escola Superior de Engenharia) da Universidade do Minho

Consulte aqui Scopionewspaper # 6 de maio de 2021 

As fotografias da Jiôn Kim e do Artur Leão aí publicadas mostram-nos pesadas ruínas feitas de cimento e ferro, memórias de uma arquitetura moderna que aspirava a uma funcionalidade e a uma eficácia construtivas, transformadas agora em silenciosos monumentos, em sólidas massas de betão, em objetos inúteis. Pilhadas, esventradas e limpas de tudo aquilo que possa ter um valor económico imediato, atravessadas por seções e túneis que nos conduzem aos seus segredos, invadidas pela vegetação que reclama o seu lugar, modeladas pela luz que teima em entrar pelas aberturas, são ruínas que resistem a essa voragem dos ciclos económicos, ao mesmo tempo que deles dão sinal. Opõem-se assim à ideia de ruína instantânea e ao horror ao vazio do utilitarismo a que parecem condenados todos os edifícios, oferecendo ao mesmo tempo um oásis de liberdade no meio da regulação dos espaços e da propriedade. São territórios temporariamente sem dono ou função, à espera de serem reapropriados, aberturas fora do tempo, noutro lugar, como sabem todos aqueles que se dão ao trabalho de caminhar, sem destino ou objetivo, pelas margens que a cidade lhes oferece no seu próprio interior.

Nesta exposição, escolheu-se não uma revisitação direta do projeto fotográfico publicado, mas antes a criação de uma nova situação adaptada ao espaço e ao contexto. Numa montagem simétrica, ao cimo das escadas, abrem-se duas portas para um mundo em ruínas, como que invertendo a relação entre interior e exterior, entre construção e ruína. No meio, em suspensão um cristal colorido e luminoso anuncia outros fantasmas que pairam nesses lugares fora do lugar.

A publicação estará à venda na Livraria do i2ADS. 

Artur Leão

Concluiu o Mestrado em Artes Visuais. Práticas Artísticas e Investigação na Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Integrou as exposições "Do Not Touch Fresh Paint"! (2018) no Espaço MIRA; e "Playlist #25" (2018), um projeto curatorial de Nuno Ramalho no Café Candelabro. O projeto "Fendas Intemporais" foi seleccionado para ser exibido na Estação de Metro dos Aliados no contexto da "Bienal de Fotografia do Porto, 2019" integrado no projecto de investigação "Visual Spaces of Change". É cofundador do projeto musical "Benthik Zone" e segue uma estratégia artística que implica viajar por territórios imaginários de um futuro distante e, noutras ocasiões, por instâncias e momentos do passado explorando vários materiais e meios. Atualmente, utiliza a fotografia, o desenho e a poesia como meio privilegiado de expressão para documentar e redescobrir o mundo, concentrando-se mais em temas como a metamorfose dentro do universo da mitologia clássica.

Jiôn Kiim

(Busan, Coreia) vive e trabalha no Porto. Possui um Diploma em Belas Artes do HfBK Dresden e um BFA em Desenho Industrial da Hongik Univ. em Seul. A sua prática é transdisciplinar e engloba vários meios de comunicação, sendo o desenho o instrumento nuclear, esta resulta da junção das suas experiências de vida contemporânea com fenómenos sociopolíticos. Em 2017-2018, colaborou com a scopio Editions e desenvolveu uma pesquisa fotográfica nos projetos "Terrain Vague; post-Fordist society" e "Fendas Intemporais". O seu trabalho tem surgido em locais e publicações como On The Surface: photography conference | MAAT(Lisboa), Ci.CLO Bienal 19, Anuário '20 | Galeria Municipal do Porto/ aSede, Galeria Dentro e Palacete Pinto Leite (Porto), Revista Dose #6, Centro de Memória (Vila do Conde), Salão Sophie Charlotte (Berlim), GnRation (Braga), ZAWP (Bilbao), Art Space O (Seul), Motorenhalle, Ex14 e Oktogon (Dresden), entre outros.

Miguel Leal

Vive e trabalha no Porto. Artista Plástico e professor na Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP). Membro integrado do i2ADS, colabora há vários anos com os projetos da Scopio. Mais info: http://ml.virose.pt

Visual Spaces of Change 
Visual Spaces of Change propõe uma estratégia de comunicação visual baseada no desenvolvimento de projetos de fotografia contemporânea que reflitam sobre as diferentes dinâmicas de mudança urbana para abrir novos horizontes de intervenção pública no espaço público. Estes projetos são concebidos como “narrativas visuais” destas dinâmicas, interferindo intencionalmente com o território metropolitano numa representação auto-reflexiva do seu próprio processo de mudança, reduzindo a distância entre os objetos de investigação (paisagens, lugares, espaços públicos e coletivos) e as suas representações.

Visual Spaces of Change - VSC



Leça

 

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by Julien Jarrige

Running on the concrete,
Running on the horizon

The noise of laughter before leaving,
The sound of the waves will return

The space becomes domestic for a moment
Running an throwing oneself into the ocean

Drawn by the shadow,
The geometry of light

Just a line

Horizontal is the horizon,
Horizontal is the concrete ground

Vertical is the man,
Like the edge of the concrete wall

The rocks rests on a concrete base
Horizontal is the composition,
Vertical is the tripartition

Between rock and concrete walls,
It is in the framing that the horizon becomes infinite

Altimetry games in the topography,
Feeling the endlessness space

The people left,
Will the space disappear if I leave too?

The screams and laughter have disappeared,
The sound of the waves has returned,
The shadow grows larger

Julien Farrige

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Photography is here a writing
the story that is being written,
comes from
a spatial and sensory experience

The narration want to express emotion
and create a visual poem.

In the grain poetry
comes to be placed on the horizon,
shadow and light
man and sky.

In the faults,
the raw charm

The look moving
The frame jostled

Photography is not an affirmation
but an evocation

The truth is fleeting,
Time is both long fast,
decisive and eternal

Taking pictures,
starting to live the present

The moment is simple,
day-to-day
but exceptionally
beautiful

The image disappears in the light,
finds its material in the shadows,
and the touch of paper
The picture seems to fade in the waves
grain and sand
Are making the photography
but seem to leave soon

Julien Jarrige

 

NEW COLLECTION OF LITTLE BOOKS - ARCHITECTURE, ART AND UTOPIA - U. PORTO ALUMNI LITTLE BOOKS

 
 
 

NEW COLLECTION OF LITTLE BOOKS - ARCHITECTURE, ART AND UTOPIA - U. PORTO ALUMNI LITTLE BOOKS
TO BE RELEASED SOON

A COMMON INITIATIVE OF THE GROUP AAI / CEAU / FAUP WITH CETAPS / FLUP WITH SEAL U. PORTO PRESS and SCOPIO EDITIONS

PT/ENG

Based on dissertations by final-year students, a new collection of little books was created Architecture, Art and Utopia - U. PORTO Alumni Little Books that has the support of the U.Porto Press, which is associated with Scopio Editions and aims to publish book zines / little books coming from the work of students of the Faculties of the U. Porto, selected for the quality of the dissertation and proximity of the themes addressed in relation to the areas of Architecture, Art and Utopia.

The collection is a joint initiative of the research group Architecture, Art and Image (AAI) integrated in the Center for Architectural and Urban Studies (CEAU) of the Faculty of Architecture of the University of Porto (FAUP) and the Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) of the Faculty Arts and Humanities of the University of Porto (FLUP). Constituted by Little Books publications with a format specifically designed for this purpose and based on the selection of the final Master's works chosen annually, these dissertation works are edited according to the new layout of the collection, which is structured through the themes of interest of each of the works related to Architecture, Art and Utopia.

The works will be placed in the libraries of the Faculties in a specific location for this collection. These publications are, once finished, the motto to promote multiple acts of reflection, which may be coming from various initiatives of talks and debates around the themes developed and linked to integrative pedagogical strategies and stimulating / promoting the initiation of research of students who finish the 2nd study cycle. 

The collection starts with the following four Alumni Little Books:

Chloé Darmon
WOMEN IN PUBLIC SPACE: ARCHIVE, PHOTOGRAPHY AND IMAGE

Diana Aires Senra
VISUAL HETEROTOPIAS | THE REVEALING OF THE URBAN RHIZOME

Pedro Gonçalves de Barros
MEMORY | TERRITORY | DRAWING

Raquel Lagoa
CITY FRAGMENTS | IMAGES OF ARCHITECTURE SPACE AND MEMORY

CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies)

CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies) is the result of a fusion between two previously existing research units: IEI, the Institute for English Studies, based at FLUP, and CEAP, the Centre for Anglo-Portuguese Studies, based at FCSHUNL. A research center that brings together people from 11 Portuguese universities, promoting research and activities of significant national and international scope.

CEAU | Center for the Study of Architecture and Urbanism - Faculty of Architecture of the University of Porto

Created in 1994, the Center for Architectural and Urbanism Studies (CEAU) is the statutory R&D Center of the Faculty of Architecture of the University of Porto (FAUP), its host institution, and also integrates a Research & Development Unit (EAT-Norte-145) funded and evaluated by the Foundation for Science and Technology (FCT).

 

”A Fotografia como dispositivo de representação crítica privilegiado da Arquitetura, Cidade e Território e suas Vivências” com Miguel Refresco

 
 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas
”A Fotografia como dispositivo de representação crítica privilegiado da Arquitetura, Cidade e Território e suas Vivências” com Miguel Refresco

6 de Dezembro | 15h00 - 17h00 |  (quarta-feira) - Auditório da Biblioteca - FAUP

Irá realizar-se no Auditório da Biblioteca da FAUP no dia 6 de Dezembro, pelas 15:00, mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidado o fotógrafo, investigador e docente Miguel Refresco (CAVE) que irá apresentar alguns dos seus projetos fotográficos e falar da sua experiência no Ensino da Fotografia e sobre a temática da Fotografia como dispositivo de representação crítica privilegiado da Arquitetura, Cidade e Território e suas Vivências.

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitetura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projeto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitetura que são de grande interesse para o projeto CONTRAST - rede alargada de instituições de ensino superior ligadas à formação em fotografia que tem como principal objectivo promover o pensamento, o debate e a divulgação de atividades relacionadas com esta prática -, bem como do projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.

Enquadramento

A organização destas conferências / debates é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitetura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projeto VSC e Contrast.

O objetivo geral destas atividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas atividades têm vindo a integrar diversas ações ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspetiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitetura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 


Biografias
Miguel Refresco
Miguel Refresco nasceu em 1986, vive e trabalha no Porto como fotógrafo e docente de fotografia. Licenciado em Tecnologias da Comunicação Audiovisual – especialização em
Fotografia pela ESMAE e Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP. Desenvolve trabalho relacionado com questões de identidade e território que publica e expõe
regularmente desde 2008. É co-editor e co-fundador da plataforma editorial Álea e co-fundador do espaço The Cave Photography, projecto dedicado à fotografia contemporânea, assente numa comunidade artistas locais. Auto-publicou o livro “Férias Grandes” em 2016 e “Menir” em 2017 pela Álea. Colabora regularmente com o Ballet Contemporâneo do Norte, Bloom, Vice, Terrafirma, Scopio Network entre outros.

Pedro Leão Neto

Investigador e professor na FAUP desde 2007 nas áreas da Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia, sendo coordenador do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), director da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions. 

Foi curador de várias exposições de fotografia de arquitectura em Portugal e no estrangeiro, e responsável pela organização de cursos,debates e seminários internacionais em torno do universo da Arquitectura, Arte e Imagem, e é Editor-in-chief da publicação SophiaJournal, uma revista indexada e centrada no universo AAI. É autor e editor de mais de 30 livros e Investigador Principal (PR) doprojeto de investigação VSC "Espaços Visuais da Mudança" financiado pela agência pública portuguesa - FCT.



”O dispositivo Fotográfico como um processo de indagação e representação crítica da Arquitetura, Cidade e Território” com Duarte Belo

 
 

© Duarte Belo

 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas

”O dispositivo Fotográfico como um processo de indagação e representação crítica da Arquitetura, Cidade e Território”

com DUARTE BELO

15 NOV. | 15h00 - 17h00 (segunda-feira)| Auditório da Biblioteca - FAUP

Irá realizar-se no Auditório da Biblioteca da FAUP no dia 15 de novembro, pelas 15:00, mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP..

Esta sessão terá como convidado o arquiteto e fotógrafo Duarte Belo que irá falar do dispositivo Fotográfico como um processo de indagação e representação crítica da Arquitetura, Cidade e Território tendo como base alguns dos seus projetos fotográficos.

Para além da importância da Viagem como um modo diferenciado de descoberta e relação com os territórios de estudo, Duarte Belo irá falar da riqueza das paisagens e arquiteturas que podemos encontrar no território português, bem como dos instrumentos de representação e expressão que participam no processo de mapeamento fotográfico desses territórios: o desenho, o texto e a fotografia.

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitetura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projeto CONTRAST - rede alargada de instituições de ensino superior ligadas à formação em fotografia que tem como principal objectivo promover o pensamento, o debate e a divulgação de atividades relacionadas com esta prática -, bem como do projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.

Enquadramento

A organização destas conferências / debates é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC e Contrast.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 



Biografias
Duarte Belo (Lisboa, 1968)

Formação em arquitetura (1991). Desde 1986 que trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal. Este trabalho continuado sobre o território deu origem a um arquivo fotográfico de mais de 1.800.000 fotografias. Publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português, de que se destacam: Portugal — O Sabor da Terra (1997-1998); Portugal Património (2007-2008) e a trilogia 15-5-20, composta pelos volumes Caminhar Oblíquo; Depois da Estrada e Viagem Maior (2020). De outros projetos editados em livro poderíamos referir O Vento Sobre a Terra (2002); Território em Espera (2005); Fogo Frio (2008); Portugal Luz e Sombra (2012); A Linha do Tua; (2013); Magna Terra (2018).  Tem trabalhado sobre nomes relevantes da cultura portuguesa, como Mário de Cesariny, Ruy Belo, Maria Gabriela Llansol, Alberto Carneiro, Miguel Torga ou Sophia de Mello Breyner. Expõe desde 1987. Lecionou áreas relacionadas com a fotografia e a arquitetura. Foi curador de várias exposições. Participa regularmente em conferências sobre paisagem, arquitetura e fotografia. É editor do blog Cidade Infinita.

Pedro Leão Neto

Investigador e professor na FAUP desde 2007 nas áreas da Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia, sendo coordenador do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), director da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions. 

Foi curador de várias exposições de fotografia de arquitectura em Portugal e no estrangeiro, e responsável pela organização de cursos, debates e seminários internacionais em torno do universo da Arquitectura, Arte e Imagem, e é Editor-in-chief da publicação Sophia Journal, uma revista indexada e centrada no universo AAI. É autor e editor de mais de 30 livros e Investigador Principal (PR) do projeto de investigação VSC "Espaços Visuais da Mudança" financiado pela agência pública portuguesa - FCT.

 
 

O projeto CONTRAST participa do Imagens do Real Imaginado (IRI) - Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia | Rastreados (2021)

 
 
 

O projeto CONTRAST participa do Imagens do Real Imaginado (IRI) - Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia | Rastreados (2021)

“CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR"

Apresentação do projeto e publicações Contrast, bem como das redes associadas ao projeto e anúncio de nova plataforma

Olívia Silva, Coordenadora ESMAD

Pedro Leão Neto, Coordenador do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI)

4 NOV. | 18h00 | AUDITÓRIO LUÍS SOARES | ESMAD

O projeto Contrast marca presença no Imagens do Real Imaginado (IRI) - Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia com o tema Rastreados que terá lugar na ESMAD entre os dias 2 e 8 de Novembro.

Irá realizar-se no Auditório Luís Soares da ESMAD no dia 4 de novembro, pelas 18h00, a apresentação do projeto e publicações Contrast, bem como das redes associadas ao projeto e anúncio de nova plataforma com a Olivia Silva (ESMAD) e o Pedro Leão Neto (AAI-CEAU-FAUP). 

Sobre o projeto CONTRAST

CONTRAST é um projeto de dinamização cultural interdisciplinar focado na criação duma rede de iniciativas artísticas e reflexão crítica incentivando o debate sobre temas transversais à Arte, Arquitectura e Design através do mundo da Criação, do Editorial, e do Ensino da Fotografia em diversas áreas disciplinares, reforçando a oferta artística e editorial, o acesso e participação nas artes. 

Esta rede conta com a parceria estabelecida em diversas áreas científicas e artísticas, entre nove escolas de ensino da fotografia em Portugal: ARCO - Centro de Arte e Comunicação Visual; DARQ - Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; DCAM - Departamento de Cinema e Artes dos Media: Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa; ESAP - Escola Superior Artística do Porto; ESMAD | Escola Superior De Media, Artes e Design, Vila Do Conde; FAUP- Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; FBAUP Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; IPT - Instituto Politécnico de Tomar e três escolas fora de Portugal: Liverpool School of Architecture (LSA), Zaragosa Unidad Predepartamental de Arquitectura da Universidade de Zaragoza (UNIZAR) e Barcelona Universitat Politècnica de Catalunya BarcelonaTech (UPC).

Sobre a edição 2021 do Imagens do Real Imaginado (IRI) - Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia

Rastreados

“A inteligência artificial e as tecnologias digitais, sendo tremendas conquistas da Humanidade e janelas para o futuro, nem por isso deixam de produzir efeitos cujos contornos permitem figurar ameaças a uma escala maior. Na verdade, só nas mais ousadas distopias fruto da imaginação criadora, caso do inevitável 1984 de George Orwell, a privacidade foi tão eficazmente posta em causa como agora. Refletindo sobre a sociedade conectada em rede, bem como as complexas relações de poder dela emergentes, Ignacio Ramonet deu a uma das suas obras mais recentes este título: O Império da Vigilância. A vigilância, evidentemente, não é um fenómeno novo. Sempre existiu. Ainda antes da explosão da Internet já câmaras de filmar ocultas registavam amplamente gestos e hábitos dos cidadãos. Foram utilizadas pelos serviços de inteligência, na segurança pública, no controle de fronteiras, em hospitais, prisões, escolas, superfícies comerciais, em suma, na observação dos mais diversos aspetos da vida quotidiana, a pretexto da prevenção. Com as redes sociais, porém, atingiu-se um novo patamar na concretização da profecia orwelliana, com uma diferença: a informação e a vigilância são agora totalmente imateriais. O rastreador é invisível, o rastreado, na maioria dos casos, inconsciente da sua vulnerabilidade. Computadores e smartphones, garantes da ampliação do espaço de liberdade em potência, são, igualmente, ferramentas de regulação sistémica, albergue de fake news, veículos de construção de realidades paralelas, detonadores do consumismo e a mais poderosa alavanca de negócios alguma vez concebida. As mais das vezes, o rastreado não tem noção do papel totalitário do algoritmo. Os seus dados pessoais – opções políticas, credo religioso, orientação sexual, situação familiar, em suma, tudo quanto lhe diga respeito –, apesar das políticas de privacidade, são facilmente acessíveis. Quem beneficia? À cabeça, os cinco grandes conglomerados que dominam a Rede: Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft. Do mesmo modo, o poder político-militar, ao ponto de um estado poder interferir nos atos eleitorais de outros estados, condicionando o sentido de voto, e de ser possível, mesmo entre aliados, proceder à devassa da vida dos dirigentes. Em ambos os casos pontificam peritos rastreadores. Obviamente, o rastreamento autoriza múltiplas declinações, de sinal contrário, e até incursões favoráveis aos rastreados em áreas como, por exemplo, a ciência e a saúde. A resposta à crise pandémica aí está para o demonstrar. Mas, a leitura deste admirável mundo novo não poderá ser feita exclusivamente através das ferramentas analíticas do passado. Exige o pensamento complexo, transdisciplinar, de que fala Edgar Morin. E exige o trabalho de criação capaz de interpelar o presente, abrindo portas a um real imaginado, acutilante e prospetivo. Esta edição do IRI vai nesse sentido.”

Jorge Campos

+ info : https://www.esmad.ipp.pt/documentacao/iri-cartazete

 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas | ”Sobre o espaço da imagem fotográfica: impressão, desdobramento, simulacro” com Cláudio Reis

 
 
 

Ciclo AAI - Conferências, Debate e Aulas abertas

”Sobre o espaço da imagem fotográfica: impressão, desdobramento, simulacro”

com Cláudio Reis

8 NOV. | 14h30 - 16h00 | Auditório da Biblioteca - FAUP

Irá realizar-se no Auditório da Biblioteca da FAUP no dia 8 de novembro, pelas 14:30, mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação de Pedro Leão Neto e aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os alunos das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1º Ciclo da FAUP.

Esta sessão terá como convidado o arquiteto e fotógrafo Cláudio Reis que que irá propor uma reflexão em torno da representação de espaços e formas concretas e imaginárias, questionando a validade contemporânea da imagem de arquitetura enquanto documento, e instrumento de desígnio: o seu poder de sugestão e pertinência para a criação de ficções.

Considerando a presente autonomia da imagem digital face a questões de representação, a fotografia tende a ser apreendida com relativa naturalidade enquanto construção. Na nossa era pós-fotográfica e no mundo auto-referencial das representações, tal como expresso por William Mitchell , interessa falar de projetos fotográficos que denotem o potencial das técnicas de laboratório digital para explorar ideias de arquitetura e descobrir formas espaciais e não apenas para simular um desenho pré-determinado. Projetos de fotografia onde as imagens têm a capacidade de comunicar a essência da arquitectura ideada e também abrir diversas possibilidades de interpretação, ou seja, que funcionam como simulacro do devir, como uma possibilidade aberta de interpretação posterior.

Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitetura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

Estas sessões são públicas e abertas à sociedade civil, bem como à comunidade académica, nomeadamente a todos os alunos da U. Porto, permitindo que diversos autores possam falar dos seus projecto, com especial incidência nas temáticas de fotografia e arquitectura que são de grande interesse para o projeto CONTRAST - rede alargada de instituições de ensino superior ligadas à formação em fotografia que tem como principal objectivo promover o pensamento, o debate e a divulgação de atividades relacionadas com esta prática -, bem como do projeto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita.

Enquadramento

A organização destas conferências / debates é da responsabilidade da organização do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC e Contrast.

O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital. Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 

Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público. 



Biografias


Cláudio Reis

Fotógrafo e investigador. Doutorando em Media Digitais, Universidade do Porto, em parceria com Universidade Nova de Lisboa e University of Texas at Austin. Mestrado em Fotografia, com distinção, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa. Licenciatura em Arquitectura, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Vários projectos recentes resultam de sinergias com instituições e programas de residências artísticas, nomeadamente Triennale der Photographie Hamburg, Fundaziun Nairs, Bienal Fotografia do Porto. Instagram: @umclaudio 

Pedro Leão Neto

Investigador e professor na FAUP desde 2007 nas áreas da Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia, sendo coordenador do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), director da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions. 

Foi curador de várias exposições de fotografia de arquitectura em Portugal e no estrangeiro, e responsável pela organização de cursos, debates e seminários internacionais em torno do universo da Arquitectura, Arte e Imagem, e é Editor-in-chief da publicação Sophia Journal, uma revista indexada e centrada no universo AAI. É autor e editor de mais de 30 livros e Investigador Principal (PR) do projeto de investigação VSC "Espaços Visuais da Mudança" financiado pela agência pública portuguesa - FCT.

 

Launch and presentation of THE IDEA OF ÁLVARO SIZA: CARLOS RAMOS PAVILION AND BOUÇA SOCIAL HOUSING by Mark Durden and João Leal

 
 
 

Launch and Presentation of
THE IDEA OF ÁLVARO SIZA: CARLOS RAMOS PAVILION AND BOUÇA SOCIAL HOUSING by Mark Durden and João Leal

Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS)

PT/ENG

The Foundation Architect José Marques da Silva Institute (FIMS) hosted last 14th (October) the launch and presentation of the publication "The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project", which is based on the beginning of the scopionewspaper collection focused on the work developed by the photographers Mark Durden and João Leal involving a selection of architectural buildings designed by Álvaro Siza for the series entitled "The Idea of Álvaro Siza".

In addition to the guest photographers, the event was attended by Luís Urbano, Vice-President of the present Foundation (FIMS), who promoted the opening of the conference, as well as the architect, cultural programmer and curator Nuno Grande. The moderation of the talk, which followed around the universe of photography and architecture, was assured by Pedro Leão Neto, director of the scopionewspaper publication.

“We believe that this would allow us to explore relations and differences between their approaches to modernism, how their buildings and vision have adapted to the specific demands— environmental, cultural, economic, political— of different regions in Europe. We are interested in using photography to inquire architecture and better understand the regionalist departures from modernism and their unique contributions to the history of architecture.   

 Then, we can say that the entire series on The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project shows us an immense capacity for controlling the interconnection between shadow and light, and most of all, the way space is intimately connected to light, and the perception of time is something that emanates significantly from their work and allow us to associate Mark and João’s photography with Luigi Ghirri, but also to pay tribute of the relations that Siza´s work establishes with light, with bodies and the passage of time”.

Pedro Leão Neto

 

Lançamento e apresentação da publicação THE IDEA OF ÁLVARO SIZA: CARLOS RAMOS PAVILION AND BOUÇA SOCIAL HOUSING by Mark Durden and João Leal

 
 
 

Lançamento e apresentação da publicação
THE IDEA OF ÁLVARO SIZA: CARLOS RAMOS PAVILION AND BOUÇA SOCIAL HOUSING by Mark Durden and João Leal

Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS)

PT/ENG

A Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS) recebeu no último dia 14 (outubro) o lançamento e apresentação da publicação “The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project”, que tem como base o início da coleção da publicação scopionewspaper jornal focalizada no trabalho desenvolvido pelos fotógrafos Mark Durden e João Leal envolvendo uma seleção de edifícios arquitetónicos concebidos por Álvaro Siza para a série intitulada "A Ideia de Álvaro Siza”. 

Além dos nomeados fotógrafos, o evento contou com a presença de Luís Urbano, Vice-Presidente da presente Fundação (FIMS), que promoveu a abertura da mesa, bem como do arquiteto, programador cultural e curador Nuno Grande. A moderação da conversa, que se seguiu em torno do universo da fotografia e da arquitectura, foi assegurada por Pedro Leão Neto, diretor da publicação scopionewspaper. 

“We believe that this would allow us to explore relations and differences between their approaches to modernism, how their buildings and vision have adapted to the specific demands— environmental, cultural, economic, political— of different regions in Europe. We are interested in using photography to inquire architecture and better understand the regionalist departures from modernism and their unique contributions to the history of architecture.   

 Then, we can say that the entire series on The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project shows us an immense capacity for controlling the interconnection between shadow and light, and most of all, the way space is intimately connected to light, and the perception of time is something that emanates significantly from their work and allow us to associate Mark and João’s photography with Luigi Ghirri, but also to pay tribute of the relations that Siza´s work establishes with light, with bodies and the passage of time”.

Pedro Leão Neto

 

Congresso Internacional ESPACIAR 2021 | A experimentação espacial nas instalações artísticas

 
Superposições na obra de Donald Judd

Superposições na obra de Donald Judd

 

Congresso Internacional ESPACIAR 2021 | A experimentação espacial nas instalações artísticas

A principal tarefa do grupo é a investigação sobre as categorias espaciais em arquitectura e outras disciplinas artísticas, especialmente nas pós-vanguardas que surgiram a partir dos anos sessenta do século XX. Se priorizaram temas os quais os membros tinham experiência prévia, como: a espacialidade corbusiana, a escultura de Jorge Oteiza, as arquitecturas efémeras, a obra de Donald Judd, a narração gráfica ou o espaço nas instalações artísticas e audiovisuais.

Novas datas - confirmação sedes

20 OUTUBRO 2021 - VALLADOLID - Museu Patio Herreriano de Valladolid

28 OUTUBRO 2021 - VENEZA - Universidade IUAV de Veneza

Linhas temáticas:

  • O poder relacional do vazio | O valor espacial das sombras, projeções e sobreposições

  • O espaço narrativo e fenomenológico | As arquitecturas efémeras | O cenográfico

  • A profundidade do ecrã

Inscrições: até o dia 13 de outubro de 2021

Inscrição gratuita

Entrada livre até completar a capacidade

Para mais informação: espaciar.net/congreso

Contacto: grupoespaciar@gmail.com

Mais informações sobre o Congresso Internacional ESPACIAR 2021

Piscina de Marés | Partilhar Memórias: anamnese como uma forma própria de sentir o tempo

 
 
 

Piscina de Marés | Partilhar Memórias: anamnese como uma forma própria de sentir o tempo

Anamnese como uma forma própria de sentir o tempo - Intervenção de Pedro Leão Neto no encontro online "Piscina de Marés - Sharing Memories | Partilhar Memórias", no âmbito do projeto "Keeping It Modern - Piscina de Marés" financiado pela Fundação Getty.

 

A FAUP, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Casa da Arquitectura, organizou o encontro online "Piscina de Marés - Sharing Memories | Partilhar Memórias", no âmbito do projeto "Keeping It Modern - Piscina de Marés" financiado pela Fundação Getty, sendo o encontro  Este encontro foi comissariado por Teresa Cunha Ferreira e Filipa Guerreiro.

O encontro pretendeu constituir um momento de partilha e registo de memórias, testemunhos e imagens da piscina que assinalou este ano 55 anos desde a sua inauguração e, recentemente, foi alvo de um profundo e minucioso trabalho de reabilitação, que incluiu a construção de novos espaços de apoio e um aumento da área de permanência ao ar livre.

Pedro Leão Neto participou na sessão do painel 5 e a sua intervenção teve como título "Anamnese como uma forma própria de sentir o tempo"

Mais informações sobre Encontro | Piscina de Marés 'Sharing Memories | Partilhar Memórias'

 

FAUP - Exposição | ANUÁRIA'21 | Novas práticas | FACT e CAAD I& II

 

Anuária 2020/2021 | FACT, CAAD I e CAAD II

23 de setembro - 29 de outubro de 2021, 2.ª - 6.ª feira (encerra aos feriados), 17h00-20h00, FAUP

Exposição dos exercícios curriculares dos cursos da FAUP.


A edição de 2021 propõe uma reflexão sobre o processo de adaptação dos cursos da Faculdade aos novos desafios contemporâneos. Regista a diversidade de experiências de ensino-aprendizagem que a escola integra, desde aquelas vividas no espaço físico da escola até às condições particulares de utilização de meios de comunicação digital à distância que a circunstância pandémica impôs. Questiona o modo como o analógico e, sobretudo o digital, se reflectiram directamente nos processos académicos e que, perante novos desafios e exigências da sociedade, permitem situar-nos em novos tempos.

A exposição ANUÁRIA'21 é dedicada ao Professor José Quintão (1940-2021).

Da formação em Arquitetura: Por uma pedagogia integrativa no ensino de Comunicação de Projeto de Arquitetura e de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território

Pedro Leão Neto

 

1.1     Nota introdutória

O desenvolvimento deste texto tem como base os estudos na área da comunicação do projeto de arquitetura e do espaço urbano nas disciplinas de Projeto de Arquitetura Assistido por Computador (CAAD I e II), que agora propomos a nova denominação Fotografia e Projeto de Arquitetura Assistido por Computador (FCAAD I e II), articulados com a regência da disciplina de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território (FACT). Foi assim possível desenvolver um estudo aturado sobre o trabalho didático na área da fotografia e da sua prática, bem como consolidar um trabalho de investigação com maior profundidade e sentido critico sobre diversos métodos de representação da arquitetura, cidade e território, onde a fotografia se afirma como um elemento transversal a estas áreas de interesse.[1]

1.1     Contextualização e fundamentação dos conteúdos pedagógicos

As tecnologias digitais ligadas à Fotografia, Imagem e Comunicação do Projeto de Arquitetura são cada vez mais utilizadas, conjuntamente com outros suportes, sistemas computacionais e média, com origem quer no universo analógico, quer no digital[2].

Como é demonstrado por diversos autores, projetos e/ou trabalhos oriundos de diversas unidades curriculares de cursos de Arquitetura e outras áreas disciplinares afins, a Imagem e a Fotografia são instrumentos significativos de análise e representação do território e dos seus espaços e vivências[3], constituindo a Fotografia uma área de estudo que permite compreender de forma crítica a prática e disciplina de arquitetura[4], bem como um instrumento que pode ser utilizado de diversas formas no processo de comunicação e conceção do projeto de arquitetura:

·       no registo documental e ficcional dos lugares, permitindo compreender e comunicar a identidade desses lugares e integrar esse conhecimento e ideação no desenvolvimento do projeto de arquitetura;

·       na produção de imagens de síntese que combinam fotografia com modelação 3D, utilizando técnicas de fotomontagem e colagem, permitindo explorar diversas ideias de projeto, bem como idealizar de forma prospetiva novos espaços e intervenções nos lugares;

·       na exploração livre dos espaços e das formas, utilizando técnicas de edição de imagem quer analógica como em laboratório digital e combinando diversos métodos de representação e desenho;

Interessa assim uma coordenação vertical e horizontal das UCs de forma a assegurar a melhor cooperação e complementaridade possível entre si e com a investigação desenvolvida pelo grupo Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), onde a Fotografia, o Editorial e o universo AAI está presente de forma significativa. É assim consolidado um trabalho de investigação com maior profundidade e sentido critico sobre diversos métodos de representação da arquitetura, cidade e território, onde a fotografia se afirma como um elemento transversal a estas áreas de interesse.[5]

1.1     O universo teórico das UC falando dos autores, trabalhos e teorias que constituem o fundamento das UC

1.1.1      Processo de comunicação e representação em projeto de arquitetura: fotografia e desenho

Relativamente à UC do primeiro ciclo FCAAD I, II onde o universo do Processo de Comunicação e Representação em Projeto de Arquitetura é nuclear é importante referir que a UC seja capaz de abrir horizontes para um campo de possibilidades (infinito e em constante evolução), combinando os vários modos de expressão e instrumentos analógicos e digitais para a comunicação do projeto de arquitetura.[6]

Neste contexto, a análise crítica e prospetiva do território de estudo através da fotografia e a comunicação do projeto e as ideias que as fundamentam são aspetos nucleares do ensino da UC, bem como são a capacidade de integrar os aspetos técnicos e artísticos e de utilizar os diversos instrumentos de representação como dispositivos mentais que levam a uma nova perceção crítica sobre o espaço de cidade, as suas vivências e o projeto de arquitetura.[7]

É assim introduzida no primeiro semestre uma significativa componente de fotografia de arquitetura, cidade e território que explora este modo de expressão e instrumento para questionar e problematizar, a diferentes escalas, o território em estudo, permitindo aos alunos desenvolverem uma capacidade informada e independente de pensamento, no sentido em que fala Victor Burgin[8].

Interessa-nos logo neste início do Processo de Comunicação e Representação em Projeto de Arquitetura explorar o potencial da narrativa visual fotográfica num suporte de livro/caderno. A produção do livro é na verdade um gerador para diversas reuniões de trabalho colaborativo e um instrumento mental e artefacto capaz de materializar determinado conhecimento, nomeadamente dar suporte a ideias de fotografia na arquitetura e arte.[9]

Numa fase posterior que é a do segundo semestre é possível aprofundar o desenvolvimento da narrativa visual criada anteriormente e enriquecer o Processo de Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura.  A componente de fotografia é assim articulada com a componente de fotomontagem, com o objetivo da ideação e exploração de ideias de arquitetura e construção de um atlas / laboratório de imagens.[10] Os alunos devem estar conscientes da relação entre perceção e visão, explorar esses dois universos, procurando mostrar como os dois se interligam e influenciam a nossa relação e compreensão do mundo real[11].

Interessa aos alunos revisitarem de forma critica e atenta obras e autores cujos trabalhos têm como objeto de estudo e artístico a arquitetura, cidade e território, bem como identificar o território-lugares-projeto através de um livro - mapa visual capaz de representar a múltipla complexidade, heterogeneidade e problemáticas que o território de estudo e projeto contém.O livro-atlas a criar será assim um mapa-registo temporal do progresso do trabalho e será constituído por desenhos, fotografia, texto e atlas / mapas visuais.[12]

Interessa dar aos alunos a consciência de que a nossa perceção das obras de arquitetura e do espaço em geral está ligado ao sentido de percurso que envolve movimento e deslocação e que um ponto de vista implica uma seleção que vai delimitar o que se mostra e o que fica invisível e que uma imagem constrói uma direção do olhar e uma série de imagens podem construir um percurso, mesmo que pré-determinado e mais abstrato do que um conjunto de imagens em movimento.[13]

É assim desenvolvido em suporte de livro um projeto visual que questiona o universo AAI e tem um entendimento da Imagem como "cosa mentale[14]" capaz de ampliar uma prática de arquitetura ou teoria como instrumentos do pensamento e imaginação.

1.1.1      Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território

O objetivo da UC do segundo ciclo é, por um lado, aprofundar o estudo e prática adquiridos em FCAAD I, II sobre a utilização da fotografia e do seu potencial para questionar e problematizar o universo da Arquitetura, Cidade e Território. Por outro lado, levar os alunos a desenvolver uma narrativa visual fotográfica com maior maturidade, capaz de comunicar novas perspetivas sobre o espaço e a realidade urbana e que possa constituir uma base para a sua dissertação final do MIARQ.

Interessa neste segundo ciclo despertar nos alunos a consciência para a existência de diversas estratégias e métodos de comunicação visual aquando da utilização de fotografia documental e artística como um instrumento de investigação. Ou seja, tomarem conhecimento sobre diversos métodos e instrumentos de investigação – qualitativos – onde a imagem de fotografia é utilizada como um significativo instrumento de pesquisa sobre arquitetura e a forma como as pessoas vivem e se apropriam dos espaços.[15]

É assim muito importante pensar e utilizar a fotografia como um instrumento de investigação livre com o objetivo de descobrir novas perspetivas sobre o espaço público e a sua arquitetura. Este potencial da fotografia para (re)descobrir novas realidades espaciais e arquitetónicas e assim influenciar a forma como percecionamos e percebemos os nossos espaços e cultura é algo que está presente no trabalho de muitos autores e em contextos muito distintos (Sugimoto 2003; Bandeira 2007; Costa 2009). Isto interessa-nos, acima de tudo, porque uma didática deste género leva os alunos a explorar e problematizar o potencial da fotografia e da imagem como forma de representar e questionar a realidade urbana e permite-lhes alcançar, durante o tempo da UC, um bom domínio artístico e técnico sobre a imagem e fotografia.

Resumindo, acreditamos que o mais importante é oferecer aos alunos um espaço pedagógico que os leve a construir a sua própria consciência social, sempre ligada ao espaço, através do conhecimento da riqueza multifacetada de perspetivas que existem sobre estas temáticas.  As narrativas visuais finais devem assim ser capazes de denunciar, por um lado, a postura visual crítica e a metodologia própria adotadas por cada grupo e/ou aluno relativamente aos espaços e vivências que eram comunicados e, por outro lado, uma atitude independente e um pensamento próprio.

1.1     Síntese conclusiva e prospetiva: docência, investigação, internacionalização e abertura da Escola de Arquitetura e U. Porto à sociedade

A pedagogia integrativa é assim uma das componentes estratégicas deste programa de ensino e resulta da significativa ligação das UCs à investigação focalizada em Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) que é o universo nuclear de toda a investigação desenvolvida no AAI, onde os vários projetos estão integrados assim como diversas ações pedagógicas com elas relacionadas. Acreditamos que esta articulação próxima entre UCs e investigação reforça e dá condições de estímulo ao início da atividade científica e desenvolvimento de sentido crítico, criatividade e autonomia dos estudantes através da sua integração em equipas de projetos de I&D[14]. Na verdade, todas estas ações permitem aproximar cada vez mais, a investigação da docência e a integração dos alunos de unidades curriculares da FAUP e de outras instituições parceiras ligadas ao universo da Arquitetura, Arte e Imagem, através de estágios académicos, reforçando e dando condições de estímulo ao início da atividade científica e desenvolvimento de sentido crítico, criatividade e autonomia dos estudantes através da sua integração em equipas de projetos de I&D. Para além disso, estas diversas atividades partem de uma compreensão estratégica da imagem e do uso da fotografia enquanto meio de representação de ideias, explorando a arte digital e diversas estratégias de comunicação que permitem novas formas de interagir com diversos espaços e públicos.

Por fim, interessa chamar a atenção para o trabalho de inovação pedagógica que já foi iniciado, através do projeto de investigação VSC e da sua plataforma colaborativa utilizada pelas UC de FCAAD I, II e FACT na FAUP, da UC de Projeto do Mestrado em Design da Imagem (MDI) da FBAUP e da UC de Fotografia II da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD).

Este trabalho de inovação pedagógica tem como objetivo aproveitar o potencial dos estudantes de arquitetura e das Artes para a utilização e exploração de um ambiente de trabalho colaborativo e de operadores específicos para as UC que exploram o uso da imagem e da fotografia para observar, analisar e teorizar diferentes dimensões do espaço com base em pesquisas visuais e evidências visuais e através de exercícios de análise e representação da arquitetura e do espaço urbano. Acreditamos que a evolução deste projeto de inovação pedagógica poderá contribui para alargar os horizontes tanto para o ensino académico como para a aprendizagem e investigação. Um projeto que pode ser a base para desenvolver um programa de aprendizagem especificamente concebido para a produção, organização e comunicação de informação visual relacionada com a transformação e apropriação da arquitetura e espaços públicos.

 

Referências

[1] A este propósito podemos indicar como projetos, trabalhos e iniciativas ligas à investigação que se abrem para as unidades curriculares, entre outros, o projeto CONTRAST, com trabalhos de 9 Escolas de Ensino da Fotografia no Superior, Cityzines, a coleção de publicações alternativas que está sediada na biblioteca da FAUP, a publicação periódica internacional revista por pares SOPHIA: Journal on  Architecture, Art and Image, a publicação periódica internacional scopio International Photography Magazine e o livro “Álvaro Siza: Fotografia Documental e Artística - Um Olhar Contemporâneo sobre a Arquitetura Portuguesa, bem como o projeto de investigação financiado pela FCT VSC (http://visualspacesofchange.com/vsc/?page_id=136&lang=pt)

[2] Neto, Pedro; Neto, Maria. 2016. "(Re)descobrir os espaços de cidade: a fotografia como um dispositivo mental que pode levar a uma nova perceção sobre o espaço e a sua arquitetura", Branca – Revista de Arquitetura da Universidade da Beira Interior 1, 1: 30 – 37;

[3] Nuno Faria em Sobre o Olim: “Feito de pequenos acontecimentos que se sucedem sem cronologia nem hierarquia, OLIM descende diretamente da linhagem do livro-atlas, o livro como caixa de ressonância, (I) que opera circulações entre mundos, (II) que não se encerra em si mesmo, (III) que não se fixa em nenhum tempo histórico.“ https://www.scopionetwork.com/blog/2020/05/06/olim-by-camilo-rebelo-pt?rq=OLIM

[4] Neto, Pedro (2018). Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira: Fotografia Documental e Artística: Um Olhar Contemporâneo sobre a Arquitectura Portuguesa, scopio Editions

[5] "Com o objetivo de defender a arte como uma ocupação liberal era negar o papel desempenhado pela execução manual na sua criação. A pintura é uma ocupação mental" (pittura è una cosa mentale) escreveu Leonardo da Vinci.

[6] Gerber, A., et al. (2018). Handbook of Methods for Architecture and Urban Design, Triest Verlag.

[7] Burgin, V., Ed. (1982). Thinking Photography. Photographic Practice and Art Theory. London: Palgrave, Macmillan Press Ltd.

[8] Cityzines (2015). Pedro Leão Neto (ed.), Ana aragão, Elias Redstone, Ivo Poças Martins, Joaquim Moreno, Nuno Grande, Pedro Leão Neto, José Luís Neves. Scopio Editions. ISBN 978-989-976-99-3-9

[9] Galofaro, Lucas (2015). An Atlas of Imagination. Damdi. ISBN13 9788968010378; Eduardo Souto de Moura: atlas de parede, imagens de método/ ed. por André Tavares e Pedro Bandeira, Dafne Editora, Porto, 2011, sp.

[10] Rémy Zaugg: The Question of Perception Cat. Museum für Gegenwartskunst Siegen  Exhibition catalogue, edited by Eva Schmidt and Javier Hontoria texts (English) by Mathilde de Croix, Javier Hontoria, Eva Schmidt and texts by Rémy Zaugg: https://www.snoeck.de/book/336/R%C3%A9my-Zaugg%3A-The-Question-of-Perception

[11] Krasny, Elke (2004). The Force Is in the Mind. Birkhäuser Architecture; 1st edition. ISBN-10 : 376438980X

[12] Diversos exemplos poderiam ser aqui referenciados, estas publicações dizem respeito a trabalhos de alunos de Proyectos Arquitectónicos 1 de la Universidade de Zaragoza: Inaki Bergera et al. (2017). Lo doméstico, narrativas visuales, Prensas de la Universidad de Zaragoza, ISBN: 978-84-16935-88-8; Inaki Bergera et al. (2019). Objetos, arquitecturas e imágenes. Prensas de la Universidad de Zaragoza, ISBN: 978-84-1340-017-4; ; Inaki Bergera et al. (2018). Más por Mies. Casa Farnsworth. Prensas de la Universidad de Zaragoza, ISBN: 978-84-17633-30-1

[13] Podemos indicar diversos departamentos ou unidades curriculares em instituições internacionais e nacionais consideradas de interesse para este estudo como, por exemplo, só para mencionar algumas, a USC School of Architecture – California; Massachusetts Institute  of  Technology:  School  of  Architecture  and Planning; College of Arts and Architecture – Penn State, IUAV, Veneza; EPFL-Lausanne e ETH Zurich. A nível nacional podemos referir o projeto editorial CONTRAST que reúne docentes e trabalhos de 9 instituições de ensino superior onde a fotografia é ensinada, entre elas FAUP e DARC

[14] Iuliano, M., et al. (2012). Cambridge in Concrete: Images from the RIBA British Architectural Library Photographs Collection, Paparo; Bergera, Iñaki (2017). Photography and architecture: From technical vision to art and phenomenological (re)vision. In: Vision Technologies. The architectures of sight. Routledge (Francis & Taylor Group), London, New York. pp. 105-118. English. ISBN 978-1-4724-5496-6. Book edited by Graham Cairns.

[15] Neto, Pedro (2018). Um Outro Olhar sobre Obras de Álvaro Siza Vieira: Fotografia Documental e Artística: Um Olhar Contemporâneo sobre a Arquitectura Portuguesa, scopio Editions

 

OPEN CALL: SOPHIA JOURNAL ISSUE Nº 7 AND INTERNATIONAL CONFERENCE ”Landscapes of Care: the Emergency of Landscapes of Care in Unstable Territories"

 
 
 

1. Armin Linke, Lake Assal, extraction of salt, Djibouti, Africa, 2012. Courtesy Armin Linke and Vistamare / Vistamarestudio, Pescara / Milano.

2. Armin Linke, Kawah Ijen Volcano, Biau (Jawa Timur), Indonesia, 2016. Courtesy Armin Linke and Vistamare / Vistamarestudio, Pescara / Milano.

OPEN CALL: SOPHIA JOURNAL ISSUE Nº 7 AND INTERNATIONAL CONFERENCE
”Landscapes of Care: Emergency of Landscapes of Care in Unstable Territories"

Editors: Susana Ventura and Andreia Alves de Oliveira
Guest Editor: Armin Linke

PT/ENG

Abstract deadline: 27 December 2021
Manuscript deadline (Conference): 28 February 2022
Manuscript deadline (Journal): 5 September 2022
International Conference (dtbc): June 2022
Publication date (tbc): by December 2022

Sophia Journal is currently accepting submissions on the theme of its third thematic cycle “Landscapes of Care”, addressing contemporary photography and visual practices that focus on how architecture understood in a wide sense can help to heal a broken planet. The concept of “Landscapes of Care” has increasingly been adopted by diverse areas of study, from health geography to the arts and architecture. It allows us to understand architecture, city and territory as living and inclusive organisms, constituted by multifaceted landscapes with complex social and organisational spatialities which embody the difference and the other, the strange, the unfamiliar, the indigenous, the human and the non-human. Our aim is to explore the ways in which the image can be used as a meaningful instrument of research about the multifaceted complex socioeconomic, political, historical, technical and ecological dimensions of architecture, city and territory that testify, question or emerge from those relationships of care.

For the 7th issue of Sophia Journal and first issue in the cycle, we are focusing on the emergence of landscapes of care in unstable territories. These territories may be, but are not exclusive to: the desert, the icy lands, the rainy forests; territories within uncertain boundaries, e.g. between land and water; territories inhabited by native communities; territories that dramatically alter their configuration due to extreme weather conditions and scarce resources, or which natural resources are violently exploited and violated. Such territories hold vital information about patterns of resistance, flexibility, transformation and metamorphosis, enlightening the problems of vulnerability and resilience in the unforeseen future while opening up new perspectives of design, including new ways of poetically inhabiting the world as a place of encounter between species (following Haraway’s motto “staying with the trouble” and Guattari’s demand: “We need new social and aesthetic practices, new practices of the Self in relation to the other, to the foreign, the stranger”), protecting the ecosystems and understanding architecture, more than the distribution of spaces, as the distribution of the sensible.

We are looking for submissions that engage with the issues above in the form of theoretical papers, visual essays, interviews, and critical reviews of publications, exhibitions, and conferences.

A selection of theoretical papers and visual essays will simultaneously be presented at the International Conference we are helding in connection with the 7th issue of Sophia Journal. This will take place at the Faculty of Architecture of the University of Porto (FAUP) and it will encompass a live and videoconference programme organised by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) at FAUP, in partnership with other institutions to be announced.

Submission instructions

To submit your proposal please send a 500-word abstract (including references and a maximum of five images) and a short bio for each author (up to 70 words each) by the 27th of December 2021. Submission of abstracts is done through our OJS platform, by registering and submitting at: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/index

Selected authors will be notified by the 15th of January 2022 and will be expected to deliver a full paper (between 3000 to 6000 words) or a visual essay (length between 6 to 8 pages, plus text between 500 to 1000 words), by the 28th of February 2022.

Please note that all theoretical papers will be subject to peer review. The other modalities of submissions we publish (visual essays, interviews and critical reviews) are not subjected to peer review. Acceptance of an abstract in any of these modalities does not guarantee publication.

For guidelines on the submission process and our editorial policies, please visit our website at: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/index

For any queries:

Please contact our Editors at info.sophiajournal@arq.up.pt

About Sophia Journal

We are an academic, peer-reviewed journal, published by the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) / research group Architecture, Art and Image (AAI) at the Faculty of Architecture, University of Porto, Portugal. Created in 2016, Sophia Journal publishes theoretical articles and visual essays that investigate and think critically the intersections between the image and architecture. We understand both terms in a wide sense: the image of photography, painting, drawing, cinema, video, T.V., new media; and architecture as landscape, territory, city, spatiality, built environment.

 

OPEN CALL: SOPHIA JOURNAL ISSUE Nº 7 E CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ”Landscapes of Care: the Emergency of Landscapes of Care in Unstable Territories"

 
 
 

1. Armin Linke, Lake Assal, extraction of salt, Djibouti, Africa, 2012. Courtesy Armin Linke and Vistamare / Vistamarestudio, Pescara / Milano.

2. Armin Linke, Kawah Ijen Volcano, Biau (Jawa Timur), Indonesia, 2016. Courtesy Armin Linke and Vistamare / Vistamarestudio, Pescara / Milano.

OPEN CALL: SOPHIA JOURNAL ISSUE Nº 7 AND INTERNATIONAL CONFERENCE
”Landscapes of Care: Emergency of Landscapes of Care in Unstable Territories"

Editoras: Susana Ventura and Andreia Alves de Oliveira
Editor Convidado: Armin Linke

PT/ENG

Prazo para envio de resumos: 27 Dezembro 2021
Prazo para submissão de manuscritos (Conferência): 28 Fevereiro 2022
Prazo para submissão de manuscritos (Revista): 5 Setembro 2022
Conferência Internacional (data a confirmar): Junho 2022
Data de publicação (a confirmar): até Dezembro 2022

A Sophia Journal está a aceitar submissões sobre o tema do seu terceiro ciclo temático "Landscapes of Care", abordando a fotografia contemporânea e outras práticas visuais que se debruçam sobre a arquitectura num sentido lato e como esta pode ajudar a cuidar de um planeta em vias de destruição. O conceito de "landscapes of care" tem sido progressivamente adoptado em várias áreas do conhecimento, desde a geografia da saúde até às artes e à arquitectura. Permite-nos entender a arquitectura, e os temas conexos da cidade e do território, enquanto organismos vivos e inclusivos, constituídos por paisagens multifacetadas com espacialidades sociais e organizacionais complexas, que incorporam a diferença e o/a outro/a, tudo o que é estranho, desconhecido, indígena, humano e não humano. O nosso objectivo é explorar os modos em que a imagem pode ser usada enquanto instrumento significativo de investigação sobre as variadas e complexas dimensões socioeconómicas, políticas, históricas, técnicas e ecológicas da arquitectura, cidade e território que testemunham, questionam ou emergem dessas relações de cuidado.

No volume 7 da Sophia Journal e primeiro deste ciclo, abordamos a emergência de “landscapes of care” em territórios instáveis. Estes territórios podem ser, entre outros: o deserto; as áreas geladas; as florestas tropicais; territórios com fronteiras e demarcações incertas, por exemplo entre a terra e a água; territórios habitados por comunidades nativas; territórios cuja configuração foi alterada dramaticamente devido a eventos meteorológicos extremos e recursos escassos, ou cujos recursos naturais são violentamente explorados e violados. Estes territórios contêm informação vital sobre padrões de resistência, flexibilidade, transformação e metamorfose, chamando a atenção para os problemas da vulnerabilidade e resiliência num futuro imprevisível, e ao mesmo tempo abrindo novas perspectivas para o design, incluíndo novas formas de habitar poeticamente o mundo enquanto espaço de encontro entre espécies (seguindo o moto de Donna Haraway “staying with the trouble” e a reinvidicação de Guattari de acordo com a qual “necessitamos novas práticas sociais e estéticas, novas práticas do Eu em relação ao outro/a, ao/à estrangeiro/a, à/ao estranha/o”), protegendo os ecossistemas e entendendo a arquitectura como, mais do que a distribuição de espaços, a distribuição do sensível.

Procuramos submissões que abordem estes temas na forma de artigos teóricos, ensaios visuais, entrevistas, e recensões críticas de publicações, exposições e conferências. Uma selecção de artigos teóricos e ensaios visuais será apresentada, simultaneamente, na Conferência Internacional, organizada paralelamente e em conjunção com o Volume 7 da Sophia Journal. A Conferência terá lugar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), num formato híbrido (presencial e digital), com organização do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, em parceria com outras instituições a anunciar.

Instruções de submissão

Para submeter a sua proposta, por favor envie um resumo com 500 palavras (incluíndo referências bibliográficas e um máximo de cinco imagens) e uma biografia concisa de cada autor/a (até 70 palavras cada) até ao dia 27 de Dezembro de 2021. A submissão de resumos é feita exclusivamente na nossa plataforma OJS, através de registo e submissão no seguinte endereço: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/index

As/os autores/as seleccionadas/os serão notificadas/os até ao dia 15 de Janeiro de 2022 e terão de submeter um artigo final (entre 3000 a 6000 palavras) ou um ensaio visual (entre 6 a 8 páginas, com 500 a 1000 palavras) até ao dia 28 de Fevereiro de 2022.

Todos os artigos teóricos serão sujeitos ao processo de revisão por pares, também chamado arbitragem científica. As outras modalidades de submissão que publicamos (ensaios visuais, entrevistas e recensões críticas) não estão sujeitas ao processo de revisão por pares. A aceitação de resumos em qualquer das modalidades, que publicamos, não garante a publicação dos artigos finais na revista.

Para mais informação sobre o processo de submissão e as nossas políticas editoriais, por favor visite o nosso website: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/index

Para qualquer questão:

Por favor contacte as/os Editoras/es através do email: info.sophiajournal@arq.up.pt

Sobre a Sophia Journal

Somos uma revista académica com arbitragem científica, publicada pelo Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU) / grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Criada em 2016, a Sophia Journal publica artigos teóricos e ensaios visuais que investigam e pensam criticamente as intersecções entre a imagem e a arquitectura. Entendemos ambos os termos em sentido lato: a imagem da fotografia, pintura, desenho, cinema, video, televisão, novos media; a arquitectura enquanto paisagem, território, cidade, espacialidade, built environment.

 

Lançamento e apresentação da publicação THE IDEA OF ÁLVARO SIZA: CARLOS RAMOS PAVILION AND BOUÇA SOCIAL HOUSING by Mark Durden and João Leal

 
 
 

Lançamento e apresentação da publicação
THE IDEA OF ÁLVARO SIZA: CARLOS RAMOS PAVILION AND BOUÇA SOCIAL HOUSING by Mark Durden and João Leal

14 Outubro | 18:30 | Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS)

PT/ENG

O lançamento e apresentação da publicação “The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project” tem como base o início da coleção da publicação scopionewspaper jornal focalizada no trabalho desenvolvido pelos fotógrafos Mark Durden e João Leal envolvendo uma seleção de edifícios arquitetónicos concebidos por Álvaro Siza para a série intitulada "A Ideia de Álvaro Siza".

O evento contará com a presença de Luís Urbano, Vice-Presidente da Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS) que fará a abertura da mesa. A sessão contará com a presença dos fotógrafos e autores Mark Durden e João Leal, bem como do arquiteto, programador cultural e curador Nuno Grande, sendo a moderação da conversa que se segue em torno do universo da fotografia e da arquitectura assegurada por Pedro Leão Neto diretor da publicação scopionewspaper journal que fará a introdução dos presentes, bem como do projeto Fotografia Documental e Artística: Um Olhar Contemporâneo sobre a Arquitetura Portuguesa e The Idea de Álvaro Siza. O objetivo desta sessão será o de explorar a singularidade e o significado das relações que podem ser estabelecidas entre os fotógrafos, os seus processos artísticos e a arquitectura e ideias-chave do arquitecto, nomeadamente a sobre o Pavilhão Carlos Ramos, o complexo habitacional do Bairro da Bouça e Álvaro Siza. A conversa decorrerá em inglês e e contará com a presença do arquitecto Álvaro Siza.

Este lançamento é uma iniciativa da AAI/CEAU/FAUP | scopio Editions, em colaboração com a Fundação Marques da Silva.
Vai decorrer no Palacete Lopes Martins e inicia-se às 18h30.
A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.

About the session topic

The lunch and presentation of scopionewspaper journal “The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project” will be attended by the photographers Mark Durden and João Leal who are the authors of this photography series focused on the work of Álvaro Siza, as well as by Nuno Grande, the architect and curator who writes the probing essay “In Praise of Light and Shadows" for this this series, as well as by Pedro Leão Neto the Director of scopionewspaper journal that has been curating and publishing the series collection The Idea of Álvaro Siza by Mark Durden and João Leal “.

The aim is to encourage an exploratory and critical debate between the various authors involved in this curatorial, photography and editorial work around the architecture of Álvaro Siza, namely this series focused on the Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project. This series results from the work developed by the former two authors involving a selection of architectural buildings designed by Álvaro Siza for the series entitled “The Idea of Álvaro Siza”, which has been accompanied by research group AAI and Pedro Leão Neto since Mark Durden and João Leal began to photograph and select Siza´s buildings for this project in Portugal.

After a concise presentation about each of the authors, Pedro Leão Neto will briefly contextualizing the work of The Idea of Álvaro Siza and then will give the word to the photographers for a statement about their photographic experience of Siza's work, based on this series focused on the Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project. In a second moment, the word will be given to Nuno Grande in order to understand how accordingly to his way of thinking as architect and curator the photography of Mark Durden and João Leal has captured essential aspects of Álvaro Siza´s work. The objective is to promote a critical debate about the world of photography and architecture, seeking to explore the singularity and significance of the relationships that can be established between the photographers and their artistic processes when communicating the architecture and key ideas of the architect, in this case The Idea of the Álvaro Siza.

About scopionewspaper journal “The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project” by Mark Durden and João Leal

scopionewspaper is an Architecture, Art & Image Research publication with a special interest in Photography as an instrument of inquiry and expression being one of the editorial collections of scopio Editions, being the editorial responsibility of the AAI research group (Architecture, Art and Image) integrated into the R&D center of the Faculty of Architecture of the University of Porto called CEAU (Centre for Architectural and Urban Studies).

In this issue of scopionewspaper journal “The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project” (# 1 December 2020), we feature the photography series by Mark Durden and João Leal focusing on the architecture of the Carlos Ramos Pavilion school building and the Bouça Council Housing Project, the product of their work in selecting architectural buildings designed by Álvaro Siza for the series entitled “The Idea of Álvaro Siza”, which I have been accompanying since they began to photograph and select Siza’s buildings for this project in Portugal.

Some of the works from this series “The Idea of Álvaro Siza” have also been included in the set of case studies on Contemporary Photography Projects in Portuguese Architecture in Visual Spaces of Change (VSC), a publicly funded research projected coordinated at FAUP by the Architecture, Art and Image (AAI) group at the CEAU Research Centre. The thematic gallery of VSC where this photography project is incorporated is concerned with contemporary photography projects that combine various artistic strategies applied to the universe of architectural photography. It understands architecture as both subject and artistic matter, able to be of particular interest to a specialized public, as well as accessible to the general public through publications either in book form or online in its digital collection. The VSC research project and its galleries of diverse contemporary photography projects seeks to help advance the internationalization, dissemination and visibility of Oporto city spaces, its architecture and cultural memories. This will be achieved mainly through its online platform and diverse publications in books, catalogues and special editions, as is the case of this collection in scopionewspaper “The Idea of Álvaro Siza”.

“The Idea of Álvaro Siza” is a Contemporary Photography project that recognises architecture as both subject and artistic matter and explores a visual strategy that moves away from traditional mainstream architectural photography. In this series Mark Durden and João Leal are seeking to expand the comprehension of architecture by investigating photography’s capacity as a unique form of expression able to create an architectural promenade in which the images move between documentary and poetical depictions. Through their series, the viewer is able to sense both the magical experience that Siza’s architectural spaces produce for us and how light and nature interplay within those spaces. Furthermore, their photographs reveal how Siza’s spatial forms relate with the context, offering a deeper understanding of the architect’s oeuvre.

We are honoured to have the architect, cultural programmer and curator Nuno Grande as our invited author for this issue of scopionewspaper journal, in which he offers insightful reading in “In praise of light and shadows”, about Mark Durden and João Leal´s series “The Idea of Álvaro Siza: the Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project”.

Editorial and Advisory Board
Architecture, Art and Image (AAI) research group Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

scopio Editions
ISBN:
978-989-54878-4-4
ISSN: 2183-6906

Critical essays

"In praise of light and shadows"

by Nuno Grande

The interaction of light and shadow has always fascinated architects, and even more so since Le Corbusier’s famous quote from 1923, published in Vers une Architecture, in which he describes architecture as “the learned game, correct and magnificent, of forms assembled in the light”. This game, which thus motivated the painters of Purism and Cubism – among whom Le Corbusier would come to be included – contributed in great part to the definition of the aesthetic ideals of the artistic avant-garde in the West in the first half of the 20th century. Associated with the purity of crystal, with the idea of total transparency, and with the blurring of the boundaries between the interior and the exterior, this very same game served as the conceptual premise of (and later as a critical challenge to) the architecture of the Modern Movement.

(...)
The photographic work of Mark Durden and João Leal focusing on Álvaro Siza’s work in Porto – now published by Scopio Newspaper – goes in search of not only this same game of shadows upon the target surfaces of the façades and the interiors of the buildings but also the multiplicity of transparencies and penumbras that unfold through their ample glazed windows.

The photographs do not shun the presence of nature, of the inhabitant, or of the citizen; to the contrary, they seek out these precise moments of the day in which, at the same time, the trees are reflected or cast shadows on Siza’s architecture and in which the human presence-absence is revealed in the objects or graffiti left on it. It is as if, for Mark Durden and João Leal, Siza’s works were blank pages waiting for daily life to be written or printed upon them. 

This perspective “upon” the walls or “through” the windows of the building takes on a near ghost-like character, something that is reinforced by its colourless tone, intentionally created by overexposure to the milky light at dawn or dusk. In these images, one feels the spectral presence of Le Corbusier or Adolf Loos – depicted in the fenêtre en longueur, or in the small “eyes” of the Faculty of Architecture building – or perhaps Alvar Aalto or Bruno Taut, in the rhythm alternating between the stairs, verandas and galleries of the Bairro da Bouça. These phantoms “live” there, reminding us that the best architecture is always the result of a revisit with and a crisscrossing of countless memories.

(...)

"A conversation with nature and the temporality of light/reflexes"

by Pedro Leão Neto
The series start by capturing the geometric forms and elements of some of the Faculty of Architecture of the University of Porto´s buildings and it is clear from the start how light and reflections are the nuclear elements that are explored when responding to the edifices’ poetics and the geometries of the constructed forms. It is in the observation of the temporality of light/reflexes and in reimagining its realms within that the series offers another perspective on the FAUP spaces, one that is renewed, a perspective of a graceful understanding through the distortions and abstractions of the buildings’ structures.

(...)

 

Launching of THE IDEA OF ÁLVARO SIZA: CARLOS RAMOS PAVILION AND BOUÇA SOCIAL HOUSING by Mark Durden and João Leal

 
 
 

Launching
THE IDEA OF ÁLVARO SIZA: CARLOS RAMOS PAVILION AND BOUÇA SOCIAL HOUSING by Mark Durden and João Leal

14 October | 18:30 | Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS)

PT/ENG

The launch and presentation of scopionewspaper journal “The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project” will be attended by the photographers Mark Durden and João Leal who are the authors of this photography series focused on the work of Álvaro Siza, as well as by Nuno Grande, the architect and curator who writes the probing essay “In Praise of Light and Shadows" for this this series, as well as by Pedro Leão Neto the Director of scopionewspaper journal that has been curating and publishing the series collection The Idea of Álvaro Siza by Mark Durden and João Leal “.

The aim is to encourage an exploratory and critical debate between the various authors involved in this curatorial, photography and editorial work around the architecture of Álvaro Siza, namely this series focused on the Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project. This series results from the work developed by the former two authors involving a selection of architectural buildings designed by Álvaro Siza for the series entitled “The Idea of Álvaro Siza”, which has been accompanied by research group AAI and Pedro Leão Neto since Mark Durden and João Leal began to photograph and select Siza´s buildings for this project in Portugal.

After a concise presentation about each of the authors, Pedro Leão Neto will briefly contextualizing the work of The Idea of Álvaro Siza and then will give the word to the photographers for a statement about their photographic experience of Siza's work, based on this series focused on the Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project. In a second moment, the word will be given to Nuno Grande in order to understand how accordingly to his way of thinking as architect and curator the photography of Mark Durden and João Leal has captured essential aspects of Álvaro Siza´s work. The objective is to promote a critical debate about the world of photography and architecture, seeking to explore the singularity and significance of the relationships that can be established between the photographers and their artistic processes when communicating the architecture and key ideas of the architect, in this case The Idea of the Álvaro Siza.

This launch is an initiative of AAI/CEAU/FAUP | scopio Editions, in collaboration with the Marques da Silva Foundation.
It will take place at Palacete Lopes Martins and starts at 18h30.
Entrance is free, but subject to space capacity.

About scopionewspaper journal “The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project” by Mark Durden and João Leal

scopionewspaper is an Architecture, Art & Image Research publication with a special interest in Photography as an instrument of inquiry and expression being one of the editorial collections of scopio Editions, being the editorial responsibility of the AAI research group (Architecture, Art and Image) integrated into the R&D center of the Faculty of Architecture of the University of Porto called CEAU (Centre for Architectural and Urban Studies).

In this issue of scopionewspaper journal “The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project” (# 1 December 2020), we feature the photography series by Mark Durden and João Leal focusing on the architecture of the Carlos Ramos Pavilion school building and the Bouça Council Housing Project, the product of their work in selecting architectural buildings designed by Álvaro Siza for the series entitled “The Idea of Álvaro Siza”, which I have been accompanying since they began to photograph and select Siza’s buildings for this project in Portugal.

Some of the works from this series “The Idea of Álvaro Siza” have also been included in the set of case studies on Contemporary Photography Projects in Portuguese Architecture in Visual Spaces of Change (VSC), a publicly funded research projected coordinated at FAUP by the Architecture, Art and Image (AAI) group at the CEAU Research Centre. The thematic gallery of VSC where this photography project is incorporated is concerned with contemporary photography projects that combine various artistic strategies applied to the universe of architectural photography. It understands architecture as both subject and artistic matter, able to be of particular interest to a specialized public, as well as accessible to the general public through publications either in book form or online in its digital collection. The VSC research project and its galleries of diverse contemporary photography projects seeks to help advance the internationalization, dissemination and visibility of Oporto city spaces, its architecture and cultural memories. This will be achieved mainly through its online platform and diverse publications in books, catalogues and special editions, as is the case of this collection in scopionewspaper “The Idea of Álvaro Siza”.

“The Idea of Álvaro Siza” is a Contemporary Photography project that recognises architecture as both subject and artistic matter and explores a visual strategy that moves away from traditional mainstream architectural photography. In this series Mark Durden and João Leal are seeking to expand the comprehension of architecture by investigating photography’s capacity as a unique form of expression able to create an architectural promenade in which the images move between documentary and poetical depictions. Through their series, the viewer is able to sense both the magical experience that Siza’s architectural spaces produce for us and how light and nature interplay within those spaces. Furthermore, their photographs reveal how Siza’s spatial forms relate with the context, offering a deeper understanding of the architect’s oeuvre.

We are honoured to have the architect, cultural programmer and curator Nuno Grande as our invited author for this issue of scopionewspaper journal, in which he offers insightful reading in “In praise of light and shadows”, about Mark Durden and João Leal´s series “The Idea of Álvaro Siza: the Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project”.

Editorial and Advisory Board
Architecture, Art and Image (AAI) research group Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

scopio Editions
ISBN:
978-989-54878-4-4
ISSN: 2183-6906

Critical essays

"In praise of light and shadows"

by Nuno Grande

The interaction of light and shadow has always fascinated architects, and even more so since Le Corbusier’s famous quote from 1923, published in Vers une Architecture, in which he describes architecture as “the learned game, correct and magnificent, of forms assembled in the light”. This game, which thus motivated the painters of Purism and Cubism – among whom Le Corbusier would come to be included – contributed in great part to the definition of the aesthetic ideals of the artistic avant-garde in the West in the first half of the 20th century. Associated with the purity of crystal, with the idea of total transparency, and with the blurring of the boundaries between the interior and the exterior, this very same game served as the conceptual premise of (and later as a critical challenge to) the architecture of the Modern Movement.

(...)
The photographic work of Mark Durden and João Leal focusing on Álvaro Siza’s work in Porto – now published by Scopio Newspaper – goes in search of not only this same game of shadows upon the target surfaces of the façades and the interiors of the buildings but also the multiplicity of transparencies and penumbras that unfold through their ample glazed windows.

The photographs do not shun the presence of nature, of the inhabitant, or of the citizen; to the contrary, they seek out these precise moments of the day in which, at the same time, the trees are reflected or cast shadows on Siza’s architecture and in which the human presence-absence is revealed in the objects or graffiti left on it. It is as if, for Mark Durden and João Leal, Siza’s works were blank pages waiting for daily life to be written or printed upon them. 

This perspective “upon” the walls or “through” the windows of the building takes on a near ghost-like character, something that is reinforced by its colourless tone, intentionally created by overexposure to the milky light at dawn or dusk. In these images, one feels the spectral presence of Le Corbusier or Adolf Loos – depicted in the fenêtre en longueur, or in the small “eyes” of the Faculty of Architecture building – or perhaps Alvar Aalto or Bruno Taut, in the rhythm alternating between the stairs, verandas and galleries of the Bairro da Bouça. These phantoms “live” there, reminding us that the best architecture is always the result of a revisit with and a crisscrossing of countless memories.

(...)

"A conversation with nature and the temporality of light/reflexes"

by Pedro Leão Neto
The series start by capturing the geometric forms and elements of some of the Faculty of Architecture of the University of Porto´s buildings and it is clear from the start how light and reflections are the nuclear elements that are explored when responding to the edifices’ poetics and the geometries of the constructed forms. It is in the observation of the temporality of light/reflexes and in reimagining its realms within that the series offers another perspective on the FAUP spaces, one that is renewed, a perspective of a graceful understanding through the distortions and abstractions of the buildings’ structures.

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Rita Magazine | CALL FOR PAPERS

 

RITA, the indexed journal of academic texts, has opened the call for papers

In the following note all the information you need to apply for your articles:

Deadline 3 of September 2021

WHO CAN SUBMIT TEXTS FOR PUBLICATION IN rita_?

The open call for papers can only be submitted by professors, students and postgraduate or doctoral alumni from universities in Spain and Latin America. Submitting a text implies entering the pre-selection process for publication in the journal rita_.

The submission of texts for potential publication in rita_ does not imply any cost for the author.

WHAT PROCEDURE IS FOLLOWED FOR THE PUBLICATION OF TEXTS IN rita_?

A refereeing system is established for the articles selected for publication by external reviewers following the usual protocols for scientific publications. Only the authors of the texts shortlisted for publication will receive blind peer review.

Find out the complete information about the publication rules HERE.

For more information go to > http://revistarita.com